Para a mulher que gosta de se cuidar

Quais os sais minerais mais importantes para nossa saúde?

Quais os sais minerais mais importantes para nossa saúde?

Os sais minerais são substâncias inorgânicas que precisam ser consumidas pelos seres vivos para que haja um bom funcionamento do organismo. Alguns sais minerais, como cálcio, fósforo, enxofre, potássio, sódio, cloro e magnésio, são necessários ao nosso organismo em quantidades relativamente altas (superiores a 100mg/dia) e por esse motivo são chamados de macronutrientes. Já outros sais minerais, como o ferro e o zinco, são chamados de micronutrientes minerais, por serem necessários ao organismo em quantidades relativamente baixas.

Publicidade

Quais são os sais minerais mais importantes?

Como o corpo não é capaz de produzir sais minerais, eles devem ser ingeridos através de uma alimentação que forneça quantidades adequadas destas substâncias. Caso haja excesso, eles serão eliminados através das fezes e da urina.

  • Cálcio: Importante constituinte dos ossos e dentes. Atua na coagulação sanguínea, na contração muscular e no funcionamento dos nervos. Atua na formação de tecidos, ossos e dentes; age na coagulação do sangue e na oxigenação dos tecidos; combate as infecções e mantém o equilíbrio de ferro no organismo. Principais Fontes de Cálcio: Queijo, iogurte, nozes, uva, cereais integrais, nabo, couve, chicória, feijão, lentilha, gergelim e castanha de caju.
  • Ferro: O ferro é importante para o organismo porque é um dos componentes da hemoglobina, mioglobina e enzimas respiratórias, sendo de fundamental importância para a respiração celular. Indispensável na formação do sangue, atua como veiculador do oxigênio para todo o organismo. Principais Fontes de Ferro: Fígado, rim, coração, gema de ovo, leguminosas, verduras, nozes, frutas secas e azeitona.
  • Selênio:  A falta do selênio causa dores musculares, fadiga e fraqueza muscular, além de manchas brancas nas unhas. O selênio é um mineral que participa da formação de enzimas de ação antioxidante. Também melhora a utilização da vitamina E, importante na neutralização dos radicais livres. Assim atua retardando o processo de envelhecimento e prevenindo doenças cardiovasculares. Principais Fontes de Selênio: Carnes, moluscos, fígado, castanha do para, amêndoas e nozes.
  • Magnésio: Constituinte de muitas coenzimas e essencial para o funcionamento normal dos nervos e músculos. Atua na formação dos tecidos, ossos e dentes; ajuda a metabolizar os carboidratos; controla a excitabilidade neuromuscular. Principais Fontes de Magnésio: Frutas cítricas, leguminosas, gema de ovo, salsinha, agrião, espinafre, cebola, tomate e mel.
  • Cobre: Participa da produção de hemoglobina, na formação da melanina (pigmento que dá cor à pele), e compõe muitas enzimas da respiração celular. Principais Fontes de Cobre: Centeio, lentilha, figo, banana, damasco, passas, ameixa, batata e espinafre.
  • Potássio: Importante íon encontrado no interior das células, age com o sódio no equilíbrio de líquidos do organismo e influencia a contração muscular e atividade dos nervos. Atua associado ao sódio, regularizando as batidas do coração e o sistema muscular; contribui para a formação as células. Principais Fontes de Potássio: Azeitona verde, ameixa seca, ervilha, figo, lentilha, espinafre, banana, laranja, tomate, carnes, vinagre de maçã e arroz integral.
  • Manganês: Ajuda na regulação de diversas reações químicas. Importante para o crescimento; intervém no aproveitamento do cálcio, fósforo e vitamina B1. Principais Fontes de Manganês: Cereais integrais, amendoim, nozes, feijão, arroz integral, banana, alface, beterraba e milho.
  • Silício: Age na formação dos vasos e artérias e é responsável pela elasticidade destas. Atua na formação da pele, das membranas, das unhas e dos cabelos; combate as doenças da pele e o raquitismo. Principais Fontes de Silício: Amora, aveia, escarola, alface, abóbora, azeitona e cebola.
  • Fósforo: Atua na formação de ossos e dentes; indispensável para o sistema nervoso e o sistema muscular. Junto com o cálcio e a vitamina D, combate o raquitismo. Principais Fontes de Fósforo: Carnes, miúdos, aves, peixes, ovos, leguminosas, queijo, cereais integrais.
  • Iodo: Faz funcionar a glândula tireóide; ativa o funcionamento cerebral; permite que os músculos armazenem oxigênio e evita que a gordura se deposite nos tecidos. Principais Fontes de Iodo: frutos do mar, sal de cozinha iodado e laticínios.
Quais os sais minerais mais importantes para nossa saúde?

Deficiência de Sais Minerais

A carência de sais minerais em nosso organismo pode causar o desenvolvimento de diversas doenças. A anemia é causada pela falta de ferro, o bócio é causado pela falta de iodo, carência de potássio causa a fadiga muscular, e assim por diante. E como os minerais que necessitamos vêm diretamente da comida que ingerimos.

Essas deficiências são muitas vezes mais críticas do que carências de vitaminas, e também os sintomas são muito distintos — sendo detectáveis somente através de exames médicos.

Vale lembrar que uma alimentação saudável e variada deve fornecer todos os sais minerais necessários para o nosso corpo. A reposição de sais minerais a partir de suplementos deve ser feita somente através de prescrição médica, já que, ao contrário da maioria das vitaminas, o excesso dessas substâncias pode causar doenças graves (é o caso da hipertensão, que pode ser causada pelo excesso de sódio).

50 comentários para “Quais os sais minerais mais importantes para nossa saúde?”

  1. Avatar de Marta R

    Uso a centrum, será que é boa? estava me alimentando mal e resolvi tomar por conta…

  2. Avatar de Kelly Cristine

    Como posso saber se tenho deficiência em minerais?

    1. Avatar de Marcio

      Pede ao médico um mineralogramo

  3. Avatar de Antonieta

    Muito bom! queria mesmo saber sobre os minerais.

  4. Avatar de Aline

    Excelente matéria. Bem simples e informativa. Importante buscar o equilíbrio na alimentação para poder fornecer ao corpo tudo o que ele precisa. De preferência, da maneira mais natural possível!

  5. Avatar de Meme

    Excelente matéria, gostaria de saber se tenho deficiência em algum mineral

  6. Avatar de Angélica

    Eu tb tomo CENTRUM, dizem que é a melhor

    1. Avatar de Zenor Gomes Bertuani

      Olá Angélica, boa noite!!! O Centrum é bom, no entanto, não figura nem entre os melhores.
      Vou deixar uma dica para vc, compara o ALL 26 GERIATRIC com o CENTRUM e tire suas conclusões.tfa

  7. Avatar de Haissa

    tenho deficiência em ferro, vou melhorar a alimentação

  8. Avatar de Maria Eunice

    Excelente postagem

  9. Avatar de Raquel Delis

    Tenho a ferritina super baixa, e não sei o que fazer para aumentar, já fiz complemento de ferro…

  10. Avatar de Juliana Rocker

    Estou tendo uma alimentação muito pobre em nutrientes, não tenho tempo para fazer nada, tenho 20 minutos de almoço, engulo um lanche e a noite estou podre para fazer comida, acho que vou tomar o centrum, já tinham me recomendado.

  11. Avatar de Rodrigo

    Creio que alguns minerais estejam em excesso e outros em falta… é difícil saber

  12. Avatar de Eliete

    Muito bom esse post, vou ficar mais atenta e até fazer exames

  13. Avatar de Maria Izabel

    Muito boa a materia !
    Tomo a vitazentrum por conta propria e estou me sentindo super bem .

  14. Avatar de Wania

    Olá…

    Execelente postagem…

    Tomo cloreto de magnésio PA… Repoe os minerais necessários para fortalecimento muscular… Tive problemas com nervo ciático … resolveu muito.

    Wania.

  15. Avatar de Wania

    Olá…

    Excelente postagem…

    Tomo cloreto de magnésio PA… Repoe os minerais necessários para fortalecimento muscular… Tive problemas com nervo ciático … resolveu muito.

    Wania.

    1. Avatar de Hebert

      Nossa! O correto de magnésio P.A. mudou minha vida! 😎

  16. Avatar de Joseane

    Olá, eu queria tomar um suplemento de minerais, preciso de receita médica, ou tem na farmácia?

  17. Avatar de Laura

    Excelente postagem. Algumas pessoas acham que o corpo só precisa de carboidratos e proteínas, e esquecem totalmente a importância dos minerais que devemos valorizar.

  18. Avatar de Carmita

    Não sabia que os minerais eram tão importantes…

  19. Avatar de Cleide

    Olá, faço suplementação apenas de cálcio, pois já estou na menopausa… mas gostaria de saber como estão os outros minerais

    1. Avatar de Marcio

      Se você suplementar só com cálcio, provavelmente terá complicações pois o cálcio n será aproveitado corretamente, o certo é suplementar com cloreto de magnésio pa, pois o magnésio é que faz a função intracelular, fazendo com que o cálcio vá para lugar correto, que será dentro dos ossos

  20. Avatar de Iolanda

    Ainda bem que não preciso de suplementos, minha alimentação já é super completa, muito bom saber a importancia dos minerais a nossa saude

  21. Avatar de Marcos

    Além de tomar suplementops de minerais, tomo tb vitamina C e E

  22. Avatar de Lu

    Boas informações 😉

  23. Avatar de Rejane Marques

    Tomo suplemento vitaminico, não sabia sobre os minerais…achei interessante.

  24. Avatar de Renatinha

    Estou precisando fazer uma bateria de exames… devo estar com deficiências pois não vario muito a alimentação

  25. Avatar de Samara

    Tomo suplementação de minerais… indicação do médico

  26. Avatar de Tônia

    é importante saber mais sobre os minerais, gostei muito.

  27. Avatar de Marli Rocha

    Ótima matéria!

  28. Avatar de Doralice

    Eu comcei tomar omega 3 e estou tomando duas por dia gostaria de saber se e o jeito certo de tomar e quais os beneficios.obrigado

  29. Avatar de Rubia

    Excelente postagem, acho que estou precisando de suplementação

  30. Avatar de Doralice

    😉

  31. Avatar de Cida Petzold

    Muito boa esta postagem, pois estava mesmo precisando saber tudo sobre as vitaminas,e minerais pra meu organismo .

  32. Avatar de Juliana

    amei as dicas, estou precisando de ferro, vou cair dentro dessas fontes de ferro… preciso me manter forte.
    Muito obrigada pelas informações. bjinhosssss

    1. Avatar de Grazielle

      Amei ajudou muito no trabalho de ciência

  33. Avatar de Roseny Silva Evangelista

    gostei ,eles são realmente importante para nossa saúde.

  34. Avatar de Tatiane

    Só uma correção são considerados macronutrientes as proteínas, carboidratos e lipídeos (gorduras) e as vitaminas e minerais são micronutrientes. Bjos

  35. Avatar de Marlene De Almeida Jardim

    Muito interessante a matéria sobre os Minerais, aprendi muito quais alimentos mais indicados para ter mais saúde, parabéns e muito grata.

  36. Avatar de Elmo Pereira

    Minha janta hoje foi, feijão+arroz+farofa+salada de pepino e acelga+dois peixes sardinha fritos. Agora agradeço pelas informações nesta Home Page, que deveriam estar no conceito dos mais ignorantes que desconhecem a verdadeira eficácia de uma alimentação básica. Apesar de muitas vezes nem ter o dinheiro suficiente para os gêneros alimentícios. Valeuuunnn!!! ~¥~

  37. Avatar de Sandra Drumont

    excelente a materia.

  38. Avatar de José Ferreira

    Macroelementos/ microelementos // macrominerais/microminerais (6 essenciais + 18 vitais mas de que necessitamos em dosagens mínimas = 22).

  39. Avatar de José Ferreira

    Por que sua vida “tem de ser” assim? Faltar ao trabalho e/ou à escola 1 dia para consulta médica (clínico, endócrino, cárdio, nútri) + 1 para exames básicos, isso pode matar bem menos do que alimentação louca e correria. Tomar, digamos, meia dúzia de cápsulas não vai atarantar mais sua mente. Cuide-se, sem modismos da Internet.

  40. Avatar de Cris

    😉 😀 😀
    mais informações e ficaria 10

  41. Avatar de Lucilene Rosa De Almeida

    otima postagem

  42. Avatar de Lucilene Rosa De Almeida

    😎

  43. Avatar de Drica

    É praticamente impossível atingir a cota de minerais e vitaminas que nescessitamos sem suplementar. O solo é pobre e o transporte faz com que os alimentos percam vitaminas e minerais. Outro detalhe: peixe criado em cativeiro não possue omega3. O peixe adquire o omega3 através da alimentação( planctons e algas) e peixe criado em cativeiro come ração a base de soja. A banana que cresce em regiões onde não há vulcões é muito pobre em magnésio, só pra citar um exemplo.
    E para concluir: a minha irmã e a minha cunhada( ambas gordinhas) estavam anemicas. Uma amiga que vive de dieta também estava anemica. Vale à pena fazer um mineralograma 😉

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva