"Sentar é o novo Fumar"
Você já ouviu falar a expressão "Sentar é o novo fumar"? Esse conceito ainda é pouco falado no Brasil, mas tem sido repetido e ganhado muita força na comunidade científica internacional. A ideia é que — segundo uma série de estudos científicos nos últimos anos — ficar sentado por muitas horas é mais perigoso para a saúde do que fumar. Sim, parece sensacionalista, mas as evidências que seja verdade são cada vez mais claras.
São diversos estudos, e cada vez mais são encontradas ligações entre sentar-se por períodos prolongados e vários problemas de saúde, como por exemplo o aumento no risco de alguns tipos de câncer (cólon, endométrio e pulmão), além de diabetes tipo 2. Além de tudo isso, ainda existe a já conhecida ligação entre o sedentarismo e doenças cardíacas, obesidade e males associados. Outro fato também conhecido há muito tempo é que sentar-se por períodos prolongados também causa problemas musculares, já que os músculos "se acostumam" com o estado de relaxamento ao longo dos anos.
Ficar Sentado Engorda (e ir para a academia nem sempre resolve!)
Você sabia que ficar muito tempo sentado engorda? Não, eu não estou falando do (já batido) conselho que "precisamos fazer exercícios para emagrecer": isso todo mundo já está cansado de saber. O que estou dizendo não é sobre a falta de exercício físico; o que estou dizendo é que o mero fato de ficar sentado muito tempo engorda. Explico:
Existe uma proteína produzida em nosso corpo chamada LPL (lipoproteína lipase), responsável por quebrar gordura e convertê-la em energia. Quando essa enzima não funciona direito, a gordura é armazenada. Estudos científicos (em ratos, por enquanto), separaram os bichos em dois grupos: Um grupo de ratos com nível de atividade física moderada, mas distribuída em pequenas sessões ao longo do dia. No outro grupo, ratos sedentários na maior parte do dia, mas com uma sessão de exercícios bem pesada em algum momento do dia "para compensar" a inatividade — de forma que a quantidade de calorias gasta pelos dois grupos fosse a mesma.
O resultado? Os ratos que se movimentaram o dia todo tinham níveis 10 vezes maiores da proteína LPL. Ou seja, a grande lição é que não adianta ficar o dia inteiro sentado, e depois tentar "compensar" se matando na academia.
A única forma de reduzir os risco à saúde é reduzindo o tempo sentado mesmo; é ter um estilo de vida verdadeiramente ativo, ao longo de todo o dia. E é exatamente por causa desse fato a analogia com o cigarro: sentar-se por longos períodos, assim como o fumo, tem um efeito nocivo que não é totalmente reversível através de exercícios ou bons hábitos.
Pare de "fazer exercício" e… mexa-se!
Existem algumas populações que são estudadas há muitos anos por terem uma grande longevidade. Nesses povoados (as chamadas "zonas azuis", localizados no Japão, Grécia, Itália, etc.) a incidência de pessoas que vivem acima de 100 anos é muito acima da média.
Dentro das características estudadas, uma das mais marcantes é a atividade física moderada e constante: ou seja, as atividades físicas com moderação são parte do cotidiano. Ninguém para o que está fazendo para ir "fazer exercício". O exercício já faz parte do dia. Ninguém se rende ao conforto excessivo que tanto buscamos: eles preparam sua própria comida, andam à pé, limpam sua casa, e assim por diante.
E isso é muito, muito mais importante do que corrida ou musculação. Claro, se você for sedentário, qualquer atividade física é benéfica, não estou recomendando contra exercícios físicos. Mas saiba que cada vez mais sabe-se que a atividade constante moderada — não-extenuante e ao longo do dia — é um dos grandes pilares da boa saúde.
Obs: Para conhecer sobre os outros fatores determinantes para a longevidade, veja o artigo Segredos da Longevidade: Como viver mais de 100 anos?
Ideias para um Dia Mais Ativo
Em nosso estilo de vida moderno, incorporar o exercício ao longo do dia é muito difícil, não é mesmo? Sem dúvida nenhuma. Para a grande maioria, nossos trabalhos exigem que fiquemos sentados em frente à um computador a maior parte do tempo. Mas esse é mais um motivo para buscar formas de se movimentar e de adicionar atividade ao dia. Se você realmente se preocupa com sua saúde, cada oportunidade de se movimentar deve ser considerada um privilégio, e deve ser aproveitada com alegria.
Então, tente ficar consciente, e evite ficar sentado, na mesma posição durante horas. Seguem algumas ideias de como tornar o seu dia mais ativo; adapte conforme sua realidade:
- Se possível, ande à pé ou de bicicleta, especialmente para locais próximos
- Não fique obcecado em estacionar tão perto do local que deseja ir
- Suba pelas escadas do prédio (se for muito alto, suba de elevador até um andar mais próximo e siga de escada)
- Fique em pé, lave louça, prepare seus alimentos
- Assista TV em pé, ou fale ao telefone andando (adoro!) 🙂
- Brinque mais com seus filhos (ou seus bichos de estimação)
- Incorpore pausas no trabalho e levante pelo menos uma vez a cada hora
- Tome bastante líquido ao longo do dia (você se hidrata, e se força a levantar para ir ao banheiro!)
- Adote formas de lazer ao ar livre; caminhe no parque com amigos, etc.
Enfim, essas são só algumas ideias. Como eu já disse antes, o importante é estar consciente, buscar oportunidades para se mexer e fazer isso com alegria! Vamos lá? 🙂
Excelente artigo! Muito motivador a deixar o sedentarismo.
Não faço academia e nem caminhadas, porém tenho dois filhos e casa para cuidar. Nunca fico sentada por muito tempo e me movimento o tempo todo, pois faço tudo em casa. Fiquei muito feliz em ler esse artigo, estou no caminho certo.
Apesar de eu trabalhar em escritorio, ficar sentada na frente do computador, eu me movimento bastante, sempre estou levantando pegar um papel, levar relatorios e tb subo escadas, agora vou dar mais atenção a isso e me mexer mais, pois não faço exercicios no dia a dia, só quando dá tempo faço caminhada.
Excelente notícia! Adorei!!! Detesto academia, sou sozinha em casa e me mexo o dia inteiro por conta das tarefas domésticas. Quer melhor notícia pra mim??? beijos e obrigada!
😀 Adorei a matéria.
achei muito boa essa matéria.
Muito interessante, vou me mexer mais 😆
ótima noticia para mim que odeio academia, tb faço tudo em casa e já é um bom exercicio diario.
Adorei este artigo por que eu não faço academia mas, faço tudo em casa não tenho empregada trabalho fora e depois cuido da minha casa e de vez em quando brinco com o meu cãozinho jogando a bola no quintal. Também gosto de andar a pé.
Eu fico o dia todo sentada, mas vou me policiar para levantar mais vezes, adorei o post.
Muito bom! Adorei… eu sou super ativa, faço tudo em casa, comida, limpeza… mas não faço academia, vou a pé nos lugares e subo escada, acho que estou no caminho certo…
🙂
Ótimo artigo. Sempre agi assim, tenho muita saúde e disposição, faço tudo
que for possível á pé. Exercício ao longo do dia, sem hora marcada, sem atrapalhar seus compromissos.
Eu estou frita então, além de ser sedentária, fumo…
Muito boa essa matéria adorei… eu trabalho fora e faço tudo em casa, e também faço academia a noite, acho que estou no caminho certo.
Muito legal esse artigo, preciso me mexer mais vezes durante o dia…
Infelizmente fico sentada o dia todo. Faço caminhada de 2 a 3 vezes por semana… e estava achando que estava bem… vou me mexer mais
Excelente matéria! Isso irá servir muito para os adolescentes tbém, que não saem da frente dos computadores e o pior: fechados num quarto.
Muito boa a matéria! Parabéns!
😆 ADOREI A MATÉRIA VCS.ESTÃO DE PARABÉNS,VOU COMEÇAR CAMINHAR MAIS OBRIGADA
Gostei muito do artigo… Contudo,
adorooooooo musculação pesada, faço com prudência,
mas não abro mão… E tem toda razão, fico horas
estudando e no inicio quase não levantava, meu
peso foi aumentando, para melhorar, levanto a cada
uma hora e meia e bebo em média
2 litros a 2 litro e meio de liquido
por dia, o peso voltou ao normal…
😛 😆 😎
Muito bacana este post! Procuro fazer pelo menos uma hora de atividade física todos os dias e trabalho muito tempo sentada. Por causa disso, sinto a necessidade de mexer as pernas. Portanto, bebo bastante água, uso um banheiro mais longe e sempre uso as escadas.
Também gostei, vou me mexer mais, ficar mais consciente das minhas atividades no dia a dia.
Trabalho sentada em frente ao computador, mas estou sempre me movimentando. Bebo muita água e sempre me levanto ou seja para beber ou ir ao banheiro.
Vou a academia pelo menos 2 vezes por semana e em minha casa sou eu quem faço tudo, desde arrumar e cozinhar.
Estou sempre procurando me movimentar de algum jeito.
Adorei o Artigo.
Beijos 🙂
Gostei demais das dicas,sou dona de casa e me preocupo muito com a saude
🙂 muito motivador!
Adorei. Vou tentar melhorar
Amei a matéria tenho duas filhas que não mim deixa parada um só instante e ainda faço caminhada as vezes penso em ficar descansando horas e agora vejo que movimentar é muito bom. Obrigada pelo incentivo. Parabéns.
Gostei da matéria, muito boa.
Eu quero agradecer as maravilhosos ensinamentos que tenho recebido por meio de vcs. e muito esclarecedores, instrutivos, e dã pique e força. poderia me esclarecer Quanto tempo seria positivo para realizar um bom exercício com resultados positivos diariamente si focemos cronometrar tempo, para uma quem a diária, quanto vc. quanto me poderia me sugerir por favor Seria muito esclarecedor para mi efetuar o exercício com mais concentração e potencialização.Eu subo muitas escadas mais nunca pense ao respeito.Muito obrigada. em quantidade o tempo o tipo subo 5 escadas e deso 5 Em 10′ o 15′ suposição.obrigada . Ate mais.
Muito interessante este artigo.Vale a pena seguir.