Para a mulher que gosta de se cuidar

Selagem Capilar

Selagem Capilar

Selagem capilar é um tratamento para reconstrução dos fios fragilizados. Se você gosta de cuidar e melhorar a aparência dos cabelos, provavelmente já ouviu falar. Esse tratamento promete tratar dos cabelos profundamente, recuperando a disciplina, o brilho e a saúde dos fios.

O que é a selagem?

A selagem capilar é um tratamento à base de queratina que tem a função de fechar as cutículas do fio, selando sua estrutura. Ela é indicada principalmente para cabelos danificados por processos químicos, como alisamentos e colorações. Já a queratina envelopa os fios e traz brilho, maciez e grande potencial reconstrutor. O objetivo da selagem é, portanto, nutrir intensamente e reparar o cabelo fragilizado, trazendo de volta saúde, resistência e brilho às madeixas.

A selagem alisa os cabelos?

A selagem capilar não tem a função de alisar os cabelos. O procedimento apenas garante a melhora da hidratação e textura dos fios, que são restaurados depois da aplicação da queratina. O alisamento só acontece quando o tratamento é associado com algum produto específico para esta finalidade, como formol, tioglicolato de amônia ou etanolamina.

Selagem Capilar

Selagem Capilar e Escova Progressiva

Ao longo dos anos, a selagem capilar foi confundida com as escovas progressivas e alisamentos, gerando dúvidas nas mulheres que pensam em investir no tratamento. O motivo para tudo isso? A ação reconstrutora da queratina deixa os fios mais alinhados, densos e disciplinados, o que tem um efeito redutor de volume sobre os fios.

Há muitos tratamentos para alisar os fios, vendidos como selagens: então, é importante ficar de olho na composição do produto escolhido para o processo. Se, além da queratina, estiverem presentes formol, tioglicolato de amônio, etalonamina ou semelhantes, ele pode alisar o cabelo. Lembre-se: o objetivo original da selagem é tratar e não alisar os fios.

A selagem capilar pode prejudicar o cabelo?

Sim, mas só se o procedimento for feito de maneira errada. Quando colocamos queratina demais, ou deixamos agir por muito tempo no cabelo, a fibra endurece demais, fazendo com que o fio quebre. Para garantir que a selagem seja feita de forma segura e com qualidade, procure um cabeleireiro de sua confiança.

O calor da chapinha deve se adequar ao nível de sensibilidade dos fios. O calor em excesso sobre um cabelo muito danificado pode sensibilizá-lo ainda mais. Além disso, a queratina em excesso pode causar enrijecimento dos fios, portanto, mais uma vez, é importante que o procedimento seja feito por um profissional de confiança.

Caso haja formol acima da concentração recomendada pela Anvisa, ou seja, 0,2% do produto, podem ocorrer diversos problemas de saúde, como queimaduras, descamação do couro cabeludo, queda do cabelo, ardência nos olhos, falta de ar, tosse, dor de cabeça, enjoo, vômito, desmaio, entre outros.

Selagem Capilar

Indicações da Selagem Capilar

A selagem capilar comum é indicada para pessoas que estão com os cabelos danificados e com as cutículas abertas (principalmente por conta de procedimentos químicos) e precisam de uma reposição intensa de nutrientes.

O efeito da selagem capilar deixa os fios mais disciplinados e com menos volume, recuperando os cabelos de dentro para fora. Além disso, há uma redução no frizz.

Como é feita a selagem capilar?

A selagem normalmente é feita com xampu, condicionador e ampolas da mesma linha. O cabelo é lavado e depois é secado e tem suas ampolas aplicadas. Então, é preciso uma fonte de calor para que esses produtos funcionem e fechem os fios, normalmente a chapinha, que é passada em cada mecha diversas vezes.

A selagem capilar é um procedimento complexo, que mexe com produtos químicos que pedem atenção. Por isso mesmo, ela deve ser feita com um cabeleireiro de confiança, e jamais deve ser feita em casa ou em um local em que você não confia.

Selagem Capilar

Contraindicações da Selagem

Se o cabelo estiver extremamente sensibilizado, a ponto de não poder se submeter a uma fonte de calor, esse procedimento não é recomendado. Se o cabelo for muito fino, também não é recomendado.

Caso a selagem seja acompanhada de alisamento, pessoas com couro cabeludo sensível e cabelos muito oleosos não devem fazê-la, por causar ainda mais sensibilidade e oleosidade no couro. Além disso, pessoas com cabelos virgens não são totalmente contraindicadas, mas normalmente não obtêm os melhores resultados ao fazer essa técnica.

Evite este procedimento se seu cabelo for muito crespo, já que o mesmo não funcionará para reorganização e alisamento dos fios.

Grávida pode fazer?

A selagem comum, apenas com queratina, pode ser feita na gestação, sim. O ideal, porém, é que seja feito somente após o terceiro mês. Porém, como sempre há chance do produto ter alguma quantidade de formol ou outros químicos alisantes, o ideal é que a gestante fotografe os ingredientes do produto e leve para análise de um dermatologista de confiança, que saberá orientá-la se o produto é ou não seguro. Essa ação também é válida para não-gestantes também.

10 comentários para “Selagem Capilar”

  1. Avatar de Léa Maria Cypriano

    E O BOTOX,COMO É REALIZADO?

    1. Avatar de Jaque

      Léa a selagem capilar e o botox não tem muita diferença… pelo menos no salao que fiz dizem que é a mesma coisa

  2. Avatar de Ana Maria

    Pelo que li, é um risco. Como saber? O salão quer ganhar! Faltou na matéria a sugestão de produtos, para orientar os leitores! 🙁

  3. Avatar de Renata

    Eu já fiz a selagem capilar e só em arrependi, eles diziam que não tinha formal, mas acho que tinha sim. Meu cabelo é fino e ficou mais ainda.

    O segredo para saber se tem formol na formula é que não pode arder nada seus olhos ou pele enquanto estiver sendo aplicado o produto

  4. Avatar de Léa

    Tenho muita vontade de fazer a selagem… meu cabelo tem muito frizz

  5. Avatar de Camila

    Eu fiz e gostei muito do resultado, daqui a 2 meses vou fazer de novo

  6. Avatar de Ana

    Oieee eu adoro selagem, é tudo de bom!

  7. Avatar de Gleice

    gostei de saber mais sobre a selagem

  8. Avatar de Fer

    já fiz! 😆 😆

  9. Avatar de Amanda

    Hoje em dia no mercado, existe uma gama de profissionais que utilizam produtos e informam que não tem formol, porém, como foi dito no post, SE ALISA é porque há algum ingrediente na composição do produto que irá contribuir para isso.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva