Para a mulher que gosta de se cuidar

Você sabe a importância do selênio para a saúde?

Você sabe a importância do selênio para a saúde?

O selênio é um mineral abundante na crosta da Terra, e é uma substância fundamental para nossa saúde. Nos alimentos, apresenta-se na cor avermelhada, e faz um papel regenerador fundamental no organismo.

Publicidade

O selênio é vital para a saúde a nível celular: ele atua como antioxidante e como anticoagulante, de modo que a sua influência positiva abrange um espectro bastante grande.

Selênio tem uma função similar à vitamina E: é um ótimo antioxidante que impede a formação de radicais livres.

Ao ingerir o selênio, é recomendável também a ingestão de alimentos com alto teor de vitaminas A, C e D em conjunto, pois estas vitaminas melhoram a absorção de selênio pelo organismo.

O selênio é um dos componentes de enzimas de proteção importantes para a desintoxicação do corpo. Age como um antioxidante, defende as células do organismo de radicais livres que surgem todos os dias sob a influência de toxinas ambientais, tabaco e estresse. O selênio melhora a imunidade e combate infecções agudas e crônicas.

Benefícios do Selênio

1. Melhora a imunidade

Doenças comuns podem ser prevenidas pelo selênio. O estímulo ao funcionamento do sistema imunológico se destaca entre seus benefícios, diminuindo inflamações e, assim, evitando a sobrecarga do sistema imunológico como um todo.

2. Ajuda na prevenção do câncer

Para quem tem casos de câncer (de qualquer tipo) na família, uma boa ingestão de selênio é recomendada. Boas doses contribuem para prevenir particularmente câncer de próstata, do sistema linfático, de boca e pulmonar. Age no tratamento de casos de doenças já instaladas e faz o suporte para a recuperação de células saudáveis no organismo.

3. Combate aos Radicais Livres

A presença de níveis ideais de selênio potencializa a regeneração do DNA atacado por radicais livres, de modo que o papel do selênio para evitar o câncer é ainda mais pronunciado.

4. Bom para a Tireoide

O selênio estimula o sistema endócrino, particularmente a glândula tireoide. Essa glândula central, que regula o metabolismo e o funcionamento de outros componentes do sistema endócrino, funciona de modo mais eficaz através da influência do mineral.

5. Prevenção de Doenças Cardiovasculares

O selênio também possui funções que protegem o sistema circulatório. O seu efeito anticoagulante protege o corpo contra perigosos coágulos e contribui para evitar problemas cardíacos como arritmia, entupimento das veias e artérias do coração. O selênio também faz o controle do colesterol ruim do corpo e reduz a densidade do sangue. O sangue com presença adequada de selênio faz uma circulação eficiente para todos os órgãos.

6. Ganho de Massa Muscular

Como todos os antioxidantes potentes, o selênio oferece aos músculos uma significativa proteção contra os radicais livres que são liberados após o treino de resistência muscular. Dessa forma, os músculos são  beneficiados, uma vez que sua recuperação após o treino se torna mais rápida. Melhora também a fadiga.

7. Retarda o envelhecimento

Devido aos efeitos antioxidantes, ele ajuda a retardar o envelhecimento precoce.

8. Ajuda na desintoxicação do corpo

Também pela presença de antioxidantes, o selênio ajuda a desintoxicar do organismo toxinas e metais pesados como mercúrio e cádmio.

Efeitos da Falta de Selênio

O primeiro efeito visível da deficiência de selênio é um quadro de fraqueza muscular e de fadiga. Prejudica também as funções da tireoide, que pode passar a funcionar a níveis muito abaixo do ideal. Esse funcionamento lento da tireoide é o hipotireoidismo, que provoca uma desaceleração do metabolismo, conduzindo muitas pessoas à obesidade e a riscos significativamente maiores de doenças cardiovasculares.

A longo prazo, as funções do selênio na prevenção de doenças passam a fazer falta. O risco de câncer, bem como de doenças cardiovasculares e de doenças infeccionais, torna-se muito maior caso haja uma deficiência de selênio no organismo. Além das doenças, o corpo sem a quantidade necessária de selênio sofre com os efeitos do envelhecimento acelerado.

A deficiência de selênio no corpo podem acarretar a redução da capacidade cognitiva sensorial e também da memória.

Você sabe a importância do selênio para a saúde?

Fontes de Selênio

O selênio é encontrado em diversos alimentos como: ovos, pães, frango, arroz, queijo, macarrão e peixes. Porém a quantidade do mineral contido nestes alimentos é muito pouca. Um dos alimentos que mais contém selênio é a castanha do Pará, um alimento exclusivo brasileiro.

Não existe uma quantidade certa padronizada de consumo de selênio para cada pessoa, pois a quantidade varia de acordo com o biotipo de cada  pessoa. Na maioria dos casos, porém, um consumo diário de 100mcg a 300mcg é bem razoável.

Para ter uma referência das quantidades ingeridas podemos verificar a quantidade de selênio em uma castanha do Pará. Muitas tabelas divergem na quantidade (mesmo porque depende da castanha e do tamanho), mas normalmente uma castanha contém entre 45mcg a 85mcg de selênio.

Excesso de Selênio

Toxicidade de selênio é rara. Grande parte do excesso é eliminado pela urina. Porém, quando acontece o excesso da ingestão de selênio podem ocorrer cabelos quebradiços e unhas, desconforto gastrointestinal e perda de cabelo. Outros sintomas incluem odor de mau hálito, erupções cutâneas, fadiga, irritabilidade e danos nos nervos. A dose de até 400mcg diárias de selênio é considerado segura para a saúde.

Você sabe a importância do selênio para a saúde?

Suplementos de Selênio

Para quem optar por fazer a suplementação, uma dose de 200mcg de selênio é recomendada para as pessoas com problemas de tireoide. É importante também suplementar a Vitamina E que funciona sinergicamente com o selênio como antioxidante.

Esta dosagem é suficiente para ter um efeito terapêutico para o tratamento da deficiência de selênio, tendo baixo risco de causar sintomas de sobre dosagem.

E você, já tinha pensado sobre o selênio? Costuma comer castanhas no seu dia a dia ou até fazer suplementação?

14 comentários para “Você sabe a importância do selênio para a saúde?”

  1. Avatar de Geny Batista De Campos

    😆 adorei as dicas. obrigada!

    1. Avatar de Geny Batista De Campos

      como devo usar em capsulas, posso comprar sem receita médica? posso comprar só as capsulas
      de selênio na dosagem diária recomendada?estou com alterações na tireoide fiz ultrassom e
      apresentou 3 nódulos,mas o endocrinologista não achou necessário uso de medicamentos, sinto
      muita fraqueza e desânimo, suspeito que é causada pela tireoide, a selênio pode me ajudar neste
      desconforto cansaço, fraqueza e desânimo?

  2. Avatar de Regina

    obrigada por essa alerta sobre esta vitamina. 😮

  3. Avatar de Glaucia Nogueira

    Eu tomo 100 mcg de selênio pois faço tratamento para tireoide, adorei saber mais sobre o selenio.

  4. Avatar de Alcione Pereira De Araújo

    Amei essa dica.principalmente em saber que ele está presente na castanha do para.

  5. Avatar de Marcos

    Eu como umas 5 castanhas,todos os dias então acho que estou bem, obrigado pelas informações.

  6. Avatar de Neiva

    Noticia muito boa!
    Preciso utilizar na minha alimentação!

  7. Avatar de Fabi

    Eu tomo 200 mcg de selenio junto com o hormonio da tireóide, amei o post, obrigada.

    1. Avatar de One

      oi querida tudo bem

  8. Avatar de Maria Esteves

    ADOREI SABER A IMPORTANCIA DO SELENIO E AINDA MAIS QUE A CASTANHA DO PARA É RICA NESTE MINERAL ,POIS ADORO ESSA CASTANHA. OTIMA DICA

  9. Avatar de Geraldo

    Eu não sabia da função do selênio na saúde . Vou começar a usar mais ! Muito obrigado pela informação ,

  10. Avatar de Oliveira

    aonde posso comprar o selenio

  11. Avatar de Sergio Oliveira

    Quando eu descobri estes 3 principais benefícios do do Selênio (Prevenção contra o Câncer e
    Prevenção de Doenças Cardiovasculares e Perda de Peso) eu fiquei muito motivado em buscar alimentos que continham este nutriente essencial.

    E descobri que o Selênio pode ser encontrado na castanhas do Pará, arroz, do leite integral, do pão integral e do alho, além dos ovos, alimentos com bons níveis de selênio em suas gemas e também em suplementos como o Shake Herbalife ( http://herbaloja.online/comprar-shake-herbalife-pela-internet-morango-cremoso.html ) contém cerca de 59% da nossa necessidade diária de Selênio.

    Abraços 😉

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva