Linhaça, amaranto, chia, quinua, gergelim, aveia…certamente você já ouviu falar dessas sementes. Esses alimentos ajudam a enriquecer nossa dieta. Eles auxiliam na diminuição do peso, do colesterol, de inflamação como celulite, regulam o trânsito intestinal e aumentam a massa magra. São indicados para quem tem sobrepeso, obesidade, prisão de ventre, colesterol alterado, celulite ou simplesmente quer melhorar a alimentação.
Para que façam efeitos positivos no organismo, o ideal é acrescentá-los diariamente nas refeições. A quantidade vai depender de indivíduo para indivíduo, mas em média uma colher de sopa por dia.
Veja os benefícios de cada um destes "grãos do momento".
1. Linhaça
A linhaça tem o poder de controlar a diabetes, auxilia no bom funcionamento do intestino, contribui para uma pele mais saudável e ainda faz uma "faxina" nas artérias. Tudo isso porque a linhaça tem em sua composição "gorduras do bem": as monoinsaturadas e as poli-insaturadas (ômegas 3 e 6). Elas trabalham pela redução do LDL, o mau colesterol, e ainda contribuem para a saúde cardiovascular (pela presença do ômega 3, que tem propriedade anti-inflamatória e ajuda a evitar o acúmulo de placas de gordura nos vasos sanguíneos).
A linhaça é rica em fibras lignanas, que aumentam a saciedade e melhoram o funcionamento intestinal. As fibras são importantes para o controle do diabetes, pois contribuem para redução da absorção do açúcar no intestino.
2. Amaranto
É um alimento tão completo que nutricionalmente assemelha-se á combinação arroz com feijão. Possui proteínas e aminoácidos que são essenciais para o organismo. O amaranto é capaz de reduzir a pressão arterial, colesterol e melhorar o funcionamento do intestino.
A grande concentração de esqualeno em sua composição, substância somente encontrada em quantidades significativas nos óleos de fígado de animais marinhos, é uma característica singular do amaranto. Suas propriedades naturais incluem a ação antioxidante, no combate aos radicais livres, aumento da oxigenação do metabolismo e fortalecimento da membrana celular, auxiliando na melhora do sistema imunológico devido à proteção das células.
O amaranto é também indicado na nutrição preventiva, aquela que tem por objetivo evitar doenças e melhorar a qualidade de vida. O amaranto é fonte de vitaminas e minerais importantes como o Cálcio, Ferro, Fósforo, Potássio, Zinco e Vitaminas do Complexo B e Vitamina E.
3. Chia
A chia é uma sementinha poderosa, fonte de vitaminas do complexo B, de minerais como: cálcio, fósforo, magnésio, potássio, ferro, zinco e cobre. Por ser boa fonte de cálcio é uma excelente opção para aqueles que apresentam osteopenia, osteoporose e obesidade.
Possui propriedades benéficas à saúde por ser rica em antioxidantes (ácido caféico e clorogênico), que auxiliam na redução dos radicais livres prevenindo o envelhecimento celular. Além disso, tem ação laxativa e promove a saciedade. É uma ótima opção para a alimentação vegetariana, por ser rica em proteínas e diversos nutrientes importantes.
Seu conteúdo de fibras favorece a eliminação das fezes e melhorando o funcionamento do intestino. As fibras auxiliam no tratamento e prevenção de doenças como diabetes e doenças cardiovasculares.
4. Quinua
Esta semente é queridinha de nutricionistas e especialistas em saúde, por conta de seu alto valor nutricional e funcional.
Fonte de proteína, carboidratos, vitaminas, minerais, aminoácidos, fibras e cálcio, a quinua é o melhor e mais completo alimento de origem vegetal. A quinua tem boa relação de cálcio e magnésio, sendo importante para absorção de cálcio nos ossos.
Entre os 18 aminoácidos encontrados na quinua, dois – metionina e lisina – estão ligados ao desenvolvimento da memória e dos reflexos, e um deles – tripofano – é capaz de liberar no cérebro a serotonina, substância que dá sensação de bem-estar. Além disso, a quinua está livre de gorduras saturadas e colesterol.
5. Aveia
O consumo regular de aveia faz com que o intestino funcione corretamente, absorvendo os nutrientes que o organismo necessita e deixando de ser preguiçoso.
Para os diabéticos, as fibras da aveia juntam-se ao açúcar dos alimentos, fazendo-o cair mais lentamente na corrente sanguínea. Para quem tem colesterol alto a aveia é uma ótima aliada na redução do LDL, pois suas fibras são solúveis em água e se transformam em um gel que faz com que as gorduras não se depositem nas artérias, ajudando a baixar os níveis de colesterol ruim, prevenindo doenças do coração e também de câncer de intestino.
Além das fibras, a aveia é uma ótima fonte de vitaminas e minerais. Cálcio, ferro, cobre, zinco, magnésio, fósforo e manganês são encontrados em abundância no cereal, e também as vitaminas E e as do complexo B e proteínas. É um cereal completo.
6. Gergelim
O gergelim possui grande quantidade de proteínas, gorduras e carboidratos, sem falar nas fibras e nos lipídios, importantes na redução do colesterol do sangue, com propriedades anticancerígenas e antioxidantes. Também possuem alto teor de cálcio, fósforo e ferro e são ricas em vitaminas do complexo B.
As sementes de gergelim são ricas em manganês, cobre e cálcio, contêm Vitamina B1 e Vitamina E. Elas também contém fitoesteróis, que bloqueam a produção de colesterol. Os nutrientes do gergelim são melhor absorvidos se triturados antes do consumo. Contêm uma grande variedade de princípios nutritivos de grande valor: lípidos, ácidos graxos insaturados, lecitina, proteínas, vitaminas (E, B1 e B2) minerais e oligoelementos.
O gergelim é ideal para quem procura boa forma ou mesmo uma dieta equilibrada, pois ele possui grande quantidade de fibras, o que auxilia no bom funcionamento do intestino.
7. Semente de Girassol
As sementes de girassol são uma excelente fonte de vitamina E, um poderoso antioxidante. As sementes de girassol são ricas em fitoesteróides e ajudam a reduzir os níveis de colesterol “mau” no sangue, a aumentar a resposta imunológica e a diminuir o risco de contrair alguns tipos de cancro.
O magnésio existente nas sementes de girassol é ótimo para relaxar os nervos, logo ajuda na descontração muscular e dos vasos sanguíneos. As sementes de girassol são também ricas em selênio, mineral fundamental para uma boa saúde que ajuda a melhorar a desintoxicação do organismo e tem uma ação preventiva a nível cancerígeno.
O consumo de girassol auxilia no controle da tensão pré-menstrual, favorece a recuperação de processos inflamatórios, auxilia na mobilização do ferro para a síntese da hemoglobina, adrenalina e a formação dos tecidos conjuntivos.
Perfeito, adorei 🙂
Nos ultimos tempos passei a consumir linhaça, chia, aveia e gergelim, tudo melhorou…
gostei obrigado!
😆 Foi ótimo descobrir o potencial de cada uma dessa sementinhas. A única que não estou comsumindo e a de girasol, mas vou passar a consumir, pois a quatro mes atrás quando pesava 11kg a mais que hoje não conhecia os benefícios dessas sementinhas, e hoje elas estão no meu cardápio diário e quantos benefícios já alcancei com o uso delas. Eu recomendo quem não faz uso esta perdendo e muito bjão.
Adorei o artigo, estou consumindo linhaça e aveia, está sendo ótimo para o intestino.
Oi Celisa, estou consumindo a chia, mas agora quero experimentar o amaranto e a semente de girassol 🙂
Não tenho o hábito de consumir, mas gostaria muito de começar… tenho problema sério de intestino preso.
Tenho algumas semnetes em casa (linhaça, chia e quinua) mas não tenho o hábito de consumir todos os dias, faço uma farinha dos 3 quando estou com o intestino preso rs
Oi Meninas! Adorei a matéria! Queria a ajuda de vocês com dicas de como consumi-las, algumas como amaranto e quinua não conheço… se puderem me dar algumas dicas práticas agradeço. Beijos a todas!
Olá Josilene, eu consumo a linhaça e aveia da seguinte forma. Bato no liquidificador um pouco de linhaça, aveia e as vezes gergelim… mais ou menos uma quantidade para uma semana. Tomo uma colher de sopa por dia, eu tomo com água mesmo, mas dá para colocar em sucos, iogurtes e frutas.
Eu comprei o amaranto esses dias e coloquei um pouquinho no arroz, ficou bom, é só cozinhar junto… não dá gosto de nada… e vc tem um alimento enriquecido.
Veja o que mais se adapta ao seu gosto.
Obrigada meninas!!! Vou inserir em minha rotina alimentar. Bjs!
Josilene vc pode usar o pó moído em cima das frutas, fica ótimo
Eu consumo gergelim… dizem que tem muito cálcio
eu tenho o intestino muito preso ,mas agora comecei usar chia alem de melhorar o intestino
percebi que emagreci.e um processo lento mas vale a pena. 😀
ameiii o post, obrigado pelas dicas 😉
gostaria que fosse dito a quantidade que se deve consumir por dia…
O recomendado pelos nutricionistas é uma colher de sopa por dia, mas depende de cada pessoa…para mim é o suficiente, pelo menos para o intestino funcionar bem 🙂
Puxa, consumo diariamente chia e linhaça, mas as outras não. Vou ficar mais esperta. Beijo e adorei o post…
🙂
Parabéns pelo artigo 🙂
Eu tbm gostaria de ajuda com dicas de como consumi-las…
OBA!!!!!tô dentro….já consumo essa misturinha ai há 3 meses e estou adorando. Acrescentei colágeno em pó – misturei tudo e coloquei em um vidro bem fechado e guardo na geladeira – todos os dias tomo vitamina de banana com uma colher desta misturinha – fica ÓTIMO – observei melhoras em:
– intestino funcionando como um reloginho;
– cabelos, unhas, pele –
Agora vou continuar tomando sempre – creio que mal nenhum faz – minha preocupação era se engordava, mas já perguntei a um médico e ele disse que não!então vamos todas “simbora tomar”.
bjim
ola mary como esta como vc prepara essa misturinha bjsmande pra min se for possivel
Ótimo resumo! Linhaça, chia e aveia fazem parte da minha alimentação. O gergelim tenho sempre em casa mas consumo menos.
Beijo
😀 nao vivo sem linhaça desde q comecei seu comsumo senti muita diferença 😀
Eu tomo a linhaça e o gergelim… todos os dias uma colher de sopa da mistura… amei o resumão celisa
Quinua dá uma enxaqueca danada!
Deu em mim e em vários amigos e amigas. Apesar de nutritiva é de DIFICÍLIMA digestão.
Aproveito para parabenizar por tantas dicas boas e reportagens bem feitas. 😀
Para mim a quinua não faz bem… não me deu enxaqueca, mas deu mal-estar…estranho né…
Oi Celisa, já testei a quinua e tb me fez mal, me deu gases…
Nunca testei a quinua, quero provar o amaranto, já ouvi maravilhas do amaranto.
Parabéns pelo post, sempre quis saber mais sobre essas sementes. faço o uso da aveia, mas quero acrescentar a chia e semente de girassol
Realmente são muito boas essas sementes, e somente elas resolveram o problema do “intestino preso”. Não fico mais sem, compro um pacote de granola, em que elas vem toda juntas e tomo com leite ou com uma fruta a cada dois ou três dias.
Parabéns pelo artigo, excelente!!!
Para mim essas sementes são TUDO, resolveram meu problema de intestino preso, não vivo mais sem elas…
consumo linhaça, chia, amaranto, aveia…
Nossa demais preciso consumir um puquinho de cada, adorei o post!
naõ uso mais gostaria ! qual a melhor ?
A melhor e mais nutritiva é a Chia… vi um especialista falando na TV
A chia é recomendado só uma colher de chá e não precisa moer, correto? Não me faz mal nenhum tipo má digestão tomo de manhã com iogurte.
Todos os dias linhaça moida na hr e aveia de manhã e a noite, adoro!
Adorei o post, mas qto ao amaranto eu não conhecia…. vou buscar dicas de como consumir, se cru ou cozido…Tb achei legal ja fazer uma misturinha das sementes q preferimos, deixar nun pote e todo dia acrescentar num leite ou suco pela manhã!!
parabens pelas dicas!
não consumo neuma mas foi ótimo a dica vou experimentar apartir de agora
Eu inclui a pouco tempo algumas sementes na dieta… tomo linhaça, aveia e gergelim, a quinua eu tentei mas não gostei, não me fez bem.
todo produto natural ou integral é ótimo para nossa saúde.parabéns.
Excelente post, consumo a linhaça vou incluir a chia também.
ola meninas, boa tarde, eu faço uso do gergelim e da aveia,e posso garantir que realmente fociona,
Celisa ótimas dicas, mas não consigo 🙁 me dá até arrepios de tão ruim …agora qto a aveia faço mingau , pode ser mingau de aveia?? pq o mingau de aveia euzinha adoro como um pratão 🙂
Oi Cacilda, pode ser dessa forma sim, a aveia no mingau também te proporcionará benefícios à saúde, talvez diminua um pouco a quantidade de fibras mas os nutrientes são conservados.
Obrigada Celisa é que realmente não consigo engolir essas sementes , e com esse friozinho um mingau quentinho de aveia na hora de dormir é bom D+ 🙂
Até agora só tinha consumido aveia, mas passar a usar as outras sementes também.
Parabéns, Celisa. Ótimo post
Excelente artigo, bem informativo.
Como usar a semente de girassol ? E é essa semente que compramos no supermercado?
Sim, inclusive comprei um pacotinho hj no mercado. Eu bato no liquifidicador junto com a linhaça 🙂 e tomo uma colher de sopa com água mesmo…
Eu uso a linhaça e a chia, é tudo de bom, depois de moer, coloco no iogurte
Uso só a aveia, vou experimentar outras
Excelente post, faço o uso de quase todos, vou alternando e tomo o pó moído em cima das frutas, fica muito bom.
Posso consumir todas juntas ou preciso alternar?
Consumi por 2 anos linhaça, aveia, soja. no começo emagreci depois comecei engordar e
parece que fiquei inchada.
Não precisa ser todas juntas, vc pode msiturar uns 3 tipos, por ex: aveia+ gergelim + linhaça. Depois vai alternando.
Tem que tomar bastante líquido ao ingerir essas fibras, pois pode ocasionar prisão de ventre, inchaço e gases…
por isso ingerir só as fibras sem água é pior ainda.
Oi gente linda!!!
Celisa amei esse post !!!!
Muito importante cuidarmos da nossa beleza de dentro pra fora..rsrsrsrsr
Consumo há muito tempo: linhaça, quinua, gergelim e aveia todos os dias.
Mês passado fiquei uma semana sem consumir, para fazer um teste mesmo, resultado:
Minha pelo ficou mega seca e horrorosa, cabelo fraco, e intestino “tartaruga”…. ou seja comprovei que essas sementes são realmente mágicas.
A forma que eu consumo:
Misturei todas e todos os dias acrescento uma colher no iogurte.
Não sei se essa é a melhor forma mas, pra mim funciona.
Grande beijo!!
Oi Elisângela, o meu intestino tb é preguiçoso e precisa dessas sementinhas 🙂
A melhor forma é aquela que seu organismo se adapta bem 😉 Bjo
Faço o uso da linhaça dourada e marrom há muito tempo, porém eu ingiro ela inteira. Apenas lavo, deixo de molho para amolecer e tomo com líquido. Dizem que dessa maneira, o organismo não conseguirá absorver os nutrientes, mas desde que tomo, meu intestino nunca mais ficou preso e nunca mais me senti inchada. Não consumo a farinha de linhaça ou a semente triturada pois tem um gosto horrível, e não consigo nem engolir. Já a aveia eu misturo em iogurtes e como sem problemas.
😆 Adorei o artigo…Engulo tds as manhãs: uma colher de sopa das 3 sementes: Linhaça, chia e quinua com um copaço de água…estou amando. Além de tudo funcionar melhor ajuda a controlar o peso.
Abçs!!!!
olá, tb. gostei das informações.Apenas sugiro que para as que ainda não usam as sementes testem uma por vez.Se der algum problema e todas ou várias forem adicionadas na alimentação ficara difícil saber qual não caiu bem.
Passei a usar a chia ha alguns meses e minha médica disse para parar pq. eu estava com gastrite e sementes dificultam a digestão.
De qq. forma são ótimos alimentos mas é bom ir devagar. 😉
E a semente de abóbora, alguém já ouviu falar? Dizem que, associada com abacaxi, diminui a barriga, se tomar antes de dormir, será? Vale a pena investigar, Celisa!
Abç
A semente de abóbora é excelente tb, mas não sei se com abacaxi 🙂 Acho que os benefícios são mais nutricionais do que perder a barriga.
não consumia nenhuma delas…agora vão fazer parte de minha alimentação diária…constam da minha lista de compras 😆 😆 😆
é sim pode ser consumida com iourgute ,vitaminas , mingau na comida
gosto de consumir linhaça e aveia 😀
Olá gostaria de saber se posso misturar tds elas em um pote so ? E parabéns pelo site ele tem me ajudado muito bjssss….
Pode sim Kenia, mas cuidado para não causar gases, o ideal é misturar umas 3 sementes.
Parabéns! Realmente o artigo é ótimo! Eu já experimentei quase todas e gosto muito.
Ola Fofinhas/ Fofinhos!
Eu ja consumo linhaca tanto em semente como em oleo(capsula) e estou adorando. ainda nao consegui medir os efeitos, pois inicieu o consumo a bem pouco tempo, mas acho na proxima ocasiao serei capaz. Vou introduzir o consumo das outras sementea e agradeco as dicas, adorei.
Mabejuuuu
elizabeth beba agua quando estiver consumindo as sementes.
como nutricionista quero informar as pessoas que ingerem esses produtos que tomem cuidado pois são os famosos ressecadores do intestino fazendo com que as fezes não sejam liberadas e outros como a celisa falou que a quinoa deu mal estar no qual da em muitas pessoas quando não são acostumadas a ingeri-la e então quando vc estiver nessa dieta em 10 e 10 minutos beba um copo de agua para nao ficar ressecado (a).
leiam e me der respostas!