Para a mulher que gosta de se cuidar

Conheça as 7 “Sementes Mágicas” para sua Saúde

Conheça as 7 “Sementes Mágicas” para sua Saúde

Linhaça, amaranto, chia, quinua, gergelim, aveia…certamente  você já ouviu falar dessas sementes.  Esses alimentos ajudam a enriquecer nossa dieta. Eles auxiliam na diminuição do peso, do colesterol, de inflamação como celulite, regulam o trânsito intestinal e aumentam a massa magra. São indicados para quem tem sobrepeso, obesidade, prisão de ventre, colesterol alterado, celulite ou simplesmente quer melhorar a alimentação.

Para que façam efeitos positivos no organismo, o ideal é acrescentá-los diariamente nas refeições. A quantidade vai depender de indivíduo para indivíduo, mas em média uma colher de sopa por dia.

Veja os benefícios de cada um destes "grãos do momento".

1. Linhaça

Sementes para sua saúde!

A linhaça tem o poder de controlar a diabetes, auxilia no bom funcionamento do intestino, contribui para uma pele mais saudável e ainda faz uma "faxina" nas artérias. Tudo isso porque a linhaça tem em sua composição "gorduras do bem": as monoinsaturadas e as poli-insaturadas (ômegas 3 e 6). Elas trabalham pela redução do LDL, o mau colesterol, e ainda contribuem para a saúde cardiovascular (pela presença do ômega 3, que tem propriedade anti-inflamatória e ajuda a evitar o acúmulo de placas de gordura nos vasos sanguíneos).

A linhaça é rica em fibras lignanas, que aumentam a saciedade e melhoram o funcionamento intestinal.  As fibras são importantes  para o controle do diabetes, pois contribuem para redução da absorção do açúcar no intestino.

2. Amaranto

Conheça as 7 “Sementes Mágicas” para sua Saúde

É um alimento tão completo que nutricionalmente assemelha-se á combinação arroz com feijão.  Possui proteínas e aminoácidos que são essenciais para o organismo. O amaranto é capaz de reduzir a pressão arterial, colesterol e melhorar o funcionamento do intestino.

A grande concentração de esqualeno  em sua composição, substância somente encontrada em quantidades significativas nos óleos de fígado de animais marinhos, é uma característica singular do amaranto. Suas propriedades naturais incluem a ação antioxidante, no combate aos radicais livres, aumento da oxigenação do metabolismo e fortalecimento da membrana celular, auxiliando na melhora do sistema imunológico devido à proteção das células.

O amaranto é também indicado na nutrição preventiva, aquela que tem por objetivo evitar doenças e melhorar a qualidade de vida. O amaranto é fonte de vitaminas e minerais importantes como o Cálcio, Ferro, Fósforo, Potássio, Zinco e Vitaminas do Complexo B e Vitamina E.

3. Chia

Conheça as 7 “Sementes Mágicas” para sua Saúde

A chia é uma sementinha poderosa, fonte de vitaminas do complexo B, de minerais como: cálcio, fósforo, magnésio, potássio, ferro, zinco e cobre. Por ser boa fonte de cálcio é uma excelente opção para aqueles que apresentam osteopenia, osteoporose e obesidade.

Possui propriedades benéficas à saúde por ser rica em antioxidantes (ácido caféico e clorogênico), que auxiliam na redução dos radicais livres prevenindo o envelhecimento celular. Além disso, tem ação laxativa e promove a saciedade. É uma ótima opção para a alimentação vegetariana, por ser rica em proteínas e diversos nutrientes importantes.

Seu conteúdo de fibras favorece a eliminação das fezes e melhorando o funcionamento do intestino. As fibras auxiliam no tratamento e prevenção de doenças como diabetes e doenças cardiovasculares.

4. Quinua

Sementes para sua saúde!

Esta semente é queridinha de nutricionistas e especialistas em saúde, por conta de seu alto valor nutricional e funcional.

Fonte de proteína, carboidratos, vitaminas, minerais, aminoácidos, fibras e cálcio, a quinua é o melhor e mais completo alimento de origem vegetal. A quinua tem boa relação de cálcio e magnésio, sendo importante para absorção de cálcio nos ossos.

Entre os 18 aminoácidos encontrados na quinua, dois – metionina e lisina – estão ligados ao desenvolvimento da memória e dos reflexos, e um deles – tripofano – é capaz de liberar no cérebro a serotonina, substância que dá sensação de bem-estar. Além disso, a quinua está livre de gorduras saturadas e colesterol.

5. Aveia

Sementes para sua saúde!

O consumo regular de aveia faz com que o intestino funcione corretamente, absorvendo os nutrientes que o organismo necessita e deixando de ser preguiçoso.

Para os diabéticos, as fibras da aveia juntam-se ao açúcar dos alimentos, fazendo-o cair mais lentamente na corrente sanguínea. Para quem tem colesterol alto a aveia é uma ótima aliada na redução do LDL, pois suas fibras são solúveis em água e se transformam em um gel que faz com que as gorduras não se depositem nas artérias, ajudando a baixar os níveis de colesterol ruim, prevenindo doenças do coração e também  de câncer de intestino.

Além das fibras, a aveia é uma ótima fonte de vitaminas e minerais. Cálcio, ferro, cobre, zinco, magnésio, fósforo e manganês são encontrados em abundância no cereal, e também as vitaminas E e as do complexo B e proteínas. É um cereal completo.

6. Gergelim

Sementes para sua saúde!

O gergelim possui grande quantidade de proteínas, gorduras e carboidratos, sem falar nas fibras e nos lipídios, importantes na redução do colesterol do sangue, com propriedades anticancerígenas e antioxidantes. Também possuem alto teor de cálcio, fósforo e ferro e são ricas em vitaminas do complexo B.

As sementes de gergelim são ricas em manganês, cobre e cálcio, contêm Vitamina B1 e Vitamina E.  Elas também contém fitoesteróis, que bloqueam a produção de colesterol. Os nutrientes do gergelim são melhor absorvidos se triturados antes do consumo. Contêm uma grande variedade de princípios nutritivos de grande valor: lípidos, ácidos graxos insaturados, lecitina, proteínas, vitaminas (E, B1 e B2) minerais e oligoelementos.

O gergelim é ideal para quem procura boa forma ou mesmo uma dieta equilibrada, pois ele possui grande quantidade de fibras, o que auxilia no bom funcionamento do intestino.

7. Semente de Girassol

Sementes para sua saúde!

As sementes de girassol são uma excelente fonte de vitamina E, um poderoso antioxidante. As sementes de girassol são ricas em fitoesteróides e ajudam a reduzir os níveis de colesterol “mau” no sangue, a aumentar a resposta imunológica e a diminuir o risco de contrair alguns tipos de cancro.

O magnésio existente nas sementes de girassol é ótimo para relaxar os nervos, logo ajuda na descontração muscular e dos vasos sanguíneos. As sementes de girassol são também ricas em selênio, mineral fundamental para uma boa saúde que ajuda a melhorar a desintoxicação do organismo e tem uma ação preventiva a nível cancerígeno.

O consumo de girassol auxilia no controle da tensão pré-menstrual, favorece a recuperação de processos inflamatórios, auxilia na mobilização do ferro para a síntese da hemoglobina, adrenalina e a formação dos tecidos conjuntivos.

162 comentários para “Conheça as 7 “Sementes Mágicas” para sua Saúde”

  1. Avatar de Glaucia Nogueira

    Perfeito, adorei 🙂
    Nos ultimos tempos passei a consumir linhaça, chia, aveia e gergelim, tudo melhorou…

    1. Avatar de Meire

      gostei obrigado!

    2. Avatar de Cleo

      😆 Foi ótimo descobrir o potencial de cada uma dessa sementinhas. A única que não estou comsumindo e a de girasol, mas vou passar a consumir, pois a quatro mes atrás quando pesava 11kg a mais que hoje não conhecia os benefícios dessas sementinhas, e hoje elas estão no meu cardápio diário e quantos benefícios já alcancei com o uso delas. Eu recomendo quem não faz uso esta perdendo e muito bjão.

  2. Avatar de Janaína

    Adorei o artigo, estou consumindo linhaça e aveia, está sendo ótimo para o intestino.

  3. Avatar de Marta

    Oi Celisa, estou consumindo a chia, mas agora quero experimentar o amaranto e a semente de girassol 🙂

  4. Avatar de Kelly Cristine

    Não tenho o hábito de consumir, mas gostaria muito de começar… tenho problema sério de intestino preso.

  5. Avatar de Elisabete

    Tenho algumas semnetes em casa (linhaça, chia e quinua) mas não tenho o hábito de consumir todos os dias, faço uma farinha dos 3 quando estou com o intestino preso rs

  6. Avatar de Josilene

    Oi Meninas! Adorei a matéria! Queria a ajuda de vocês com dicas de como consumi-las, algumas como amaranto e quinua não conheço… se puderem me dar algumas dicas práticas agradeço. Beijos a todas!

    1. Avatar de Iolanda

      Josilene vc pode usar o pó moído em cima das frutas, fica ótimo

  7. Avatar de Rafaela M

    Eu consumo gergelim… dizem que tem muito cálcio

  8. Avatar de Claudia Quintao

    eu tenho o intestino muito preso ,mas agora comecei usar chia alem de melhorar o intestino

    percebi que emagreci.e um processo lento mas vale a pena. 😀

  9. Avatar de Luciana

    ameiii o post, obrigado pelas dicas 😉

  10. Avatar de Ka

    gostaria que fosse dito a quantidade que se deve consumir por dia…

  11. Avatar de Márcia Leme

    Puxa, consumo diariamente chia e linhaça, mas as outras não. Vou ficar mais esperta. Beijo e adorei o post…
    🙂

  12. Avatar de Rodrigo

    Parabéns pelo artigo 🙂

  13. Avatar de Thais

    Eu tbm gostaria de ajuda com dicas de como consumi-las…

  14. Avatar de Mary

    OBA!!!!!tô dentro….já consumo essa misturinha ai há 3 meses e estou adorando. Acrescentei colágeno em pó – misturei tudo e coloquei em um vidro bem fechado e guardo na geladeira – todos os dias tomo vitamina de banana com uma colher desta misturinha – fica ÓTIMO – observei melhoras em:
    – intestino funcionando como um reloginho;
    – cabelos, unhas, pele –
    Agora vou continuar tomando sempre – creio que mal nenhum faz – minha preocupação era se engordava, mas já perguntei a um médico e ele disse que não!então vamos todas “simbora tomar”.

    bjim

    1. Avatar de Ana Paula Ferraz Barbosa

      ola mary como esta como vc prepara essa misturinha bjsmande pra min se for possivel

  15. Avatar de Adriana Prado

    Ótimo resumo! Linhaça, chia e aveia fazem parte da minha alimentação. O gergelim tenho sempre em casa mas consumo menos.

    Beijo

  16. Avatar de Keylla

    😀 nao vivo sem linhaça desde q comecei seu comsumo senti muita diferença 😀

  17. Avatar de Raquel Delis

    Eu tomo a linhaça e o gergelim… todos os dias uma colher de sopa da mistura… amei o resumão celisa

  18. Avatar de Alvaro

    Quinua dá uma enxaqueca danada!
    Deu em mim e em vários amigos e amigas. Apesar de nutritiva é de DIFICÍLIMA digestão.

    Aproveito para parabenizar por tantas dicas boas e reportagens bem feitas. 😀

  19. Avatar de Antonieta

    Parabéns pelo post, sempre quis saber mais sobre essas sementes. faço o uso da aveia, mas quero acrescentar a chia e semente de girassol

  20. Avatar de Juliana Rodrigues

    Realmente são muito boas essas sementes, e somente elas resolveram o problema do “intestino preso”. Não fico mais sem, compro um pacote de granola, em que elas vem toda juntas e tomo com leite ou com uma fruta a cada dois ou três dias.

  21. Avatar de Anderson

    Parabéns pelo artigo, excelente!!!

  22. Avatar de Lu

    Para mim essas sementes são TUDO, resolveram meu problema de intestino preso, não vivo mais sem elas…
    consumo linhaça, chia, amaranto, aveia…

  23. Avatar de Rê

    Nossa demais preciso consumir um puquinho de cada, adorei o post!

  24. Avatar de Clevia Mesquita

    naõ uso mais gostaria ! qual a melhor ?

    1. Avatar de Raquel Delis

      A melhor e mais nutritiva é a Chia… vi um especialista falando na TV

      1. Avatar de Rosa

        A chia é recomendado só uma colher de chá e não precisa moer, correto? Não me faz mal nenhum tipo má digestão tomo de manhã com iogurte.

  25. Avatar de Rosa

    Todos os dias linhaça moida na hr e aveia de manhã e a noite, adoro!

  26. Avatar de Patricia Leite

    Adorei o post, mas qto ao amaranto eu não conhecia…. vou buscar dicas de como consumir, se cru ou cozido…Tb achei legal ja fazer uma misturinha das sementes q preferimos, deixar nun pote e todo dia acrescentar num leite ou suco pela manhã!!
    parabens pelas dicas!

  27. Avatar de Divina Tavares

    não consumo neuma mas foi ótimo a dica vou experimentar apartir de agora

  28. Avatar de Jacqueline

    Eu inclui a pouco tempo algumas sementes na dieta… tomo linhaça, aveia e gergelim, a quinua eu tentei mas não gostei, não me fez bem.

  29. Avatar de Arlindo

    todo produto natural ou integral é ótimo para nossa saúde.parabéns.

  30. Avatar de Adiane Teles

    Excelente post, consumo a linhaça vou incluir a chia também.

  31. Avatar de Roseny Silva Evangelista

    ola meninas, boa tarde, eu faço uso do gergelim e da aveia,e posso garantir que realmente fociona,

  32. Avatar de Cacilda

    Celisa ótimas dicas, mas não consigo 🙁 me dá até arrepios de tão ruim …agora qto a aveia faço mingau , pode ser mingau de aveia?? pq o mingau de aveia euzinha adoro como um pratão 🙂

  33. Avatar de Rosimeri

    Até agora só tinha consumido aveia, mas passar a usar as outras sementes também.
    Parabéns, Celisa. Ótimo post

  34. Avatar de Gabriela Castro

    Excelente artigo, bem informativo.

  35. Avatar de Marcia

    Como usar a semente de girassol ? E é essa semente que compramos no supermercado?

  36. Avatar de Glenilene Resende

    Eu uso a linhaça e a chia, é tudo de bom, depois de moer, coloco no iogurte

  37. Avatar de Cerise

    Uso só a aveia, vou experimentar outras

  38. Avatar de Iolanda

    Excelente post, faço o uso de quase todos, vou alternando e tomo o pó moído em cima das frutas, fica muito bom.

  39. Avatar de Ieda Santos

    Posso consumir todas juntas ou preciso alternar?

    Consumi por 2 anos linhaça, aveia, soja. no começo emagreci depois comecei engordar e
    parece que fiquei inchada.

  40. Avatar de Elisângela Nardin

    Oi gente linda!!!
    Celisa amei esse post !!!!
    Muito importante cuidarmos da nossa beleza de dentro pra fora..rsrsrsrsr
    Consumo há muito tempo: linhaça, quinua, gergelim e aveia todos os dias.
    Mês passado fiquei uma semana sem consumir, para fazer um teste mesmo, resultado:
    Minha pelo ficou mega seca e horrorosa, cabelo fraco, e intestino “tartaruga”…. ou seja comprovei que essas sementes são realmente mágicas.
    A forma que eu consumo:
    Misturei todas e todos os dias acrescento uma colher no iogurte.
    Não sei se essa é a melhor forma mas, pra mim funciona.
    Grande beijo!!

  41. Avatar de Sabrina

    Faço o uso da linhaça dourada e marrom há muito tempo, porém eu ingiro ela inteira. Apenas lavo, deixo de molho para amolecer e tomo com líquido. Dizem que dessa maneira, o organismo não conseguirá absorver os nutrientes, mas desde que tomo, meu intestino nunca mais ficou preso e nunca mais me senti inchada. Não consumo a farinha de linhaça ou a semente triturada pois tem um gosto horrível, e não consigo nem engolir. Já a aveia eu misturo em iogurtes e como sem problemas.

  42. Avatar de érica Feijó

    😆 Adorei o artigo…Engulo tds as manhãs: uma colher de sopa das 3 sementes: Linhaça, chia e quinua com um copaço de água…estou amando. Além de tudo funcionar melhor ajuda a controlar o peso.

    Abçs!!!!

  43. Avatar de Glaucia

    olá, tb. gostei das informações.Apenas sugiro que para as que ainda não usam as sementes testem uma por vez.Se der algum problema e todas ou várias forem adicionadas na alimentação ficara difícil saber qual não caiu bem.
    Passei a usar a chia ha alguns meses e minha médica disse para parar pq. eu estava com gastrite e sementes dificultam a digestão.
    De qq. forma são ótimos alimentos mas é bom ir devagar. 😉

  44. Avatar de Maria Lucia

    E a semente de abóbora, alguém já ouviu falar? Dizem que, associada com abacaxi, diminui a barriga, se tomar antes de dormir, será? Vale a pena investigar, Celisa!

    Abç

  45. Avatar de Rosana

    não consumia nenhuma delas…agora vão fazer parte de minha alimentação diária…constam da minha lista de compras 😆 😆 😆

    1. Avatar de Ana

      é sim pode ser consumida com iourgute ,vitaminas , mingau na comida

  46. Avatar de Luciene

    gosto de consumir linhaça e aveia 😀

  47. Avatar de Kenia

    Olá gostaria de saber se posso misturar tds elas em um pote so ? E parabéns pelo site ele tem me ajudado muito bjssss….

  48. Avatar de Ariádine

    Parabéns! Realmente o artigo é ótimo! Eu já experimentei quase todas e gosto muito.

  49. Avatar de Elizabeth Mabote

    Ola Fofinhas/ Fofinhos!

    Eu ja consumo linhaca tanto em semente como em oleo(capsula) e estou adorando. ainda nao consegui medir os efeitos, pois inicieu o consumo a bem pouco tempo, mas acho na proxima ocasiao serei capaz. Vou introduzir o consumo das outras sementea e agradeco as dicas, adorei.

    Mabejuuuu

    1. Avatar de Ana

      elizabeth beba agua quando estiver consumindo as sementes.

  50. Avatar de Ana

    como nutricionista quero informar as pessoas que ingerem esses produtos que tomem cuidado pois são os famosos ressecadores do intestino fazendo com que as fezes não sejam liberadas e outros como a celisa falou que a quinoa deu mal estar no qual da em muitas pessoas quando não são acostumadas a ingeri-la e então quando vc estiver nessa dieta em 10 e 10 minutos beba um copo de agua para nao ficar ressecado (a).
    leiam e me der respostas!

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva