Para a mulher que gosta de se cuidar

Sérum de Vitamina C: Tudo o que Você Precisa Saber

Sérum de Vitamina C: Tudo o que Você Precisa Saber

A vitamina C é, provavelmente, a vitamina mais conhecida em todo o mundo devido às suas elevadas propriedades antioxidantes. Mas sabia que a vitamina C pode ser aplicada na pele?

É verdade, os produtos cosméticos com vitamina C, em especial, os séruns, tornaram-se em produtos lendários no mercado de cosmética. Por que? Porque o uso tópico desta poderosa vitamina confere à pele, um “boost” antioxidante, que é capaz de reduzir as rugas, de prevenir o aparecimento de manchas, de combater o envelhecimento precoce e de deixar a pele radiante e iluminada. Como é que funciona na pele?

Descubra tudo neste artigo.

Sérum de Vitamina C: Tudo o que Você Precisa Saber

O que é um sérum?

Um sérum é um produto de cuidado de pele que é formulado com uma concentração elevada de ingredientes ativos que permitem tratar problemas específicos da pele.

Devido à sua consistência leve, facilita a rápida absorção na pele, atingindo assim as camadas mais profundas que normalmente não seriam atingidas com um hidratante normal.

Quais os benefícios do Sérum de Vitamina C?

A vitamina C é um potente antioxidante que consegue neutralizar os radicais livres, que por sua vez, surge quando o nosso organismo está exposto a determinadas condições, como a poluição e os raios ultravioleta, por exemplo.

A presença de radicais livres provoca uma série de danos na estrutura das células da pele, inibindo a produção de colágeno e até interromper o processo de renovação das células.

Então quais são os benefícios em aplicar um sérum de vitamina C no rosto?

Sérum de Vitamina C: Tudo o que Você Precisa Saber

1. Possui uma ação Anti-aging (Anti-Rugas)

Séruns com vitamina C estimulam a produção de colagénio, que acaba por entrar em declínio à medida que envelhecemos. O colágeno é a proteína estrutural que mantem as células unidas, fortalece a pele e oferece elasticidade. Ao impulsionar esta capacidade da pele em produzir mais colágeno, os séruns de vitamina C, ajudam a atenuar as rugas e linhas de expressão que já existem e previnem o aparecimento de novas.

2. Ajuda a combater a hiperpigmentação

O sérum de vitamina C é eficaz a combater as manchas escuras na pele pois consegue inibir a enzima responsável por controlar a produção de melanina, que por sua vez é o pigmento que dá cor à nossa pele.

3. Oferece uma ação anti-inflamatória

A vitamina C, quando aplicado na pele na forma de um sérum, oferece um efeito anti-inflamatório na pele, o que ajuda a atenuar problemas com a acne e a vermelhidão associada com a mesma.

Sérum de Vitamina C: Tudo o que Você Precisa Saber

4. Protege a pele contra a radiação solar

Estudos realizados comprovaram que a utilização de um sérum de vitamina C ajuda a reverter os danos provocados pela exposição excessiva e desprotegida ao sol e aos raios UV e ainda impulsiona a proteção contra estes raios nocivos.

Embora, utilizar um sérum de vitamina C consiga reduzir os danos maliciosos dos raios UV, não deve ser o substituto de um protetor solar, mas sim um complemento no combate contra os raios UV.

Sérum de Vitamina C: Tudo o que Você Precisa Saber

Como escolher um Sérum de Vitamina C para o seu tipo de pele?

Vamos abordar os 4 principais ingredientes que você deve procurar no seu sérum, de modo a adquirir o melhor serum de vitamina C para o rosto, de acordo com as suas necessidades.

1. Ácido Ascórbico

É o derivado de vitamina C mais estabilizada e eficaz ao mesmo tempo.

Ajuda a combater os radicais livres, estimulando a produção de colágeno da pele e reduzindo a flacidez. Além disso, atua nas células que armazenam a melanina, uniformizando a cor da pele.

Tipo de pele: Adequado a todos os tipos de pele.

2. Ácido Hialurónico

Consegue reter até 1000 vezes o seu peso em água, portanto é um ativo poderoso, no que toca a oferecer uma hidratação profunda. Promove o preenchimento da pele e ajuda a combater e prevenir vários problemas como a envelhecimento precoce, pele seca e excesso de oleosidade.

Tipo de pele: Adequado a todos os tipos de pele.

3. Ácido Ferúlico

Oferece uma ação antioxidante e reparadora.  Quando é formulado com outros antioxidantes, como a Vitamina C e a Vitamina E, este ativo atua como estabilizador, potencializando a proteção da pele.

Tipos de pele: Pele Madura, Pele com Manchas

4. Retinol

Um antioxidante concentrado que promove a renovação celular e a produção de colágeno. Para além disso, ajuda a reduzir a acne, acalmando a inflamação e diminuindo a aparência dos poros.

Tipo de Pele: Pele Madura, Pele Acneica

Sérum de Vitamina C: Tudo o que Você Precisa Saber

Como aplicar?

O sérum de vitamina C deve ser aplicado, de manhã ou à noite, pelo menos uma vez por dia.

A ordem da colocação dos produtos da sua rotina de cuidado de pele, seja ela diurna ou noturna, deve ser crescente de espessura, ou seja,

  1. ​Sérum de Vitamina C 
  2. Hidratante
  3. Protetor Solar

3 Cuidados a Ter com o seu Sérum de Vitamina C

1. Feche bem a tampa depois de cada utilização e mantenha um local seco e fresco.

2. Tenha em atenção a cor do seu sérum, pois a vitamina C oxida! Troque o seu sérum se estiver com um tom acastanhado ou amarelado!

3. Escolha um sérum que tenha um frasco de vidro escuro e opaco, para evitar que o sérum esteja exposto à luz e assim conservar as suas propriedades durante mais tempo.

Artigo enviado por Isabela Souza

3 comentários para “Sérum de Vitamina C: Tudo o que Você Precisa Saber”

  1. Avatar de Flavio Mello

    Maravilhas de informações.. Parabéns pelos esclarecimentos.

    Boa tarde!

  2. Avatar de Ana

    Adorei a matéria!!!!!
    Parabéns

  3. Avatar de Erisvalda

    onde posso compra o sérium?

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva