Para a mulher que gosta de se cuidar

Vale a pena usar shampoo sem sulfato?

Vale a pena usar shampoo sem sulfato?

Os consumidores estão cada vez mais atentos aos ingredientes dos produtos. Por isso, muitas empresas já estão tomando providências: um exemplo são os shampoos sem sulfato.

O shampoo sem sulfato (sulfate free) é livre de detergentes pesados, como o lauril sulfato de sódio (LSS). Essa é a substância que faz espuma; mas que pode remover a proteção natural do fio, ressecando e provocando frizz ou quebra.

O Lauril sulfato de sódio (LSS) é um detergente  que faz parte de muitos produtos como shampoos, sabonetes e cremes dentais, e um desengordurante  muito eficaz e barato que não  só limpa como  tira toda a camada lipídica que serve de proteção para os cabelos, provocando ressecamento e danos às mechas.

O shampoo sem sulfato é mais suave e faz pouca ou nenhuma espuma: eles higienizam as madeixas sem esfregações ou espuma. Basta uma massagem suave em todo couro cabeludo e, em seguida, enxaguar. É uma forma de manter as cutículas intactas, e é uma excelente opção para cabelos porosos ou danificados.

Vale a pena usar shampoo sem sulfato?

Os shampoos sem sulfato são mais indicados para que tipos de cabelos?

Para cabelos ressecados, crespos ou cacheados, com químicas, finos, frágeis, tingidos e descoloridos. Ou seja, quem tem cabelos lisos e oleosos pode se beneficiar como um shampoo sem sulfato, ou não, precisa testar.

Esses shampoos ajudam a deixar os cachos mais soltinhos, definidos e sem frizz. Aumentam a durabilidade da coloração, diminuem o atrito entre os fios e até mesmo reações alérgicas.

Para quem tem fios ou couro sensíveis esse tipo de shampoo também é uma ótima opção: ele mantém as cutículas preservadas, diferentemente dos shampoos sintéticos.

Principais Benefícios do Shampoo sem Sulfato

Segue um resuminho das principais vantagens:

  • Ajuda a manter a cor dos cabelos mais vivas, evitando o desbotamento rápido.
  • Evita alergias no couro cabeludo.
  • Evita a quebra capilar, a porosidade e o ressecamento.
  • Ajuda a fibra capilar a ficar mais resistente e saudável.
Vale a pena usar shampoo sem sulfato?

O Mercado dos Shampoos sem Sulfato

No Brasil, esse mercado ainda se mostra bem discreto: a maioria dos shampoos disponíveis no mercado contém sulfatos, conservantes como os parabenos, fragrâncias e agentes que retiram os óleos naturais que protegem os fios.

A intenção desse post não é que vocês parem de usar seus shampoos habituais e que saiam loucas atrás desses shampoos, principalmente por esta dificuldade de serem encontrados. Também ainda são produtos caros e com poucas opções. Quanto mais as empresas descobrirem os benefícios aos usuários, mais interessante será para o mercado global em termos de preços mais competitivos.

Por enquanto, creio que o importante é sabermos das opções disponíveis e ficarmos mais atentas aos ingredientes dos produtos que estamos usando.

Dicas de Shampoos sem Sulfato

Seguem algumas opções disponíveis hoje no mercado:

Creoula Cachos Perfeitos Lola Cosmetics
Shampoo Low-Poo Deva Curl
Shampoo Phytoervas Controle de Oleosidade
Sou + cachos yenza
Kiss Me Lola Cosmetics - Shampoo para Cabelos Quimicamente Tratados
Inoar Help Detox - Shampoo
Shampoo Éh Curvas A Mais
Splack! Shampoo Cabelos Lisos Naturé
L'Anza Healing Pure Clarifying – Shampoo

E você, já usou algum shampoo sem sulfato? Notou alguma diferença?

Eu tenho o cabelo ressecado e cacheado, tenho alguns shampoos sem sulfato, mas sinceramente não noto diferença para o shampoo normal, e eu vejo tanta gente falar que faz toda diferença…comigo não faz 🙂

233 comentários para “Vale a pena usar shampoo sem sulfato?”

  1. Avatar de Ana Maria

    No escuro comprei no Mercado Livre 2 produtos da Forever Liss: máscara e xampu Anabolizante (para cabelos). De cara meus cabelos melhoraram e eu tinha feito um tratamento em salão de hidratação da Joico, que me falaram que era a melhor (e mais cara) e nada adiantou.
    Gostei tanto que comprei, pelo próprio site da Foreverliss o tratamento”cronograma capilar” composto de 3 máscara. Recebi ontem. Tbém comprei um outro xampu da marca, o Force Repair, para cabelos danificados e quimicamente tratados. Estou pondo fé. O xampu tem 1L.

  2. Avatar de Iara Azevedo

    Eu conheci a pouco mais de um mês essa técnica do sulfate free, e to usando o da natura mamãe e bebê, e estou amando, meu cabelo esta outro, eu to doida pra usar o da amend linha eco therapy, mas é difícil de encontrar aqui em natal-RN, estou gostando demais dos shampoos sem sulfato, não pretendo deixar mais de usar 🙂

    1. Avatar de Maria Madalena Silva

      Oi Iara sou cabeleireira e adotei no meu salão o uso de shampoos livres de sulfatos e parabenos e minhas clientes estão amando os resultados, e eu particularmente me surpreendi com os beneficios alcançados. Indico aqui uma linha profissional da trivitt cachos da Itallian Hairtech livre de sulfatos e livre de parabenos, eles ajudam a manter a cuticula do cabelo alinhada e tratam dando mais resistência a fibra capilar.

    2. Avatar de Priscila

      Também estou usando este da NAtura. Estou amando. Na primeira lavagem já deu uma baita diferença.

  3. Avatar de Maria Helena

    Eu também já usei e não notei muita diferença… legal o post.

    1. Avatar de Luci

      A diferença é na nossa saúde. Sulfatos e parabenos são químicas tóxicas… É uma excelente idéia tirá-las da nossa rotina. 😉

      1. Avatar de Vivian

        Já usei e meu cabelo ficou com caspa, pq a raiz é oleosa. Acredito que no caso de cabelos mistos como o meu, de repente é melhor intercalar o tipo de shampoo pq a raiz não estava sendo higienizada adequadamente.

  4. Avatar de Fer

    Oie, amei as dicas de shampoo, estava atrás mesmo…super dicas, quero comprar esse da Yenza, naõ conhecia.

  5. Avatar de Rubi Ferreira

    Eu não usei Shampoo durante quase um ano… Fazia a técnica No Poo, e notei ñ apenas uma melhora, mas muito mais que isso! Meus cachos ficaram mais macios, e brilhantes… Mas claro que usava produtos permitido p a técnica em si.
    Atualmente faço a técnica Low Poo, sendo que uso um sabonete no lugar do shampoo, e apenas uma vez por semana. As outras lavagens faço Co Wash (lavar com condicionador específico). Infelizmente a maioria dos produtos no mercado nos obriga a usar shampoo p eliminar determinados resíduos que apenas pode ser feito com shampoo, e isso torna se um ciclo vicioso.
    Usar shampoo e ressecar, usar máscara condicionadores e finalizadores p tratar… Novamente ter q usar shampoo p limpar ( lavar).

  6. Avatar de Flavinha

    Uso e adoro, meu cabelo é super crespo e faz toda diferença, essa linha no poo da Deva curl é tudo.

  7. Avatar de Eliane

    Tenho Cabelos ressecados, menos na raiz que é oleosa.
    Tenho vontade de usar este tipo de shampoo.
    Adorei a matéria.

  8. Avatar de Márcia Leme

    Eu tenho cabelos crespos… Comecei fazendo low poo e agora estou no No Poo… Faz muita diferença para mim sim… Realmente, os cachos ficam melhores…

  9. Avatar de Andrea

    Acho que não dá pra generalizar dizendo que cabelos lisos e oleosos não vão se beneficiar do processo, até porque tem gente que está com o cabelo mega oleoso exatamente por usar shampoos transparentes extremamente agressivos, que sim, fazem o efeito rebote. Tem gente que prega tanto ouso frequente deste tipo de shampoo, que indica usar em uma só lavagem de 2 a 3 vezes, o que é um absurdo, pois realmente não vai sobrar oleosidade nenhuma no seu cabelo e couro, só que com certeza com tamanha agressão, o organismo vai produzir ainda mais óleo pra compensar. O famoso efeito REBOTE.

    1. Avatar de Luciene

      Nossa amiga, descobri que estou fazendo tudo errado então!!! Quando demoro a lavar os cabelos, uso shampoo quatro vezes na mesma lavagem que é pra limpar bem mesmo!!! Por isso meus cabelos são ressecados e com frizz!!! Obrigada pela dica!!!

      1. Avatar de Dani

        Nossa, faço o mesmo… foi de grande ajuda esse post. Agora, vamos cuidar mais ainda das madeixas eles merecem rs ?

  10. Avatar de Roseane Cardoso De Menezes Campos

    Amei a matéria tenho cabelo crespo, que está super ressecado e quebradiço e com essa dica vou me habituar também.

  11. Avatar de Rose Toledo

    eu usei o shampoo da revlon uniq one que é sem sulfato, já estou usando há 3 meses e estou adorando, pena que é um pouquinho caro, mas pretendo usar sempre 🙂

  12. Avatar de Cacau

    Acredito q o pior ingrediente seja o Hidroxo de sódio, exclui tudo o q continha, parei e meu cabelo super melhorou.

  13. Avatar de Loraine Oliveira

    Olha…
    Há um tempo sigo esta alterantivo e amo.
    Meu cabelo é tipo 4 (crespo) e ressecado e melhorou muito!
    Acho que o shampoo com sulfato ressweca mais os cabelos e embaraçam muito ao lavar.
    Já sem sulfato, não sinto meus canelos ressecados ao contrário parecem hidratados e acho mais fácil para desembaraçá-los.
    Claro que mudei meus tipos de hidratações para itensificar! Meu cabelo nunca ficou tão MARA!!! 🙂
    Tenho 5 a 6 day afters.

  14. Avatar de Silene

    Nunca tinha dado muita atenção a esse tipo de shampoo sem sulfato, mas depois desta matéria vou experimentar pra ver o resultado, meus cabelos são lisos, mais são bem ressecados nas pontas. Amei as dicas. bjussss…….

  15. Avatar de Maria Carolina

    Olá, eu tenho fios cacheados e descoloridos e já usei muitos tipos de shampoos, tanto com sulfato como sem. Além disso, eu pesquiso muito, mas muito mesmo em sites e blogs internacionais, inclusive de profissionais que desenvolvem produtos. Cheguei a seguinte conclusão: é muito melhor um shampoo com sulfato bem formulado do que um sem sulfato e mal formulado. Se formos analisar as fórmulas da grande maioria dos shampoos sem sulfato, vamos perceber que eles retiram os dois chamados “sulfatos do mau” e no lugar, para tentar obter a mesma eficácia, colocam até 5 tipos de outros agentes limpantes, o que torna o produto muitas vezes mais agressivo. Por outro lado, parece não haver um meio termo, pois quando as empresas reduzem muito os agentes limpantes, os shampoos acabam ficando com o poder de limpeza muito reduzido, o que ao longo do tempo causa acúmulo e incômodo no couro cabeludo. Sendo assim, eu opto por shampoos com sulfatos, de boas marcas e que sejam para cabelos danificados/secos. E nem precisa ser caro, vou dar um exemplo: o shampoo da Elseve (L’oreal) da linha Óleo Extraordinário Nutrição. A fórmula é muito bem equilibrada, não possui o sulfato mais agressivo Lauryl, é transparente (trata e não pesa), não possui silicones / não causa acúmulos, é suave, enfim, um ótimo custo-benefício. Eu inclusive comparei a fórmula dele com um shampoo da L’oreal bem mais caro que tenho aqui e a fórmula é basicamente a mesma.

    1. Avatar de Vivian

      Amei a dica! Será q esse shampoo q vc falou não pesa para cabelo oleoso? Pode parecer meio contraditório mas se os shampoos para cabelo ressecados contém menos ativos agressivos então eles devem ser bons também para cabelo oleoso. Vc acha q faz sentido? Porque apesar do meu cabelo ser de normal para oleosos(mais próximo de oleoso), ele é um pouco poroso e frágil na raiz. Dizem q é bom usar apenas bicarbonato de sódio mas não sei não. Alguma dica? Bjs!

    2. Avatar de Cristina

      Muito válido seu comentário. Tenho cabelo cacheado e entrei na onda do shampoo sem sulfato, minhas caspas aumentaram consideravelmente, e muito produtos liberados do mercado, são de péssima qualidade. Acredito que marcas que possuem mais tecnologia são mais confiáveis, acho que temos apenas que escolher o shampoo certo. Pois antes de começar com a técnica usava shampoos muitos bons e não achava que agredia meus cabelos… hoje em dia eles estão péssimos.

  16. Avatar de Rute Rosa

    Uso a linha sem sulfato da Marie Solti e gosto muito!! Tentei usar de outars marcas mas não gostei, só meu dei bem com a marca Marie Solti !

    bjus!! 😀

  17. Avatar de Mila

    esse povo que diz que nao faz diferença é por q nao tem cabelo crespo !!

    pois em cabelo crespo faz diferença sim !!! quando nascerem com cabelo crespo vcs irao poder comentar se o cabelo fica menos ressecado ou nao !!

  18. Avatar de Tania Cristina

    meu cabelo é bem cacheado depois que eu usei este tipo de shampoo meu cabelo melhorou muito o aspecto ressecado dele. 😆

  19. Avatar de Maria Aparecida

    Adorei a dica de usar os produtos de cabelos da natura mamãe bebe vou experimenta.
    Meus cabelos não agradecem nada que eu faço esta sempre ressecado ,muito volumoso,e as vezes fica como se tivesse queimado todo encolhido muito estranho não sei o que estou fazendo de errado com ele.

  20. Avatar de Denize Gomes

    Olá eu comecei a usar shampoo sem sulfato, mais meu cabelo ficar difícil pra pentear. É normal? Bju

  21. Avatar de Bianca

    Esse shampoo Pure da L’anza não foi bom p o meu cabelo.
    Tenho cabelos longos e sempre foram bem cuidados,após utilizarem esse shampoo em uma lavagem em um salão de beleza meu cabelo acabou. Ficou muito ressecado, rebelde, cheio de frizz, espetado,realmente muito difícil de controlar. Quando eu durmo acordo com o cabelo todo amassado. Agora li sobre o cronograma capilar e vou tentar trazer meus cabelos de volta a vida. Entendo que cada cabelo responde de forma diferente, mas não recomendo esse shampoo da L’anza.

  22. Avatar de Paula

    Concordo com você,Maria Carolina.
    Assim como você, faço pesquisas sobre fórmulas de produtos capilares.
    Prefiro também shampoo com sulfato que seja bem formulado do que o sem sulfato mal formulado.
    Usei o shampoo sem sulfato da Inoar Bombar Cachos Online e chegou a ressecar meus cabelos ondulados (isto porque só passava uma vez o shampoo no dia da lavagem).
    Atualmente uso o shampoo de Elseve Óleo Extraordinário Nutrição e estou gostando bastante.
    Entre vinte dias no mês, uso outro shampoo da mesma marca, o Hydra-Detox Reequilibrante,para retirar o excesso de resíduos de produtos no meu cabelo e funciona muito bem para mim.

    1. Avatar de Fer

      Sério que ressecou? Estou esperando uns que comprei chegarem e já estou triste então 🙁

  23. Avatar de Raquel Martins Braga

    Eu to usando a salon line minha Maria natureza festival das flores, além de não ter sulfato, sal ,conservantes enfim… ele é vegano, deixa meu cabelo muito brilhoso 😍
    Vou usar muito esses shampos 😍

  24. Avatar de Thaís Cardoso

    Nem com sulfato ou sem sulfato. Use bicarbonato de sódio!Ele limpa,tira resíduos do couro cabeludo, não faz espuma,mais mantém o pH natural dos cabelos.
    Assumi os meus cachos a 1 mês e desde que decidi assumir meu cabelo, resolvi não mais usar shampoos e somente o bicarbonato de sódio. Meus cachos se tornaram definidos, macios e não tenho mais caspa! E é claro que com o meu condicionador não poderia ser diferente,tbm teve alteração!! Uso um condicionador para cabelos cacheados(qualquer um)ou até mesmo uma máscara de hidratação para se fazer d’baixo do banho. E claro,o vinagre de maçã, que é um super ingrediente na hora de selar os fios e hidrata. Utilizo os dois juntos com a medida do condicionador somente o suficiente para o tamanho do meu cabelo e do vinagre a 1 🥄 de sopa,a mesma medida para a de água. E pronto!! Depois é só enxaguar e vida que segue🙂

  25. Avatar de Paula

    Ops! Correção: Tenho cabelos cacheados.

  26. Avatar de Paula

    Gente,o shampoo sem sulfato só fez ressecar o meu cabelo cacheado (no primeiro post disse que era ondulado,mas estou corrigindo o erro). Usei o shampoo Cachos Online da Inoar; o shampoo Maria Natureza Leite de Coco e Monoi da Salon Line e também usei o shampoo Macadâmia Oil Premium da Inoar. Só joguei meu dinheiro fora. Voltei usar shampoo com sulfato novamente e confesso que foi a melhor decisão que tomei.Estou usando o da Elseve Loreal.

  27. Avatar de Anna

    Tenho cabelo ondulado 2A, e contradizendo o mito de que cabelos lisos ou ondulados são oleosos, o meu cabelo é beem seco desde a raiz. Comecei a usar um shampoo de sulfato fraco (inoar Kálice), e senti uma diferença enorme em relação aos shampoos com sulfato forte, que sempre deixaram meu cabelo impossível de lidar. O volume diminuiu consideravelmente, o frizz também, o cabelo ficou mais macio e brilhoso além de reter os tratamentos por mais tempo (com o shampoo de sulfato forte era só lavar uma única vez que toda a hidratação/nutrição/reconstrução da máscara usada na lavagem anterior ia embora na mesma hora).