Para a mulher que gosta de se cuidar

Dicas para Aumentar a Imunidade

Dicas para Aumentar a Imunidade

O sistema imunológico é um conjunto de estruturas responsáveis por garantir a defesa e por manter o corpo funcionando livre de doenças. Compreende todos os mecanismos pelos quais nosso organismo se defende de invasores internos como bactérias, vírus e parasitas.

O sistema imunológico também é responsável pela limpeza do organismo, ou seja, a retirada de células mortas, a renovação de determinadas estruturas, rejeição de enxertos, além de memória imunológica. Também é ativo contra células alteradas que diariamente surgem no nosso corpo como resultado de mitoses anormais: essas células, se não forem destruídas, podem dar origem a tumores.

Dicas para Aumentar a Imunidade

Como reforçar sua imunidade?

  • Alimentar-se bem. A melhor forma de reforçar o sistema imunológico do nosso organismo é através de uma alimentação correta e saudável.
  • Praticar exercícios físicos. Os exercícios físicos devem ser feitos pelo menos 3 vezes por semana de 30 a 40 minutos.
  • Manter as mãos sempre limpas.
  • Cultivar hábitos de higiene bucal, como escovar os dentes após as refeições e sempre usar fio dental.
  • Evitar colocar a mão na boca.
  • Manter os ambientes sempre limpos e arejados.

Alimentos para Imunidade

Dicas para Aumentar a Imunidade

Sua imunidade anda baixa? Ou, independente da resposta, você não quer dar chance para que nenhum mal afete a sua saúde? Aposte em um prato de comida bem equilibrado, principalmente com os ingredientes certos. Os alimentos verdadeiros são ricos em vitaminas, minerais e outras substâncias que auxiliam na manutenção do sistema imunológico. De acordo com nutricionistas, atingir a recomendação diária de consumo de frutas e vegetais já garante uma defesa melhor. O consumo sugerido é de cinco porções por dia: três frutas e dois vegetais. A seguir, confira a lista de campeões da blindagem e conheça os motivos que tornam esses alimentos poderosos aliados do organismo.

  • Alho e Cebola. Excelentes para o sistema imunológico. Contêm substâncias que estimulam enzimas e inibem o crescimento bacteriano.
  • Tomate. Rico em licopeno, o tomate é forte aliado para combater doenças cardiovasculares, removendo radicais livres do organismo.
  • Cenoura e Brócolis. Contêm vitamina A. A deficiência dessa vitamina provoca uma redução no número de linfócitos, aumentando a probabilidade de infecções bacterianas, virais ou parasitárias.
  • Laranja, manga, morango e pimentão. Ricos em vitamina C, aumentam a produção de leucócitos, células de defesa que estimulam a resistência.
  • Castanha do Pará, amêndoas, nozes, assim como folhas verdes. Contêm selênio, vitaminas e atuam como antioxidantes. Protegem as membranas celulares contra substâncias tóxicas, radiação e os temíveis radicais livres, que são liberados nas reações químicas naturais do organismo.
  • Carne, leite, peixes, aves, feijão e cereais integrais. Como esses alimentos contêm zinco e selênio, a deficiência pode causar diversas doenças imunológicas.
  • Ômega 3 (azeite e salmão). Auxilia as artérias a permanecerem longe de inflamações, ajudando a imunidade do corpo.
  • Chocolate meio-amargo, linhaça e vinho tinto. Contêm antioxidantes e propriedades que defendem o organismo.

Bebidas para Imunidade

Dicas para Aumentar a Imunidade
  • Água. Tome pelo menos um litro e meio de água por dia para manter o corpo hidratado e as vias aéreas úmidas.
  • Suco verde. Contém clorofila (rica em zinco, ferro e vitamina C).
  • Suco de frutas. Nutritivos e cheios de vitaminas.
  • Chá de gengibre. Fortalece o sistema de defesa do organismo e tem ação bactericida. Excelente no processo digestivo. Saiba mais sobre o gengibre.
  • Chá verde. Desintoxica e acelera o metabolismo, melhora a imunidade e combate os radicais livres.
  • Chá de Anis. O anis é excelente para melhorar a imunidade contra vírus, especialmente contra resfriados.
Dicas para Aumentar a Imunidade

Suplementos para Melhorar a Imunidade

Própolis

A própolis é uma substância produzida pelas abelhas usando a própria cera e resinas de diferentes plantas, e é utilizada para auxiliar na defesa da colmeia contra bactérias, vírus e fungos. Esta substância possui inúmeros benefícios à saúde, possuindo propriedades antissépticas e podendo ser usado no tratamento de feridas, no fortalecimento do sistema imunológico, no tratamento de doenças das vias respiratórias. O ideal é consumir a própolis do tipo verde, 20 gotas diariamente.

Probióticos

Os produtos probióticos contêm bactérias que atuam de forma benéfica no organismo e que normalmente habitam o intestino. Mais de 70% do sistema imunológico é controlado pelo sistema gastrointestinal, onde estas bactérias são fundamentais para melhorar a digestão e também proteger o organismo contra micro-organismos patógenos.

Dicas para Aumentar a Imunidade

Vitaminas e Minerais

Vitamina C: A vitamina C é um suplemento chave para o sistema imunológico devido à proteção que promove nas células , mantendo-as saudáveis. Ela facilita a absorção de ferro ajudando a prevenir a anemia ferropriva (falta de ferro). Previne resfriados por estimular o sistema imunológico e distúrbios da coagulação sanguínea e lesões hepáticas. O ideal é uma dose de 500 mg ao dia.

Zinco: Ajuda a fortalecer o sistema imunológico e tem um papel importante no metabolismo dos macronutrientes. O zinco pode contribuir para a manutenção de pele, cabelo e unhas saudáveis. Durante e depois de exercícios intensos, ela favorece a função imune e a reduzir os danos oxidativos celulares causados pelos radicais livres. O ideal é uma dose de 30 mg por dia.

Vitamina D: A vitamina D tem a habilidade de aumentar a resposta imunitária do nosso corpo.

Tem a capacidade de assegurar que todos os nossos órgãos vitais estão a trabalhar de forma eficaz e eficiente, e por isto é altamente eficaz na prevenção de uma simples constipação. Além dos benefícios ligados ao sistema imunitário, a vitamina D também ajuda na mineralização óssea e é benéfica no funcionamento do nosso sistema circulatório. Pesquisas mostram que níveis saudáveis de vitamina D no organismo podem auxiliar na prevenção de toda e qualquer infecção. Uma dose de 30.000 UI por semana já ajuda a reduzir o risco de gripes e resfriados.

Astragalus

Esta erva chinesa é famosa por suas propriedades de estimular o sistema imunológico. Recomenda-se o consumo de 1000 mg ou mais por dia para estimular as células brancas do sangue, tanto para prevenir quanto para lutar contra infecções. Algumas pesquisas indicam que os resultados começam a aparecer depois de 6 a 8 semanas de uso. Então, não é um suplemento de uso imediato e pontual. Faz mais sentido o uso contínuo como estratégia de fortalecimento da imunidade geral.

Dicas para Aumentar a Imunidade

Cúrcuma

A cúrcuma ou açafrão-da-terra, planta cujo pó é geralmente usado como tempero, e também é considerada um super alimento. A planta é rica em antioxidantes e possui fortes propriedades anti-inflamatórias. Inclusive, alguns estudos sugerem que essas qualidades fazem da cúrcuma uma forte defesa contra gripes, resfriados e congestão nasal. Além de ajudar na imunidade, ativa o metabolismo.

Whey Protein

É uma suplementação repleta de nutrientes, principalmente a proteína. A Whey protein também influencia na produção de anticorpos, em especial das imunoglobulinas. Há estudos desde os anos 80 que demonstram a grande influência das proteínas do soro do leite no sistema imunológico e como esse alimento pode fornecer substrato para as defesas do organismo.

E a sua imunidade como está?

51 comentários para “Dicas para Aumentar a Imunidade”

  1. Avatar de Antonieta

    Minha imunidade está baixa, estou sarando de uma gripe agora… isso que a memos de um mes já tinha pegado um resfriado.
    Confesso que não me alimento tão bem assim 😕

    Certamente irei seguir algumas sugetões do artigo.

    1. Avatar de Marlene Maria Dos Santos

      quero mais dicas para aumentar a imunidade.

    2. Avatar de Erenildes

      Eu estom com nariz molhado direito e espirrado erenildes

  2. Avatar de Marcos

    Muito bom esse texto… preciso melhorar a minha imunidade

    1. Avatar de Eunice

      Minha sinusite está pior ser a o tempo ou minha imunidade baixa

      1. Avatar de Viviane

        Boa noite 💤 faço quimioterapia de 15 em 15 dias e tem vez que pula uma quimio por motivo de baixar a imunidade como super bem alimentação bem equilibrada e também aplico na barriga uma vacina para almentar mas mesmo a sim ela aumenta mas não é o suficiente para fazer o tratamento eh fico muito triste 😔 quero saber o que faço qual suco ou chá 🍵 o melhor para aumentar rápido ,obrigada !

  3. Avatar de Mila

    Excelente post… sempre estou atrás de dicas para melhorar, agora está tudo bem

  4. Avatar de Rubia

    Minha imunidade está ok, faz tempo que não tenho gripe.

  5. Avatar de Lu

    Excelente artigo, vou seguir as dicas 😳

  6. Avatar de Camila

    Estou tomando suco verde todos os dias de manhã, está sendo ótimo, não páro mais, amei o artigo tb 😆

  7. Avatar de Angélica

    Minha imunidade não anda bem, adquiri rinite por conta da baixa imunidade… resfriados constantes… é bem chato

  8. Avatar de Milena

    Excelente artigo, preciso melhorar

  9. Avatar de Bell

    adorei as dicas.Gostaria de sugeri uma matéria sobre uso de anticoncepcional e os efeitos de alterações no organismo (queda de cabelo,aumento de fios branco,manchas na pele entre outros).

  10. Avatar de Juliana Rocker

    Alho e cebola são os melhores alimentos para melhorar a imunidade segundo minha nutróloga

  11. Avatar de Glaucia Nogueira

    Parabéns pelo artigo, muito útil

    1. Avatar de Rosana Leon Xavier Rocha

      Obrigado pelas informações

  12. Avatar de Divonsir Teodomiro Soares

    Achei excelents os conselhos. Tenho gripado com muita frequência. Vou fazer usos das receitas, embora já faça uso de alho e cebola. Vou anotar tudo à parte para a hora de comprar verduras e legumes. Obrigado pela ajuda.

  13. Avatar de Rodrigo

    Depois que eu comecei a fazer exercícios (musculação) eu não peguei mais resfriados… claro que melhorei a alimentação tb, está tudo ótimo

  14. Avatar de Norma

    Por mais que eu me alimente bem, minha imunidade nunca será boa, sou muito estressada…

  15. Avatar de Marta

    Excelente post, de uns tempos para cá comecei melhorar minha alimentação, inclusive o Beleza e Saúde me ajudou mudar alguns hábitos… hj minha imunidade está bem melhor…

  16. Avatar de Hélida C.

    Post muito informativo, gostei 🙂 preciso seguir algumas dicas

  17. Avatar de Cacilda

    Excelente post , já tem uns dez anos que não sei o que é gripe, da lista dos alimentos, não consigo tomar o chá verde, linhaça. salmão, carne como de vez em nunca 😉 agora leite e seus derivados adoro, frutas , legumes e algumas folhas verdes tb gosto, agora os integrais não consigo , o que parei foi com o refrigerante, tomo suco natural, refri se tomar é no final de semana.
    Frituras não como, não suporto nem o cheiro de frituras, agora na grelha é bom e não faz mal , então abuso um pouco 🙂
    Mas vou tentar comer essa tal de linhaça, opss, jogar no liquidificador e fazer uma misturebe com as frutas>
    Excelente semana
    Abraços

  18. Avatar de Iolanda

    Gostei do post, me alimento super bem… como muitas frutas, verduras e fibras, já segui várias dicas daqui

  19. Avatar de Meire

    Chá verde sempre!!! não vivo sem, imunidade nas alturas

  20. Avatar de Jaielly

    😛 Olá !Agradeço muitos pelas dicas,
    Tenho a imunidade baixa,irei seguir as dicas,achei muito útil.Para mim manter saudável!
    Obrigada!
    Tenha uma ótima semana!
    Fica com Deus!

  21. Avatar de Maria Do Carmo

    Oi Celisa,muito boa a matéria,quero contribuir com esse post.Sempre estava com baixa imunidade, minha médica receitou para tomar todas as manhãs um iogurte da danone que chama ACTMEL, é ótimo para aumentar a imunidade,e é muito gostoso,experimente,vcs vao gostar,tem que tomar todos os dias.

  22. Avatar de Cláudia

    Agradeço as dicas; estou mesmo precisando melhorar a minha imunidade 😉

  23. Avatar de Julia Gilze

    quase nunca fico resfriada 😉 ,mais em compensação são muita dores no corpo,ossos e estomago,sera que tem a ver com a imunidade? 😕 confesso que ñ como nem a metade dos alimentos sitados a cima,mesmo com 41 kg me preocupo muito com meu peso,e como bem pouco. 🙁 muito que melhora

  24. Avatar de Ingrid Limbat

    A minha nas férias, fica muito baixa, porquê sou dessas, que acha que nas férias pode tudo e acabo exagerando nas guloseimas.. Agora em tempo de aula, estudo muito, me alimento muito bem mesmo, comidas ricas em verduras, sucos da fruta, muita fruta e frequento a academia! 🙂

  25. Avatar de Maria Lucia Cuco

    muito obrigada pelas dicas que tem me dado. e principalmente de hoje gostei bastante e apartir de agora ja sei como manter o meu corpo saudadavel. bj

  26. Avatar de Maria Lucia Cuco

    estou grata pelas dicas que tem me dado. e principalmente de hoje estimei bastante e apartir de agora ja sei como manter o meu corpo saudadavel. bj

  27. Avatar de Myla

    Oi, adoro o blog e gostei muito do artigo.
    Mas tenho uma dúvida. Disseram-me que chá verde em excesso (+ que uma chávena por dia) é prejudicial para a imunidade. Adoro chá e tento beber o verde pois sempre soube que era bom, mas agora fiquei confusa.
    Obrigada. bjs

  28. Avatar de Bia Fernandes

    Me sinto muito bem em fazer parte desse blog, amei essas dicas

  29. Avatar de Ariádine

    Minha imunidade estava bem baixa, embora eu me cuide. Acho que era emocional, mas agora estou forte.

  30. Avatar de Claudia Marcia Da Silva Vidal

    Olá, boa tarde, gostei muito da matéria, pois sou portadora de muitos problemas de saúde, tenho várias doenças e não tenho imunidade nenhuma, tomo muitos medicamentos por dia, por isso vou seguir à risca todas as dicas. Grata. Claudia. Boa tarde e fiquem com DEUS>

  31. Avatar de Andreza

    Adorei o assunto abordado, é de muita utilidade. Parabéns!!!!!! 😛

  32. Avatar de Cíntia

    Muito bom o assunto. Costumo me alimentar bem, mas com essas dicas melhorarei minha alimentação em 1000%.

  33. Avatar de Carla

    ola gostei da postagem estou vendo que neste ultimo dias não estou bebendo agua nem vontade eu tenho de beber,estou vendo que também estou a perder peso e nem sei porque,e gostaria que postacem um artigo com receitas de sucos verdes,estou falta de beber sumos industrializados

  34. Avatar de Alessandra Rodrigues

    excelente artigo!!! ótimo. 😀

  35. Avatar de Gardenia

    Pois é ! agora que já temos dicas importantes é só praticar!

  36. Avatar de Rudnei Debovi Paim

    Para todos que precisam potencializar o Sistema Imunológico.

    Eu trabalho com produtos para aumento do sistema imunológico.
    Saiba o que são “Fatores de Transferência”.
    É uma novidade no Brasil e uma tecnologia que eu nunca havia visto antes e totalmente natural. Potencializa seu sistema imunológico em até 287%. Se quiserem saber mais é só visitar meu site: http://www.transfer4yourlife.com.br

  37. Avatar de Lanna

    Ha um ano venho fazendo uma dieta com reducao de alguns alimentos e muito cha verde, emagreci 10kg e agora sinto muitas dores no corpo, principalmente juntas e musculos, e agora me aparece uma candidiase oral… Antes da candida fiz diversos exames, inclusive de hormonios e vitaminas e os medicos disseram que nao tinha nada, talvez, fibromyalgia.. So que agora apareceu essa candidiase, estou tratando… Ha anos nao gripo, nao resfrio, so tenho enxaqueca. todos em meu trabalho ficam gripados, eu nao… porem, sou extremamente ansiosa e passei por uma crise de extresse… Pode ter alguma coisa a ver com essa candidiase?

    1. Avatar de Expedita Silva

      Tem tudo a ver,a infermeira fez uma lavagem com uma mistura de agua oxigenada e agua,e 8 comp de fluconazol,passou de um dia p outro,o stress faz voltar. 😉

  38. Avatar de Arthur

    Muito obrigado pelas dicas ! Muito bom o conteúdo para aumentar a imunidade, problema pelo qual eu passo também e sei muito bem como é.

    http://sucosnutritivos.com.br/sucos-terapeuticos/suco-para-aumentar-a-imunidade/

    Nesta pagina encontrei algumas receitas de SUCOS PARA AUMENTAR A IMUNIDADE e me ajudaram muito, espero que ajude vocês também ! forte abraço.

  39. Avatar de Thamires Mendes

    Ola estou com a minha imunidade baixa estou com afta na boca
    confesso que nao me alimento bem o que faço para evitar essas coisas

  40. Avatar de Cacilda

    Me alimento de forma mais saudavel possivel mas tenho muitos aborrecimentos e perdi um filho recentemente o que me abateu muito. Acredito que minha baixa imunologica se da mais pelo estresse e o fato de ser alergica.

  41. Avatar de Josias Domingos Da Cruz Josias

    Vale apena procurar manter a imunidade alta, só assim nos prevenimos ou reagimos a diversos tipos de doenças.

  42. Avatar de Rose Andrade

    Alimento razoavelmenre bem mas tenho uma candidiase a quatro anos repetitiva devido a imunidade baixa , não consigo melhorar meu stres

  43. Avatar de Elane

    Eu tenho rinite alergica…eu sempre resfriada com frequencia… nao sei se e com rinite ou minha imunidade e baixa…. se rinite alergica e imunidade baixa tambem

    aguardo o retorno,
    Elane

  44. Avatar de Silene

    Gostei muito da matéria, importantíssima essas dicas. Comecei ontem o meu suplemento vitamínico. Mas não dispenso jamais as vitaminas naturais da frutas, legumes, verduras e…………. Estão de parabéns com esse maravilhoso post. Bjsssss……

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva