Para a mulher que gosta de se cuidar

Spirulina: Alga Proteica Superpoderosa para Imunidade

Spirulina: Alga Proteica Superpoderosa para Imunidade

A spirulina é uma espécie de bactéria, também considerada como microalga, que é riquíssima em proteína (75% dela) e considerada um superalimento por muitos. A spirulina é usada como suplemento alimentar para enriquecer a dieta. Além disso, ela é super indicada para fornecer nutrientes para quem faz dieta hipocalórica.

Publicidade

A principal função da spirulina é colaborar para o fortalecimento do sistema imunológico, mas ela também ajuda a regular a glicemia, tem ação antioxidante e atua na destoxificação (eliminação de toxinas), além de aumentar a sensação de saciedade e amenizar processos inflamatórios.

Propriedades da Spirulina

Contém vitaminas, especialmente as do complexo B (anti-stress), e diversos sais minerais. A spirulina é uma das mais concentradas fontes de ferro, oferecendo 28 vezes a quantidade presente no fígado de boi. De acordo com pesquisas, o tipo de ferro existente na spirulina é duas vezes mais biodisponível do que o ferro presente nas carnes, tornando-a um excelente aliado para aqueles que sofrem de anemia. A spirulina também apresenta quantidades significativas de betacaroteno, substância que pode ser convertida em vitamina A.

Rica também em carotenoides (alfa, gama e beta), cálcio (8x a quantidade presente no leite de vaca), manganês, cromo e selênio, a spirulina possui em seu pigmento azulado (Phycocianina) propriedades altamente benéficas para o organismo. A spirulina é a mais rica fonte nutricional de GLA, um ácido graxo essencial raramente encontrado em alimentos comuns.

A spirulina ainda tem efeito antiviral, antioxidante e anti-inflamatório.

Benefícios da Spirulina

Spirulina: Alga Proteica Superpoderosa para Imunidade
  • Fortalece a imunidade, por isso é útil na manutenção da saúde.
  • Dá mais disposição, pois é fonte de energia.
  • Ajuda na prevenção de acidentes vasculares e infecções.
  • Promove alívio nos sintomas de TPM.
  • Contém fenilalanina, que estimula a saciedade. Ela forma uma espécie de gel no estômago, que desacelera o esvaziamento gástrico e diminui a fome.
  • Os antioxidantes da spirulina ajudam a combater os radicais livres e auxiliam nos processos inflamatórios, ajudando a manter a pele jovem e prevenindo doenças como o câncer.
  • Riquíssima em cálcio, a spirulina é uma importante aliada no fortalecimento dos ossos, contribuindo na prevenção da osteoporose.
  • A spirulina contém ácidos graxos essenciais da família do ômega 6. O principal deles é o gama-linolênico, que notoriamente ajuda a reduzir e prevenir o acúmulo de colesterol.
  • Ajuda nas alergias: a spirulina interrompe a liberação de histaminas, substâncias que contribuem para os sintomas alérgicos, como nariz escorrendo, olhos lacrimejantes e coceiras.

Como usar a spirulina

O uso da spirulina deve ser associado à ingestão de muita água: ela tem uma grande quantidade de fibras insolúveis, proporcionando o aumento no bolo fecal e favorecendo a saúde intestinal, desde que seu uso seja aliado ao consumo de muita água.

Spirulina: Alga Proteica Superpoderosa para Imunidade

Pode ser utilizada na forma de pó ou em cápsulas. A em pó pode ser utilizada no suco verde, vitaminas, suco de frutas ou com água.

Em cápsulas a dosagem sugerida é de 3 mg. A dose pode ser dividida ao longo do dia, nas diversas refeições.

Contra Indicação da Spirulina

Pessoas com doenças autoimunes tais como a esclerose múltipla, lúpus, doença de Cronh, artrite reumatoide e fibromialgia, por exemplo, devem evitar o consumo de spirulina. Ela ativa o sistema imunológico e pode diminuir a eficácia de medicamentos imunossupressores. Além disso, a spirulina contém fenilalanina, um verdadeiro perigo para portadores da fenilcetonúria.

A cápsula também é contraindicada para crianças e mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

A spirulina pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, mas atenção: cuidado na hora de comprar sua spirulina, é preciso que ela procedência confiável. Muitas possuem agentes contaminantes como metais tóxicos e bactérias nocivas que poderiam causar danos ao fígado, náuseas e vômitos. Infelizmente não é fácil saber com certeza se uma spirulina é de boa procedência mas, na medida do possível, é sempre importante estar atenta à qualidade do produto!

12 comentários para “Spirulina: Alga Proteica Superpoderosa para Imunidade”

  1. Avatar de Iolanda

    Já ouvi falar e muito bem por sinal, mas nunca experimentei, gostei do artigo!

  2. Avatar de Claudia Anjos

    😆 .. Adorei a matéria ! Tenho imunidade baixa…vou procurar essa alga.. E ver se melhoro ou aumento minha imunidade..rsrs bjss e bom dia ?

  3. Avatar de Mari

    Poxa.. que legal!! Comprei a Spirulina semana passada, e comecei a tomar agora! Ela realmente tira um pouco a fome!! Estou adorando!! Comprei no site http://www.puravida.com.br Lá a procedência é garantida!!

  4. Avatar de Patricia Sansini

    para quem tem problema na tireoide que também é uma doença autoimune a hipo ?

  5. Avatar de Raquel Delis

    Eu tomo a spirulina faz uns 3 anos, foi recomendação da dermato pois melhora a pele, espinhas e ainda é ótima para saúde.

  6. Avatar de Silene

    Olá, nunca ouvi falar.
    Mais fiquei muito interessada, pois tenho imunidade baixa.
    Vou procurar aqui na minha cidade, obrigada por esta dica maravilhosa.
    Bjus………

  7. Avatar de Tânia Lopes

    Ouvi e li em um site de beleza que ela também é ótima para os cabelos. Verdade? Se sim, como usar?

  8. Avatar de Petra

    Eu sou adepta da spirulina e clorela, são muito benéficas…conheci essas algas quando morei no japão, lá tem muito e de qualidade. Minha irmã sempre me manda, nunca comprei aqui no Brasil.
    Excelente texto

  9. Avatar de Ana Maria Campos

    Spirulina é muito saudável, eu gosto de usar, melhora minha disposição.

  10. Avatar de Aparecidad Pereira Souza

    LEGAL ADOREI OS COMENTARIOS
    SOFRO DE ALERGIA EU VOU EXPERMENTAR
    A USAR DEPOIS VOLTO AQUI PARA FALAR
    DOS EFEITOS GRANDE ABRAÇO A VCS OBGDA

  11. Avatar de Ivone Da Silva

    Como saber se a espirulina é de boa qualidade, ela é importada ou brasileira?

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva