Para a mulher que gosta de se cuidar

Estresse: Entenda Melhor e Amenize esse Problema!

Estresse: Entenda Melhor e Amenize esse Problema!

O estresse é o estado resultante de excessiva exposição a certos estímulos, com tensão muscular, fadiga, cansaço, dores nas costas, dificuldade para dormir, dor de cabeça, perda de memória, dificuldade em resolver problemas, entre outros.

O estresse é uma resposta do organismo frente a um perigo, que prepara o corpo para fugir ou lutar. O estresse pode ser considerado também como a soma de respostas físicas e mentais de uma incapacidade de distinguir entre o real e as experiências e expectativas pessoais.

Todos atravessamos crises de estresse e emoções fortes. A vida frequentemente nos obriga a encarar situações difíceis e ameaçadoras. Cada pessoa reage de modo diferente a essas situações — o que para uns é motivo de muito estresse para outros não é motivo para nenhuma alteração emocional. Entretanto, todos têm um limite de tolerância a partir do qual a saúde começa a ser prejudicada.

Em situação de estresse, o corpo humano reage de diferentes formas. A ativação da glândula hipófise — localizada na região frontal do cérebro — libera hormônios que ativam as glândulas suprarrenais (que, como o próprio nome indica, localizam-se na parte superior dos rins). Isso faz com que o hormônio cortisol seja produzido e liberado na corrente sanguínea. O excesso de cortisol leva a uma destruição das células de defesa — os glóbulos brancos — causando uma baixa na defesa imunológica do organismo, possibilitando assim a proliferação e desenvolvimento de doenças.

Antes de tratarmos das estratégias de como diminuir o estresse, alguns considerações devem ser feitas: nenhum método isolado é infalível; uma combinação de vários métodos é geralmente mais efetiva. O que funciona para uma pessoa, não necessariamente funcionará para outras.

Lembrando também que o estresse pode ser tanto negativo como positivo. O estresse apropriado e controlado melhora o interesse e motiva o indivíduo, assim como a ausência total de estresse pode levar ao tédio e à depressão.

Finalmente, um médico ou psicólogo deve ser procurado quando forem identificadas condições físicas e psicológicas associadas ao estresse, como sintomas cardíacos, dor significativa, ansiedade, ou depressão.

Estresse: Entenda Melhor e Amenize esse Problema!

Sintomas do Estresse

  • Sinais de cansaço e desânimo
  • Sentimento de medo e agressividade constantes
  • Constantes crises de tensão e angústia
  • Afastamento de suas atividades de trabalho
  • Incapacidade de domínio sobre as emoções
  • Impotência na resolução de problemas
  • Dor na coluna e dor de cabeça
  • Fixação num determinado problema de trabalho
  • Diminuição da produtividade e eficiência
  • Perda de memória
  • Perturbação e aceleração do batimento cardíaco
  • Irritação, mau humor, medo, angústia e esgotamento
Estresse: Entenda Melhor e Amenize esse Problema!

Tratamento do Estresse

  • Tente descobrir o que pode estar causando tensão e aborrecimento e tente contornar essas causas. Procure planejar os períodos e horários de modo a evitar correrias.
  • Faça uma atividade por vez e concentre-se nela. Quem se preocupa com muitas tarefas ao mesmo tempo não executa bem nenhuma delas.
  • Faça atividades físicas, mentais e recreativas; procure sempre equilibrar essas atividades.
  • Pratique caminhada, se possível ao ar livre e em ambientes naturais.
  • Tenha uma dieta saudável. A saúde em geral e a resistência ao estresse podem melhorar com uma dieta rica em cereais integrais, vegetais e frutas. Procure também evitar o abuso de álcool, cafeína e cigarro.
  • Não se esqueça de ter uma boa relação com amigos e família.
  • Mantenha bons pensamentos; cultive bons propósitos e ideais.
  • Pratique a meditação. Relaxe, esvazie a mente de preocupações; respire lenta e profundamente.
  • Durma o suficiente para se sentir renovado.
  • Coma sem pressa. Sinta bem o sabor da comida; expulse pensamentos que o incomodam.
  • Seja positivo e exerça constantemente a paciência.
  • Absorva as crises de raiva com sabedoria.
  • Seja menos competitivo; busque ser feliz e fazer o que gosta alheio às influências e julgamentos dos outros.
  • Encare os eventos cotidianos de uma maneira diferente. Mantenha um senso de humor durante as situações difíceis; o riso não somente ajuda a aliviar a tensão e manter as perspectivas, mas também tem um efeito físico que reduz os níveis do hormônio do estresse.
Estresse: Entenda Melhor e Amenize esse Problema!

Tratamento do Estresse com Óleos Essenciais

A aromaterapia, que utiliza princípios ativos de plantas medicinais aromáticas para equilibrar o corpo e a mente, é uma alternativa de tratamento para quem apresenta sinais de estresse. O método promete amenizar sintomas como ansiedade, irritabilidade, taquicardia, depressão, redução da libido, dificuldade de concentração e distúrbios no apetite.

Quando o aroma de um óleo essencial é inalado, as moléculas entram nas cavidades nasais e estimulam uma série de respostas mentais no sistema límbico do cérebro. Estes estimulantes regulam o estresse ou instigam respostas calmantes, que podem ser registradas através da frequência cardíaca, padrões de respiração, produção hormonal e pressão sanguínea.

A aromaterapia pode ser obtida através de um banho, assim como por inalação direta, por vapor de água quente misturado com as essências desejadas, por vaporizador ou umidificador, massagem, compressa ou através de difusores aromáticos.

Os óleos essenciais que mais combatem o estresse, ansiedade e depressão são os de lavanda, ylang-ylang, bergamota, camomila, olíbano, hortelã pimenta e gerânio.

Estresse: Entenda Melhor e Amenize esse Problema!

Animais Aliviam o Estresse

Entre os múltiplos benefícios e das muitas alegrias que os animais de estimação nos dão, eles ajudam a combater o estresse e muitas das consequências que este mal provoca em nosso corpo e mente. Ao acariciar ou brincar com seu cão ou gato você pode ter resultados melhores do que com comprimidos da medicina, terapias e técnicas de todos os tipos.

Lembre-se sempre: em uma situação de problema, não adianta se preocupar. Isto só traz sofrimento, depressão e nervosismo, além de não trazer a solução. Aprenda a controlar esses sentimentos e se tornará uma pessoa mais feliz.

205 comentários para “Estresse: Entenda Melhor e Amenize esse Problema!”

  1. Avatar de Andreia

    Ultimamente ando muito a flor da pele,brigo constantemente,sinto raiva de tudo e de todos,tou sem esperança nenhuma de vida melhor

  2. Avatar de Sergio

    Com muitas viagens pelo interior paulista e também pressão para bater a meta, eu não tinha outro quadro a não ser estressado.

    Com esta vida eu não tinha horário para me alimentar, sentia muita sonolência,era muito irritado, não fazia de esportes.

    Até que um dia depois de vir de viagens, fui pressionado quanto à meta, e aquilo tudo foi a gota d´água pra mim, amava o meu trabalho, porém não queria mais ficar estressado.

    Consultei um Coach de Bem Estar, que me orientou a usar o NRG da Herbalife (veja o site http://herbaloja.online/nrg-herbalife-energetico-cha-preto-e-guarana-po-100-g.html )

    A consequência foi baixar em menos de 2 dias o nível de estresse, ter mais disposição e concentração nas atividades que desenvolvia.

    Continuo no mesmo emprego porém com estresse a baixo nível.

    É isso aí.

    Abraços

  3. Avatar de Josadaque Santos De Lima

    sinto-me esgotado.qualquer coisa que faço fico logo cansado.nao estou me concentrando,tenho tomado sertralina 50 mg e rivotril gts e faço caminhada.muito cansado e muitas vezes repentinamente.sintomas como se fosse desmaiar a qualquer momento.E isso me tira a paz.Muitas dores e principalmente nas pernas…nao sei se é nos ossos ou músculos.Sou muito ansioso,nao gosto de ser contrariado,nao tenho paciencia para ler,assistir…enfim,estou esgotado…se puder me ajudar…obg

  4. Avatar de Gealits Francy Bremem Camp

    Ando tão estressado que não suporto mais ninguém, ninguém mesmo, e algo sulreal, tanto que já me vi próximo de um abismo, e o pior que não tive receio de pular, a única pessoa que imaginei poder contar está virando as costas pra mim, Magini que seja por falta de coragem de me dizer que não me suporta mais, no trabalho tento ser o mais profissional possível, mas as vezes tem alguém que me testa o tempo inteiro, já não sei o que fazer, sei que estou me prejudicando e prejudicando meu relacionamento, e pior isso tá influenciando no crescimento da minha filha. 😡

  5. Avatar de Adrielle

    Aos uns tempos atrás ando muito estressada não sei mas oque fazer , Me irrito com tudo e todos , Não consigo mas ter Relação amorosa com meu esposo . Esse estresse vai acabar comigo !

    1. Avatar de Mari Santos

      Isso também acontece comigo, e fico isolada em algum canto só pensando e imaginando que isso só está me afastando de quem amo. Isso não é bom ! 🙁

  6. Avatar de Ervira

    Qualquer coisa me irrita, filhos, marido.
    Tem hora que dá vontade de sumir…tenho tido muitas dores pelo corpo, dor de cabeça na nuca umas fisgadas muito forte, muito sono cansaço… quando estou andando tenho a sensação que a qualquer momento vou desmaiar muita falta de ar aceleração no coração…e o pior eu falo pras pessoas, elas me dão a entender que estou fingindo riem da minha cara e isso me deixa mais nervosa…alguém passando por algo parecido, alguém pode me ajudar?

    1. Avatar de Daisyrre

      Eu estou passando por isso tbm, ñ tenho paciência com meus filhos meu marido, e fico mais estressada a noite, tenho vontade de matar, chamo muito palavrão, tenho vontade de chorar sempre, ñ tenho vontade de fazer nada dentro de casa, bato bastante nos meus filhos, sempre que eles mim contrária! Acho que estou ficando louca, e o pior é que ñ tenho ninguém que eu possa mim desabafa, mim sinto muito só!

  7. Avatar de Ivonete Duarte

    São tantos problema que não tem como a gente ficar calmo não. Não tem como.

  8. Avatar de F(avio Me((o

    Esse problema é geral na atualidade.

  9. Avatar de Clementina

    Sorrir 🙂 🙂 🙂 acalma e alivia…..

  10. Avatar de Clementina

    Sorrir 🙂 🙂 🙂 acalma e alivia…

  11. Avatar de Refoto

    Muito bom texto! Obrigado por o colocares aqui.

  12. Avatar de Universo

    Muito bom! Obrigado!

  13. Avatar de Eloisa

    eu estou assim também 🙁

  14. Avatar de Mitxel

    O que pode desenvolver o estresse ocupacional? O estresse ocupacional pode se derivar de diversas formas, entre elas: Longas jornadas de trabalho; Inadequação com o salário; Má relação com os seus colegas ou superiores; Pressão no ambiente de trabalho; Conflitos organizacionais que podem chegar aos empregados; Assédio moral; Horas extras em excesso; Ambientes de trabalho inadequados tais como: Ruído, falta de segurança, higiene, falta de iluminação etc. Como a empresa deve proceder quando o funcionário tem estresse ocupacional? Quando descoberto o estresse ocupacional dentro da empresa, a corporação deve, juntamente com o setor de RH, criar alternativas para começar a ter esses problemas prevenidos, diminuindo a demanda, entre essas medidas e alternativas estão: – Estimular as participações dos funcionários, para que eles passem a se sentirem envolvidos com a causa da empresa; – Passar a ter uma boa comunicação com o funcionário, mostrando a ele os objetivos da empresa e adaptando a sua carga de trabalho a ela. professional writing

  15. Avatar de Rita

    Não consigo deixar de pensar, e sinto muita dor de cabeça e coluna nao sei o que fazer
    Por favor ajudem me… Estresse vai acabar comigo!!!!! 😳 😳 😳 😡 😳

  16. Avatar de Deise Fernandes

    Amigos, depois de lutar dois anos contra esta crise econômica,fechei minha loja.Isto quer dizer: estou sem trabalho. Resumindo:Sem trabalho, dependendo de marido,etc.
    Mas, filhos criados e direcionados.
    Depois de uma luta árdua,procurei trabalho voluntário.Estou adorando
    Procurei tratamento médico e espiritual. Não estou falando de religião. Qualquer uma que te fortaleça. Estou procurando a minha cura. Já que depressão é uma doença invisível.
    Daqui a pouco estarei fora dessa!!
    Espero que sirva de exemplo.
    Não espere que ninguém faça por vocês!
    Ninguém vai fazer..
    Procurem a cura!
    Auto cura!
    Um abraço pra todos vocês. 😆

  17. Avatar de Jocymeire

    Estou muito estressada não sei o motivo ou talvez eu tenho que fazer tudo em casa sou casada e ele não me ajuda ..talvez cansada . Tenho 39 anos as vezes penso que vou infartar 😭😭

  18. Avatar de Gabing

    Eu ando muito estressada com tudo e todos. Estou frustrada com o meu trabalho, muito tempo fazendo a mesma coisa, sempre na mesmice e isso está me tirando a paz. Estou na linha staff já. 😣😣

  19. Avatar de Michele Marilia Cardoso Da Silva

    Tenho 39 anos minha vitamina B12 esta 191 queria saber se esta bom o resultado

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva