O estresse é o estado resultante de excessiva exposição a certos estímulos, com tensão muscular, fadiga, cansaço, dores nas costas, dificuldade para dormir, dor de cabeça, perda de memória, dificuldade em resolver problemas, entre outros.
O estresse é uma resposta do organismo frente a um perigo, que prepara o corpo para fugir ou lutar. O estresse pode ser considerado também como a soma de respostas físicas e mentais de uma incapacidade de distinguir entre o real e as experiências e expectativas pessoais.
Todos atravessamos crises de estresse e emoções fortes. A vida frequentemente nos obriga a encarar situações difíceis e ameaçadoras. Cada pessoa reage de modo diferente a essas situações — o que para uns é motivo de muito estresse para outros não é motivo para nenhuma alteração emocional. Entretanto, todos têm um limite de tolerância a partir do qual a saúde começa a ser prejudicada.
Em situação de estresse, o corpo humano reage de diferentes formas. A ativação da glândula hipófise — localizada na região frontal do cérebro — libera hormônios que ativam as glândulas suprarrenais (que, como o próprio nome indica, localizam-se na parte superior dos rins). Isso faz com que o hormônio cortisol seja produzido e liberado na corrente sanguínea. O excesso de cortisol leva a uma destruição das células de defesa — os glóbulos brancos — causando uma baixa na defesa imunológica do organismo, possibilitando assim a proliferação e desenvolvimento de doenças.
Antes de tratarmos das estratégias de como diminuir o estresse, alguns considerações devem ser feitas: nenhum método isolado é infalível; uma combinação de vários métodos é geralmente mais efetiva. O que funciona para uma pessoa, não necessariamente funcionará para outras.
Lembrando também que o estresse pode ser tanto negativo como positivo. O estresse apropriado e controlado melhora o interesse e motiva o indivíduo, assim como a ausência total de estresse pode levar ao tédio e à depressão.
Finalmente, um médico ou psicólogo deve ser procurado quando forem identificadas condições físicas e psicológicas associadas ao estresse, como sintomas cardíacos, dor significativa, ansiedade, ou depressão.
Sintomas do Estresse
- Sinais de cansaço e desânimo
- Sentimento de medo e agressividade constantes
- Constantes crises de tensão e angústia
- Afastamento de suas atividades de trabalho
- Incapacidade de domínio sobre as emoções
- Impotência na resolução de problemas
- Dor na coluna e dor de cabeça
- Fixação num determinado problema de trabalho
- Diminuição da produtividade e eficiência
- Perda de memória
- Perturbação e aceleração do batimento cardíaco
- Irritação, mau humor, medo, angústia e esgotamento
Tratamento do Estresse
- Tente descobrir o que pode estar causando tensão e aborrecimento e tente contornar essas causas. Procure planejar os períodos e horários de modo a evitar correrias.
- Faça uma atividade por vez e concentre-se nela. Quem se preocupa com muitas tarefas ao mesmo tempo não executa bem nenhuma delas.
- Faça atividades físicas, mentais e recreativas; procure sempre equilibrar essas atividades.
- Pratique caminhada, se possível ao ar livre e em ambientes naturais.
- Tenha uma dieta saudável. A saúde em geral e a resistência ao estresse podem melhorar com uma dieta rica em cereais integrais, vegetais e frutas. Procure também evitar o abuso de álcool, cafeína e cigarro.
- Não se esqueça de ter uma boa relação com amigos e família.
- Mantenha bons pensamentos; cultive bons propósitos e ideais.
- Pratique a meditação. Relaxe, esvazie a mente de preocupações; respire lenta e profundamente.
- Durma o suficiente para se sentir renovado.
- Coma sem pressa. Sinta bem o sabor da comida; expulse pensamentos que o incomodam.
- Seja positivo e exerça constantemente a paciência.
- Absorva as crises de raiva com sabedoria.
- Seja menos competitivo; busque ser feliz e fazer o que gosta alheio às influências e julgamentos dos outros.
- Encare os eventos cotidianos de uma maneira diferente. Mantenha um senso de humor durante as situações difíceis; o riso não somente ajuda a aliviar a tensão e manter as perspectivas, mas também tem um efeito físico que reduz os níveis do hormônio do estresse.
Tratamento do Estresse com Óleos Essenciais
A aromaterapia, que utiliza princípios ativos de plantas medicinais aromáticas para equilibrar o corpo e a mente, é uma alternativa de tratamento para quem apresenta sinais de estresse. O método promete amenizar sintomas como ansiedade, irritabilidade, taquicardia, depressão, redução da libido, dificuldade de concentração e distúrbios no apetite.
Quando o aroma de um óleo essencial é inalado, as moléculas entram nas cavidades nasais e estimulam uma série de respostas mentais no sistema límbico do cérebro. Estes estimulantes regulam o estresse ou instigam respostas calmantes, que podem ser registradas através da frequência cardíaca, padrões de respiração, produção hormonal e pressão sanguínea.
A aromaterapia pode ser obtida através de um banho, assim como por inalação direta, por vapor de água quente misturado com as essências desejadas, por vaporizador ou umidificador, massagem, compressa ou através de difusores aromáticos.
Os óleos essenciais que mais combatem o estresse, ansiedade e depressão são os de lavanda, ylang-ylang, bergamota, camomila, olíbano, hortelã pimenta e gerânio.
Animais Aliviam o Estresse
Entre os múltiplos benefícios e das muitas alegrias que os animais de estimação nos dão, eles ajudam a combater o estresse e muitas das consequências que este mal provoca em nosso corpo e mente. Ao acariciar ou brincar com seu cão ou gato você pode ter resultados melhores do que com comprimidos da medicina, terapias e técnicas de todos os tipos.
Lembre-se sempre: em uma situação de problema, não adianta se preocupar. Isto só traz sofrimento, depressão e nervosismo, além de não trazer a solução. Aprenda a controlar esses sentimentos e se tornará uma pessoa mais feliz.
adorei o artigo, confesso que sou estressada, quero me controlar mais…
bom dia! esse texto foi bem para ficarmos mais conscientes das nossas ações do dia a dia que fazemos coisas sem pensar e nos preocupamos a toa, pensar antes de tomar ações ajuda muito…
para mim o mais difícil é exercer a paciência
parabéns!
nesse exato momento estou com muita dores nas costas e tenho sopro no coração pois meu serviço é muito estressante e o transito cada dia mais caotico e isso me faz pensar que ja estou atrasada que a varias pessoas me esperando na minha sala e o serviço esta todo enrolado, e sinto muita anciedade e falta d ar e um certo dia comecei segundo meu medico cardiologista que dei inicio de parada cardiroespiratoria, presão foi 18×7 e ele disse que isso é causado pelo estresse, mas vou aproveitar as dicas e tentar driblar as “pegadinhas da vida”. beijos e tenha todas um otimo dia.
Ola obrigado pelo post
e muito interesante.
adoro ler beleza e saude..
oi meninas, quem não tem estresse? Pelo menos quem mora aqui em Sampa, é difícil não ter… mas gostei das dicas e quero tentar segui-las, beijo
legal…ñ sabia que a perda de memoria era ocasionado pelo stresse.
mt legal essa materia!
ADOREI!!!!!!!!
É VERDADE FIKAR NERVOSO DIANTE DE UMA SITUAÇÃO NÃO VAI RESOLVER NADA!!!
TEMOS QUE MANTER O CONTROLE, QUE AS COISAS NO MOMENTO CERTO SERÁ RESOLVIDO!!!!!!!!!
tambem gostei muito hoje em dia e dificil não fica estressada com esta correria do dia a dia .
valeu mais uma vez pela a resenha !!
bjis
Me vi nesse post. Sinto a maioria dos sintomas descritos, cheguei a pensar q estava enlouquecendo.
Obrigada!!!
Bjus.
Adorei as dicas! E fundamental ter um tempinho para cuidar de si mesma, parar e refletir como está a sua vida e, principalmente, pensar sobre como vc encara os problemas e adversidades que surgem no cotidiano! Adoro o blog Celisa, parabéns!
Adorei esta matéria!!!
Eu estava passando por momentos difíceis na minha vida,pois.
Quase que fiquei louca!nos dias estressantes fazia estágio e
não tive produtividade das minhas tarefas,sentia meu cérebro
parar por alguns momentos e ao mesmo tempo meu espírito
sair da meu corpo,sofrir muito, pedia a Deus que me tirasse
todas as angústias e me desse alma renovada.Hoje estou + ou-
mas me sinto muito insegura para resolver qualquer coisa e ofegante
em todos os dias….eu sei que tenho que me cuidar mais pois tenho duas crianças que dependem de mim. bjs obrigada!!!
Karak to estressada. Preciso durmir, descansar ter férias do marido e fechar a boca do patrão. Alguém tem algum remédio????
Boa Tarde! estou sentindo os seguintes sintomas, dor na cabeça na região frontal, formicação no braço esquerdo, e as veses fico sem disposição para fazer minhas tarefas do dia,dia. porém eu tenho sentido muito cansasso fisico e mental, dificuldades de raciocinio das coisas. me sinto as vezes incapas de realizar as minhas funções do dia a dia. gostaria de saber se eu estou tendo algun problema cardiaco. por favor me ajudem. fico muito grato por saber que esistem pessoas que se importam com os problemas da gente. obrigado e que todos tenha uma ótima semana fiquem com Deus.
Ronaldo, não posso te dizer se é um problema cardíaco. euy senti tudo isso e procurei um médico. ele me deu alguns dias para descansar, refiz minha dieta alimentar, inseri mais legumes no cardápio, tomei um remédio por 2 meses e me sinto muito melhor… procure um médico que isso geralemnte é tratado em 1 ou 2 meses…
adorei a materia, acho que todos tem um tipo de estresse ,como disse a materia o que nos devemos fazer e´descobri uma maneira de se ajudar e bola pra frente, da uma parada uma respirada funda epronto ,beijinhos e sem estresse
OBRIGADA!
Não leve tão a sério os acontecimentos. Tenha menos medo, mais esperança.
Ufa! haja coração para aguentar o pik do dia-a dia nós mulheres sempre incansáveis temos que controlar e lidar com casa, filhos, marido, trabalho e em alguns casos escola… poxa somos Super mulheres!!
Muito boa a matéria! Faz a gente parar e pensar um pouquinho na correria que é a nossa vida e tentar encontrar uma forma de relaxar mais.
Bjão
Minha vida de uma hora para outra vira um verdadeiro furacao, fico muito furiosa ,
acabo fazendo coisas que nao quero.
Quase sempre sou estressada.
Gente me encontro dessa forma. Meu médico em receitou VALIUM + FLUOXETINA.
Alguem conhece?
Já tomou?
Será que é bom mesmo?????
Ai que agoniaaa kkkkkkkk
Oi… ja tomei fluoxetina mas me deixava com uma tremedeira danada… hoje tomo Lexapro e é só alegría…. sou muito ansiosa… vale ver com seu psiquiatra…. Bjs.
Valeu a dica Pati…..conversarei com ele sobre isso!!! Beijinhooos
acho que estou com tudo isso, estou estressada.
Tá nervoso vai pescar!!! kkkkkkkkkkk
Dance muito, beije muito, se permita a falar abóboras!!.Enfim ria
e faça rir, os que estiverem à sua volta, assim estarás sempre
bem. bjokas
Eu normalmente sou muito estressada!!!
E isso afeta minha memória.. Constantemente perco objetos, e esqueço de muita coisa. Além de também sentir dores em várias partes do corpo!
Preciso relaxar e aprender a me controlar.
Vlw pelas dicas!! ;D
Eu AmoooO de montão esse site, ele me ajuda muito, espero que continue sempre assim! Obrigado pelas dicas. Beijos
gostei do artigo bem atual com as nossas vidas dia a dia e nem damos conta do estresse o negosio e relaxar e curti mais a vida e familia e amigos bjsss!!!!
Ultimamente nem eu mesma me suporto, às vezes fico tão aborrecida que dá vontade de sumir. Adorei vcs abordarem esse assunto, quem sabe agora, tomo jeito e vou cuidar um pouco mais de mim.
Bjs.
Eitaaaa!! sintomas eu tenho uns deles…kkkkk é a correria da vida… bj
Eu vivo estressada!!! 🙁
Nossa gostei bastante, não sabia disso bom saber que agora fica melhor e eu tenho certeza q muitas também não sabiam disso..
gostei muito desta materia,e vi que não vale a pena se estressar,
me estresso de vez em quando mais vi que ocasiona muito problemas
de saúde,a partir de hoje sai fora estresse,eu quero mais qualidade de vida.
obrigada.
Ótima matéria! Gostei muito das orientações a serem seguidas, o dificil é esquecer a problemática do dia-a-dia. Sou uma pessoa literalmente controlada hoge. Fiz reduçao do estomago ha um ano e um mes e tudo mudou na minha vida, antes tomava constantimente a fluxetina de 20mg, hoje vivo sem a medicação e controlo o estress somente com atividade física, malho cinco dias por semana. Meu trabalho é muito estressante, trabalho com o público e preciso de controle total de minhas ações. Valeu pelas orientações.
Olá nomomento ando muito estressada e já não sei mais o que fazer para controlar o meu estresse por favor se alguém estiver alguma receita me manda tá
Olá, gostaria de registrar minha gratidão, pois essa matéria aliviou meu estress,moro em bh e estou de mudança para ES. Nossa q estress q sufoco! Ontem mesmo passei por uma situação super difícil q me deixou mal , atacada, muito triste e estressada, e ao ler esse post as idéias clariaram na minha cabeça e pude endender muita coisa, principalmente q preciso parar um pouco pegar leve e procurar ajuda. Sinto quase todos estes sintomas e nunca me preocupei em cuidar, achava q era um defeito de fábrica. Mas agora chega! Vou cuidar de mim!!!!
beijos
Amei a matéria,pois sou um pouco estressada e quem sabe eu aprendo a me controlar mais e viver melhor.
Ótima matéria!!! Imprimi para mostrar ao meu Marido; Ele esta precisando de umas dicas……!!! kkkkkkk
As dicas da Luiza Mendonça tbém são boas; vamos aproveitar meninas!!!!! kkkk Valeu Luiza!!!!
bjos!!
TOMO VARIOS REMEDIOS DE CONTROLE ;SINTO-ME MUITO ESTRESSADO,POIS NAO CONTROLO OS MEUS SERVIÇOS,QUERO FAZER TUDO AO MESMO TEMPO,E ISSO ME DEIXA AGITADO COM PÁNICO,AS VEZES SINTO FORTES CRIZES,NAO SEI MAZ O QUE FAZER ,POR FAVOR ME AJUDE .
OBRIGADO ,TENHA UM BOM DIA .
eu não durmo direito e sempre acordo entre 5:15 e 6:00 muito cedo, tenho sempre que correr pq minha mãe trabalha e as vezes tenho que cuidar da casa!!! Quando chego na escola os meninos me perturbam chingão-me, na hora do recreio é gritaria a todo momento eu não aguento!! a minha cabeça doi bastante!! as atividades não consigo fazer todas e a minha professora é bem chata!! aff
Oi, eu adorei os conselhos a respeito do tratamento anti estresse, mito bom, simples e verdadeiro, muito obrigada, estou precisando…
olá amei esse artigo.
ultimamente ando muito estressada
com tudo fora da tpm,
tpm eu sei q não é chego muito cansada
do trabalho e fiko jogando tudo quebrando tudo
brigando muito com meu esposo eu to tão cansada
e estressada q meu esposo me fala as coisa e
eu não to nem dando mais importância com q ele me pede
ou fala.
quero sair disso.
adorei a dica eu to muito estressada vou procura um medico
Boa tarde,me chamo Paulo tenho 36 anos e ultimamente tenho me sentido muito mal,pois tenho um filho de 4 anos e não tenho tido muita paciência com ele,meu trabalho é muito esforçante e chego em casa cansado,tomo Diazepan mas não com frequencia.Por Favor peço a ajuda de vcs pois não aguento essa pressao…Um abraço Paulo
Boa noite! Adorei e aliviei um pouco meus pensamentos negativos que sempre me incomodam. Vou seguir as dicas e lê mais seus textos, vai me ajudar muito. Obrigado. E até mais. Sueli Gonçalves.
Nao a nada que eu faço para me deixar mais calma..
nao sei oque ta acontecendo comigo, não tambem se é depressão..
oque devo fazer
olá eu tambem passo por estas situacoes estressantes,as veses nao me controlo e parto pra ignorancia com tudo e todos,nao sabia o que era.mas procurei em pesquisas uma solucao pra os meus problemas e encontrei este blog,me ajudou e muito,agora ja tenho algumas solucoes pra o meus problemas,gostaria que me mandasse mas solucoes pra melhorar meu estresse.
obrigado
gosto sempre de estar informada desses assuntos, para saber ajudar alguém que se encontra nesses estados e precisa de ajuda, e é precisa estarmos sempre preparados para qualquer situação….valeu a dica aprendi muito .bjs………
boa noite de duas semana para cá estou me sentindo estressada, cansada e com anciedade, estou sentindo uma fraquesa no braço direito,pensei que fosse o medicameto que estava tomando, para problema de refluxo mais tô vendo que não é, pois deixei de usar o medicamento, e estou ainda sentindo, quando estou tensa.
fora que vir morrar longe da minha familia, tenho uma vizinha que só vive batendo a grade pois estou morando em apartamento e sempre morei em casa será que pode ser isto me ajudem pois não sei que fazer, e tenho um filho que depende de mim,´pois só tem sete anos. me ajudem por favor.
olá.bom,faz 8 meses que sofro com estresse elevado,em varios momentos pensei que fosse morrer,coração muito acelerado,dores no corpo todo,dor na cabeça.No momento estou fazendo tratamento ,mas as vezes tenho recaídas,por causa do dia a dia .mas tenho que pensar sempre positivo que tudo isso vai passar.
Ual adorei o site significou muito pra mim essas palavras sou seguir passa a passa pq sou muito estressado qualquer coisa me irrita estou perdendo o controle,me mandam sms Tim(043)9938-5918 vivo:(043)91311063,obrigado pela diga aí galera [email protected]
Querem uma dica melhor do que essa?? SAIAM DE SÂO PAULO, pq aqui n tem como fugir do estresse, ele sempre te persegue !
Adorei as dicas. Ultimamente tenho andado meio estressada e por isso tenho tido muita dor de cabeca, como as dores eram muito fortes fui a um neurologista, ele me disse que por causa do estress estava ficando com enxaqueca e ai me deu um remedio, quando cheguei em casa vi que i remedio era um antideoressivo, eu nao tenho depressao, pratico exercicios fisicos, gosto do meu corpo e nao costumo ficar triste facilmente!! Porque ele me deu um atodepressivo??