Para a mulher que gosta de se cuidar

Como Usar Suplementação para Aliviar Alergias

Como Usar Suplementação para Aliviar Alergias

A mudança de estação pode, algumas vezes, trazer mais que uma mudança no clima ou uma transição de cores. Para muitas pessoas que sofrem de alergias sazonais, ela traz sintomas agravantes, como espirros, nariz entupido, pressão sinusal e olhos lacrimejando.

Apesar de haver muitos remédios nos corredores das farmácias, existem também métodos naturais para aliviar os sintomas da alergia.

Como ocorrem as alergias?

As alergias ocorrem quando o sistema imunológico reage de forma exagerada a uma substância que normalmente seria inofensiva. Normalmente, o sistema imunológico protege seu corpo, criando anticorpos que reconhecem proteínas (chamadas de antígenos) de vírus, bactérias e outros patógenos prejudiciais. Sob circunstâncias normais, muitas substâncias benignas podem entrar no corpo sem qualquer problema. Quando você tem alergias, algumas dessas substâncias são identificadas como antígenos, sinalizando seu corpo para produzir anticorpos. Esses anticorpos, por sua vez, fazem com que certas células liberem histamina e leucotrienos, compostos químicos que causam os sintomas irritantes da alergia.

O que causa as alergias?

Como Usar Suplementação para Aliviar Alergias

O simples fato de não lavar as mãos e tomar pouca água já pode piorar os casos de alergia. Porém, existem outras causas que devem ser investigadas:

  • Má alimentação: A desnutrição pode, certamente, alterar a função imunológica. A qualquer momento em que haja uma disfunção imunológica, o corpo fica em um risco maior de sofrer infecções, além de ter maior suscetibilidade a alergias.
  • Desequilíbrio na flora intestinal: Uma flora ruim piora o sistema imunológico e facilita as alergias. Esse desequilíbrio pode estar no microbioma – o conjunto de micro-organismos do intestino. O microbioma inclui as bactérias “ruins” que podem lhe deixar doente, bem como as bactérias “boas”, que secretam substâncias que evitam a ação das bactérias “ruins”. Por isso, incluir probióticos na dieta é tão benéfico.
  • Excesso de Estresse: O estresse tem uma forte conexão com a resposta imunológica. Quando o corpo está estressado, ele libera hormônios como cortisol e adrenalina. Esses mesmos hormônios têm um papel no combate às respostas alérgicas. Quando está cronicamente estressado, o corpo pode ser exposto de forma exagerada a esses hormônios, o que o deixa menos capaz de combater alergias de forma apropriada.

Como melhorar os sintomas alérgicos?

Como Usar Suplementação para Aliviar Alergias

Existem alguns suplementos que podem ser efetivos no alívio natural dos sintomas da alergia.

Ômega-3

O EPA e o DHA são tipos específicos de ômega-3 que são fortes anti-inflamatórios. Fontes alimentares incluem carne e ovos de animais alimentados organicamente, bem como o óleo de peixe e óleo de krill. Dado que a dieta ocidental tem uma abundância de ácidos graxos ômega-6, a suplementação com ômega-3 pode moderar a resposta imunológica e, potencialmente, reduzir sua sensibilidade a alérgenos.

Probióticos

Os probióticos exercem efeitos benéficos para a saúde. Esses organismos são adicionados aos alimentos, como os leites fermentados, ou em suplementos em cápsula ou pó. Os mesmos podem ser importantes no controle das alergias alimentares devido à sua habilidade de melhorar a digestão e também no controle intestinal sobre a absorção de substâncias alergênias. Os probióticos também parecem melhorar as intolerâncias alimentares ao equilibrar a flora intestinal.

Vitamina D

A vitamina D é um exemplo notável de um importante nutriente para a função imunológica. Ela é um potente modulador imunológico, fazendo com que várias células imunológicas retornem ao equilíbrio para que o sistema imunológico funcione corretamente. A fonte mais natural de vitamina D é a luz solar. Porém, se você não tem uma exposição adequada à luz solar, a suplementação pode ser uma ótima solução.

Quercetina

O antioxidante quercetina é classificado como um flavonoide, e acredita-se que ele evita a liberação da histamina. A quercetina é encontrada naturalmente em alimentos vegetais, como frutas, chá preto, maçã (com casca), cebola roxa e vegetais crucíferos (como brócolis ou couve-flor). A quercetina também está disponível na forma de suplemento. Se você tem tendência a ter alergias sazonais, a suplementação deve ser iniciada algumas semanas antes que a primavera chegue e as plantas comecem a desabrochar, pois leva um pouco de tempo para que ela faça efeito.

Como Usar Suplementação para Aliviar Alergias

Bromelaína

A bromelaína é uma enzima digestora de proteínas encontrada no abacaxi, e também está disponível como um suplemento. Ela tem propriedades antialérgicas e anti-inflamatórias, que podem ajudar a quebrar o muco e reduzir o inchaço nos tecidos aéreos.

Vitamina C

Normalmente conhecida por sua capacidade de melhorar o sistema imunológico, a vitamina C também é um anti-histamínico natural. Ela aparenta inibir a liberação de histamina, reduzindo inchaços e secreções nasais.

Vinagre de Maçã

Os fenóis no vinagre de maçã dão a ele propriedades antioxidantes, que podem auxiliar o sistema imunológico. Proponentes da ideia sugerem beber um copo de água com uma colher de sopa de vinagre de maçã orgânico e um pouco de suco de limão fresco por dia e, depois, enxaguar a boca com água para evitar danos ao esmalte do dente.

Cúrcuma

A cúrcuma é um fitonutriente com poderosas propriedades terapêuticas, sendo seu principal componente a curcumina – responsável pelas ações anti-inflamatórias. Essa ação anti-inflamatória melhora a imunidade e previne muitas doenças, sendo extremamente eficaz nos casos alérgicos.

4 comentários para “Como Usar Suplementação para Aliviar Alergias”

  1. Avatar de Patricia

    Parabéns pelo post!! Conteúdo importante, bem escrito e de alta qualidade.

  2. Avatar de Heloisa

    Tenho problemas com alergias sempre antes do inverno. Amei o artigo e vou seguir as dicas

  3. Avatar de Marielle

    Muito útil esse artigo, vai me ajudar bastante

  4. Avatar de Fernanda

    Amei também, obrigada!

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva