Para a mulher que gosta de se cuidar

6 Suplementos Anti-Inflamatórios!

A chave para eliminar as doenças inflamatórias pode estar no seu prato. Afinal, muito além de nutrir, os alimentos alteram os processos fisiológicos, modulando, inclusive, as respostas inflamatórias.

Publicidade

A inflamação é uma reação imediata a uma lesão celular ou tecidual provocada por um corpo considerado estranho. Nessa situação, há um esforço do nosso organismo em reconhecer os agentes responsáveis pelo ataque, para neutralizá-los o mais rápido possível.

Na inflamação crônica há a ativação por longo prazo do sistema de defesa, promovendo alterações na atividade insulínica, na mobilização das gorduras e estresse oxidativo, processo relacionado ao envelhecimento precoce, entre outros danos. Essa inflamação tem sido apontada como o fator contribuinte e preponderante para o desenvolvimento de diversas doenças crônicas como o diabetes e até mesmo o câncer.

Como saber se tenho um quadro inflamatório

Uma das maneiras de descobrir é através do exame de sangue chamado Proteína C Reativa (PCR). Esse exame ajuda no diagnóstico de doenças inflamatórias/infecciosas e para o acompanhamento da eficácia do seu tratamento.

Alimentos que Causam a Inflamação

Os alimentos que consumimos no dia a dia podem ser os responsáveis por causar essas inflamações duradouras, ou também podem cumprir o papel de eliminar a inflamação. Por isso é importante evitar certos tipos de alimentos.

Nesse cenário, as gorduras trans e hidrogenadas aparecem como as principais vilãs. Diversos estudos mostram que os ácidos graxos saturados presentes nas bolachas, margarina, sorvetes, salgadinhos, bolos industrializados e em óleos vegetais como de canola, soja, milho, algodão e girassol podem contribuir para o agravamento da inflamação e ainda provocar resistência à insulina.

Alimentos de alta carga glicêmica, ricos em açúcares e pobres em fibras, que são absorvidos rapidamente pelo organismo, também figuram na lista dos que mais ameaçam a saúde. Outros estudos apontam também para os produtos industrializados, que recebem diversos aditivos, como conservantes e aromatizantes. Esses elementos são chamados pró- inflamatórios, porque são capazes de estimular a expressão de genes que agravam a inflamação, desequilibrando ainda mais o organismo.

Alimentos que Combatem a Inflamação

Felizmente existem alguns alimentos que são verdadeiros “remédios” para tratar esse processo inflamatório. Conheça 6 suplementos que ajudam:

6 Suplementos Anti-Inflamatórios!

1. Cúrcuma

A cúrcuma possui poderes anti-inflamatório e antioxidante, devido à presença da curcumina em sua composição (o pigmento que dá cor amarelo-ouro à raiz). Devido às suas propriedades, a planta auxilia na saúde da pele, protege o fígado, atua contra o câncer, auxilia no processo de digestão das proteínas e regula o metabolismo. Alguns estudos demonstraram a diminuição da inflamação e melhoria no tratamento de casos de artrite reumatoide, osteoartrite, Alzheimer, inflamação de vias respiratórias e diabetes. Saiba mais sobre a cúrcuma.

6 Suplementos Anti-Inflamatórios!

2. Ômega 3

Suplementos de óleo de peixe que contêm ácidos graxos ômega-3 pode melhorar a inflamação e várias doenças e condições. Diversos estudos têm demonstrado os efeitos benéficos do ômega-3 à saúde, seja no metabolismo lipídico, causando redução nos níveis plasmáticos dos triglicerídeos, colesterol total e LDL, ação vasodilatadora e possível ação na prevenção do câncer (mama, próstata e cólon), depressão e mal de Alzheimer, além de redução da incidência de aterosclerose e ação anticoagulante e antiagregante. Saiba mais sobre o ômega 3.

6 Suplementos Anti-Inflamatórios!

3. Gengibre

O gengibre contém 12 compostos diferentes que combatem a inflamação, assim como dor muscular e dor após exercício físico. Um desses compostos abaixa os receptores da dor e atua nas terminações nervosas. Juntos, eles funcionam quase tão bem quanto algumas drogas anti-inflamatórias, tais como o ibuprofeno e a aspirina, mas sem efeitos colaterais. Tem ação bactericida, é desintoxicante e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório. O gengibre também é um reconhecido alimento termogênico, capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal. Saiba mais sobre o gengibre.

6 Suplementos Anti-Inflamatórios!

4. Resveratrol

O resveratrol é conhecido por seu efeito anti-aging (apesar de alguns estudos contrários). Independentemente disso, o resveratrol tem outras qualidades importantes, como ser um potente antioxidante e capaz de reduzir a inflamação em indivíduos com doença cardíaca, resistência à insulina, gastrite, colite ulcerativa e outras condições. Esse potente antioxidante é encontrado em uvas, amoras, mirtilo e outras frutas de cor roxa. Também é encontrado no vinho tinto. Saiba mais sobre o resveratrol.

6 Suplementos Anti-Inflamatórios!

5. Spirulina

É um tipo de alga verde-azulada com fortes efeitos antioxidantes. Estudos têm demonstrado que a spirulina reduz a inflamação, proporciona um envelhecimento mais saudável e reforça o sistema imune. As propriedades antioxidantes presentes na spirulina ajudam a combater o stress oxidativo no cérebro e, consequentemente, ajudam na redução dos riscos de doenças. Melhora a saúde cardiovascular e ajuda a reduzir a resistência à insulina. Saiba mais sobre a Spirulina.

6 Suplementos Anti-Inflamatórios!

6. Ácido alfa-lipóico

Funciona como um antioxidante protegendo as células contra danos e ajudar a restaurar os níveis de outros antioxidantes, como as vitaminas C e E. Vários estudos mostram que ela reduz a inflamação ligada a resistência à insulina , câncer, doenças do fígado e outros distúrbios. O ácido alfa-lipóico também reduziu os marcadores inflamatórios em vários estudos em pacientes com doença cardíaca.

Se você já sabe que tem processos inflamatórios invista nesses suplementos e se você não sabe, investigue, faça exames para saber. Atitudes simples como por exemplo incluir algum suplemento no seu dia a dia pode fazer toda diferença na sua qualidade de vida.

21 comentários para “6 Suplementos Anti-Inflamatórios!”

  1. Avatar de Pedro Quental

    Informações excelentes!!

  2. Avatar de Andreia

    Amei o post, estou tomando a cúrcuma com gengibre, está sendo ótimo para mim.

  3. Avatar de Gisele

    Gostei muito principalmente do ômega 3 por ter ação vasodilatadora 😀

  4. Avatar de Marcos

    Excelente post! Parabéns.

  5. Avatar de Rose

    Onde encontrar curcuma

    1. Avatar de Maria

      EM QUALQUER SUPERMERCADO, É O AÇAFRÃO-DA-TERRA.

      1. Avatar de Cris

        Em qualquer supermecado, fica na parte dos temperos

  6. Avatar de Mariângela

    Gostei das dicas, vou fazer esse exame, minha saúde não está boa.

  7. Avatar de Glaucia Nogueira

    eu acredito muito no poder dos alimentos, excelente artigo.

  8. Avatar de Rodrigo

    Eu uso quase todos esses suplementos, são excelentes para saúde mesmo.

  9. Avatar de Fernanda Souza

    gostei das dicas, vou comprar esses suplementos.

  10. Avatar de Glenilene

    gostei do artigo, muito bom mesmo.

  11. Avatar de F(ávio

    Muito interessante…. A natureza nos fornece tudo que precisamos… Show de informações!!

  12. Avatar de F(ávio

    Parabéns!!

  13. Avatar de Helena

    Gostei muito, já conheço alguns e faço uso. Ótimo repartir conhecimentos.

  14. Avatar de Francisco Capange

    Excelente Gostei Muito Das Dicas

  15. Avatar de Maria Do Carmo

    Gostei, já faço uso de algum desses suplemento são realmente ótimo.

  16. Avatar de Enio

    Espetacular!

  17. Avatar de Melissa

    Muito interessante, uso a curcuma e o resveratrol.

  18. Avatar de Maria Ivete Mattos

    Excelente matéria, faço uso de quase todos, inclusive da cúrcuma e do açafrão. Parabéns!

  19. Avatar de Welf Morandi

    O uso destes alimentos só deve aparecer após longo periodo ou anos de uso. Será..?.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva