Para a mulher que gosta de se cuidar

Suplementos para Saúde da Pele

Suplementos para Saúde da Pele

Para a beleza da pele, não basta apenas usar cremes caros. Aliás, já sabemos que cremes não eliminam as rugas. O foco sempre deve ser na prevenção. Nesse sentido, a suplementação e a ingestão de certos nutrientes podem favorecer e muito a saúde da nossa pele.

Dentro do conceito de prevenção, é importante salientar que os suplementos não substituem o tratamento externo por meio de cremes de hidratação e outros tratamentos estéticos. Ou seja, o tratamento deve ser tanto interno quanto externo.

Os suplementos agem equilibrando o déficit nutricional de cada indivíduo. Muitas vezes não ingerimos a quantidade ideal de nutrientes de forma contínua, então não há um resultado estético visível. Daí a importância da suplementação. O objetivo é facilitar a chegada desses nutrientes à pele e normalizar a função dos queratinócitos, estimular a produção de colágeno e melhorar a vascularização.

Suplementos que Ajudam na Saúde da Pele

1. Ácido Hialurônico

Suplementos para Saúde da Pele

O ácido hialurônico é uma molécula produzida naturalmente pelo nosso organismo. Tem textura viscosa e é encontrado em diversos órgãos do corpo. Porém, com o passar dos anos, a concentração da substância diminui, fator que contribui para o surgimento de rugas e também para o ressecamento da pele. Quando a quantidade de ácido hialurônico diminui, a pele fica seca, desidratada e sem elasticidade.

A suplementação com a substância mostra a capacidade de restaurar a hidratação e a resistência da pele, além de protegê-la dos efeitos da radiação UV.

A principal função do ácido hialurônico é o preenchimento dos espaços entre as células, dando volume aos tecidos. Por ter alta capacidade de reter água, também é diretamente responsável pela hidratação. Além disso, é capaz de neutralizar radicais livres e seus efeitos prejudiciais.

Sugestão 120 mg ao dia.

2. MSM

Suplementos para Saúde da Pele

MSM (Metil Sulfonil Metano) é o suplemento alimentar com o enxofre necessário para manter a síntese do colágeno, prevenindo rugas e cicatrizes na pele.

O enxofre é essencial para a síntese do colágeno e é predominante na queratina, uma substância indispensável para a saúde e manutenção da pele, unhas e do cabelo. A acne, incluindo a rosácea, responde favoravelmente aos suplementos com MSM.

Pelo fato de o enxofre ser tão importante para síntese de colágeno, o MSM é ideal para suplementação daqueles que têm a pele flácida.

Sugestão: 400 mg ao dia (para início)

3. Silício Orgânico

Suplementos para Saúde da Pele

O silício orgânico é uma substância que está presente em alimentos como o arroz, aveia e farelo de trigo. No entanto, ingerir esses alimentos nem sempre é garantia de que o organismo irá absorver as quantidades necessárias do nutriente.

Assim, é indicada a suplementação diária para garantir a melhora da estrutura de renovação da pele, além de estimular a produção de colágeno, retardando o processo de envelhecimento da pele.

O silício é fundamental para a renovação da pele: dá maior contenção às fibras de elastinas e estimula a síntese de colágeno novo. Está naturalmente presente no sangue, órgãos e tecidos do corpo humano, mas, com o envelhecimento, perdemos até 80% da quantidade dele no organismo.

Sugestão: 100 mg por dia.

4. Colágeno

Suplementos para Saúde da Pele

A suplementação com colágeno e vitaminas é indicada para pessoas a partir dos 30 anos de idade, tendo em vista que o organismo começa a produzir o colágeno de forma reduzida, tornando-o cada vez mais escasso.

O declínio natural dos níveis de colágeno, juntamente com fatores ambientais nocivos (como os raios UV e a poluição), resultam em flacidez, perda de elasticidade, linhas finas, rugas e uma pele áspera e fina, que geralmente é mais suscetível a danos.

Como é o colágeno que mantém a pele firme e elástica, o reabastecimento adequado por meio de suplementos da proteína hidrolisada traz benefícios visíveis, como hidratação e brilho, além de prevenir o aparecimento das linhas de expressão, rugas e flacidez.

Por isso, é indicado para quem já possui indícios de linhas de expressão e rugas. Assim, essa suplementação funciona agindo na produção de mais umidade e elasticidade na pele, retardando o envelhecimento precoce da pele.

Sugestão: 23 g de colágeno hidrolizado em pó por dia.

5. Vitamina C

Suplementos para Saúde da Pele

A vitamina C é um poderoso antioxidante que protege contra os radicais livres e o estresse oxidativo. Ela melhora a flacidez, rugas e falta de luminosidade. Muito comum em cosméticos tópicos, a vitamina C por via oral também tem papel importante na produção de colágeno. Outra função dela é desacelerar o envelhecimento causado pelos radicais livres e reduzir os efeitos colaterais da poluição na pele.

O uso adequado e constante de vitamina C resulta em mais firmeza na pele e luminosidade e menos linhas finas.

Sugestão: 500 mg distribuídos ao longo do dia.

2 comentários para “Suplementos para Saúde da Pele”

  1. Avatar de Dorislea Leal Assis

    Maravilhosa a matéria sobre suplementos vitamínicos para beleza dos cabelos e unhas e saúde

  2. Avatar de Florência

    Obrigada por toda a informação, tanto de suplementos para a saúde assim como o uso de óleos, rícino, amêndoas, etc. Obrigada, gostei muito.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva