Para a mulher que gosta de se cuidar

Tipos de Arroz

Tipos de Arroz

O arroz é a base das refeições de praticamente metade da população mundial. O arroz é um cereal importante por ser uma boa fonte de carboidratos.Já pensou em substituir o arroz branco por uma outra versão? Ele também contém proteínas e fibras e, em algumas versões, é fonte de vitaminas e minerais. Cada um possui uma qualidade específica, seja em relação ao seu valor nutritivo ou na mudança de sabor. Conheça mais sobre cada variedade.

Arroz Branco

Tipos de Arroz

De coloração esbranquiçada, o grão é submetido a um processo de descamação e polimento, no qual são eliminados o farelo e o germe, sobrando apenas o endosperma, rico em amido. É o arroz mais mais barato, e o que tem o preparo mais rápido. Infelizmente suas vantagens terminam aí.

Arroz Integral

Tipos de Arroz

Por não passar pelo processo normal de industrialização, o arroz integral mantém a camada externa do grão, conservando as suas principais qualidades. Em relação ao arroz branco, contém três vezes mais fibras, cinco vezes mais vitaminas e quatro vezes mais magnésio. Além de ter vitaminas A, B1, B2, B6, B12 e minerais, suas fibras ajudam a manter o intestino regulado. Felizmente o arroz integral também pode ser encontrado com facilidade, mas o seu preço é maior que a versão tradicional.

Arroz Parboilizado

Tipos de Arroz

A palavra parboilizado significa “parcialmente fervido”, o que faz com que os nutrientes da casca passem para a parte interna do grão. Não há nenhum aditivo químico neste processo. Se difere da versão comum pelo seu valor nutritivo (vitaminas do complexo B), mudança de coloração e sabor. Ele concentra vitaminas do complexo B, importantes para afastar doenças cardiovasculares. Essa riqueza se preserva apesar do processamento.

Arroz Negro

Tipos de Arroz

Apesar de ainda não ser muito popular, o sabor e a cor acastanhada podem ser novidade por aqui, mas já é conhecido na China há milhares de anos. Este tipo de arroz contém 20% a mais de proteínas e 30% a mais de fibras em relação ao integral. Ele tem um elevado teor de ferro, menos gordura e menor valor calórico. Análises do produto também apontaram o grande conteúdo de compostos fenólicos, substâncias antioxidantes, que combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce, doenças crônico-degenerativas, problemas cardiovasculares e até câncer.

Arroz Vermelho

Tipos de Arroz

O arroz vermelho é rico em monocolina, substância que pode auxiliar na redução do nível de LDL (colesterol ruim) — aquele que pode causar infartos e derrames cerebrais. O extrato desse tipo de arroz pode auxiliar na circulação sanguínea, na digestão e nas funções intestinais. Apresenta também três vezes mais ferro e duas vezes mais zinco que o arroz branco. O preparo pode ser feito da mesma maneira que o arroz tradicional. Ele também é bastante acessível e pode ser encontrado em redes de supermercados.

Arroz Cateto

Tipos de Arroz

Este tipo de arroz também é conhecido como ‘japonês’. Com grãos curtos, curvados e um pouco transparentes, tem grande quantidade de amido e, após o preparo, tende a ficar mais macio e cremoso, se comparado com o arroz polido.O arroz cateto tem grande quantidade de carboidratos e a ingestão desse nutriente aumenta os níveis de serotonina no cérebro, promovendo a sensação de prazer.

Arroz Arbóreo

Tipos de Arroz

O arroz arbóreo é muito utilizado no preparo de risotos. Os grãos são longos, arredondados e de cor perolada, além de serem ricos em amidos, sais minerais e carboidratos. Ao cozinhar libera muito amido, por isso o risoto fica tão cremoso.

Se você sempre come o mesmo tipo de arroz, que tal experimentar um diferente? Com isso você trará mais variedade à sua dieta, e provavelmente mais saúde à sua mesa!

45 comentários para “Tipos de Arroz”

  1. Avatar de Iolanda

    Adorei a matéria sobre arroz. Eu sempre estou variando, já testei o negro, vermelho, cateto, integral… realmente são ótimos.

    1. Avatar de Renatinha

      Poxa… eu só experimentei o integral e estava me achando hehehehe

    2. Avatar de Vera

      Oi,eu gostaria de experimentar o arroz negro. Mas aqui na minha região não é encontrado. Como fazer para saber onde encontrá-lo? Um abraço fraterno.

    3. Avatar de Felipe

      você testou o arroz moti?

  2. Avatar de Meire

    Depois da mudança de alimentação, arroz branco nunca mais, agora é só integral, quero esxperimentar o arroz negro, dizem que é maravilhoso para saude, mas é muito caro…

  3. Avatar de Marta

    Nos ultimos tempos incluí o arroz negro, estou adorando.

  4. Avatar de Rodrigo

    Excelente saber mais sobre essa variedade, por enquanto testei o integral e o vermelho.

  5. Avatar de Angela Maria

    Como somente o arroz branco, não consigo me acostumar com outros tipos

    1. Avatar de Erika Emrich

      Já eu, ao contrário de voce, detesto arroz branco! Além de ser nutricionalmente pobre, não tem gosto de nada e é danado pra empapar. Gosto de arroz parboilizado e arroz integral agulhinha(uso mais), ou arroz cateto integral(uso mais raramente por ser um preço absurdo). Experimente usar arroz parboilizado, com cenoura, brócolis, o mesmo com arroz integral e ir abandonando aos poucos o arroz branco. Sua saúde agradecerá! 😉

  6. Avatar de Nilza Andrade

    😀 bom dia..eu jà Fès oh arroz vermelho eh muito bom..eu coloquei milho hm uma delicia obrigada pelas dicas 😀

  7. Avatar de Dulcinéia

    Muito bom o artigo, vou tentar variara mais

  8. Avatar de Camila

    Nossa quanto tipo de arroz.. nem sabia da existência dos outros, vou tentar experimentar os outros… Beijos Celisa :*

  9. Avatar de Keyla Cantalino

    Gosto muito do arroz integral, faz um bem… quero provar os outros. 😀

  10. Avatar de Dirce Rocha

    😀 DEMAIS, AMEI, NÃO SABIA DA EXISTENCIA DE TIPOS VARIAVEIS DE ARROZ…..PARABENS PELA MATERIA.

  11. Avatar de Vanessa Little

    Celisa, tenho uma dúvida, e o arroz 7 cereais? Eu não gosto de arroz branco (alé de ser caloria “vazia”), então estou sempre variando entre o negro, o integral e esse de 7 cereais. é porque é misturado com cereais?

  12. Avatar de Antonieta

    Eu usava só o branco, depois passei a comer o integral, agora misturo o integral com o negro, fica ótimo…

    Parabéns pelo artigo.

    1. Avatar de Maria Lucia

      onde encontrar esse arroz negro, moro em são paulo mas,nunca percebi esse arros no mercado. Ele mais dificil de ser encontado? gostaria de mudar um pouco o cardapio ,pois uso só o integral, obrigada quem puder me responder, abraço.

  13. Avatar de Silvana Castro

    Não consigo gostar de arroz integral…

    1. Avatar de Vanessa Little

      Depende de como é feito… Tem muitos lugares que não preparam direito… Minha mãe teve que reaprender a fazer arroz…hihihi Ele fica mais tempo pra cozinhar.

  14. Avatar de Ana Paula

    Preciso começar a comer um arroz diferente, achei bem legal esse post

  15. Avatar de Maria Do Carmo

    Uso arroz parboilizado,acho que sustenta mais. 😆

  16. Avatar de Bia Fernandes

    Uso vários tipos de arroz… sempre estou variando, adorei saber mais sobre as propriedades nutricionais de cada um.

  17. Avatar de Flavinha

    Oi, adorei o post, eu só conheço o branco e o integral, quero conhecer os outros

  18. Avatar de Renatinha

    Passei a comer arroz integral, agora me acostumei e estou achando muito bom, nem quero mais o branco 🙂

  19. Avatar de Roseliscalzi

    Eu gosto do arroz 7 cereais, e o integral.

  20. Avatar de Carla

    OLA,NÃO VOU COMENTAR SOBRE ESTA POSTAGEM BEM NUNCA FIZ UMA LIMPEZA A MINHA PELE E MISTA E NEM SEI QUE TIPO DE PRODUTOS USAR para a limpeza,sou negra com inverno nossa vejo que a minha pele esta esbranquiçada a testa e o nariz com certas borbulhas pequeninas e isso me deixa aflita podem me dar uma ajuda

  21. Avatar de Luciane

    Andei mudando meus hábitos alimentares, hj em dia eu já como o integral, o vermelho, negro e os mix de arroz, dá uma boa ajuda na nutrição.

  22. Avatar de Tati Rocha

    Adoro variar os tipos de arroz, como sou eclética com várias coisas não seria diferente com o arroz. Já usei quatro tipos, todos muito bom! Vou experimentar os demais. Bjinhos

  23. Avatar de Lú B.

    Oi galera.
    Há muito tempo que não como arroz branco ou parboilizado comum.
    Desde que aderi ao integral não quero outra coisa!!! É mais nutritivo, sacia mais e colabora para o bom funcionamento do intestino. Além disso, é mais fácil de fazer, rs,rs,rs. O parboilizado integral fica bom do jeito que tacar na panela, não corre o risco de virar papa como o branco se colocar muita água. Com o parboilizado integral não tem “unidos venceremos”!!!! rs,rs,rs.
    Ultimamente tenho usado o integral 7 grãos que é perfeito para a saúde e também é super fácil de fazer.

  24. Avatar de Flávia

    Muito interessante esse post, sempre vi essa variedade de arroz, mas achava que era tudo igual. Quanto a mim, depois que me afastei do arroz branco notei que minha saciedade é muito maior, e até já me acostumei com o gosto do arroz integral ou dos similares.
    Bjos.

  25. Avatar de Ana Maria Zanetti

    Uso há bastante tempo arroz 7 grãos….Muito saudável

  26. Avatar de Marcos

    Perfeito!!!! Excelente postagem, sempre quis saber essas diferenças.

  27. Avatar de Ca

    Consumo o integral a muitos anos, é melhor na certa.

  28. Avatar de Crys

    Muito bom, estou aprendendo experimentar esses tipos de arroz, como o integral e o vermelho

  29. Avatar de Telma A.santana Machado

    Adorei as opções das marcas do arroz, agora vou experimentar só conhecia 3 tipos.
    😳

  30. Avatar de Sandra

    Adorei essa materia,eu estava doida p saber o q era arroz parboilizado.

  31. Avatar de Cleibe

    Boa noite pessoal?
    Irei experimentar alguns desses arroz, parece que são bons, fugir um pouco do tradicional. Curti de montão essas dicas.
    😀
    bjs

  32. Avatar de Ribamar Damasceno Reis

    Gostaria de compreender, o porquê do arroz branco ser mais caro do que o integral, de uma vez que o integral não passa por um beneficiamento mais apurado. Gostaria de saber também se o velho arroz socado no pilão direto da roça se é um arroz integral. Obrigado

  33. Avatar de Valkiria

    Adorei esse página.Ótimo conteúdo, sem ficar enrolando com outros assuntos. Além das fotos que ajudam a compreender melhor a matéria.( me lembrei do meu tempo na escola. Rsrsrs).PARABÉNS A EQUIPE.
    Com relação ao tipo de arroz…desde a infância sempre comemosnarroz parbolizado. ( nem saber do seu valor nutritivo).Estou morando no Sudeste e aqui o pessoal comeais o arroz branco ( acho que é por causa do preço…) eu ainda não me acostumei a comê-lo( além de ficar papa após cozido, não tem muito gosto). O arroz integral eu também como. (O sabor não é tão agradável). Vou ver se acho pra experimentar o arroz negro ( tem muito valor nutritivo).

  34. Avatar de Maria Cecília Teixeira

    Amei a matéria ja vi alguns deste tipos de arroz nos supermercados,mas como não tem nada informando do seus benefícios e também por serem muito caros não me interessei, agora vale a pena experimentar. Obrigada!

  35. Avatar de Rosana De Souza

    Gostava tanto do arroz cateto, mas tão calórico 🙁
    Mas vário com o agulinha que da uma amenizada. Hahahaa

  36. Avatar de Sérgio

    Gostaria de saber porque o arroz parbolizado tem um cheiro rui.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva