Já é comprovado que comer oleaginosas (castanhas, amêndoas, etc.) faz bem ao coração. Um novo estudo relaciona as castanhas com melhorias na síndrome metabólica (conjunto de fatores de risco que inclui hipertensão arterial, obesidade abdominal, níveis elevados de colesterol e resistência à insulina). As castanhas têm vitaminas, minerais e são antioxidantes. Conheça os benefícios de cada um dos tipos de castanha:
Castanha do Pará
Contém fósforo e potássio, minerais essenciais para equilibrar o ritmo dos batimentos cardíacos e evitar arritmias. Além disso, a castanha do Brasil (ou castanha do Pará), é a oleaginosa que contém a maior quantidade de selênio, mineral que diminui a viscosidade do sangue e facilita a circulação e o transporte de nutrientes pelo sistema cardiovascular. A castanha protege os neurônios, melhora o funcionamento da tireoide, o sistema imunológico e é antioxidante, prevenindo doenças.
Recomendação: 1 a 2 castanhas por dia.
Castanha de Caju
Fonte de minerais, como ferro, cálcio, fósforo e sódio, e de gorduras insaturadas. Essa parte do caju contém um aminoácido chamado argimino, que alarga as artérias, diminuindo a pressão sanguínea, protegendo todo o sistema cardiovascular. Outros compostos importantes presentes nessa oleaginosa são as vitaminas C, K e do complexo B; o ácido anacárdico, que combate algumas bactérias que causam cáries dentárias; e a dupla riboflavina e tiamina, que melhora a visão, a saúde da pele e os sintomas da TPM.
Recomendação: 3 castanhas por dia.
Nozes
Possuem gorduras poli-insaturadas que ajudam a diminuir os níveis do colesterol LDL, aumentar o HDL e manter as triglicérides baixas. Seus principais nutrientes são: Ômega-3 e 6, vitaminas C e E, zinco, potássio e arginina. Por serem ricas em antioxidantes, especialmente vitamina E e selênio, as nozes funcionam ainda como agentes de prevenção do câncer. E a mesma vitamina é importante para estimular a fertilidade masculina. Além disso, nas mulheres, seus compostos chamados fitoestrogênios – aqueles encontrados também na soja – reduzem os problemas relacionados à menopausa. Além disso, o fruto é rico em cálcio, fundamental para a saúde de ossos e dentes. Ela é um dos itens com maior teor de vitamina B6: só o gérmen de trigo e peixes como a sardinha ou o salmão ganham da noz nesse quesito. Essa vitamina atua no bom funcionamento do cérebro e na produção de glóbulos vermelhos.
Recomendação: 2 a 4 nozes por dia.
Amêndoa
A principal característica da amêndoa é a fartura de zinco. O mineral contribui para o bom funcionamento do sistema de defesas orgânicas, e também é necessário para a divisão celular, estrutura da pele e cicatrização. Ele ainda tem função antioxidante, através do manganês, do cobre e da vitamina E. Esta última é encontrada em quantidade maior do que a necessária, e ajuda a combater inflamações. Rica em proteínas (aproximadamente 20% de sua composição), a amêndoa também é fonte de vitaminas E e B1, cobre, zinco, magnésio, proteínas, fibras e gorduras monoinsaturadas, que podem diminuir os níveis de colesterol ruim no sangue.
Recomendação: 5 a 10 amêndoas por dia.
Avelã
Essa oleaginosa contém uma grande quantidade de gorduras monoinsaturadas, que combatem o “colesterol ruim” (LDL) no sangue. Para fazer uma comparação, ela possui o dobro desse ácido graxo em relação à castanha de caju. Além disso, a avelã é fonte de magnésio e vitaminas do complexo B que servem como anti-inflamatórios que protegem o coração. É fonte de cálcio, que previne contra problemas nos ossos como a osteoporose, e ainda melhora a saúde dos dentes.
Recomedação: 4 avelãs por dia.
Pistache
Essa oleaginosa reduz o colesterol ruim (LDL) e ajuda na proteção do organismo contra radicais livres, pois tem efeito antioxidante. O pistache contém fitoesteróis em quantidades suficientes para melhorar a saúde do organismo, fazendo com que se evite um eventual entupimento das veias pelo mau colesterol.
Além de possuir gorduras insaturadas, o pistache dispõe de substâncias antioxidantes, como selênio e vitamina E, as quais auxiliam na inativação dos radicais livres que danificam as células, prevenindo o envelhecimento precoce.
Recomendação: 15 g por dia ou meia xícara de chá.
Amendoim
O amendoim é rico em ácidos graxos insaturados, que são benéficos à saúde e fonte de proteína vegetal, fibra dietética, vitaminas, antioxidantes, minerais e fitoquímicos. Por isso, o amendoim é grande aliado da nutrição humana. Um nutriente chamado ácido fólico é abundante no amendoim, o que é benéfico para a saúde da mente, pois é um cofator para a produção de diversos neurotransmissores.
Recomendação: 30 g por dia ou uma xícara de chá.
Recomendação para Consumo
Preste atenção às quantidades recomendadas: as oleaginosas são maravilhosas para a saúde, mas devem ser consumidas sem excesso. Escolha duas ou três de suas favoritas e inclua no seu dia. Com o tempo, procure variar: assim você aproveita todos os benefícios!
Onde encontrar?
As oleaginosas podem ser encontradas em casas de produtos naturais, mas é sempre bom optar por casas de boa procedência, para não comprar produtos velhos ou estragados..
ótimo artigo!!! Faça sua dieta com castanhas http://www.dietaligth.com.br/dieta-com-castanhas/
Vejam se podem me auxiliar. Há uma árvore de altura média (cerca de 4 m) com folhas de formato próximo ao da mangueira. Seu fruto alongado, marrom escuro, de aparência aveludada com cerca 25/30 cm, com 5 ou 6 gomos cai quando maduro e se abre, liberando sementes grandes, marrons que lembram pedras (seixos de rio). Tais sementes cozidas em poucos minutos tem sabor muito parecido ao da castanha portuguesa. Duas peles as revestem e saem com relativa facilidade. Que árvore/fruto é esse? Respostas ao endereço abaixo, por favor.
Agora também fiquei curioso.
🙂
produtos naturais sempre serão a melhor opção para melhorar cuidar melhor de nossa saúde
mas poucos se preocupam com a própria saúde infelizmente temos de mudar nossos abetos
http://youtube.com/derlyemarcelinho
😆 muito saber isso castanha do para
A melhor castanha que existe é a castanha de barú. Riquíssima em minerais, previne várias doenças dentre elas infarto, AVC, doenças circulatórias, pressão alta, disfunção erétil, Alzheimer, demência, depressão, excelente para memória, além de dar muita disposição e energia.