Para a mulher que gosta de se cuidar

Conheça os Diversos Tipos de Farinha

Conheça os Diversos Tipos de Farinha

Quando ouvimos a palavra farinha, logo pensamos em farinha de trigo, não é? Existem muitos outros tipos de farinhas que, além de saudáveis, são indispensáveis para quem quer melhorar a dieta ou tem restrições alimentares (como intolerância ao glúten).

Publicidade

Que tal substituir a farinha de trigo por outros tipos?

Tradicional, a farinha de trigo branca é usada em muitas receitas, dos empanados aos doces. Além do problema com celíacos, é um obstáculo na dieta de qualquer pessoa por ser fonte de carboidratos simples. Ela causa um pico elevado de glicemia no sangue, causando desequilíbrio e aumentando a chance de engordar.

Uma das maneiras de substituir a farinha branca é usar a versão integral, que tem mais nutrientes e não altera tanto o sabor da receita. No entanto, a ideia aqui é outra: quando você for preparar uma torta, um bolo ou qualquer receita com massa, procure experimentar com algum tipo de farinha diferente. Assim você estará experimentando novos sabores e usufruindo de muitos nutrientes que não estão presentes na farinha de trigo. Conheça alguns tipos de farinhas interessantes:

1. Farinha de Aveia

 Muito utilizada, a farinha de aveia é excelente opção para ser usada em preparações integrais em razão do seu alto teor de fibras, que auxiliam no controle do açúcar no sangue e bom funcionamento do intestino. Contém vitaminas do complexo B, que atuam no processo de energia, e silício, que age na saúde da pele. Pode conter traços de glúten, pois normalmente é processada nos mesmos equipamentos da farinha de trigo.

2. Farinha de Arroz

A farinha de arroz é amplamente utilizada na culinária para quem tem intolerância ao glúten, pois é uma excelente substituta para a farinha branca e seus derivados. Pode aparecer também na versão integral, tão boa quanto a branca, já que ambas apresentam índice glicêmico bem baixo.

3. Farinha de Amêndoa

Conheça os Diversos Tipos de Farinha

Contém vitamina E, proteínas e gorduras saudáveis, famosas da castanha. Fica ótima como substituta para empanar frango, peixe, fazer almôndegas, bolos e até pode substituir a farinha branca de panquecas e biscoitos, em ¼ da quantidade. É preciso guardar na geladeira e cuidar para não oxidar.

4. Farinha de Coco

A mistura curiosa de fibras com gordura, da própria fruta, torna a farinha de coco um ingrediente interessante nas receitas de bolos. Não contém glúten e apresenta muito mais fibras do que a versão em óleo de coco, sendo uma ótima escolha. Pode ser misturada com a  farinha de arroz, que dá a consistência da massa.

5. Farinha de Banana Verde

A banana verde tem aparecido em diversas receitas e de muitas maneiras, incluindo a versão da farinha. Ela estimula a flora intestinal, eliminando aquela sensação de inchaço do dia a dia. Se quiser, faça iogurtes, vitaminas e bolos acrescentando a farinha de banana verde no preparo.

6. Farinha de Berinjela

É rica em nutrientes e tem uma boa quantidade de fibras que, aliadas ao consumo diário de água, ajudam a dar saciedade para o corpo e evita aquela necessidade de comer um docinho. Por ser bem versátil, a farinha de berinjela pode ser combinada com a de trigo, ou outra que tenha boa fermentação, para incrementar qualquer receita.

7. Farinha de Linhaça

Conheça os Diversos Tipos de Farinha

A farinha de linhaça possui lignanas, compostos benéficos que atuam no controle da TPM (tensão pré-menstrual), além de ser rica em fibras, vitaminas e minerais. Massas de bolos, tortas e empanados podem ser incrementadas com a farinha, além de ficar ótima com frutas e saladas. Essa farinha é sensível e fácil de se oxidar, por isso é importante comprar em locais de boa procedência.

8. Farinha de Centeio

Bem conhecida por seu uso nos pães, a farinha de centeio traz vantagens para a digestão e também para a conversão do açúcar em gordura, que pode ser retardada pelo grão. Bem famosa em receitas integrais, o centeio deve ser usado com parcimônia pelos celíacos, já que pode apresentar traços de glúten.

9. Farinha de Chia

Rica em proteínas de fácil digestão e fibras, a farinha de chia aumenta a sensação de saciedade. A farinha de chia é rica em nutrientes de ação antioxidante, proteínas e bastante fibras, sendo ótimas para preparar pães, bolos, tortas e incluir nas saladas, iogurtes e vitaminas, garantindo uma boa dose de energia para o dia.

10. Farinha de Feijão Branco

A farinha de feijão-branco é rica em faseolamina, uma proteína que reduz a absorção de carboidratos. O importante do consumo dessa farinha é não levá-la ao fogo na hora de fazer em casa, senão, ela perde as propriedades da substância. Polvilhe-a em frutas, saladas, sucos e iogurtes.

11. Farinha de Maracujá

Conheça os Diversos Tipos de Farinha

As farinhas de frutas, como a de maracujá, contam com mais vitaminas e minerais por serem feitas com a fruta inteira, da casca à semente. Para quem não tem sempre uma porção diária de frutas disponível, utilizar a farinha é uma ótima maneira de balancear a dieta. Essa farinha é conhecida por equilibrar os níveis de glicose no sangue.

12. Farinha de Quinoa

Rica em proteínas vegetais, a farinha de quinoa é ótima opção para ser acrescentada a preparações, como bolos, pães e massas. Possui vitaminas do complexo B, que agem no fornecimento de energia e disposição ao organismo.

13. Farinha de Semente de Uva

A farinha de uva é rica em fibras solúveis, o consumo regular, com água, ajuda a regular o intestino. Também tem efeitos importantes sobre a saciedade. A indicação de uso da farinha de uva é que sejam usadas até 3 colheres diárias, de modo fracionado. Pode ser usada no preparo de  bolo, vitaminas, sucos, iogurte e até em pratos salgados.

14. Farinha de Amaranto

É uma farinha mais escura, o tipo é indicado para bolos de chocolate, cookies ou pães escuros. Assim como o grão, a farinha é rica em proteínas, fibras e altamente indicada para gestantes. Isenta de glúten.

Onde Comprar

Algumas farinhas mais comuns você pode encontrar no supermercado. Para uma variedade maior, você pode encontrar em lojas de produtos naturais, como aqui na Natue.

E você, costuma consumir farinhas diferentes para o preparo de alimentos?

19 comentários para “Conheça os Diversos Tipos de Farinha”

  1. Avatar de Danusa

    Muito bom, eu tento sempre usar farinhas diferentes, as que mais uso é a de arroz e de aveia…mas tem bastante variedade, vou experimentar outros tipos.

    1. Avatar de Rose

      o que posso fazer para deixar meus bolos menos esfaringados e duros por serem feitos com farinha de arroz e fécula de batata?

  2. Avatar de Teresa

    Eu tenho usado a farinha de coco, muito boa, fiz um bolo que ficou ótimo.

  3. Avatar de Leni Braga Carmine

    Aonde encontrar essas farinhas todas?? Farmácia ou supermercados
    Adorei esta matéria

    1. Avatar de Maria H

      Leni no fim do post tem dicas de onde comprar.

  4. Avatar de Neide Maria

    Que matéria maravilhosa..Parabéns! Depois de tantos anos só agora que descobri que farinha de trigo é que me causa dores de cabeça.. terrível. Amei a matéria! Abraços!

  5. Avatar de Maria H

    Tenho experimentado algumas farinhas diferentes, gostei da farinha de arroz e farinha de amendoa, as duas misturadas fica o resultado igual o da farinha de trigo.

  6. Avatar de Mirian Teresa Pereira

    onde comprar??????

  7. Avatar de Rosana

    Tenho consumido a farinha de banana verde, é ótima.

  8. Avatar de Tina

    Por favor alguém me diz onde comprar? Obrigada

    1. Avatar de João Fernando Sans

      vc pode encontrar no mercadão, tem também farinha de semente de abobora que é um excelente emagrecedor, anti-fúngico e anti inflamatório.

      1. Avatar de Tãmi De Sá

        Casas Pedro. aqui no Rio de janeiro tem várias espalhadas pela cidade.

  9. Avatar de Silene

    Amei a matéria.
    Dicas maravilhosas. Não sabia que existiam tanto tipo de farinha. Vou passar a consumir mais.
    Bjus………

  10. Avatar de Raquel Bar

    Gostei muito de conhecer outras opçoes, quero diminuir o consumo de farinha de trigo.

  11. Avatar de Rita Cássia

    A farinha de coco misturada com a farinha de arroz fica bem legal para fazer bolo, quero testar a de amendoa, aveia e semente de uva

  12. Avatar de Emanuelle

    Gostei das dicas, vou testar farinhas novas.

  13. Avatar de Neide

    uso a farinha de banana verde, é ótima

  14. Avatar de Vanda

    😳 não entendi nada. ..
    Por favor explique melhor 😳

  15. Avatar de Chris Fink

    Adorei

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva