Para a mulher que gosta de se cuidar

Qual é o seu tipo de pele?

Qual é o seu tipo de pele?

Conhecer o seu tipo de pele é fundamental para conhecer os cuidados específicos e deixá-la o mais bonita e saudável possível.

Publicidade

A qualidade e o tipo de pele básico são sempre determinados geneticamente. No entanto, ao longo da vida, a saúde e a beleza de sua pele irão depender da alimentação, do estilo de vida e do seu ambiente.

Para manter a pele macia, bonita, saudável e com elasticidade, é importante tomar alguns cuidados: limpar, tonificar, utilizar hidratantes, ingerir líquidos e alimentos saudáveis (proteínas, gorduras saudáveis e antioxidantes), além de proteger diariamente contra os raios solares. Além disso, para manter qualquer tipo de pele saudável é essencial fazer exercícios físicos diários e beber muita água.

Sinais de Envelhecimento

O envelhecimento da pele é inevitável ao longo da vida. Aqueles que na adolescência tinham pele oleosa podem vir a ter uma pele mais seca após a puberdade, assim como pessoas com pele normal podem ter um ressecamento da pele à medida que amadurecem.

À medida que todos os tipos de pele envelhecem, a pele perde volume e densidade, aparecem rugas, linhas finas e até mudanças na pigmentação. O conhecimento e a medição destes sinais de envelhecimento ajudam a determinar o estado da pele.

Conheça seu Tipo de Pele

Qual é o seu tipo de pele?

Pele Seca

De todos os tipos de pele, a pele seca é a que mais requer cuidados, devido a sua tendência para envelhecer mais rapidamente. É um tipo de pele com maior tendência para descamar, além de possuir menos elasticidade. A probabilidade de desenvolver rugas e linhas de expressão é maior do que nos outros tipos de pele.

Pele Normal

A pele normal tem uma textura fina e uma superfície suave, macia e é bem flexível. De todos os tipos de pele, este é sem dúvida a mais equilibrado e a que menos desenvolve problemas como imperfeições por espinhas e manchas. Não é nem seca nem gordurosa; os poros são bem pequenos e mal se notam. Este é um tipo de pele vibrante que reflete saúde.

Pele Mista

A pele mista é provavelmente um dos tipos de pele mais comuns e, como o próprio nome sugere, é uma combinação de pele seca com pele oleosa. Algumas regiões são oleosas (principalmente na zona T — queixo, nariz e testa) onde os poros são naturalmente mais dilatados, e outras áreas a pele é normal ou seca (área em redor dos olhos, boca e bochechas).

Pele Oleosa

A pele oleosa é um tipo de pele que produz uma maior quantidade de óleo. Devido a vários fatores, têm maior atividade sebácea do que nas peles seca, normal ou mista. A pele oleosa apresenta poros dilatados, bem maiores do que nos outros tipos de pele e também mais escuros, devido ao excesso de sebo que produzem. É um tipo de pele marcado pelo aspecto gorduroso e brilhante que fica bem aparente. Tem também maior tendência para o desenvolvimento de acne.

A quantidade de sebo produzida pelas glândulas sebáceas controla a eficácia da função de barreira da pele e, como resultado, o estado da pele. A superprodução de sebo pode indicar uma pele oleosa, propensa a acne, enquanto a baixa produção de sebo causa pele seca.

As glândulas sudoríparas da pele produzem suor para ajudar o corpo a manter sua temperatura ideal. A produção excessiva ou reduzida de suor também pode influir no estado da pele.

Pele Sensível

A pele sensível é um dos tipos de pele mais frágeis, se tornando irritada e inflamada muito facilmente. Exitem áreas que desenvolvem vermelhidão, coceira, manchas, ardor e uma maior tendência para descamar. Apresenta uma textura fina, delicada e bastante sensível ao uso de cosméticos bem como às alterações do clima. A pele sensível exige cuidados especiais.

Qual é o seu tipo de pele?

A Importância de Usar Dermocosméticos Adequados

O grande problema do auto-diagnóstico é o uso indevido dos produtos, que podem colaborar para a má qualidade da pele. Por exemplo, se uma pessoa de pele mista, com tendência à oleosidade, escolher um protetor solar muito hidratante, é possível que ele confira muito brilho e cause até acne. Por isso, sempre que aparece um produto novo nas prateleiras veja se é para o seu tipo de pele. Investindo no produto certo sua pele se manterá saudável.

20 comentários para “Qual é o seu tipo de pele?”

  1. Avatar de Cristina

    Bom dia..
    minha pele é seca e ultimamente tenho tido muitas espinhas dolorosas na região do queixo… ja fiz exames para ver taxa hormonal e nao tem nada de errado. o que posso usar para secar as espinhas ou evitar que elas apareçam.. eu usava o creme cronos da natura 35 anos mas ate parei porque minha pele estava muito oleosa… qual a sua dica?
    obrigada

  2. Avatar de Cris

    BOM DIA… MINHA PELE É BEM MISTA
    COM ISSO ACHO COMPLICADO ACHAR PRODUTOS PARA MEU TIPO DE PELE.
    MAS VOU USANDO PRIMER ETC.

  3. Avatar de úrsula

    A minha é normal, mas tem se tornado sensível em algumas situações… Até que não é difícil de cuidar, mas quando está sensível complica um pouco. Ainda mais que não tenho muito experiência com esse tipo de pele. 😕

  4. Avatar de Aline Souza

    Minha pele é super oleosa. Trago para o trabalho um sabonete específico para o rosto e o lavo umas 4x ao dia. Ainda assim, a oleosidade volta depois de alguns minutos. É muito difícil…

    1. Avatar de Alessandra

      Lavar muito faz é aumentar a produção de sebo e a pele fica mais oleosa ainda.

  5. Avatar de Sara Daisy

    Minha pele é mista, mt oleosa na parte da testa e nariz e seca nas bochechas, qual o tipo de maquiagem p minha pele ? tipo de base ?
    obg *-*

  6. Avatar de Zanilda Pereira

    quando escreverem artigos do genero,separem a pele negra da branca,porque as composições são diferentes.nem todo produto para branco enquadra-se com os negros.

  7. Avatar de Luciana Sandy

    🙁 Minha pele é extremamente OLEOSA e por consequência tenho ACNE, eu passo bastante pó pra sumir com o brilho mas com esse calor a maquiagem derrete e fica um nojo só, você recomenda algum tratamento caseiro para ACNE?

    Beijin *-*

  8. Avatar de Carla

    Oi Celisa!

    Minha pele é mista e sensível, na zona T é oleosa com poros mais abertos, nas demais partes é normal, porém bem sensível a alguns cosméticos.

    Bjo

  9. Avatar de Juliene Barbosa

    A minha pele é mista, gostaria de saber quais são os produtos ideias para cuidar melhor da pele.obrigada

  10. Avatar de Letícia

    Minha pele é seca, tenho 39 anos e já tenho várias ruguinhas, é preciso hidratar bem

    1. Avatar de Marli Pontes Justi

      ja tenho 56 anos e minha pele esta aparecendo ruga tem como evitar

  11. Avatar de Rosana

    Minha pele é seca, tenho usado óleo de coco e tendo bons resltados.

  12. Avatar de Rafaela

    Olá, meu tipo de pele é sensível, quando eu tinha 12 anos, minha mãe me levou a dermatologista, para eu poder cuidar das espinhas e cravos que tenho no rosto. A médica receitou o sabonete La-Roche-Posay effacler, uma pomada Vitacid com antibiótico e um protetor solar filtro 50 de La-Roche-Posay também. Nos primeiros meses, minha pele descascou um pouco né, ardeu e tudo, mas depois minha pele pegou o jeito e não ardeu mais, mas também parecia pele de bebê, porém com sardas… Hoje tenho 15 anos, e não consigo mais usar este sabonete, quando lavo meu rosto duas vezes (diariamente como eu fazia), arde muito e fica vermelha, mesmo eu usando o protetor solar. E ainda sim, quando lavo uma vez diariamente, ainda arde, mas não tanto, então em vez de eu usar o protetor eu troquei pelo Proderm achando que hidratasse um pouco mais. Após a lavagem com sabonete, ardia muito quando aplicava este creme. Então agora eu parei.

  13. Avatar de Silene

    Dicas maravilhosas, amei, a minha pele é mista e uso dermativm sabonete gel e uma base apropriada para o meu tipo de pele, mas sinto as vezes irritações. Bjsss

  14. Avatar de Gil Agostinho Evaristo

    A MINHA PELE E SECA. O QUE DEVO USAR PARA ESTE TIPO DA PELE. POR QUE NA VERDADE OS CREMES QUE MAIS USO SÃO: NIVEA, CLERE

  15. Avatar de Adriana Prado

    Já tive pele mista. Hoje, passado pela menopausa, tende a ser seca. Tenho o cuidado de sempre hidratar e proteger adequadamente.

  16. Avatar de Sónia Martins

    Os produtos da Mary Kay são maravilhosos, porque vão ao encontro de cada tipo de pele. Além disso, esta marca tem produtos fantásticos para a pele mista ou oleosa. Experimentem. Vão adorar.

  17. Avatar de Raquel Delis

    pele oleosa, dá um bom trabalho.

  18. Avatar de Ana Célia Miguel

    olá ,minha pele é muito oleosa, tenho manchas nas bochechas, min aconselharamana usar ácido , qual sua opinião ….beijos….

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva