Para a mulher que gosta de se cuidar

Saiba quais são os tipos de shampoo e como usá-los na sua rotina

Tipos de Shampoo

Resenha enviada por Adriana Prado

Já aconteceu de usar um shampoo que é tudo de bom e ele deixar seu cabelo com aspecto pesado, como se não tivesse lavado ou enxaguado direito?

Já aconteceu muito comigo e não acontece mais porque descobri a maneira correta de usar as opções que tenho no mercado. Ainda tenho muito que aprender, é verdade, mas depois que tomei conhecimento e de algumas características dos produtos que temos no mercado meu cabelo mudou pra melhor.

Quero dividir com vocês porque já aprendi muito aqui e vejo que muitas pessoas desconhecem estas dicas.

Tipos de Shampoo

Tipos de Shampoo
  • shampoo antirresíduo: pode ser usado a cada 15 dias ou antes de uma hidratação mais caprichada. Lava bem o cabelo, abre as cutículas para receber tratamento e, de imediato, deixa o cabelo extremamente rígido e até embaraçado.
  • shampoo transparente: pode ter cor, mas é transparente. Não é antirresíduo, mas deixa os cabelos mais limpos, prontos para receberem o shampoo indicado para seu tipo de cabelo. A maioria dos shampoos transparentes é para cabelos oleosos. Se você tem química no cabelo não precisa temer, pode usar sempre.
  • shampoo leitoso: é o shampoo de tratamento, tem aspecto mais denso. Deve ser usado com o cabelo bem limpo, ou seja, lavado com shampoo antirresíduo ou transparente. Geralmente é indicado para cabelos tingidos ou secos porque hidrata os fios enquanto lava.
  • shampoo translúcido: é o shampoo de uso diário, está entre o transparente e o leitoso, é perolado. Este também limpa o cabelo, mas, não como o transparente ou o antirresíduos. Por isso, melhor usar um destes antes do translúcido para um resultado melhor. Geralmente são indicados para cabelos normais e alguns para cabelos oleosos.
  • condicionador: indispensável para cabelos secos. Não têm a duração das demais hidratações, mas faz uma reparação pós limpeza fechando as cutículas do cabelo, fornecendo nutrientes, equilibrando o PH, dando brilho, além de auxiliar no pentear. Suas proteínas criam uma barreira que ajuda a proteger de fatores externos como vento, poluição e sol.  Não deve ser usado na raiz e ser bem enxaguado, pois seus resíduos queimam os fios e causam caspa. Em excesso deixa os cabelos oleosos e pesados. Como o shampoo, escolha um conforme seu tipo de cabelo e necessidade.
Tipos de Shampoo.

Lavar o cabelo: shampoo transparente. Use uma ou duas vezes se quiser e enxágüe bem, até sentir o cabelo limpo, ou seja, mesmo molhado você dá uma esfregadinha e o mesmo está ressecado.

Tratar o cabelo: shampoo de tratamento leitoso ou translúcido. Aí é hora de escolher um shampoo para seu tipo de cabelo ou conforme sua necessidade. Enxaguar bem e aplicar o condicionador na extensão dos fios.

Para uma hidratação profunda: shampoo transparente ou antirresíduos, shampoo de tratamento, e máscara capilar.

Dicas Importantes

  • Vale a pena investir em máscaras de marcas mais caras e usar shampoos mais baratos respeitando estas características.
  • Mesmo que o shampoo transparente seja indicado para cabelos secos, use um para cabelos oleosos antes.
  • Se o cabelo já estiver muito seco antes de lavar, ainda assim é bom usar um transparente antes.
  • A máscara rápida pode ser usada no lugar do condicionador.

Atualmente minha rotina de cuidados dos cabelos está assim:

  1. Shampoo Bio Extratus Jaborandi: este é marronzinho, mas transparente, para lavar o cabelo. Quando noto que o cabelo está muito sujo ou o shampoo quase não faz espuma lavo duas vezes, até sentir o cabelo totalmente limpo. Tiro o excesso de água e aplico o shampoo de tratamento.
  2. Shampoo Bio Extratus Shitake: este é translúcido, indicado para reconstrução nutritiva. Massageio suavemente e enxáguo bem.
  3. Condicionador Bio Extratus Shitake: aplico uma pequena quantidade na extensão dos fios e enxáguo bem.

Uma vez por semana ou a cada 15 dias:

  1. Shampoo Antirresíduos Queravit Bio Extratus: lavo bem todo o cabelo, se necessário lavo duas vezes.
  2. Shampoo Helcla Multi Ação Reparação Profunda – pré-hidratação: este é leitoso. Lavo bem todo o cabelo e enxáguo bem.
  3. Máscara de tratamento/hidratação: atualmente uso da linha Shitake Bio Extratus ou Novex, acrescida de queratina liquida, extrato de jaborandi, complexo nutritivo de vitaminas A e E e  Bepantol. Às vezes, uso só a máscara mesmo.

Sugiro aos que ainda não fizeram o teste façam. Verão que faz toda diferença.

Espero que gostem.
Beijo a todos!

174 comentários para “Saiba quais são os tipos de shampoo e como usá-los na sua rotina”

  1. Avatar de Sara Matos

    Adorei as dicas sobre estes shampoos, certamente fiquei a saber um pouco mais sobre alguns.

    Para mais dicas, pode sempre visitar:
    http://cabelosunhas.com/

  2. Avatar de Maria Gonçalves

    Estou a fazer o tratamento com Dexaval capilar. Quanto tempo devo usar e se faz queda do cabelo, e o champô indicado muito obrigado pela ajuda.

  3. Avatar de Maria Gonçalves

    Faço tratamento com Dexaval capilar pf faz queda do cabelo, quanto tempo devo usar e qual o champô indicado obrigado.

  4. Avatar de Daiane

    Gostaria de saber qual o shampoo,condicionador,creme de pentear e de tratamento indicado para o meu tipo de cabelo.
    Ele é longo liso,oleoso e estar caindo muito,com bastante caspa e fere o couro cabeludo.
    Não sei o que fazer !!

    1. Avatar de Nara

      Daiane, pode ser que você esteja com dermatite ou seja só caspa mesmo.. o ideal é ir a um dermatologista. Eu tenho 26 anos e tenho dermatite desde a adolescência. Eu uso shampoo anti caspa da La Roche quando meu quadro está “atacado”, o que geralmente acontece no inverno. Evite shampoos e condicionadores com composição que dão alergia. A minha dermatite piora dependendo do meu quadro psicológico: estresse, ansiedade, etc. E também piora se eu consumo muita bebida alcoolica ou alimentos processados e gordurosos. Espero ter ajudado 😉

  5. Avatar de Elisangela Maria

    Comecei a usar o shampoo e condicionador dá Dove pra cabelos cacheados e ta me dando uma caseira no couro cabeludo, o que faço

  6. Avatar de Maria Do Carmo Serpa Cavalcante

    Estou fazendo uso do Minoxidil, qual shampoo devo usar para uso diário? Uso Minoxidil a noite é lavo pela manhã, por dois meses, aguardo uma indicação

  7. Avatar de Cintia

    Olá bom dia. Gostaria de saber se o shampoo bio extratus jaborandi,por ter pigmentação alaranjada, pode ser usado em cabelos descoloridos. Obrigada.

    1. Avatar de Cleide Souza Gonsalves

      Bom dia!
      Devemos passar condicionador depois da máscara?

  8. Avatar de Ana Karine Oliveira Da Costa

    Oi posso usar shampoo de reconstrução todos os dias?

  9. Avatar de Ana Karine Oliveira Costa

    Oq fazer para tirar mau cheiro do cabelo tipo cheirinho de mofo no cabelo??

  10. Avatar de Ana Karine Oliveira Da Costa

    Qual é o cronograma para um cabelo ressecado quebradiço e volumoso?? Tipo gostaria que me desse dica de alguma linhas de cremes produtos para cabelos secos e oq precisam mais para ficar saudável?

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva