Para a mulher que gosta de se cuidar

Tomilho: Erva Ideal para o Inverno

Tomilho: Erva Ideal para o Inverno

O tomilho é uma erva muito utilizada na culinária como tempero. Outra maneira de usar o tomilho é como erva fresca em forma de chá — forma ainda mais eficiente e benéfica para saúde.

O tomilho (Thymus vulgaris) é uma entre várias ervas aromáticas e contém um óleo essencial chamado timol, que possui ação antibacteriana e desinfetante. Sendo assim, o tomilho é um conservante natural.

Porque ela é considerada ideal para o inverno?

 Tomar um chá de tomilho, especialmente no inverno, trata o aparelho respiratório, diminuindo consideravelmente a tosse e o catarro de quem está gripado. Melhora os sintomas da sinusite e o possível surgimento de uma bronquite. A erva também evita inflamações na garganta e na boca. O chá também é um ótimo preventivo para gripes e resfriados.

Outros Benefícios do Chá de Tomilho

Quem sofre de depressão deve consumir o chá de tomilho, assim como quem sofre com muito estresse e ansiedade, pois são encontradas no chá substâncias que atuam acalmando o sistema nervoso.

O chá funciona como antioxidante, evitando o envelhecimento precoce das células do corpo. Atua também como antisséptico e desinfetante, protegendo o corpo de bactérias quando usado externamente, como antipirético (reduz a febre) e como uma rica fonte de ferro — sendo por isso indicado para pessoas com anemia.

O chá de tomilho também pode ajudar no combate à acne, fortalecimento e a queda de cabelo.

Tomilho: Erva Ideal para o Inverno

Como Preparar o Chá de Tomilho

O chá é a forma mais saudável de consumir esta erva. O chá pode ser feito com a erva seca ou fresca. Ferva 300 ml de água e desligue o fogo, acrescente um punhadinho da erva, tampe e deixe agir por 10 minutos. Coe e tome em seguida.

Formas de Usar o Tomilho

Confira algumas das formas de usar esta erva para saúde.

Gripes, resfriados, tosse e bronquite: Faça um chá de tomilho e tome 2 xícaras por dia. Tome o chá bem quentinho e se tiver tosse, pode acrescentar um pouco de mel. Se tiver as vias nasais obstruídas, tome o chá quente e inspire o vapor.

Se for usar o óleo essencial de tomilho, use 6 a 8 gotas em 1 litro de água fervente. Inalar por 15 minutos cobrindo a cabeça com uma toalha. Massagear o peito e costas com 1 gota em um punhado de óleo vegetal. Nebulização: 1 gota para um copinho cheio de soro fisiológico.

Tomilho: Erva Ideal para o Inverno

Gengivas e gargantas inflamadas: Fazer gargarejo com um chá de tomilho ou 1 gota de óleo essencial em meio copo com água. Fazer bochechos diariamente.

Ansiedade: Aromatização: aromatize o ambiente colocando 5 gotas em um aromatizador elétrico e complete com água. Ou coloque de 15 a 20 gotas em 500ml de água e borrife no ambiente. Escalda-pés: em uma bacia de água morna, acrescente de 5 gotas de óleo de tomilho. Massagem: 20 gotas de óleo de tomilho em 60ml de óleo vegetal.

Fortalecimento e queda de cabelo: 1 gota de óleo essencial em um punhado de shampoo. Massagear o couro cabeludo e enxaguar. 20 gotas em 100ml de água. Borrifar no couro cabeludo e deixar secar. Usar 1 gota em um pouco de creme para pentear.

Óleo Essencial de Tomilho

Tomilho: Erva Ideal para o Inverno

Além da erva in natura, é possível encontrar para comprar o óleo essencial de tomilho. As propriedades medicinais da erva vêm principalmente dos óleos essenciais que são extraídos por destilação a vapor das flores frescas e folhas. Todas as propriedades do tomilho encontram-se de forma extremamente mais concentrada no óleo essencial.

Esses óleos possuem inúmeras propriedades, tais como antiespasmódico, antirreumático, antisséptico, bactericida, cardíaco, carminativo, cicatrizante, diurético, expectorante, inseticida, estimulante, tônico e vermífugo.

Onde encontrar?

O tomilho pode ser comprado fresco ou seco. O ingrediente em sua versão fresca pode ser encontrado em feiras ou em supermercados. Já em sua versão seca, pode ser encontrado em potinhos de vidro ou em pequenos sacos plásticos nos supermercados e mercearias. O óleo essencial você encontra em casas de produtos naturais ou em lojas online como a Natue.

9 comentários para “Tomilho: Erva Ideal para o Inverno”

  1. Avatar de Marta Maria Medes Diniz

    Adorei a informação do Chá de Tomilho para o inverno. No inverno as vezes me parece: É tosse, gripes, resfriados, OBRIGADA

  2. Avatar de Tania Maria Ferri

    😆 Adorei vou tomar para ansiedade, e o óleo pode ser usado como?

  3. Avatar de Ana Paula

    Tenho o tomilho em casa, amei esse artigo, vou usar com mais frequencia, ainda mais agora no frio.

  4. Avatar de Antonieta

    Muito bom, vou passar a consumir mais.

  5. Avatar de Auridéa Nunes

    Eu uso o tomilho na culinária.
    Colocá-lo na sopa deixa um sabore um aroma delicioso!

  6. Avatar de Rosi

    Nunca ouvi sobre esse chá de tomilho, vou fazer para experimentar, espero que tenha um gosto bem agradável.
    Visitem minha página.
    Abraços.
    http://belezanoar.com.br/

  7. Avatar de Dilma

    Amei as dicas, vou colocá-las em práticas!

  8. Avatar de Janete Dourado

    Parabéns!!! artigo muito bom, são ervas que a gente tem casa e utiliza apenas como tempero.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva