Para a mulher que gosta de se cuidar

Tratamento para Calvície Hereditária

Tratamento para Calvície Hereditária

Olá meninas, tudo bem? Quem acompanha o site há bastante tempo sabe da minha saga e da de muitas leitoras contra a queda de cabelo (por exemplo, o post sobre Minoxidil é o mais comentado até hoje no site). Para quem tem o problema de calvície hereditária (AAG) — o que pode ser desesperador — poderá encontrar informações relevantes nesse post ou trocar ideias com outras pessoas com o mesmo problema.

Introdução

Calvície é uma forma de alopécia — queda dos cabelos sem reposição — que se torna gradual e progressiva se não for tratada imediatamente.

A principal causa é genética, quando os pais ou avós, principalmente o homem, são calvos. O hormônio masculino Dihidrotestosterona (DHT) presente no folículo cabeludo é o principal fator para provocar a queda de cabelos. O sebo — que contém o hormônio masculino — acumulado no couro cabeludo, entope os poros e ocasiona má nutrição da raiz do cabelo.

Alopecia Aerata

Outra causa da calvície é uma condição auto-imune conhecida como Alopecia Areata. São áreas pequenas e arredondadas totalmente sem cabelo. Normalmente a queda se restringe somente a essas áreas, não havendo perda completa.

A causa da alopecia areata ainda é desconhecida, mas alguns fatores podem contribuir para o seu desenvolvimento, tais como: doenças de tireóide, hereditariedade, exposição a produtos químicos, casos de fundo emocional, período da menopausa, dieta pobre em nutrientes e problemas como a dermatite seborréica.

A alopecia pode ser congênita (presente desde o nascimento do indivíduo) ou adquirida. A alopecia adquirida apresenta duas formas principais:

  • Cicatricial: há inflamação e perda de folículos pilosos. Pode ser causada por doenças de pele, infecções fúngicas (micoses), infecções bacterianas e queimaduras.
  • Não-cicatricial: os cabelos estão ausentes, mas os folículos pilosos estão preservados, o que explica a natureza reversível deste tipo de alopecia. As doenças da pele são as causas mais comuns da alopecia não-cicatricial e incluem: eflúvio telogênico, alopecia androgenética e alopecia areata.

Alopecia Androgenética Masculina

O padrão de calvície masculino pode ser causado por uma sensibilidade geneticamente herdada a uma substância de ocorrência natural denominada dihidrotestosterona (DHT). Uma enzima natural do organismo, chamada 5-alfa-redutase, converte o hormônio testosterona no DHT. Homens com alopecia androgenética apresentam níveis bastante elevados de DHT.

Esta condição se inicia com o afinamento dos cabelos nas têmporas; depois se reduz a fase do crescimento, até que algumas áreas fiquem completamente sem cabelos.

Tratamento para Calvície Hereditária

Alopecia Androgenética Feminina

O padrão de calvície feminino é resultado da diminuição do estrogênio (hormônio feminino) que geralmente inibe o efeito da queda de cabelo provocado pela testosterona.

A calvície da mulher pode ser explicada por uma "alta sensibilidade" dos receptores hormonais localizados no cabelo aos hormônios masculinos.

A alopecia androgenética é uma doença progressiva que, se não for tratada, tende a piorar com o tempo. A velocidade de progressão depende de fatores únicos em cada pessoa, tais como histórico familiar e presença ou ausência de distúrbios hormonais.

Os cabelos das mulheres que apresentam a alopecia começam a se afinar, em geral na parte anterior e superior da cabeça. No começo, é visível apenas na "risca" do cabelo e nota-se um cabelo fino, frágil, quebradiço, com pouco volume e com crescimento lento. Depois, uma rarefação mais difusa do cabelo começa a ser percebida. Por fim, certa "transparência" do cabelo é notada, permitindo observar-se o contorno da cabeça através do cabelo.

Ainda não existe uma forma eficaz que garanta 100% de sucesso na cura da calvície. Entretanto, existem diversas medidas que podem ser tomadas para controlá-la. Assim, ela deixa de evoluir, evitando-se a queda completa dos cabelos. Quanto mais cedo se detectar o problema, melhores serão os resultados. Os objetivos do tratamento da alopecia androgenética são:

  • Retardar a rarefação, evitando o excesso de queda;
  • Aumentar o volume de cabelos no couro cabeludo;
  • Engrossar os fios de cabelo já existentes.

Dicas de Tratamento da Calvície

  • Procurar manter uma vida saudável. Adotar uma alimentação rica em aminoácidos e proteínas; cobre, ferro, zinco, óleo de linhaça e complexo B; além da prática de exercícios físicos. Esses fatores contribuem para uma boa nutrição capilar e irrigação do couro cabeludo.
  • Limpeza do couro cabeludo. As lavagens devem ser freqüentes, utilizando-se shampoos apropriados com fórmulas delicadas de pH neutro e sem sal, para remover a sujeira e o sebo em excesso, sem alterar o pH do couro cabeludo.
  • Massagem. Ter o hábito de massagear o couro cabeludo ajuda a ativar a circulação. A massagem deve começar na parte frontal da cabeça e nas têmporas, continuando na nuca e terminando no alto do crânio. Esta massagem, além de ativar a circulação, também ajuda na absorção de loções capilares.
    Sessões regulares de drenagem linfática e massagem capilar contribuem para ativar o metabolismo do couro cabeludo, revitalizando os folículos pilosos. As massagens ajudam no relaxamento — isto reduz o efeito dos hormônios que provocam a queda de cabelos.
  • Anticoncepcionais. Em casos de alopecia androgenética feminina de origem hereditária, é útil recorrer a anticoncepcionais que contêm a sustância acetato de ciproterona. Esta substância inibe a influência dos hormônios andrógenos (hormônios masculinos), além de reduzir a função excessiva das glândulas sebáceas. São estas glândulas que causam a seborréia — responsável por grande parte dos casos de queda de cabelos.
    O acetato de ciproterona pode ser encontrado em anticonceptionais como Diane 35 e Yasmin. No caso do Diane 35, a queda começa a melhorar a partir do terceiro mês de terapia.

Principais Medicamentos para Calvície

Minoxidil

Tratamento para Calvície Hereditária

O Minoxidil é um vasodilatador que facilita o crescimento do cabelo. Foi o primeiro produto a ser aprovado para o tratamento de alopecia androgenética.

Comumente, o Minoxidil é apresentado em duas concentrações: 2% e 5%. Estudos comprovam que a solução de 5% proporciona um efeito mais amplo e rápido que a solução de 2%; e pode ser usada tanto em homens como em mulheres.

É aplicado via tópica sobre o couro cabeludo, em dose 1 ml, duas vezes ao dia. A loção deve ser distribuída uniformemente sobre as áreas de maior necessidade, através de massagens cutâneas feitas com as pontas dos dedos. O uso deve ser regular e contínuo para manter a eficácia. Para mais informações, veja o post sobre Minoxidil.

Finasterida

Tratamento para Calvície Hereditária

A Finasterida trata a alopecia androgenética leve a moderada. É um inibidor específico da 5 alfa-redutase, enzima responsável pela queda de cabelos.

Foi demonstrado que a Finasterida rapidamente baixa os níveis de DHT sérico e do couro cabeludo em mais de 60%. Ela não tem nenhuma afinidade pelo receptor de androgênio e, portanto, não interfere na ação da testosterona. Por isso, não tem efeitos androgênicos, estrogênicos, progestacionais ou quaisquer outros efeitos de esteróides.

O tratamento de alopecia androgenética é administrado em uma dose diária de 1 mg por via oral.

A Finasterida, porém, não é aprovada para uso em mulheres. Durante a gravidez, podem ocorrer anormalidades na genitália externa do feto de sexo masculino.

Saiba mais sobre:

E você, sofre desse problema? Compartilhe conosco seu tratamento!

341 comentários para “Tratamento para Calvície Hereditária”

  1. Avatar de Phill

    ESQUEÇAM ISSO TUDO E USEM ÓLEO DE COCO

    1. Avatar de Sueli

      Phill você usa o óleo de cocô ?

  2. Avatar de Alexandra Maria

    Olá, boa noite, meu nome é Alexandra Maria, tenho 38 anos e desde criança sempre tive poucos cabelos, mas estou preocupada porque tenho notado que nos últimos anos estou tendo muitas falhas no topo da cabeça e na parte da frente também. As pessoas já estao percebendo e até fazem comentários e isso me deixa mto triste com a auto estima cada vez mais baixa. Gostaria de saber qual tipo de tratamento eu poderia iniciar? ja tomei Pantogar por 5 meses seguidos e nao resolvel.

    1. Avatar de Camila

      Olha alexandra , pantogar ate ajuda mas se vc estiver com alopecia androgenetica tem que procurar ajuda de um profissional..

  3. Avatar de Marieta

    Alexandra, tenho o mesmo problema. Consultei um dermatologista e ele me receitou Aldactone e Minoxidil. Uso este ultimo, mas o primeiro recusei devido aos efeitos colaterais, que alias sao muito graves. Optei pelo tratamento com Ozonioterapia e Laser e na terceira aplicacao já percebi diminuicao na queda (cerca de 200 a 250 fios por dia). Vc vai encontrar este tratamento com médicos ortomoleculares.

  4. Avatar de Jefferson

    Eu comeceo perder meu cabelos com 25 anos hj tenho 34 e tenho uma cabeça de palhaço mas ao olhar minha cabeça lisa vejo fios finos e alguns pretos groços a pergunta e ha esperança? Ja usei minoxidil shampoos diversos mudei alimentaçao etc mas ainda ha esperança no fundo da minha alma triste.

  5. Avatar de Daniela

    Olá tenho 25 anos e sempre tive muito cabelo, quando completei 20 anos comecei a perceber que o volume diminuia muito, porém demorei para perceber que era sério achei que era normal e logo ia passar, fui ao dermatologista e ele me passou que era calvice genética, minha vó hoje quase não tem cabelo, acho q isso veio dela, estou usando o minoxidil a 3 dias e o medico me passou um comprimido manipulado. Alguém passou por isso, tem chances de meu cabelo voltar a crescer e isso parar? estou desesperada.

    1. Avatar de Meire Borges

      FATOR DE CRESCIMENTO CAPILAR
      VGEF + BFGF + IGF + Peptídeos de Cobre 25 mg/ 5ml
      + NUTRYCAP – 1 Amp/5 ml
      N – Acetilcisteína 1%
      Silício Orgânico 0.1%
      Procaína 0.7%
      D Pantenol 1.5%
      Crisina 60mcg.
      Kit para tratamento injetável.
      160 reais
      +54)223-439-0522
      WhatsApp

  6. Avatar de Lu

    Tbem tenho calvicie hereditaria o meu começou a cair desde os meus 7 anos hj estou com 35 e me vejo desesperada mesmo ter tratado dez anos com dermatologista eu nao vi resultado. E isso dói mto, me sinto complexada e menos mulher😢

  7. Avatar de Pedro

    tem algum efeito colateral tipo alterar alguma coisa no corpo
    http://combaterejaculacaoprecoce.com/

  8. Avatar de Renata

    ola, este grupo do whatsapp ainda existe?
    se sim me adicione por favor… 12 982003109

  9. Avatar de Ana Gomes

    Sofro de alopecia androgenetica feminina há mais de 20 anos e já tentei de tudo (mino, fina, avicis, flutamida, pílula, vitaminas, etc)
    Já fui no Dr. Peruzzo também, mas foi muito caro e pelo menos para mim não valeu à pena. Fala e cobra demais, para resultados muito pobres.No fim o que ele receita é o mesmo que todos os outros dermatologistas receitaram também.
    Iniciei um tratamento com injeções no couro cabeludo há 3 meses e o resultado é excelente.
    São varias picadinhas, que tirei de letra, mas está valendo muito à pena, porque o remedio topico demora muito para fazer efeito e eu estava ficando desesperada.

    1. Avatar de Sarah

      Ana Gomes, qual o nome desse tratamento das intenções?

      1. Avatar de Andreia

        Oi qual o nome deste medicamento que você está aplicando
        estou desesperada com a queda de cabelo
        A medicação que estou usando não está fazendo efeito

      2. Avatar de Cristina

        Olá…qual o nome das aplicações (injeções) estou desesperada, já tem mais de ano usando Pantogar,minoxidil e agora Moulin, mas não vi resultados até o momento!

    2. Avatar de Camila

      Olá Ana. Qual o nome do tratamento com as injeções?

      1. Avatar de Jordana

        Oi meninas! Fiz o tratamento das injeções na cabeça pois também fui diagnosticada com alopecia androgenética. É um tratamento caro porém pra mim pelo menos já melhorou muito a queda e os fios engrossaram. Agora basta ter paciência para esperar crescer os novos. Fiz com o Dr. Adriano Almeida na clínica CIPE em SP. Boa sorte a todas

        1. Avatar de Simone

          Oi, Jordana! Qual o nome do tratamento? Quero procurar aqui na minha cidade. Obrigada!

    3. Avatar de Simone

      Oiii, qual o nome do tratamento das picadinhas?

      1. Avatar de Stella

        Chama mesoterapia capilar

  10. Avatar de Joana

    Eu também sofro deste problema. Fui medicada com Aldactone, Cistitone forte e Minoxidil. Estava sem duvida a resultar mas entretanto engravidei e tive que parar o tratamento 🙁 agora a amamentar o meu cabelo cai de um jeito assustador!Quando parar de amamentar ou se isto se mantiver vou procurar ajuda do meu Dermatologista novamente…para já “agarro-me” ao Plantur39 e matervita amamentação mas ainda não noto nada de nada. Beijinhos e boa sorte para todos nós…isto é horrível, afeta imenso a nossa auto estima!

  11. Avatar de Rui Mateus

    Oi estava pensando comprar este que falam muito que é o follixin…. Que acha? https://www.cabelo.info/follixin-funciona/

  12. Avatar de Daniele B Prebianca

    Olá. .. Tenho 35 anos, descobri a alopecia androgenica a 3meses, fui numa dermatologista e estou tomando uma vitamina chamada biotina 10mg, usando um tonico capidiasa base de minoxidil, todos os dias 15 gtas e massageando, além de um micro agulhamento chamado de MMP… São micro agulhas com medicamentos. Estou notando resultados… A queda praticamente parou e já estou vendo fios, estou muito feliz com os resultados. Espero ter ajudado vocês.

    1. Avatar de Karol

      Daniela, quanto tempo levou para o mmp fazer os fios pararem d e cair? Obrigada

      1. Avatar de Eliza

        Karol….pode me chamar no zap por favor? Fiz uma primeira sessão de MMP e o meu cabelo despencou. Queria conversar com vc. Tel 11 997016800. Obrigada

  13. Avatar de Lucas

    Olá boa tarde, sou o Lucas Matheus responsável pela área de afiliados da Smart Suplementos.

    Acessei seu site e vi que está bem posicionado nas pesquisas do Google a respeito do Crescimento Capilar você possui um excelente material notei que não está rentabilizando os conteúdos o que acha de escrever algumas matérias sobre nosso produto Luminus Hair está sendo um sucesso de vendas.

    Venho oferecer uma proposta para juntar-se a nosso time!! Estamos oferecendo de imediato 45% de comissão e algumas vantagens como:

    – Premiações por vendas realizada!!!

    – Frete Promocional, apenas R$9,90 que faz o cliente ficar animado para comprar! e aumenta nossas conversões;

    – Envio do produto no mesmo dia da compra ou no máximo em 24 horas, isso faz com que tenhamos menos reclamações e probabilidades menores de charge back;
    – Suporte ao cliente no pós vendas, entramos em contato via email e WhatsApp com o cliente, para saber se deu certo a compra, conseguiu imprimir e pagar o boleto;
    – Recuperação de boleto não pagos por email, WhatsApp e telefone, equipe focada e treinada para recuperar a incentivar os clientes a concluírem a compra, oferecendo aos clientes brindes, promoções, fazemos de tudo para que concluam a compra !!

    Nosso programa de afiliados é gerenciado pela Monetizze, referente aos ganhos de comissão com 45% você pode lucrar de até R$ 40,50 R$ 174,30 por cada venda.

    Estamos com alguns afiliados que já iniciaram com a divulgação do nosso produto e estão fazendo de 20 a 40 vendas por dia. O que acha de realizar um teste e aumentar a sua possibilidade de ganhos ainda mais.

    O nosso site oficial de divulgação e vendas é:

    http://www.projetorapunzel.net

    Fique a vontade em conhecer nosso site e analisar nossa proposta.

    Vamos trabalhar juntos? Lucrar mais e converter melhor as visitas que tem em seu site? Aguardo seu contato que iremos dar andamento ao seu processo de afiliação, e qualquer duvida estamos à disposição.

    Obrigado,
    Lucas Matheus
    Gerente de Afiliados e Relacionamento
    Smart Suplementos / Luminus Hair

  14. Avatar de Lucia Hohn

    Mas qual seria a maior preocupacao para se tentar curar? https://evitarejaculacaoprecoce.med.br/

  15. Avatar de Anderson Da Silva Almeida

    Bom Dia ! Meu nome é Anderson e tenho 32 anos. Tenho aloprecia indrogenetica que é a queda de cabelo pela genética da familia. Toda manhã quando passava a mão no cabelo caia varios fios e fui ao médico e ela passou Minoxidil. Não me dei bem com remédio estava dando dor de cabeça, inflamando meus vazos da cabeça e me deixando com a sensação de cabeça inchada. Resolvi fazer o teste da cebola. Acordei e passei a mão no cabelo e nenhum fio se quer caiu. Estou muito feliz e vou continuar a fazer. Vou fazer um dia sim e outro não. Gostei do resultado, além de parar de cair o meu cabelo ganhou brilho.

    Indico para meus amigos homens.

  16. Avatar de Shirley

    Bom dia, meu nome é Shirley tenho 37 anos, e sempre sofri de perda de cabelo, quando criança tinha uma cabeleira farta, mais depois dos 20 anos começou a cair muitos fios, procurei um dermatologista e ele me receitou Pantogar mais não vi muito resultado, e parei o tratamento aceitando que iria ficar feito minha mãe com pouquíssimo cabelo com o tempo, mais agora minha filha de 18 anos está super pra baixo com a queda de cabelo dela e isso me acabou, levei ela a um dermatologista que receitou untral espero que faça algum efeito para ela melhorar a alto estima.

  17. Avatar de Meire Borges

    FATOR DE CRESCIMENTO CAPILAR
    VGEF + BFGF + IGF + Peptídeos de Cobre 25 mg/ 5ml
    + NUTRYCAP – 1 Amp/5 ml
    N – Acetilcisteína 1%
    Silício Orgânico 0.1%
    Procaína 0.7%
    D Pantenol 1.5%
    Crisina 60mcg.
    Kit para tratamento injetável.
    160 reais
    +54)223-439-0522
    WhatsApp

  18. Avatar de Helena

    Eu sempre tive uma cabeleira vastíssima até os 28 anos, com 31 começou a cair e meu cabelo era quase no bumbum, comecei a me consultar e nada de melhora , já tomei , todos os remédios citados aqui nos comentários, mas, Nava deu certo , até que o Inovoa deu 10mg deu certo por uns 4 meses e depois voltou a cair.Depois comecei a aparar até que ficou no ombro . Comecei novamente a deixar crescer e começou novamente a cair , mas o meu crescimento é top , eu corto hoje em 15 dias já cresceu legal , mas sempre caindo , resumindo , estou preocupada com essa queda de cabelo , e eu tenho vida saudável, malho a 14 anos , me alimento bem , com comidas saudáveis e diurno muito bem tb , ñ lavo meu cabelo com água quente , ñ uso chapinha , ñ uso químicas e tudo isso desde de sempre , a única coisa que faço é dar banho de brilho de 3 em 3 anos por conta dessa queda, ñ sei mas o que fazer.😭😭😭😭😭

  19. Avatar de Helena

    Desculpem os erros de português RS , digitei pelo celular rs