Para a mulher que gosta de se cuidar

Tratamento para Calvície Hereditária

Tratamento para Calvície Hereditária

Olá meninas, tudo bem? Quem acompanha o site há bastante tempo sabe da minha saga e da de muitas leitoras contra a queda de cabelo (por exemplo, o post sobre Minoxidil é o mais comentado até hoje no site). Para quem tem o problema de calvície hereditária (AAG) — o que pode ser desesperador — poderá encontrar informações relevantes nesse post ou trocar ideias com outras pessoas com o mesmo problema.

Introdução

Calvície é uma forma de alopécia — queda dos cabelos sem reposição — que se torna gradual e progressiva se não for tratada imediatamente.

A principal causa é genética, quando os pais ou avós, principalmente o homem, são calvos. O hormônio masculino Dihidrotestosterona (DHT) presente no folículo cabeludo é o principal fator para provocar a queda de cabelos. O sebo — que contém o hormônio masculino — acumulado no couro cabeludo, entope os poros e ocasiona má nutrição da raiz do cabelo.

Alopecia Aerata

Outra causa da calvície é uma condição auto-imune conhecida como Alopecia Areata. São áreas pequenas e arredondadas totalmente sem cabelo. Normalmente a queda se restringe somente a essas áreas, não havendo perda completa.

A causa da alopecia areata ainda é desconhecida, mas alguns fatores podem contribuir para o seu desenvolvimento, tais como: doenças de tireóide, hereditariedade, exposição a produtos químicos, casos de fundo emocional, período da menopausa, dieta pobre em nutrientes e problemas como a dermatite seborréica.

A alopecia pode ser congênita (presente desde o nascimento do indivíduo) ou adquirida. A alopecia adquirida apresenta duas formas principais:

  • Cicatricial: há inflamação e perda de folículos pilosos. Pode ser causada por doenças de pele, infecções fúngicas (micoses), infecções bacterianas e queimaduras.
  • Não-cicatricial: os cabelos estão ausentes, mas os folículos pilosos estão preservados, o que explica a natureza reversível deste tipo de alopecia. As doenças da pele são as causas mais comuns da alopecia não-cicatricial e incluem: eflúvio telogênico, alopecia androgenética e alopecia areata.

Alopecia Androgenética Masculina

O padrão de calvície masculino pode ser causado por uma sensibilidade geneticamente herdada a uma substância de ocorrência natural denominada dihidrotestosterona (DHT). Uma enzima natural do organismo, chamada 5-alfa-redutase, converte o hormônio testosterona no DHT. Homens com alopecia androgenética apresentam níveis bastante elevados de DHT.

Esta condição se inicia com o afinamento dos cabelos nas têmporas; depois se reduz a fase do crescimento, até que algumas áreas fiquem completamente sem cabelos.

Tratamento para Calvície Hereditária

Alopecia Androgenética Feminina

O padrão de calvície feminino é resultado da diminuição do estrogênio (hormônio feminino) que geralmente inibe o efeito da queda de cabelo provocado pela testosterona.

A calvície da mulher pode ser explicada por uma "alta sensibilidade" dos receptores hormonais localizados no cabelo aos hormônios masculinos.

A alopecia androgenética é uma doença progressiva que, se não for tratada, tende a piorar com o tempo. A velocidade de progressão depende de fatores únicos em cada pessoa, tais como histórico familiar e presença ou ausência de distúrbios hormonais.

Os cabelos das mulheres que apresentam a alopecia começam a se afinar, em geral na parte anterior e superior da cabeça. No começo, é visível apenas na "risca" do cabelo e nota-se um cabelo fino, frágil, quebradiço, com pouco volume e com crescimento lento. Depois, uma rarefação mais difusa do cabelo começa a ser percebida. Por fim, certa "transparência" do cabelo é notada, permitindo observar-se o contorno da cabeça através do cabelo.

Ainda não existe uma forma eficaz que garanta 100% de sucesso na cura da calvície. Entretanto, existem diversas medidas que podem ser tomadas para controlá-la. Assim, ela deixa de evoluir, evitando-se a queda completa dos cabelos. Quanto mais cedo se detectar o problema, melhores serão os resultados. Os objetivos do tratamento da alopecia androgenética são:

  • Retardar a rarefação, evitando o excesso de queda;
  • Aumentar o volume de cabelos no couro cabeludo;
  • Engrossar os fios de cabelo já existentes.

Dicas de Tratamento da Calvície

  • Procurar manter uma vida saudável. Adotar uma alimentação rica em aminoácidos e proteínas; cobre, ferro, zinco, óleo de linhaça e complexo B; além da prática de exercícios físicos. Esses fatores contribuem para uma boa nutrição capilar e irrigação do couro cabeludo.
  • Limpeza do couro cabeludo. As lavagens devem ser freqüentes, utilizando-se shampoos apropriados com fórmulas delicadas de pH neutro e sem sal, para remover a sujeira e o sebo em excesso, sem alterar o pH do couro cabeludo.
  • Massagem. Ter o hábito de massagear o couro cabeludo ajuda a ativar a circulação. A massagem deve começar na parte frontal da cabeça e nas têmporas, continuando na nuca e terminando no alto do crânio. Esta massagem, além de ativar a circulação, também ajuda na absorção de loções capilares.
    Sessões regulares de drenagem linfática e massagem capilar contribuem para ativar o metabolismo do couro cabeludo, revitalizando os folículos pilosos. As massagens ajudam no relaxamento — isto reduz o efeito dos hormônios que provocam a queda de cabelos.
  • Anticoncepcionais. Em casos de alopecia androgenética feminina de origem hereditária, é útil recorrer a anticoncepcionais que contêm a sustância acetato de ciproterona. Esta substância inibe a influência dos hormônios andrógenos (hormônios masculinos), além de reduzir a função excessiva das glândulas sebáceas. São estas glândulas que causam a seborréia — responsável por grande parte dos casos de queda de cabelos.
    O acetato de ciproterona pode ser encontrado em anticonceptionais como Diane 35 e Yasmin. No caso do Diane 35, a queda começa a melhorar a partir do terceiro mês de terapia.

Principais Medicamentos para Calvície

Minoxidil

Tratamento para Calvície Hereditária

O Minoxidil é um vasodilatador que facilita o crescimento do cabelo. Foi o primeiro produto a ser aprovado para o tratamento de alopecia androgenética.

Comumente, o Minoxidil é apresentado em duas concentrações: 2% e 5%. Estudos comprovam que a solução de 5% proporciona um efeito mais amplo e rápido que a solução de 2%; e pode ser usada tanto em homens como em mulheres.

É aplicado via tópica sobre o couro cabeludo, em dose 1 ml, duas vezes ao dia. A loção deve ser distribuída uniformemente sobre as áreas de maior necessidade, através de massagens cutâneas feitas com as pontas dos dedos. O uso deve ser regular e contínuo para manter a eficácia. Para mais informações, veja o post sobre Minoxidil.

Finasterida

Tratamento para Calvície Hereditária

A Finasterida trata a alopecia androgenética leve a moderada. É um inibidor específico da 5 alfa-redutase, enzima responsável pela queda de cabelos.

Foi demonstrado que a Finasterida rapidamente baixa os níveis de DHT sérico e do couro cabeludo em mais de 60%. Ela não tem nenhuma afinidade pelo receptor de androgênio e, portanto, não interfere na ação da testosterona. Por isso, não tem efeitos androgênicos, estrogênicos, progestacionais ou quaisquer outros efeitos de esteróides.

O tratamento de alopecia androgenética é administrado em uma dose diária de 1 mg por via oral.

A Finasterida, porém, não é aprovada para uso em mulheres. Durante a gravidez, podem ocorrer anormalidades na genitália externa do feto de sexo masculino.

Saiba mais sobre:

E você, sofre desse problema? Compartilhe conosco seu tratamento!

341 comentários para “Tratamento para Calvície Hereditária”

  1. Avatar de Aurora

    gostei bastante do post,bom tenho 16 anos e a alguns meses eu venho notado que na parte da frente do cabelo onde contorna o rosto os fios vem afinando muito muito e tah diminuindo,as entradas também estão ficando um pouco maiores eu não tomo nenhum medicamentos nunca fiz progressiva ou outra coisa que agredisse o couro cabeludo vcs podem me ajudar?!? estou desesperada

    1. Avatar de Ellem

      Olá pessoal, tenho 28 anos e há algum tempo estou sofrendo com a queda de cabelo. Fiquei desesperada, pq meus cabelos estavam caindo d+ a ponto de comecar a ver o couro da cabeça. Procurei uma dermatologista e ela me passou o Nourkrin para tomar. O minoxidil para passar no couro cabeludo. Tbm estou tomando o quelatus para repor algumas vitaminas e uso o anticoncepcional Diane 35, estou notando uma grande melhora. Meus cabelos voltaram a crescer e a queda diminuiu consideravelmente, além de ser possível notar q os fios dos meus cabelos engrossaram. Estou apenas no segundo mês de tratamento e estou muito confiante na melhora. Fica a dica pra vcs. Abraços

      1. Avatar de Bruna

        O seu caso é genético?

  2. Avatar de Laura

    Oi pessoal tudo bem?
    Então…tive periodos de grande queda de cabelo e eles estão muito finos …já fui em varios dermatologistas…e por ultimo fui em uma clinica “especializada em restauração capilar” fiz uma tricoscopia e o médico me diagnosticou com AAG.Sai de la desesperada…já emagreci 4 kilos e não durmo direito mais…meus fios estão tão ralos!Ele me receitou apenas uma receita de minoxidil com alfa estradiol(Avicis) e uma vitamina,achei muito simples essa receita…pelo que vi nas minhas pesquisas é necessario algum medicamento via oral para combater o DTH…alguem teve resultados somente com esse tipo de medicação?Sem finasterina ou outro que combata o DTH?Alguem pode me auxiliar?Estou desesperada!

    1. Avatar de Gisele Andia Loccatto

      Olá, Laura! Tenho o mesmo problema e não posso tomar as medicações via oral
      Tomei uns 6 meses somente o Androcur 100 mg mas já parei e em conjunto 2 loções capilares que a cada 12 hrs tenho que reaplicar, pois o minoxidil funciona por 12 hrs somente e se ficar as outras 12 hrs sem ele aí o tratamento não funciona adequadamente
      A loção do dia é a base de finasterida e minoxidyl fora mais alguns medicamentos para auxiliar na absorção
      E o da noite possui os fatores de crescimento, junto com o alfaestradiol e minoxidyl
      Pelo que meu medico me disse, somente o uso topico da finasterida já faz o efeito desejado. E no meu caso achei que melhorou muito. Meus fios estavam super ralos também, mas agora engrossou e fechou bastante as áreas de rarefação. Então não acredito que a melhora foi oral, mas sim da aplicação das loções, pois já estou usando há 9 meses com ótimos resultados.

      abrs.

    2. Avatar de Gisele Andia Loccatto

      Ah outra coisa. Use o shampoo de cetoconazol 3 x por semana. Ajuda a reduzir o DHT do foliculo que causa a rarefação e um shampoo de uso diário para a limpeza do couro cabeludo. É importante que o shampoo seja transparente e que tenha ação realmente de limpeza e frescor. O Dove Men care funciona bem para mim, pois tem mentol e deixa uma sensação de limpeza muito boa

      sds
      Gisele

  3. Avatar de Kaká

    Olá, também tenho AAG, luto há anos contra isso, a pior fase para mim foi após o nascimento de minha filha, desespero total, perdi muitos fios que não recuperei mais e enquanto amamentava não podia tomar a finasterida que é o remédio que mais demonstrou resultado em mim.
    Tenho um desejo enorme de ter um outro filho, não queria que minha filha fosse filha única e a única coisa que pesa em eu pensar em engravidar é somente pior meu quadro.
    lamentável viver com isso.

  4. Avatar de Laura

    Ei Kaká tudo bem?A finasterina fez sua queda parar?
    Você tomou antes de engravidar?Não deu complicações?
    Estou querendo tomar mas pretendo engravidar futuramente e os médicos dizem que pra quem deseja engravidar depois não é possivel usar a finasterina.
    Obrigada!

    1. Avatar de Kaká

      Laura respondi abaixo

  5. Avatar de Kaká

    Laura, antes de engravidar eu náo tomei. Comecei a tomar depois que parei de amamentar. Mas os médicos me disseram que náo pode engravidar enquanto está tomando, mas caso queira engravidar é só parar de tomar e esperar um tempo. Quanto aos efeitos é o remédio de melhor resultado, estava tomando o de 1 mg, mudei de medico q me aconselhou a tomar o de 3 mg. Meu cabelo praticamente não cai, mas ai da acho que ele está um pouco fraco, mas como mudei a dosagem a pouco tempo talvez não tenha dado tempo de fortalecer, tbem notei que nasceu mais fios.

  6. Avatar de Laura

    Ei kaka obrigada por responder! Depois d quanto tempo tomando a fina vc notou melhora da queda?Vc achou q engrossou um pouco seus fios?Nasceu mts fios novos?Vou começar a tomar por conta própria… so o minoxidil n da resultado pra Aag e meu cabelo esta muito pouco d dar do…e n para d cair.bjos

  7. Avatar de Ed

    Oi meninas 😎 não deve ser comum um homem por aqui mas estou interessado e preciso da ajuda de vocês 😳 queria saber se homens podem tomar a finasterida? Tenho 20 anos e ja tenho sinais fortes de calvície 🙁 … tb queria a opinião de vcs, é mais eficiente o Minoxidil ou a finasterida para mim q sou homem?

  8. Avatar de Alejandra

    Olá,realmente quanto antes tomar finasterida(homem ou mulher não gestante),sua alopécia melhorará bastante.Os efeitos só aparecerão após uns três meses.Procure um endocrinologista e pergunte se pode usar tb antiandrógenos,eles são específicos para este tipo de alopécia,mas precisa acompanhamento médico,assim como o Aldactone.Nunca tome medicação sem orientação médica….a alopécia tem tratamento e sô precisa ser bem medicada.Já convivo com ela a bastante tempo e recuperei meu cabelo quase 100%…lavo todos os dias com bons shampoos e faço luzes de 4/4meses e não altera a queda!!!!Espero ter ajudado!!!Boa Sorte!!!

    1. Avatar de Adriana

      😎

      oi…alejandra..eu gostaria de saber qual o seu tratamento…???

  9. Avatar de Alejandra

    O Diane 35(anticoncepcional)tb ajuda bastante pois contém acetato de ciproterona,diminuindo a oleosidade do couro cabeludo e agindo como antiandrógeno…consulte seu ou sua ginecologista,ok!!!Enquanto a queda estiver grande procure lavar os cabelos com shampoo e condicionador(nas pontas)de bebê!!!todos os dias…e evite qualquer tipo de pintura ou luzes no cabelo.Tb pode reforçar sua alimentação com produtos saudáveis(frutas,legumes,proteínas…)e usar vitaminas especificas para o cabelo(pill food manipulado) ou pantogar(farmacias)…tudo com supervisão médica(endocrino ou dermato).

    1. Avatar de Joana

      Ola Alejandra,
      Que bom ver um caso que está estabilizado! Iniciei meu tratamento com tricologista há um mês e estou tomando todas as medicações que vc citou prescritas por ele. Faço tb uso de um laser 3 vezes por semana e vitaminas. Iniciei o tratamento precocemente e espero manter os meus cabelos o maior tempo possível! Fiquei feliz ao ver o seu depoimento!
      Obrigada
      Joana

      1. Avatar de Sueli

        Oi! Qual tricologista você vai? É em SP?

        1. Avatar de Joana

          Oi Sueli! Não é em SP… Moro em Bh.

    2. Avatar de Elyzama Santos

      Oi Alessandra mim responde por favo

    3. Avatar de Yasmin

      Alguém consegue um dermato ou tricologista em guarulhos ou na grande são paulo

  10. Avatar de Su

    Alguém aqui recomenda um bom dermatologista/tricologista vom quem obteve bom resultado no tratamento em SP?

    1. Avatar de Gisele Andia Loccatto

      Sim, Dr. Milton Peruzzo. EStá sendo ótimo o tratamento
      Ele é de SP

    2. Avatar de Vera

      ola Su..estou indo em um tricologista em ribeirao preto, olha eu sofria com isso ah uns 10 anos estava quase sem cabelos ja na cabeça inteira, ja tinha feito tudo quanto é tipo de tratamento, todos se resutados, hj to muito feliz , pq nasceu ja muitoooo cabelo ja estou feliz assim mas a medica disse que ainda nao para por aqui disse que vou recuperar 100% sem contar que eles nasceram preto e muito grosso .

  11. Avatar de Laura

    Olá Joana!Tb sou de bh qual o nome do tricologista que vc ta consultando?Vc pode me passar o tel?Sua queda parou?Estão nascendo novos cabelos?Vc usa a finasterida?Desculpa tantas perguntas tb sofro d AAG e to um pouco desesperada!obrigada bjos

  12. Avatar de Joana

    Ei Laura! Não tomo finasterida não… Meu tratamento é o seguinte: loção manipulada de avicis, minoxidil e auxina tricógena à noite, aldactone pela manhã, neutrofer antes do almoço ( minha ferritina estava baixa) , duas vitaminas (uma manipulada e outra que se chama nourkrin) e o anticoncepcional yas. Além disso, comprei um laser que uso 3 vezes por semana durante 25 minutos. Iniciei o tratamento há mais ou menos 40 dias e já percebo melhoras, principalmente na espessura dos fios. A queda reduziu consideravelmente. Meu médico disse estar otimista com o meu caso, pois iniciei cedo o tratamento. No início estava desesperada e triste, hoje já estou melhor, mais confiante. Vamos ver…
    Contato do dr Rubem 25356636
    Fique tranquila e boa sorte!
    Beijo
    Joana

    1. Avatar de Marília

      Joana tudo bem??? Tb fui diagnosticada com AAG, quando vc diz q sua queda reduziu bastante…vc tipo tem ideia de qtos fios vc perde por dia…Pois como há tempos tenho a queda…não sei mais o q é normal e o que não é!!!

    2. Avatar de Nathália

      ei! qual o laser que vc comprou? pode nos passar?

  13. Avatar de Laura

    Muito obrigada Joana!
    Também estou um pouco desesperada..meus cabelos estão muito finos e pouquinho de dar dó!
    Que bom que os seus estão engrossando!Vc notou que estão nascendo novos tb?Vc sabe se esse medico atende pelo plano da unimed?Deus te abençoe e que você continue tendo sucesso no seu tratamento!
    bjo grande

  14. Avatar de Gisele Andia Loccatto

    Olá, Meninas!

    Passo pelo mesmo problema com AAG e estou atualmente fazendo tratamento com o Dr. Milton Peruzzo em SP que é especialista em transplante capilar e tratamento para queda de cabelo.
    Achei excelente. Me deu uma verdadeira aula na consulta! A AAG demora à responder dependendo do tempo que ela se manifestou, pois muitas vezes nem percebemos que o cabelo está afinando.
    Eu acredito que a minha já tenha uns 10 anos e aos poucos o cabelo foi afinando e ficando aparente o couro cabeludo. Não estou naquele estágio ainda de extrema rarefação, mas afinou muito meu cabelo e vejo levemente o couro cabeludo, mas isto incomoda demais!
    Agora com o tratamento me passado, estou vendo uma boa melhora, mas acho que demora ao menos 1 ano para ver realmente algum resultado bom, principalmente no meu caso que já é antigo e o foliculo tem que começar a responder e produzir novamente o cabelo normal.
    Retorno agora em fevereiro para nova consulta e vamos ver o que ele me diz analisando o couro cabeludo.
    Estou com 2 tonicos – 1 de manhã e o outro à noite além do acetato de ciproterona 100 mg durante 10 dias no mês. Estou no 5º mes de tratamento. Talvez quando eu retornar o medicamento oral seja retirado e alterado para algum outro dependendo do que ele analisar.
    Não podemos desistir de procurar ajuda, pois já fz diversos tratamentos e este por enquanto é o que me deu mais esperança!

    Beijos e sucesso à todos !

    1. Avatar de Raquel

      Oi Gisele! Quanto ta custando uma consulta com ele? Também passa o contato por favor!

      1. Avatar de Gisele Andia Loccatto

        Oi, RAquel!

        A Consulta nunca é barata em qualquer tricologista mas acho que paguei R$ 650,00.
        O telefone de contato é 011 32882070
        Sei que demora mesmo sendo particular uns 3 meses para ser atendida, mas vale a pena

        sds
        Gisele

  15. Avatar de Ana Paula

    Boa Tarde meninas!!!!

    Eu tenho 29 anos, comecei a sofrer com queda de cabelo no meu vestibular há uns 10 anos. Porém ia cedendo, quando passava os momentos de crise emocional, ansiedade e etc. Fiz alguns tratamentos. No meu casamento em agosto de 2014 tive bastante queda pelo estresse, mas depois passou e meu cabelo voltou a encher!!!! Do final de novembro pra cá voltou a cair, cortei as pontas, passei xampu antiqueda, nada adiantou e parece que agora esta cainda mais e da frente e centro. Fiquei doente e fui a clínica geral que tb é dermatologista diagnosticou calvicie feminina. Eu ja estava percebendo o afinamento dos fios e cada vez menos cabelo no meio. Meus cabelos nao param de cair e mudou muito em bem pouco tempo. Não entendo…. Estou muito deprimida, comecei a usar o Avicis e iniciarei hoje o minoxidil. Por favor, pessoal preciso de esperança, pois não tenho nem mais vontade de sair de casa!!!!!!

    1. Avatar de Lucy

      Forca Ana paula ,eu tambem estou passando por esse problema nao sei ainda que tipo de alopesia feminina tenho mais tenho fe e esperanca que vai ficar tudo bem.Por isso te digo para ter fe e esperanca porque sao elas que nos movem e nos faz seguir em frente . Eu vou estar torcendo por vc e nao fique triste eu sei que e dificil,mais sorria pois a vida e bela e estar ai para ser vivida e saibar que o que realmente importa e que estamos vivas mesmo com os nossos problemas tenha fe e muita forca e nao se deixe abater por um problema, lembre-se quando estiver deprimida olhe para ceu e veja o quanto e bom se sentir viva e saiba que ha um Deus do impossivel que nos ama e que nos ver feliz. Nao diga a Deus que vc tem um grande problema, mais diga a esse problema que vc tem um grande Deus. Um beijo!! Lucy

      1. Avatar de Ana Paula

        Lucy muito obrigada por suas palavras. Meu cabelo ainda cai muito apesar do tratamento!!! Wu rezo para que Deus me ajude. Agradeço de coração pelo carinho e espero que esteja tendo bons resultados. Um beijo!!!!

      2. Avatar de Zenir

        Ola to com o mesmo problema que você, acho ate com depreensão não quero mais sair de casa. comecei faz um mês o tratamento…. to com fê que vou ter cabelos bons de novo… . boa sorte pra nos …

  16. Avatar de Maria

    olá

  17. Avatar de Maria

    Olá meninas, só agora tomei conhecimento deste fórum. É “bom” saber que não sou a única com AAG. Realmente esta é uma luta difícil e diária que temos de ter para o resto da vida. Fiquei animada com alguns comentários que li. Eu tenho 36 anos, tenho alopecia desde os 20 aproximadamente e tb já passei pela finasterida, dutasterida, minoxidil, diane, flutamida, champôs, vitaminas, ampolas… Trato a medicação toda por tu… Tenho andado à procura de algumas respostas porque atualmente não estou a tomar nada. Parei com tudo! E como tal tenho mais queda, menos cabelo, cabelo mais fino… Sinto-me tentada em voltar a tomar o que tomava porque vi efeitos muito positivos, mas, ao mesmo tempo, tenho muitas dúvidas pois com toda a medicação que tomei começo-me a parecer uma mancha escura, por cima do lábio, no buço, da qual não tem sido fácil livrar-me. Nunca nenhum médico me confirmou mas acredito que esteja relacionada com toda a medicação que fiz durante anos. Já fui a médicos, endoc e ninguém me tirou a mancha. Já usei muitos cremes mas ela persiste. Agora, nos últimos meses tenho notado uma melhoria, mas por outro lado o cabelo está pior. Além disso há muitos efeitos secundários falados na net, da finasterida, causados nos homens e com os quais eu me identifico. Esses efeitos são depressão, mudanças de humor, falta de libido… Alguém com a mesma experiência por aí? Já agora, alguém experimentou o serenoa repens (substituto natural da fina)?
    obrigada

    1. Avatar de Ursula

      Maria em qual cidade vc mora posso lhe indicar médico muito bom, olha não tome tudo que vê por desespero, tem que ter coragem pra tomar flutamida meu pai usava isso qdo teve câncer acho perigoso.

    2. Avatar de Filipa

      Maria
      Temos o mesmo problema, idade e ambas somos de Portugal talvez juntas consigamos descobrir o que fazer cá.

  18. Avatar de Ursula

    Sofro com queda a 15 anos meus cabelos diminuíram muito, nenhum médico descobriu a causa.
    Fiz exame de estress que detectou que além de alto ele destrói o núcleo da célula que provavelmente é o que causa a queda, em questão de um mês se não faço tratamento fico com falhas visíveis, olha minoxidil não vale nada faço tratamento com injeções no couro cabeludo que além de pararem a queda nasce todo o cabelo perdido, porém há alguns meses atrás fiz o tratamento e 3 meses depois começou com queda novamente e muito forte.
    Estou tomando NOURKRIN a um mês ainda não vi resultado. Mas li que o resultado demora então terei que esperar.

    1. Avatar de Maria

      Ursula eu não sou do Brasil, sou de Portugal. A flutamida eu não tomei. Usei numa loção preparada, juntamente com minoxidil, que foi uma médica cirurgiã que mandou para o meu caso.

  19. Avatar de Lucy

    Ha algum tempo apareceu uma falha no meu cabelo,mais como eu nao tinha muito conhecimento do problema pensei que onde havia caido iria crescer novamente,porem isso nao aconteceu. Bom meu cabelo nao cai muito so o normal o que me preucupa mesmo e a falha tenho medo que com o tempo ela fique maior,por isso decide procurar um dermatologista para saber que tipo de alopesia eu tenho e a melhor maneira de tratar. Espero que o que ele me recomendar funcione e espero que esse medo de ficar careca passe, pois isso e uma coisa que nao dsejo para ninguem. Nos mulheres ja enfrentamos tantos problemas e ainda temos que lidar com esse mal que nos traz tanta tristeza. Espero que meu problema seja resolvido assim espero que todas mulheres que estao passando por isso tenha seu problema solucionado para assim viverem felizes e com muito cabelo.

    1. Avatar de Marília

      Lucy eu tb pedido a Deus por mim e por todas as mulheres…q Deus nos proteja e nos abençoe e nos ajude a passar por esta terrível fase…vms nos unir tb em oração.

  20. Avatar de Jhenifer Alves Maciel

    Uma consulta com tricologista custa quantos?

  21. Avatar de Gisele

    Alguém sabe indicar um bom dermatologista em Criciuma-SC??
    Obrigada

  22. Avatar de Paula Tesch

    Olá, alguem pode me ajudar, tomo finasterida a quase 4 meses e os cabelinhos curtinhos de 2/3cm ainda estão caindo… (Eles são os que mais me preocupam pois estao nascendo e caindo) sera que não estacfazendo efeito? Ou leva mais tempo?

    1. Avatar de Maria

      Olá Paula Tesh,

      Também tomei finasterida e comigo não resultou, continuaram a cair fios muito curtos. Não sei se em mulheres a fina tem tanto efeito como em homens. Parei de tomar porque comecei a sentir dores horríveis nos seios, e como li que pode haver o risco de câncer de mama, achei melhor parar, mesmo porque não vi resultados.

      Alguma de vocês já fez algum tratamento a LASER?

      Celisa, você já fez algum tratamento com laser?

      Para aquelas que fizeram tiveram resultados?

      Quem puder por favor responda.

  23. Avatar de Andrea Dias Meirelles

    A loreal desenvolveu um vitamínico que repoem as necessidades do cabelo, de forma a tomar corpo e voltarem a crescer.
    Pesquisem pois clientes que usaram dizem que é muito bom.
    Andrea
    http://www.studiovillashair.com.br

  24. Avatar de Bruna

    Alguém recomenda alguma dermatologista e/ou tricologista no Rio de Janeiro? Grata.

  25. Avatar de Maria

    Celisa, você já fez algum tratamento com LASER?

    Será que traz resultados?

    Aguardo resposta.

    1. Avatar de Joana

      Ei Maria,
      Eu uso um laser de baixa potência, o Igrow, 3 vezes por semana durante 25 minutos. Meu tratamento ta descrito acima. Venho obtendo bons resultados mas não sei se só pelo uso do laser. Acho q por tudo em conjunto: loção, vitaminas, medicamento, laser. Tb sei q para casos de alopecia, com baixa resposta ao tratamento convencional, há aplicaçao de injeçoes direto no couro cabeludo de minoxidil, finasterida e outras medicaçoes. Esse metodo ja ta sendo muito usado em clinicas de SP. Há tb um medicamento que ajuda no crescimento e espessamento dos cílios, que os médicos estão tentando adequar a fórmula pra ser usado no couro cabeludo. E nossa maior esperança para sermos mulheres cabeludas (rsrsrs) são os estudos de celulas troncos q permitirao a multiplicaçao em laboratorio dos fios de cabelo para implante. Fora isso, caso todo o tratamento não de certo, colocaremos proteses, assim como fazem as artistas. Como a Beyoncé!!! Sejamos felizes meninas! Boas soluçoes aparecerão no mercado! Boa sorte pra vc Maria! Abraços

      1. Avatar de Maria

        Oi Joana,

        Obrigada por responder. Já fiz uma sessão de laser em uma clínica e neste momento a queda diminuiu. Não uso mais minoxidil percebi que estava perdendo fios cada vez mais pequenos e tinha queda na mesma sem resultados positivos. Também parei com a finasterida pelos riscos e por sentir fortes dores nos seios.

        Mais uma vez obrigada. por responder, só a sua preocupação em responder já demonstra que se preocupa com o próximo. Boa sorte no seu tratamento.

        1. Avatar de Fernanda

          Oi Maria! Fui diagnosticada com AAG a 1 mês, uso minoxidil a noite e avicis pela manhã. Amanhã faço a 1a sessão de laser com a dermatologista. Ela indicou o rogaine four men tb, mas ainda n usei. Por enquanto não notei diferença. Espero que o laser ajude.

          1. Avatar de Yasmin

            Gente sofro do mesmo problema, tenho muitas falhas no couro cabeludo, desde de adolescente , só ando com o cabelo preso pra trás, tenho vergonha de arrumar meu cabelo na frente de outras pessoas, já tomei pantógar, já apliquei monóxido, e aldactone mais tive alergia ao aldactone, gente quero muito tratar , sonho em ter cabelos lindos , mais deus vai nos ajuda

  26. Avatar de Lucia Campos

    Olá Celisa, tudo bom? Gostaria de parabenizá-la pelo site e pelas dicas valiosas! É extremamente importante compartilhar o que sabemos e nos solidarizar com pessoas com problemas iguaizinhos aos nossos. Sofro de queda há uns 20 anos, tantos tratamentos, loções, vitaminas, shampoos manipulados, etc. Hora dá certo, hora não. Estou em São Paulo capital e aqui existem milhares de dermatos, mas ainda não conheci um que fez a queda parar completamente.

    Alguém indica algum dermatologista aqui em Sampa que seja bom e tenha obtido bos resultados?

    Muito obrigada e vamos seguir com Fé.
    Abraços, 🙂

  27. Avatar de Simone

    Percebi a queda em setembro de 2013, passei por situações de stress como falecimento do meu pai, cirurgia e tal. Comecei a tratar em setembro de 2014 com pantogar e minoxidil e estava melhorando mas o couro cabeludo começou a doer e agora estou usando Avicis há 2 semanas mais ou menos e estou com o couro cabeludo doendo. Difícil pq os médicos ficam testando remedios e a gente só gastando dinheiro sem resultado.

  28. Avatar de Adriana Dos Santos Teixeira

    o

  29. Avatar de Adriana Dos Santos Teixeira

    assd

  30. Avatar de Alessandra

    Quem obteve resultados com o Nuorkrin ?
    Sofre desse mal há uns 10 anos. Tem épocas que nem pente passo no cabelo, pois não aguento ver tanto cabelos pelo corpo, travesseiro… No banho, na hora de enxaguar, sai tufos e mais tufos de cabelo.
    Já usei Avicis, minoxidil a 5% e até mesmo a 10% !!! Já tomei de tudo ! Pantogar, pill Food, ferro, complexo vitamínico, fiz lazer, mas comigo nada resolveu ! Já fiz aplicações injetáveis de Minoxidil, Carboxiterapia !!
    Gostaria de saber se o Nourkrin funciona, assim como o Anacaps ?? Foi o que minha dermatologista receitou ultimamente. É tenho feito lazer com leed !
    Queria partir para Finasterida, Dudasterida ! Mas a minha Dermato não concordou
    Alguém me dá uma luz ? Qual mais potente ?
    Alguém conhece alguma Dermato no RJ, para q eu poça tratar disso e obter resultados bons ?
    Só tenho uns fiapos na cabeça ! Vivo desesperada e em depressão !!

    1. Avatar de Rita Gomes

      Olá Alessandra estou na segunda caixa do nourkrim ainda não senti cabelo aumentar como dizem, mas tem que usar pelo menos 6 meses,é caro mas encontrei online na Netfarma.com a 130,00 em outros lugares chegam a 200,00, amiga igual inneov nutre care nunca mais,aquele sim funcionava já na primeira semana via os cabelos crescendo . buáááááááááá L’ORÉAL E NESTLÉ VOLTEM PELO AMOR DE DEUS FABRICAR INNEOV. 🙂 NUTRE CARE

      1. Avatar de Gle

        Oi Rita, achei Inneov aqui http://www.onofre.com.br/inneov-nutri-care-60-capsulas/23937/05.

        Meninas, estamos no mesmo barco, quanto sofrimento. Hoje tomo Finasteride, Espirololactona e Biotina 10mg e melhorou um pouco, parece mais “cheinho”, mas meu cabelo que já era fino e liso continua…chegou a parecer uma pluma 🙁
        Estou querendo começar com Nourkrin, pois tenho lido bons resultados.
        Vamos compartilhando nossas experiências, ok? Boa sorte a todos!! 🙂

        1. Avatar de Rita Gomes

          mas você foi a loja física, ou confirmou se tem? Na internet os sites mostram a disposição do produto mas na realidade não tem mais, minhas unhas e cabelos estavam lindos com ineov, agora migrei para o nourkrin, mas se tiver realmente ineov, vou tomar os dois. beijo,

    2. Avatar de Maria

      Alessandra,

      Usei esse suplemento por 6 meses, sem ter nenhum resultado, nem diminuiu a queda e muito menos vi nascimento de novos fios. Ele tem proteína marinha, vitamina C e outros ingredientes. Comigo não resultou. Mas cada um reage de uma forma. Boa sorte.

  31. Avatar de Patricia

    Olá! Alguém já experimentou a loção Neoptide ? Obrigada !

  32. Avatar de Rita Gomes

    Meninas estou euforica!!! Voltei para falar da experiência com nourklin…demais como informei antes tinha tomado uma caixa e estava na segunda, na realidade na primeira cartela da segunda caixa, gente meu cabelo parou de cair, tenho queda a 1 ano, estava muito triste pois na parte de cima não tinha mais cabelo, hoje que vi, pois tinha parado com a prancha e tinturas, mas hoje fiz uma chapinha, estou horrorizada de como tem cabelos espetados, e nascendo, cobriu bastante falhas, ficaram lindos!!!!RECOMENDO NOURKRIN e avicis a noite, minha dermato falou que avicis é um medicamento para sempre para quem tem queda hereditária, então vamos lá! Boa sorte, não esquecem que NOURKRIN é caro, mas encontrei a 139,90 na netfarma, pesquisem os preços. 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀

    1. Avatar de Adriana

      Nossa Rita…Espero ficar feliz assim como vc…..bjussss

  33. Avatar de Adriana

    Ola meninas….Começei a usar NOURKLIN faz uns 15 dias….tenho queda e pouquicimo cabelo ha mtos anos!Estou no minoxidil 5% e finasterida 2 mg,pantogar manipulado tbm.2 capsulas ao dia.Tenho uma micharia de cabelo…na frente ta tudo ralo.espero melhoras…depois daaqui uns meses volto a postar os resultados…bjussss

    1. Avatar de Elza

      Por favor poste mesmo se der certo com vc, pois a solução q dá resultado, tem q ser passado para o maior número de pessoas possível.Boa sorte!

  34. Avatar de Grazielle

    Olá pessoal!! Tenho 23 anos e descobri que tenho AAG a aproximadamente 1 ano, porém percebi minha queda acentuada do cabelo há 3 anos!! Já fui em vários médicos, tomei pantogar, usei minoxidil, pill food (n sei se é assim que se escreve) hehe usei vários shampoos e nada! Nenhum resultado! Hj fui em outra dermatologista aki no Rj e ela me passou o NOURKRIN, AVICIS e um remédio para estresse o FLUOXETINA! Espero que dessa vez ela acerte pq meu cabelo era super volumoso e agora está ralo!! Depois do depoimento da RITA aí de cima com o NOURKRIN espero que eu venha daqui a alguns meses dizer que vi resultados com esses medicamentos! Um beijo e o que me resta agora é continuar rezando para que de tudo certo!! ?????

  35. Avatar de Rita Gomes

    Olá meninas vai dar tudo certo com Nourkrim podem acreditar, mas o tratamento é de no mínimo 6 meses, mas tenham paciência que tudo ficará bem! Lembrem-se segundo minha médica precisa lavar o cabelo dia sim dia não devido ao AVICIS como disse antes estou agora na segunda cartela da caixa 2 e na frente onde estava tudo ralo,está cheio de cabelos,Já cobriu quase que totalmente,antes tinha vergonha de olhar as pessoas, pois todos reparavam faz umas 2 semanas que este quadro mudou 40% confiem e força na cabeleira! Beijos. Ah minha queda agora está bem pouco mas nem ligo, pois sei que está nascendo montão de cabelos, e que logo vai findar.

    1. Avatar de Marília

      Rita td bem??? Vc ainda o Nourkrim??? Hj sua queda é em torno de qtos fios…vc tem ideia??? Nem sei mais o q é normal e o q não é!

  36. Avatar de Rafael

    Olá pessoal, meu nome é Rafael, tenho 23 anos e estou tendo sinais de cal vice, tenho entradas e estou notando que os cabelos da frente na minha testa esta ficando cada vez menor, gostaria de saber qual é o produto mais eficaz para homem, como devo proceder para não cair mais meu cabelo 🙁

    1. Avatar de Rita Gomes

      Oi Rafael, eu imagino como vc deve estar chateado com isto, nós mulheres estamos a beira da loucura, o ideal é vc procurar um dermatologista que ele vai indicar a melhor solução, o que posso te dar são dicas, tomo como escrevi acima o nourkrim, falo abertamente porque é uma vitamina natural para queda de cabelos, mal não vai te fazer, o que acha de experimentar? leia nos sites sobre a vitamina, outra dica é o AVICIS este é uma loção própria para alopécia, tanto feminina como masculina, são medicamentos caros, mas acho que vale a pena arriscar pois funciona. boa sorte!

  37. Avatar de Grazielle

    Ah que bom!! Pelo menos estou com mais esperança depois da sua experiência com o NOURKRIN e o AVICIS! Espero que agora de tudo certo! Estou na primeira carrega ainda e vou seguir tudo direitinho para daqui a alguns dias ver o resultado ????

  38. Avatar de Adriana

    Oi pessoal!
    Tenho 31 anos, e sofro con queda de cabelo desde os 18 anos. Estou com cabelos muito finos e ralos, já percebe-se o couro! Já tomei e fiz de tudo… Fiz um tratamento há 5 anos atras com uma dermato, onde tomava pantogar, usava avicis, shampoo anti queda da La Roche, outro shampoo anti queda Pantohair, e o tônico desa mesma marca, a melhora veio em, 4 meses… Porém o valor mensal prara manter este tratamento era muito caro e acabei parando, oq ocasionou a queda novamente 🙁 há dois anos conheci um shampoo da Mahogany anti queda, é um verde, este é um preço mais acessível, mas na minha cidade não vendem mais, então compro sempre pela internet…. Este, foi indicado por uma vendedora de uma loja de cosméticos, que disse q ele ajudou bastante no caso de uma senhora q havia passado por câncer. Ele ajuda a manter o couro limpo, uso todos os dias, e estou tomando o Nourkrin, estou na última cartela da primeira caixa e fiquei esperançosa com os comentários referente a este remédio! Assim como vcs sei bem o q é passar por isso, e o pior é que a maioria dos médicos que consultei não estavam nem um pouco preocupados ou intetessados em resolver o problema, por isso venho tentando soluções por mim mesma! No momento estou usando também vitamina A pra cavalo, mas na minha perceção ela é muito oleosa! Alguem já usou?

  39. Avatar de Michele

    Pessoal, queria saber se alguém já tomou óleo de semente de abóbora e chá saw palmetto? Ouvi falar que tem atuação semelhante à finasterida, porém não causa esses efeitos colaterais. Encomendei esta semana. Se tiver bons resultados, tbm compartilho com vcs.

  40. Avatar de Flávia

    Olá meninas. Tenho muita queda de cabelo e várias falhas. Fui ao médico e ele disse que era hereditária e tbem estou com anemia. Ele me receitou o neutrofer para a anemia e pro cabelo o PANTOGAR, AVICIS E O SHAMPOO DEECOS ENERGIZANTE. Alguma de vcs já usou e obteve resultados? Obrigada

  41. Avatar de Adriana

    😀 Ola meninas….quero fazer mechas no meu cabelo! o que vcs acham? sera que vai p[rejudicar mto?

  42. Avatar de Adriana

    ALGUÉM ME DA UMA OPNIAO ….

  43. Avatar de Laura

    Olá Adriana tudo bem?
    Sofro de alopecia androgenética e também sofro muito com a queda de cabelo.
    Olha eu faço mechas no cabelo só que so faço com tinta porque estragam bem menos o cabelo.Como a tendencia de quem tem queda e cabelos finos e fracos descolorante não é muito indicado…mas o medico que eu fui me falou que tem pacientes que fazem.Eu não arrisco com o descolorante com a tinta não deu nenhum efeito ruim no meu cabelo.Mas lembre-se que tem que redobrar os cuidados …mas vale a pena!
    bjs

  44. Avatar de Rita Gomes

    OI ADRIANA, ACHO COMPLICADO RESPONDER, EU NÃO FAÇO, ALÍAS EU ESTAVA RETOCANDO APENAS MINHAS RAIZES, MAS A QUEDA ESTAVA MUITO GRANDE, FIZ UM TESTE E DESTA VEZ USEI TINTURA SEM AMÔNIA, PARARAM DE CAIR COMO ANTES, TENHO QUE RETOCAR A CADA 2 SEMANAS…PREFIRO USAR MENOS QUÍMICA POSSÍVEL!

    1. Avatar de Adriana

      Obrigado pela opniao de vcs meninas!!!! 😀

  45. Avatar de Rita Gomes

    Você que pensa, não existiam mulher careca quando eu era criança tenho 53 anos e me lembro bem! 😛

  46. Avatar de Selma

    Bem, pensei q era só eu q passava por essa situaçao, ja faz 6 anos q tambem sofro de alopesia androgenetica, ja tomei eneov nutri care, fiz laser, avicis, pontogar,fill fudi, minoxidil e nada.agora comecei um novo tratamento com nourkrin e eximia fortalize, e pra aplicar no couro cabeludo aloxidil com bimatroprosta 0,3mg/ml. Agora uma nova esperança recomeça. Fiquei animada com os depoimentos sobre o nourkrin. Tenho vontade de engravidar,mas tenho muito medo de piorar a queda. Ñ sei o q fazer. Quero um filho, tenho 29 anos, mas esse mal ñ sai da minha vida, minha derma ja me disse q ñ tem cura é tratamento pro resto da vida 🙁

  47. Avatar de Elyzama Santos

    Oi meninas estou desesperada não paro de chora tenho 23 anos comesei a peseber uma queda de cabelo na região da frete. Estou ficado calva e o pio e quer e hereditário pois minha mãe e e meu pai também quero saber ser tem jeito ? Por favo alguém ajude

  48. Avatar de Monica

    Comecei a perceber a falta de cabelo em junho de 2014 mais só levei a sério em novembro,agravando minha situação, uso dois shampoos em dias alternados kerium anti-chute e telossDS, tomo pantogar e ferro. Ainda não vi melhora. E sofro bastante com o ressecam entorno do cabelo.

  49. Avatar de Joana

    Ei meninas! Então, sempre em frente com o tratamento, né?
    Bem, iniciei o meu há 6 meses e percebi os fios mais grossos e diminuição da queda. Agora sofro por não poder fazer mais a progressiva… Alguma sugestão de alisamento? Alguma boa experiência?
    Abraços

    1. Avatar de Adriana

      Oi Joana….qual o seu tratamento??? 😀

    2. Avatar de Rita Gomes

      Oi Joana bom dia!
      Eu também não tenho mais queda depois de 3 meses com Nourkrim, até parei com AVICIS a 1 mês estou muito feliz,cai o natural alguns fios por dia,e um pouco mais quando lavo. Você perguntou de dicas de alisamento, pesquisando na net encontrei o site cabeleza,procurando um tratamento para alisar ou domar os fios,pois meus cabelos são cacheados,comprei MAJESTIC LISS IN amei eu mesma aplico,lavo estico faço tudo sozinha,meu cabelos estão lindos,sem interferir em nada na queda,apliquei 3 vezes.coloquei um espelho atrás 1 na frente,moŕrendo de medo de cair tudo e fui….SURPRESA!!!! Ficaram bons na primeira vez, melhor na segunda e lindos na terceira, vou te falar,não pago mais para domar meus fios, eu mesma faço. Leia este blogue

      1. Avatar de Marília

        Rita bom dia!!! Você ainda tomo o Nourkrin??? Por qto tempo vc tomou??? No sue caso de alopécia hereditária…vc viu diferença??? Hj vc tem ideia de qtos fios perde por dia??? Obrigada pelas respostas.

  50. Avatar de Joana

    Oi Adriana, meu tratamento é o seguinte: loção manipulada de avicis e minoxidil todas as noites, nourkrin, vitamina manipulada e comprei um laser pra usar 3 vezes na semana.Como a Rita, minha queda esta normalizada. Caem alguns fios quando penteio e outros mais na lavagem. Acho que o esperado… E os fios engrossaram consideravelmente. Bem, venho torcendo pro avanço da pesquisa com células tronco pra ficar super cabeluda! Rsrsrs
    Rita, obrigada pela indicação do Majestic. Vou ler lá no site. Uma tricologista me indicou fazer uma escova de carbono, mas fico com receio. Alguém já fez?
    Bem meninas, beijo pra vcs!

    1. Avatar de Ivanilda

      Oi joana, boa noite!! Acabei de ler alguns comentários aqui e fico sem saber nem por onde começar. Fato é que meu cabelo está cada vez mais fino e minguado. Isso tem acabado comigo. Quero perguntar por quanto tempo tomou o nourklin e qual é o laser que vc usou. Por favor fico no aguardo da sua resposta.

      1. Avatar de Alexandra

        Vcs acreditam que uma alimentação saudável reversa a calvície?

        1. Avatar de Roberta

          Hereditária jamais

    2. Avatar de Rose Bicudo

      Nourkrin é bom?

    3. Avatar de Lillian

      Como é e onde faz essa escova de carbono?