Para a mulher que gosta de se cuidar

Tratamento para Queda de Cabelo

Tratamentos para Queda de Cabelo

Decidi escrever sobre a Finasterida, pois tenho recebido vários e-mails solicitando mais informações. Já aproveitei também para colocar informações sobre outros tratamentos que ajudam a segurar os fios.

Obs.: Quem já fez algum desses tratamentos peço a gentileza de dar a opinião sobre o produto, assim teremos mais informações sobre a eficácia de cada tratamento. Obrigada!

Finasterida

Tratamentos para Queda de Cabelo

Ação da Finasterida

A finasterida é um medicamento de administração oral, antiandrógeno que inibe a produção de enzima que transforma o hormônio masculino testosterona em DHT (dihidrotestosterona, que é responsável pela queda). A finasterida inibe a ação da enzima 5-alfa-redutase e diminui o nível de DHT no couro cabeludo, o que impede a atrofia dos folículos capilares e ajuda na restauração dos folículos já atrofiados. O resultado é a produção visível de cabelos com aparência natural e a recuperação de áreas que estavam rarefeitas.

Eficácia

O FDA (Food and Drug Administration) aprovou o uso da finasterida no tratamento da alopécia androgênica. Diversos artigos médicos e científicos enfatizam seu poderoso efeito na indução do crescimento capilar: inclusive em mulheres.

Dosagem

A maioria dos dermatologistas recomendam 1 mg/dia de finasterida para induzir crescimento capilar em homens e mulheres. Os efeitos clínicos são observados de 12 semanas a 6 meses após o inicio do tratamento.

Para manutenção do resultado, o tratamento deve ser contínuo, pois com a sua interrupção os cabelos voltam cair no mesmo ritmo de antes. O tratamento deve ser prescrito e acompanhado pelo médico dermatologista que irá avaliar a necessidade de solicitar exames antes de iniciá-lo.

Finasterida em Mulheres

A finasterida não é recomendada para mulheres no período fértil, ou que têm alguma intenção de engravidar, pois ocorre o risco de feminização de fetos masculinos. O uso do medicamento deve ser suspenso 3 meses antes do início da gravidez.

Efeitos Colaterais

Ainda não foram encontrados efeitos colaterais em mulheres. Para homens, podem ocorrer efeitos colaterais de ordem sexual: dificuldade de ereção, diminuição da libido (desejo sexual) e diminuição do volume do esperma. Com a interrupção do tratamento, os efeitos colaterais desaparecem.

Espironolactona/Flutamida

Tratamentos para Queda de Cabelo

Possuem ação antiandrogênica. Inibidores da ação dos andrógenos que atuam no interior dos folículos e acabam afinando os fios de cabelo. Esses medicamentos são usados no tratamento de acne, mas também se mostra promissor no tratamento de queda de cabelo e em seu crescimento. Só podem ser usados por mulheres, com exceção de gestantes, em casos de queda de cabelo de origem hormonal. O resultado aparece após 3 meses. Se o tratamento for interrompido e a calvície voltar, pode-se retomar o tratamento.

Serenoa Repens

Tratamentos para Queda de Cabelo

Fitoterápico obtido através do extrato de uma palmeira. De emprego tópico ou oral, sua ação é similar a da Finasterida: inibe a enzima que transforma a testosterona em DHT que causa calvície androgenética.

Gel Transdérmico FF

Tratamentos para Queda de Cabelo

É uma loção feita à base de flutamida e finasterida. Também inibe a produção do DHT. O gel transdérmico permite a atuação apenas no couro cabeludo, sem absorção sistêmica. O gel FF é o coadjuvante ideal no tratamento preventivo da calvície, mas não se propõe ao crescimento de novos fios de cabelos, e sim à proteção aos fios ainda presentes — estejam ou não em processo de miniaturização. Como em qualquer outro tratamento, pode ocorrer um shedding (queda de cabelos) na fase inicial. Essa queda representa a eliminação de fios fragilizados pela troca de fios mais espessos e duradouros. O uso do gel FF deve ser contínuo na dose preconizada.

Complexos Vitamínicos

Tratamentos para Queda de Cabelo

O fio de cabelo é uma haste composta por queratina. Alguns pacientes apresentam baixa produção da substância por anemia, insuficiência de aminoácidos, vitaminas e sais minerais. O uso de suplementos pode ser útil para promover o crescimento de fios mais vigorosos e de forma mais rápida. O uso isolado é ineficaz contra a calvície.

Pill Food

Tratamentos para Queda de Cabelo

É um suplemento alimentar, composto de proteínas, minerais e vitaminas que fazem parte dos cabelos. Tem ação comprovada, com benefícios à pele, unhas e cabelos. Melhora a imunidade ao organismo e aumenta a disposição. Este suplemento reduz bastante a queda de cabelo (pois fortalece a raiz do cabelo) e diminui consideravelmente unhas lascadas e quebras.

A pele se torna mais viçosa e rejuvenescida. Este suplemento alimentar também é muito utilizado em casos de calvície, como coadjuvante de outros tratamentos.

Pantogar

Tratamentos para Queda de Cabelo

É um produto eficaz para o tratamento de queda dos cabelos femininos. A eficácia de Pantogar foi documentada em estudos científicos detalhados: Pantogar reduz significativamente a queda dos cabelos, estimulando um crescimento saudável dos fios e melhorando sua qualidade e resistência.

Composição: vitamina B1 60 mg, D-Pantotenato de Cálcio 60 mg, levedura 100 mg,  Cisteína 20 mg, Queratina 20 mg e ácido Paraminobenzóico 20 mg

Cetoconazol

Tratamentos para Queda de Cabelo

É um shampoo antifúngico usado topicamente no couro cabeludo para diminuir a população de fungos, o excesso de oleosidade (o sebo é rico em DHT) e alguns estudos mostram que ele também inibe os níveis de DHT. Recomenda-se a utilização 3 vezes por semana.  O produto deve agir por pelo menos 10 minutos pra penetrar na pele do couro cabeludo.

Laser de Baixa Intensidade

Melhora a irrigação do couro cabeludo. Tem efeito antiinflamatório, que ajuda bastante em dermatites. É realizada por meio de um aparelho em clínicas especializadas, combatendo a queda do cabelo e estimulando o seu crescimento. É eficaz na recuperação capilar, combatendo também a seborréia e a caspa.

1.666 comentários para “Tratamento para Queda de Cabelo”

  1. Avatar de Alice

    Olá, Celisa!

    Celisa, é verdade que o suplemento vitaminico “Pantogar“ acelera o crescimento
    Capilar? Quais são as outras propriedades deste protudo?

    Obrigada!

  2. Avatar de Gildeci Rodrigues Dos Santos

    gostaria de saber um remedio para acabar com dermatite capilar

  3. Avatar de Camila

    Oláa gostaria de saber oq faço para dar mais volume no meu cabelo e crescimento pois´raramente ele cresce oq faço ?

  4. Avatar de Deliana

    MEU CABELO TA CAINDO DEMAIS TO USANDO O Pill Food QUE MEU DERMATOLOGISTA PASSOU MAS CONTINUA CAINDO NÃO SEI MAIS O QUE FAZER

  5. Avatar de Rebeca Araujo

    Oi Celisa,
    vendo os depoimentos gostei muito de suas dicas e sugestoes..
    meu caso não é tão diferente dos demais ,ja tive bastante cabelo quando eu era adolescente e tambem sempre tive problema com obesidade então devido a varios tipos de regime sem orientação medica ,quimicas sucessivas e stress no cotidiano hoje tenho um cabelo finissimo ,pouquissimo mas durante um certo periodo em que fiz tratamento pra emagrecer tambem procurei uma dermatologista devido ao exagero de caspa e queda que meu cabelo sofria foi uma epoca terrivel,ja usei tonicos manipulado,shampoos e fui proibida de fazer qualquer tipo de acão que agredisse meus cabelos hoje uso pill food realmente ele acelera o crescimento dos cabelos mas não resolve na queda dos mesmo ..ME AJUDEEEE sou cabeleireira e me sinto constrangida por não ser exemplo para minhas clientes de um cabelo saudavel ,pra melhor dizer uso produtos profissionais otimos para tratar meus cabelos por fora,mas eu queria um cabelo que nascesse forte começando a trata lo por dentro ..DESDE JA OBRIGADO !

    1. Avatar de Ana Paula

      Oi Rebeca!!!

      Lí o seu depoimento para a Celisa e tomei a liberdade de te falar um pouco do que aconteceu (e acontece! 🙁 ) comigo…

      Olha, no início da minha adolescência, eu também tinha um cabelo lindo!!! Tipo comercial de shampoo mesmo!!! Mas, depois dos 15/16 anos as coisas começaram a mudar e, apesar de eu sempre procurar ingerir suplementos vitamínicos, nunca consegui melhora-lhos… 🙁 … Hoje tenho 34 anos, nunca tive problema com obesidade severa, mas sempre com aquela “neurazinha” de que “para ficar bonita, tenho que ser magra, magrinha!!!” Claro, nunca fiquei esquelética (Uiiiiii), mas sempre evitando alguns alimentos e, nos finais de semana me entupindo de porcarias (leia-se bolos, chocolates, sorvetes, pizza e por aí vai…). Só tive o cabelo bonito de novo qd engravidei da minha filha (hoje com 3 anos)… Nossa meu cabelo melhorou muito: ficou cheio, volumoso, cresceu que foi uma beleza!!! Mas, infelizmente a alegria das minhas madeixas durou pouco: quando minha filhinha estava com 2 ou 3 meses começou a cair tudo de novo!!! Eu nunca fiz nenhum tratamento severamente agressivo, como alisamento, ou progressiva, mas como tenho (desde os 24 anos!!! RAIVA!!!) fios brancos, uso tintura… procuro pelas marcas melhores como Imédia, mas mesmo assim percebo q meu cabelinho sofre, e por um tempo tb usei chapinha… quando percebi que ela estava simplesmente “esturricando” meu cabelo, parei no ato e voltei um pouco no passado: uso aqueles bobes grandões e faço aquela touca que a pessoa enrola o cabelo na cabeça, prende com grampos e espera umas horas… É chato mesmo, porque o resultado nunca é de uma boa escova, chapinha, progressiva então ‘esquece’ mesmooo, mas, pelo menos salvo meus fios… Hoje eu faço tratamento médico que inclui os seguintes medicamentos:

      Minoxidil 5% (uso o industrializado Regaine) 2 x por dia
      Finasterida 2,5mg 1 x por dia
      Pantogar (suplemento alimentar próprio para cabelos e unhas) 3x por dia
      Polivitamínico Centrum 1x por dia
      Suplemento de Ferro Neutrofer 20 gotas 1 x ao dia (existe a versão mais forte em comprimidos)

      Bom, eu passei em consulta médica e ele me prescreveu esses medicamentos, poderia ser muito útil para vc, procurar um dermatologista ou, se possível, um tricologista (médico q cuida e estuda especialmente CABELO!!!).

      Espero ter ajudado e boa sorte! Estou torcendo por vc e também estou em tratamento. Estou feliz porque na última semana, a minha queda já diminuiu consideravelmente, e eu iniciei o tratamento em 22/01/2010…

      Beijos e volta para contar as novidades!!!

  6. Avatar de Danielle

    Olá, tenho 25 anos, estou com muita queda de cabelos (há meses), e não a crescimentos de novos cabelos. Hoje o volume do meu cabelo diminuiu bastante :(, estou com poucos cabelos (há certos penteados q não pósso fazer mais pois aparece o couro cabeludo). Fui a dermatologista ela me receitou minoxidil 5%, depois de 1 mês de uso cresceram pêlos em meus rosto (testa, buchechas), voltei para Dra. ela pediu para eu suspender , e me receitou avicis, estou usando ele agora e tomando Centrum. Meus exames de sangue deram normais.Sendo que não estou vendo resultados :(, meus cabelos continuam caindo e minha auto estima tambem. Tinha um cabelo tão bonito, que chego a chorar toda vez que penso nessa situação…
    Estava lendo sobre o finasterida, e queria saber a opnião de alguem que tome e se houve resultados (há eu uso pílulo anticoncepcional).

    Obrigada 🙂

    *Há , sobre os pêlos do rosto q cresceram, a dra. me falou que naturalmente cairiam, pois não tinham raiz.. Graças a Deus sairam / (não aguentava mais ver meu irmão me chamar de “monga” ¬¬)

    =*

    1. Avatar de Ana Paula

      Oi Daneille!!!

      Olha Dani, não sou profissional no assunto, muito pelo contrário: SOU PACIENTE!!! E meus cabelos também estavam caindo muitoooo (eles ainda caem, mas a queda diminuiu e tenho vários fiosinhos nascendo!!! :D), embora meu cabelo ainda esteja ralinho, mas pelo menos não tenho falhas no couro cabeludo. Olha, esse comentário, logo acima do seu, num post que deixei para a Rebeca, eu cito todos os remédios que tenho tomado.

      Com relação ao minixidil, apareceram alguns pêlos mais grossos sim, mas eu dou um jeito deles com pinça ou creme depilátorio (isso quando são mto fininhos e não consigo agarra-los com a pinça rsrsrs). Planejo ainda, daqui alguns meses fazer uma ou mais sessões de depilação a laser se for necessário. Não quero levar vc a usar um medicameto que te incomodou tanto, mas penso o seguinte: É muito, muito, muito, mais fácil depilar alguns pelinhos do que tratar da queda de cabelo, pois é quase que unanimidade que o Minoxidil 5% é mto mais eficaz que o Avicis… Mas, vc é quem tem q ver o que é mais importante para a sua vida e pesar os prós e contras, e assim poder dicidir…

      Quando a finasterida, eu estou usando há pouco tempo e estou MA-RA-VI-LHA-DA!!! Bendido seja o Santo Padroeiro desse remédio, que, pelo menos pra mim, está fazendo um efeito estupendo:

      Analise vc mesma: antes de começar com a finasterida, ao lavar meu cabelo, caíam 140,150 até 180 fios … SÓ LAVANDO!!!!!!! E agora, com cerca de 40 dias usando cai 70, 80 fios… Só não estou completamente satisfeita porque meu cabelo ainda está muito ralo, principalmente da nuca pra baixo (tenho o cabelo de médio para longo, uns 45, 50 cm + ou – . Mas eu estou muito feliz mesmo assim, porque sei que a fina reduziu a queda, o minoxidil está fazendo nascer fios novos (estou parecendo o Cebolinha kkkk) e é uma questão de dar um tempo para que o cabelo possa crescer, veja também q tomo algumas vitaminas (no post para a Rebeca). Enfim, é só a minha experiência, que, quem sabe pode ajudar vc. Se o médico q vc vai não quer receitas a finasterida, procure outro, peça que ele peça exames como: hemograma, ferro, ferritina, zinco, selênio, tetosterona, DHT (é um derivado da tetosterona), exames de tireóide, um ultrassom para se certificar q vc não sofre de ovários policisticos (esse, se vc fez há pouco tempo não precisa). E, força aí tá??? Não desiste não!!!

      Beijos e aparece para contar as novidades!!!

      1. Avatar de Danielle

        Muito obrigada Rebeca 🙂

        Ajudou e muito suas dicas… Eu já tinha me decidido, que após acabar esse frAsco do aviocis, iria voltar ao minoxidil (pelo preço e pela eficacia msm). Vou ao médico para ver se ele me receita o finasterida logo :).
        Daqui alguns semanas volto a falar aqui (espero quedanodo boas noticias ) :D.
        Muito obrigada msm, só nós sabemos o sofrimento que é ver seua cabelos caírem 3x a mais que o normal :(. Mas estou confiante 😀
        Se puder me dá teu msn para podermos nos comunicar mais :).

        Bjo =*

        1. Avatar de Ana Paula

          OI Danielle,

          Quem te respondeu foi eu e não a Rebeca hi hi hi… 😀 tudo bem rsrsrs … se quiser me adicionar no msn é esse: [email protected] Aliás, quem mais quiser pode me adicionar tb para q possamos conversar melhor sempre!!!

          Beijos Dani e a todas as meninas também!!!

          1. Avatar de Danielle

            Para : Ana Paula ²
            Ai eu troquei os nomes , hahahaha, me desculpe 🙂
            add 🙂

  7. Avatar de Angela Novaes

    Ana Paula

    Faz tempo que vc passou no médico??
    Na semana passada minha médica mudou minha fórmula, pq disse que a
    finasterida foi proibida recentemente pra mulheres.
    E olha que minha médica é bem moderninha, fora que eu já estava usando
    a finasterida….
    Vc sabe se continua proibida???

    Bjos

    1. Avatar de Ana Paula

      Oi Angela!

      Olha, eu passei na médica em janeiro desde ano e faz cerca de 45 dias q estou em tratamento. Até onde eu sei, a finasterida é TOTALMENTE CONTRA-INDICADA se a mulher não se prevenir de forma totalmente eficaz contra uma gravidez. NÃO PODE! NÃO PODE! NÃO PODEEEEEE ENGRAVIDAR!!! Pois, caso a mulher fique grávida de um menino, pode trazer deformidades na genitália do feto. Eu, como uso o DIU Mirena, e , estando em tratamento ainda faço questão de usar camisinha (sempre!!!), estou bem longe de uma gravidez. Para quem deseja engravidar no futuro, os médicos indicam que a paciente pare com a fina de 3 meses a 6 meses antes de engravidar (a médica que passei acha melhor 6 meses, embora ela diga que em menos de 40 dias não reste mais resíduos do remédio no corpo, é melhor prevenir de todas as formas…). E é a única contra-indicação que conheço. Eu fui a vários dermatologistas que nem sequer citaram a hipótese de eu usar a fina, foi quando minha mãe e meu irmão, com os cabelos despencando, passaram nessa médica… (coitado do meu irmão, tem só 22 anos e está com as entradas enormes! 🙁 ). Deve ser genético isso viu… passaram em consulta com essa médica e ela só teceu elogios a finasterida… Desde que, claro, seja obedecida essa recomendação importantíssima e que haja acompanhamento médico. Eu não sinto absolutamente nada… Posso dizer que só me ajudou, porque parou de nascer espinhas no meu rosto (elas estavam me atacando!!!), e até fiquei com a pele mais bonita… Mas meninas, please: não se automediquem!!! Pode ser perigoso!!!

      Beijos!!!

      1. Avatar de Fabiana

        ANA PAULA,QUANTOS MG DE FINA VC TOMA E QUAL A MARCA???
        PRA MIM NÃO MELHOROU A OLEOSIDADE…

        1. Avatar de Ana Paula

          Oi Fabiana!!!

          Eu tomo 2,5mg de finasterida por dia. Na verdade a médica que estou me tratando, queria me receitar a manipulada, mas eu (e meu medo!!! rsrs), fico meio receosa de remédios manipulados, embora eu já tenha usado outras vezes… Bom, expliquei que eu me sentiria melhor tomando de laboratório e tal, então, como não existe a fina a 2,5% (pelo menos até outro dia rsrs…), ou eu compro o de 5mg e parto no meio (faço assim!!!), ou teria que tomar 2 comprimidos e 1/2 da fina de 1mg, (sai mais caro e ainda teria que egolir esse monte de comprimidos…). A médica me explicou que ela não gosta de dividir os comprimidos e tal, mas mesmo assim eu prefiro dessa maneira (teimosa né??? rsrs…vc precisava ver a cara da médica me olhando enquanto eu estava explicando isso pra ela… Parecia que estava olhando uma criança de 6 anos de idade…, HA HA HA 😀 ). Mas ela foi super compreensiva, não tenho do que reclamar. A oleosidade da minha pele melhorou sim, e muito!!! No rosto (onde nasciam umas espinhas chatas!!!) foi onde tive melhor resultado. No resto do corpo, se eu ficar uns 3 dias sem passar um hidratante começa a ressecar mesmoooo… Mas estou achando mto bom ver meu rosto mais “limpinho”. A marca que tenho comprado é da Eurofarma (medicamento genérico), mas existem vários outros laborátorios q fabricam tb!

          Beijo grande!!!

  8. Avatar de Angela

    Ana Paula

    Muito obrigada!!!
    Estou estranhando pq vinha fazendo uso da fina sem problemas e agora ela resolveu suspender…..
    Bom, ainda não comecei a usar a fórmula nova. Vamos ver se é boa!!!

    Bjos

  9. Avatar de Ivany

    Boa tarde amigas, eu tbm estou sofrendo com esse problema de queda de cabelo, e aminha dermatologista disse qúe é hereditário,e nao deu muita importancia par ao meu caso.Eu gostaria de saber se alguem sabe o que posso fazer,alem de trocar de dermatologista.Inculisve eu ja estou com algumas falhas… fico muito triste pois meche com minha auto estima.Tem dias que até choro… e tem tbm o agravante da idade,e stou com 44 anos, e dizem que nao aparento, mas ja viu né.. sem cabelo fica ainda pior.rsrsr.Beijos Agradeço do fundo do meu coração se alguem puder me ajudar.

    1. Avatar de Ana Paula

      Oi Ivany,

      Também sofro com queda de cabelo desde mto novinha… acho que começou a ficar feia a coisa por volta dos meus 18/20 anos… hj estou com 34, e em tratamento… Dê uma lida nos posts que a Celisa colocou a nosso dispor, e leia também a conversa das meninas aqui que vc terá informações mto boas que com certeza vão poder ajudar vc!!!

      Se precisar de alguma coisa, não exite em perguntar!!! Beijo enorme e força aí!!!

  10. Avatar de Suele

    Oi tenho 20 anos e de um ano pra ca comecou a cair meu cabelo,nunca tingi nem fiz nenhuma quimica e ele sempre foi muito bonito,meu cabelo esta fino fui na farmacia fazer o teste da camera que aumenta e da pra ver de perto o fio,a moça disse que meu cabelo esta otimo so esta muito fraquinho,mas tem brilho e esta com vida.Comecei usar pill food mas nao notei diferença.Por favor me ajudem vou me formar no final do ano queria ficar com o cabelo bonito e sem falhas.

    1. Avatar de Danielle

      Oi Suelen 🙂

      O conselho que posso te dar é vc ir ao médico(dermatologista), ai ele passará exames q podem dizer seu diagnostico (se é hormonal,nutricional…). Para daí vc começar a fazer algum tratamento ;).

      beijos ;]

    2. Avatar de Ana Paula

      Oi Suele!!!

      Em primeiro lugar, como a Danielle já falou, vá a um dermatologista sim, faça exames. E, além disso, tente prestar muita atenção na quantidade que cai por dia (vale até contar, na hora q vc toma banho e na hora que penteia!, pelo menos por umas 2 ou 3 vezes, pois além disso o que pode acontecer é vc ficar ansiosa e cair mais ainda, pois o emocional interfere, e muito!!! na queda de cabelo feminina (afinal somos extremamente sensíveis e apegadas as nossas madeixas NÃO É MENINAS??? 😀 ) Ah, e para ter certeza absoluta que está caindo além do normal, ou seja, + de 100 fios ao dia, (pois essa quantidade é extremamente normal), e eu digo por experiência própria: muitas vezes engana!!! Ás vezes cai 200, e achamos que está normal, mas isso acontece por que, numa mecha de cabelo, ou num chumaço que caiu no ralo do chuveiro, quem nunca contou, TAMBÉM NUNCA saberá também a quantidade exata que está alí no chão. Já contando algumas vezes, vc terá certeza absoluta (a gente se engana por inexperiência mesmoooooo!!!). Aí sim, caberá um tratamento com acompanhamento médico com a mais absoluta certeza!!!

      Espero ter ajudado!!! Que vc fique lindaaaaaaa na sua formatura!!!

      Beijos e boa sorte aí!!!

  11. Avatar de Isabella Mendes

    Meninas,

    A uns três anos atrás apliquei uma progreesiva no meu cabelo e em seguida pintei!
    Não deu outro resultado: cabelo caiu quase todo.
    Só que coincidentemente estou com um problema hormonal, ovário policístico. Então juntou uma bronca com a outra.
    Enfim. Infelizmente só vim descobri o problema hormonal a pouco tempo.
    Mas, em relação a produtos para queda de cabelo…….experimentei todos que vcs possam imaginar. O segredo é que ele só faz efeito após 3 meses, não adianta desistir, interromper o tratamento. Segue alguns que usei e ainda uso:

    – Pantogar – 3 ao dia;
    – Avicis – 1 vez ao dia (tarde);
    – Minoxidil a 5% – 2 vezes ao dia (manha e noite).

    Utilizei tb: desonida, Zincovit (ótima vitamina, a pele fica perfeita e as unhas tb), Hair inter.

    Só que não esqueçam meninas, o tratamento é lento, e só tem ação após 3 meses.

    Bjs a todas!

  12. Avatar de Danielle

    Ai meninas hj fiquei tão triste, minha médica não deu muita importância qdo falei c ela sobre o FIna p mim :(….. E p sem falar q meu cabelo essa semana caíram tanto :(… Estava vendo o caso da modelo Juliana que passou no super pop agora, tão olindo a história dela (alopecia areata) :~~~

    *hj tô sensível 🙁

    1. Avatar de Ana Paula

      Oi Dani!!!

      Nossa, como sei o q vc está sentindo… Comigo, antes de eu começar a tratar, chegavam a cair 400/450 fios só de lavar e passar o pente 🙁 … E, tem muitos médicos que tratam a gente como se fosse apenas “mais um” “o próximooo!!!”… Enfim, um número a mais para eles receberem no final do mês (msm q seja convênio, público, não importa, porque eles estão recebendo pelas consultas, podem ganhar mais dinheiro, ou menos, mas recebem da mesma forma…)… Mas não se importam… só pensam no bolso deles e pronto… Não tem como vc ir a outro médico? Onde vc mora? Quais remédios que vc está usando atualmente e quais essa médica passou??? (se é q passou!!!…). Ah, mais uma coisa, eu sei q pode ser neura da minha cabeça, mas vc já chegou a contar os fios que caem? Pelo menos algumas vezes (só não vá ficar psicótica e contar td santo dia!!!…rsrs). Mas é importante saber, pois mtas vezes a gente se engana… Mais uma coisa: quantas vezes vc costuma lavar os cabelos por semana? Quem sabe, mesmo não sendo médica posso dar uma forcinha pra vc… Se eu puder ajudar, estou a disposição. Essas questões acima são mto importantes!!! 😉

      Um grande beijo, e não desanima não q tenho certeza q vc vai conseguir melhorar isso!!!

      1. Avatar de Danielle

        Para Ana Paula e Ivany:

        Poisé, é lavo 2 vezes na semana, e também contei ja qtos fios tinham caído apenas numa noite q eu penteei eles antes d dormir (caíram 210 fios, sem contar o do dia todo Oo), eu to usado o avicis (mas qdo termina vou usar minoxidyl pois é mais barato e mais eficaz), Cetrum + vitamina C…E comprei essa semana o finasterida por conta propria msm ¬¬, marquei outra medica p mim p ver o q ela diz … comecei a usar i Fina ja, vamos ver …^^
        Obrigada pelo carinho

        1. Avatar de Ana Paula

          Oi Dani…

          É o desespero né menina? Olha, eu já disse aqui e vou repetir: nos tempos críticos cheguei a contar 400/450 fios de lavar e pentear… Aí, eu fui falar isso para uma médica e sabe o que ela me falou, com a maior cara de desdém??? “Hum… É bom ter tempo sobrando né? Para ficar contando fiosinhos de cabelo…” Ai que ÓDIO!!! Estava tão fragilizada que nem consegui responder, mas nunca mais voltei lá!!! Mas que deu vontade de voar na cabeça dela e arrancar-lhe todos os fios de cabelo que ELA tinha, ah deu e como!!! Dani, só tome mto, mas mto cuidado com gravidez tá? Se antes vc se prevenia, agora a precisa ser em dobro!!! De resto, eu não senti nenhum efeito colateral com a finasterida, nada mesmo. Minha mãe e meu irmão tb tomam e tb não sentem nada. E força aí tá??? Qualquer coisa conta pra gente!!!

          Beijo grande e boa sorte!!!

        2. Avatar de Bethy

          Oi Daniele e Ana Paula.
          Estou pesquisando sobre formas de parar a queda de cabelo e vi seus posts.
          Também tenho queda de cabelo e a minha já está tão grande que já dá pra ver
          o cabeça.
          Não sei mais o q fazer, fui a vários dermatologistas e até clínicas, enfim gastei muito com meu cabelo, mas nada adianta.
          BOM QUERIA SABER SE O FINASTERIDA SE COMPRA SEM RECEITA.
          Sou do Rio de janeiro e não sei se por aqui eles vendem assim sem receita.
          Quanto custa?
          Será que eu consigo comprar sem receita???

          Um abraço a todas.

          1. Avatar de Ana Paula

            Oi Bethy!!!

            Olha, a finasterida não precisa de receita não… Mas é importante vc saber se sua queda é mesmo AAG para poder usar. Vc já fez exames de tireóide, ovários policísticos, ferro, ferritina, zinco e etc, etc?!? É importante saber, pois senão vc estará tomando um remédio sem saber ao certo se é dele que vc precisa…

            É importante saber também que, ao se auto-medicar, vc estará assumindo todas as responsabilidades sobre isso, precisa muito cuidado, e, é importantíssimo que vc saiba que é TOTALMENTE PROÍBIDO ENGRAVIDAR NA VIGÊNCIA DO TRATAMENTO E ATÉ 6 MESES APÓS O TÉRMINO!!! Os danos são sérios, muito, muito graves para o bebê… E, são irreversíveis… No entanto, entendo o seu desespero e o descaso de milhares de médicos que não estão nem aí para os seus pacientes… É fogo mesmo…

            O preço da finasterida, depende muito do laboratório… As genéricas são mais em conta… Eu pago em torno de R$ 40,00 a R$ 55,00 (depende da farmácia e do fabricante…), a caixa com 30 cap. de 5,0 mg, que, vc pode cortar ao meio para ter a dosagem que a maioria dos médicos prescrevem para mulheres que é de 2,5 mg, e a caixinha vai durar 2 meses… Para comprar manipulada, só com receita mesmo… Não sei se aí onde vc mora tem a Ultrafarma, mas essa farmácia tem ótimos preços e promoções…

            Beijos e boa sorte…

          2. Avatar de Bethy

            Oi Ana Paula.
            Obrigada pelos conselhos e as dicas.
            Olha eu já tenho 2 filhos e não pretendo ter mais.
            Vou compar a Finasterida então e ver no que dá.

            Obrigada mesmo, está ajudando muita gente contando sua
            própria vivência neste assunto.

            Um grande abraço.

            Bjs a todos do site.

  13. Avatar de Ivany

    Oi Dani,menina como eu sei o que vc esta passando.Sinto exatamente a mesma coisa.Como disse anteriormente, tem médicos que não estão nem ai com o seu problema.São poucos os que realmente se preocupam e querem ir a fundo no seu problema.Já chegue até a ouvir “Fique tranquila careca vc nao fica”,o que pode acontecer é vc ter que fazer um implante”.Como se isso fosse a coisa mais simples e barata do mundo.Tem profissionais que não agem com nenhuma ética, pois não sabem o que possamos com queda e falhas na cabeça como meu caso.
    Eu estou usando o Pantogar, só que ele é muito caro, e a médica me disse que eu teria que usar no minimo um ano, ai ja viu não dá.E eu estava vendo os outros depoimentos, e acho que vou tomar por conta o Finasterida, pois uma vez a minha médica disse que iria me receitar ,pq era perigoso se caso eu quisesse engravidar, mas não é o meu caso,meu marido é operado.. vc entende eu disse isso a ela e enem assim quis me receitas, vou tomar por conta.
    É isso amiga, não desista viu.. as vezes tambem fico muito triste e desanimada, mas fazer o que vamos tentando até encontrarmos alguma coisa que nos faça feliz novamente com os nossos cabelos…rsrsrsrs.Grande beijo a todas… e força na peruca… brincadeirinha rsrsrsr.

  14. Avatar de Ana Paula

    Ahhh Danielleeee!!!

    Só uma coisinha: o Dr. Milton Peruzzo (acho q vc já deve ter notícias sobre ele aqui do blog mesmo), indica para quem tem queda de cabelo, que lave todos os dias, ou, pelo menos, em caso de fios mto ressecados, lavar dia sim, dia não. E tem uma explicação: Nosso couro cabeludo transpira o tempo todo, até mais q o resto do corpo. E junto com essa transpiração é expelido no nosso couro cabeludo, o famigerado DHT (o hormônio q causa a queda… chatoooooooooooooooooo!!!). E, ele fica alí acumulando com sujeira, poluição, oleosidade, etc, etc, fazendo piorar o quadro de queda. Muitas pessoas acreditam q quanto mais lavar o cabelo, mais vai cair. Não é verdade. Mantendo seu couro cabeludo limpinho vc elimina o DHT e o resto de “tranqueiras” q vão se acumulando na cabeça. Assim, qualquer tônico que vc usar (minoxidil, Avicis, etc, etc), vai penetrar mais facilmente. Ah, e lavando com maior assiduidade, vc também elimina os resíduos dos remédios que passou anteriormente e assim vai… É só lavar devagarinho… Já viu como se lava a cabecinha de um recém-nascido??? Então, pense que a sua cabeça é quase tão frágil como a dele e merece o mesmo cuidado. Ao lavar o comprimento JAMAIS, JAMAIS EU DISSE JA-MAIS!!! Esfregue os fios uns nos outros pois assim vc estará abrindo as cutículas e fazendo com q eles fique frágeis e porosos… E eu sei do que estou falando, porque levei a vida inteira para aprender isso… Para lavar o comprimento do cabelo faça movimentos beeemmmm levinhos com se estivesse “alisando” os fios. Faça esse movimento da raíz até as pontas algumas vezes e pronto. No couro, vc massageia suavemente e só…

    Beijo de novo!!!

  15. Avatar de Lilia Bispo

    Oii gente , aprendi muito com as dicas de vcs!
    vou fazer um esforço enorme pra não tomar remedio por conta propria
    pq meus cabelos caem tanto a tanto tempo q não tem como não se desesperar.
    na verdade não sabia q tinha solução para isso através de remedios, o q sempre recorrir foi as hidratações, cauterizações e etc..
    e hoje aprende com vcs, devo procurar um dermatologista pra me consultar
    pra v se ele me indicar um desses remedios.
    Mas tenho um duvida… eu sei q a queda tamb se dar por problemas emocionais, se esse for meu caso os remedios ajudam?
    eu penso q é esse o meu problemas pois a 3 anos q venho sofrendo com a perda do meu marido 🙁
    bjos pra todas adorei as dicas !
    me dê respostas por favor

    1. Avatar de Ana Paula

      Oi Lilia!

      É mesmo difícil cuidar de queda de cabelo, mas saiba que tem tratamento sim. O mais correto é vc ir ao médico, para saber qual a origem do seu problema. Mas, caso o médico q vc for, não te pedir nenhum exame, dizer que “é normal perder cabelo” ou coisa parecida, suma do consultório dele e procure outro. Pois é sim necessário fazer todos os exames. Segue uma lista bem completa:

      Lista de exames para queda de cabelo:
      CORTISOL/FAN/VHS
      T4 LIVRE/TSH
      HMG/PROTEÍNAS TOTAIS E FRAÇÕES/GLICEMIA DE JEJUM
      FERRO/FERRITINA/SATURAÇÃO DE TRANSFERRINA
      TGO TGP FA GAMAGT/NA K UREIA CREATININA
      COLESTEROL TOTAL/TRIGLICERIDES
      COBRE/ZINCO/SELÊNIO
      ANTICORPOS ANTI-PEROXIDADE/ANTICORPOS ANTI-TIREGLOBULINA
      TETOSTERONA TOTAL E LIVRE
      ANDROSTENEDIONA
      PROLACTINA
      BHCG
      FSH/LH
      PROGESTERONA
      ESTRADIOL
      SDHEA
      SHBG
      DHT
      Ultrasson para saber q não sofre de ovários policísticos, se fez há pouco tempo ñ precisa

      Está lista está bem completa, às vezes, dependendo do profissional, pode até pedir mais algum, como biopsia do couro cabeludo, mas os médicos só pedem esse exame em caso muito, muito graves, pois ele deixa uma pequena cicatriz na cabeça onde nunca mais nascerá cabelo!!!

      Nota: hidratação, cauterização e etc, só servem para cuidar dos fios… Em nada resolve contra a queda!!! Até porque, não sei se vc sabe, mas NUNCA SE DEVE PASSAR NENHUMA MÁSCARA NEM CONDICIONADOR NO COURO CABELUDO!!! POIS INTENSIFICA A QUEDA!!!
      Portanto, pode continuar a usar, aliás DEVE USAR, mas não direto na cabeça, porque no couro cabeludo o que se pode passar são os medicamentos como minoxidil, Avicis e etc tá?! 😉
      Quanto ao lado emocional, afeta sim, e muito!!! Há dois anos meu marido ficou desempregado, e junto com o emprego dele, perdi um volume enorme de cabelo devido a situação financeira mto difícil que passamos. Graças a Deus, em alguns meses ele se recolocou no mercado de trabalho e as coisa ficaram melhores. Os remédios (para o cabelo) ajudam sim, e mto, também nos casos emocionais. Mas, para ter o máximo de melhora, seria bom vc cuidar da cabecinha também… Pode ser um psicólogo ou até um psiquiatra que vai analisar sua real situação para ver se realmente vc precisa de medicamentos ou se apenas as sessões com psicólogo vai ajudar a enfrentar tudo isso… Pois não é nada fácil passar por tudo isso sozinha…

      Grande beijo, desejo muita, muita sorte. E, acima de tudo tenha fé, acredite que vc vai melhorar!!! E, vê se vc volta aqui depois que passar no médico para contar pra gente o q ele falou pra vc… Até mais…

  16. Avatar de Maria Fernanda

    Paciência…acho que esta é a palavra chave.
    Sofro com a bendita queda de cabelo há mais ou menos 10 anos. Minha dermatologista me receitou de tudo. Algumas loções tópicas não apresentaram resultado; outras mainifestaram alergia. Quando iniciei o tratamento, era forte a Dermatite Seborreica. Depois de muito tempo, para falar a verdade 1 ano, com o uso do Selene e do Shampoo Kerium caspa oleosa, fiquei super bem. Quanto à queda, ela finalmente me receitou a Finasterida pois já tinha alguns pontos “pelados” no couro cabeludo, que a deixou preocupada e a convenceu definitivamente de Alopecia Androgenética (com eflúveo telogeno difuso)…
    Bom, há um mês meus cabelos despencaram…Alguma explicação lógica?
    Procuro respostas e estou aborrecídíssima. Triste mesmo. Não faço escova, não gosto que mexam no meu cabelo e tenho medo até de tinturas, só faço uso da Henna, quando faço. Alguém tem alguma luz ou passa pela mesma situação?
    Ótimo blog…Beijos para todas estas lutadoras

  17. Avatar de Maria Fernanda

    Preciso complementar que: fiz todos os exames complementares possíveis e inclusive diagnóstico diferencial para lupus eritematoso…vcs sabiam que ele também dá queda de cabelo?
    Tomo fina à quase 8 meses e só tive 3 meses de alegria absoluta. Atualmente, sofro de queda de cabelo. Tomo Pill Food e aqui pode ocorrer um problema: só foi receitado uma vez ao dia!
    Bom é isso. Já passei pelo Minoxidil, Avicis, tintura de JABORANDI, etc (nem me lembro mais de tanta coisa). E passei por um tricologista…pura perda de tempo a terapia por ele preconizada. Por respeito, não colocarei o nome dele aqui. Gastei dinheiro.
    Tentei tudo, paciente disciplinada…

  18. Avatar de Ivany

    Para Maria Fernanda.
    Oi minha querida,concordo com vc, qdo. diz que a palavra chave é paciencia.Realmente não tenho feito outra coisa a não ter paciencia.Todo tratamento para queda de cabelo é demorado.Vai uma dica, apra quem não viu a Dra.Denise Styner no programa do Jo Soares, uma dermatologista maavilhosa, que entende muito de queda de cabelo, e ela deu uma dica muito boa, qu eé para quem tem problema de queda de cabelo,evitar ao máximo de prender os cabelos,pois pode acentuar ainda mais a queda.
    E outra coisa, eu até marquei com outra dermatologista e inclusive vou pedir para que solicite esses exames que vc mencionou acima,pois nunca fiz nenhum desses exames, somente os trivias, sangue,ferritina,nada tão profundo como estes que vc falou.
    É isso amiga obrigada pela dica, e força e muita paciencia tá beijos a todas.

  19. Avatar de Maria Fernanda

    Bom dia, Ivani!

    Não vi a entrevista da Dra Denise Steiner apesar de conhecê-la (não pessoalmente, é claro!)
    Ótima dica: vivo de cabelo preso até para não ver o cabelo caindo…atire a primeira pedra quem não tem manias malucas uma vez que nos tornamos um pouco neuróticas com o assunto!
    Ivani, acabei de jogar fora minha presilha…obrigada pela dica..
    Beijo grande e bom fim de semana!

  20. Avatar de Cathia

    Preocupada com minha queda de cabelos, tomo Pantogar porém fabricação em farmácias de Homeopatias, na qual a composição deste medicação é o mesmo usado no Pantogar original. Dia 06.04.10 completará 2 meses cheios, e os meus cabelos continuam caindo, será que este anti quedas está realmente fazendo o efeito ? sabendo-se que é de 2 meses p frente que começa aparecer o resultado, resultado este que conto em párar de cair os cabelos. Gostaria de ajuda quanto minha dúvida.

    1. Avatar de Ana Paula

      Cathia,

      Dois meses é mesmo pouco para vc notar grande diferença da queda. Porém, acredito que, se sua queda for mto acentuada, só o Pantogar não vai resolver o problema, porque ele é apenas um composto de vitaminas e proteínas. Pergunte ao seu médico a respeito dos tratamentos tópicos com minoxidil e Avicis… Talvez seja o caso de vc adotar um deles para potencializar o resultado…

      Beijo!!!

  21. Avatar de Bruna

    Experimente as propriedades do Extrato vegetal de Jaborandi, estimula o bulbo capilar, reduzindo consideravelmente a queda capilar.

  22. Avatar de Cathia

    Realmente é preocupante a queda de cabelos, sabendo-se que temos que ter muita paciência, pois estou tomando a medicação feito em uma farmácia de manipulação, o pantogar, só que eles dão o nome de anti-quedas, uso essência da gota dourada que contém alho, procuro não prender o cabelo, não deito com ele molhado, mas mesmo assim é preocupante. Me preocupo mais ainda com os poucos cabelos que estou ficando. Não procurei o médico até o momento por que não tenho condições financeiras pois entre consulta, exames e medicação irei gastar bastante. Então lendo informações e usando o que posso comprar vou levando para ver se encontro algum resultado, mas eu só queria diminuir ou fazer parar de cair cabelos somente isso e é isso que estou lutando. Agora este mês na lua crescente corto mais um pouco os cabelos. Uso shampoo anti-quedas da KEUNI e uma máscara nas pontas tb da KEUNI, pois estes tratamentos ressecam muito os fios compridos.
    Adorei estar compartilhando esta situação com vocês e todos os dias acompanho estes depoimentos.
    Agradeço

  23. Avatar de Ivany

    Oi meninas, estava vendo uma reportagem sobre uma feira de produtos para cabeleireiros,e passou um pó que cobre as falhas…vcs viram?
    Alguem sabe me dizer se isso é bom, se alguem ja usou,ou sabem de alguem que tenham usado?
    Bjs a todas.

  24. Avatar de Edilene Martins

    Estou usando minoxidil 3% porque estou com uma grande rareficação na cabeça ,Mais ja tenho sentido uma grande melhora em menos d tres meses. E com isso estou querendo passar rene alisante mais não sei si ele e compativel com o minoxidil e por isso estou com muito medo por favor me ajude si alguem souber.

  25. Avatar de Edilene Martins

    Tenho medo porque a rená não e compativel com outras quimicas eo minoxidil é quimico e por isso estou com medo de passar a rena e não poder mais usar o minoxidil e continuar meu tratamento.por favor me ajude si alguem souber.

    1. Avatar de Carol

      Edilene martins, pelo amor do protetor dos cabelinhos.. para com esse negocio de renna, e melhor vc continuar com seus cabelos na cabeca por tda a vida do q ter cabelos por alguns meses… esse negocio de rena e um inferno, eu nunca usei, e nem faco questao.. prefiro minhas madeixas como sao.. tem coisas q nos custam caro. continua tomando teu remedio e te cuidando! esquece tinturas e alisamentos eles sao maus…

  26. Avatar de Ivany

    Oi,meninas, então resolvi comprar o produto que mencionei acima.
    Vou usar e se for bom eu volto aqui para indicar pra vc
    .Mandei um e-mail, para a empresa que fabrica, o spray Instant Hair Plus, e eles me ligaram e agarantiram que é muito bom, que cobre bem as falhas aparente, desde que nao seja uma falha muito grande.É isso bjs a todas e até mais.

  27. Avatar de Ci

    olá à todas!

    venho conversar sobre o mesmo problema de vocês, os cabelos.
    no meu caso eles ficaram com o passar do tempo super finos e bem poucos. os cabelos estão caindo mais agora, não consigo contar mas parece que tem mais cabelos no chão do que na cabeça 🙁 noto que tem vários fios novos que aparecem mas são frágeis e caem também.

    sou vegetariana a oito anos e sei que não ingiro as quantidades suficientes de proteínas apesar de me esforçar para isso, e também tomo um complexo de vitaminas.

    uma alimentação pobre em proteina pode ser o motivo para queda de cabelo?

    agradeço muito a atenção

    1. Avatar de Ana Paula

      Oi Ci!!! Bem vinda…

      Me diz uma coisa, vc é vegetariana total, ou é apenas a carne que vc deixou de comer??? Se for totalmente vegetariana fica realmente um pouco mais difícil, do contrário, vc pode ingerir leite, iogurte, queijos, ovos… todos riquíssimos em proteína e que certamente vão ajudar… Se vc for vegetariana radical, fica mais difícil, mas não impossível, tente aumentar as porções de: feijão (com arroz, de prefêrencia, pois os dois juntos formam uma proteína similar a da carne), lentilha, grão-de-bico, ervilhas, etc. E, claro, a soja em todas as suas variações (a proteína q vc consome no lugar da carne, a bebida no lugar do leite e tofu). Capriche também nos cereais como aveia e milho, eles tem mtas vitaminas e fibras. E, os cabelos precisam sim de proteínas para ficarem bonitos… Eu só não sei afirmar se necessariamente precisa ser a proteína da carne… Uma vez fiz essa pergunta a uma dermatologista (pois, apesar de eu não ser vegetariana, não sou lá mto chegada em carnes…), e ela me instruiu para que comesse “carne” mesmo, todo dia… mas eu nunca consegui confirmar essa informação…

      Beijo grande e boa sorte

    2. Avatar de Alessander

      Olá Ci,

      eu fui ovo-lacto-vegetariano por 7 anos e faz 3 anos que me tornei vegano (não como coisa alguma de origem animal). É importante fazer exames e seguir uma dieta balanceada… Faço exames de sangue regularmente, e no último, minha taxa de zinco não estava boa, apesar de estar acima do mínimo aceitável. Então, comecei a tomar suplementação vegana de zinco (da Veganicity). Preste atenção em sua taxa de zinco, pois ele é muito importante para os cabelos… O mesmo vale para o ferro e para a B12.

      Vou aproveitar para pedir alguns conselhos. Infelizmente, meu pai e avôs ficaram calvos, e agora, com 27 anos, estou notando que minhas entradas parecem estar aumentando (sempre tive entradas) e também me parece que meu cabelo, na frente, está ficando meio ralo. Também estou notando a perda de fios curtos e bem finos, o que é sinal de AAG :(, mas não sei isso já ocorria antes. De qualquer forma, é da parte da frente que caem mais fios quando eu lavo.

      Então, faz 1 mês que estou tomando finasterida 1mg (Finalop) e usando shampoo e tônico Pilexil. O dermatologista falou para eu lavar os cabelos todos os dias com esse shampoo, e passar o tônico todas as noites. Mas, como meu cabelo é comprido (e cacheado/crespo), acho que é demais lavar todos os dias, pois acho que puxo muito os fios para desembaraça-los. Então, estou lavando em dias alternados, mas passando o tônico todos os dias. Vocês acham que é realmente necessário lavar todos os dias? Além disso, na bula do tônico está indicado para diminuir as aplicações para 3 vezes por semana, depois do primeiro mês de uso. Achei pouco…

      Em relação à medicação, eu li que a Ana Paula usa 2,5 mg de finsterida. Como eu muito provavelmente tenho AAG, será que 1 mg é pouco? E o Pilexil é bom? A Celisa fala muito bem do Minoxidil, mas quando perguntei ao meu dermatologista sobre o Minoxidil, ele falou que já era bem antigo, com uns 30 anos, e me passou o Pilexil. Estou pensando se vale a pena usar Minoxidil + Avicis + Pilexil, como a Celisa disse que fazia…

      Bom, minha família e noiva dizem que depois que defendi minha tese em fevereiro, arrumei isso para me preocupar, que é uma paranóia! Não acho que seja totalmente verdade rs, mas de qualquer forma, acho que devo me prevenir, pois os homens na minha família são na grande maioria calvos.

      * Ana Paula, todos os aminoácidos que precisamos podem ser obtidos de proteínas vegetais. Então, as proteínas animais não fazem falta em uma dieta vegetariana/vegana bem planejada.

      Muito obrigado pela atenção,
      abraços,
      Alessander

      1. Avatar de Ana Paula

        Oi Alessander!!!

        Olha, muito embora seu dermatologista tenha dito que o minoxidil é um remédio antigo (e é mesmo), saiba que ele é muito útil em muitos casos. Aliás, se não fosse eficiente não estaria até hoje no mercado, com tantos pacientes usando e tendo bons resultados. Muitos médicos renomados recomendam sim, pode pesquisar!!! Eu inclusive, estou com muitos fiosinhos nascendo graças a ele!!! Minha cabeça parece uma plantação de cebolinha kkkkk 😀 !!!

        Quanto a finasterida, a dosagem para homens é mesmo de 1 mg, para as mulheres são 2,5 mg. Claro que tudo isso depende da evolução de cada paciente. Em casos muitíssimo críticos em homens e mulheres já vi receitarem até 5mg!!! =/ !!! Mas, esse extremo, só em casos muito, muito graves mesmo, e pelo q li do seu caso, pode continuar com 1 mg da fina… Agora acho que vc poderia pensar no minoxidil sim… Se achar melhor procurar outro dermatologista e ter mais uma opinião… enfim, o que vc achar que vale… O Pilexil, até onde eu me informei aqui pelas experiencias do pessoal, melhora bastante a qualidade do cabelo, mas não funciona mto para brecar a queda… Em cabelos longos pode ser um bom aliado na parte estética, assim como o Kérium da La Roche, que as meninas dizem que deixa o cabelo com o aspecto muito bonito!!!

        Beijos e boa sorte!!!

        1. Avatar de Alessander

          Oi Ana Paula,

          muito obrigado pelos conselhos! Vou começar a usar o minoxidil sim, e pesquisar sobre o Kerium.

          Abraços,
          Alessander

  28. Avatar de Silvia

    Oi, Ci

    Antes de vc se tornar vegeteriana já ocorria a queda?
    Já descartou outros problemas relativos: ovários policísticos, alopecia, distúrbios da tireóide ou mesmo falta de algum nutriente?
    Minha alimentação não é nenhuma maravilha, mas no meu caso, não é ela que causa a queda.

    Bjos

  29. Avatar de Luciane

    Olá gente, quero compartilhar minha longa experiência com vocês sobre queda de cabelo.
    Sofro desse mal já tem um tempo e descobri que muitos dermatologistas não entendem bem de cabelo. Eu digo isso porque passei por vários e percebi que antes de ir a um dermatologista é preciso saber se ele é forte no assunto.
    Gente, quem sofre de alopecia androgenética, ou seja, calvície, não adianta ficar tomando um monte de vitaminas!!!! Quero dizer para vc, Cathia, que isso é ilusão!! Os dermatologistas me passavam pantogar, centrum, entre outras vitaminas, e eu notava que os cabelos ficavam mais brilhantes, porém continuavam caindo. Até que um dia eu descobi uma ótima dermatologista que me explicou o seguinte: “Se a pessoa não tem anemia ou problema de tireóide tem que fazer um exame chamado TRICOGRAMA para verificar a causa da queda.” Façam esse exame, gente! Detalhe, tem dermatologista que nunca ouviu falar nisso…
    O tricograma que eu fiz revelou que tenho alopecia androgenética. Minha dermatologista disse que milhares de mulheres têm esse problema e não sabem justamente porque alguns médicos não sabem informar sobre o problema. Por isso, é um tal de receitar um monte de vitaminas, como se isso fosse conter a queda. Não gastem dinheiro nisso!! Eu fiz isso e me arrependi, pois quem se alimenta bem não precisa de vitaminas de farmácia!
    Bom, o primeiro tratamento é o famoso minoxidil. Se ele for usado duas vezes religiosamente a queda de cabelo diminui consideravelmente. Entretanto, ele tem que ser feito numa farmácia de manipulação de boa qualidade. Também já usei o pilexil, mas ele não corta a queda, só deixa o cabelo mais bonito. O famoso tônico de jaborandi só serve para limpar o couro cabeludo. Muitas mulheres abandonam o tratamento com minoxidil porque ele resseca. Se parar de usar o minoxidil o cabelo volta a cair, numa espécie de efeito rebote. Mesmo sendo um remédio antigo, ele é eficaz quando usado corretante, principalmente se for associado a tretinoína na fórmula.
    Eu usei minoxidil a 5% manipulado com tretinoína a 0,01%. A tretinoína aumenta a eficácia do minoxidil porque faz com que ele seja melhor absorvido pelo organismo. A tretinoína é a vitamina A na forma ácida e não pode ser usada na gravidez. Paralelamente, usei shampoos anticaspa como Kerium ou Pielus. O couro cabeludo precisa estar bem limpo para receber qualquer loção. Com esse tratamento tive ótimos resultados, o cabelo parou de cair e voltou a crescer em três meses. Foi muito bom! Usei essa receita por um ano, porém não consegui manter o tratamento por mais tempo porque começaram a nascer cabelos no meu rosto. Como parei a fórmula, os cabelos começaram a cair de novo!!! Minha dermatologista me passou o avicis. Comecei a usar agora e não posso dizer nada ainda. Alguém aí teve bons resultados com avicis??
    Minha dermatologista disse que existe um produto maravilhoso chamado innéov massa capilar. São cápsulas. Ela disse que além de cortar a queda ele estimula o nascimento de novos fios, tornando a cabeleira mais volumosa. O problema é que esse innéov não vende no Brasil, só pode comprá-lo através de sites e custa muito caro. Ainda não tive coragem de comprá-lo. Alguém aí já usou innéov massa capilar?????
    Abraços!

  30. Avatar de Le

    Sempre tive cabelo claro, liso, fino e oleoso, nunca foi muito volumoso pq meus fios sempre foram finíssimos, mas era bonito e crescia normalmente. Nunca cuidei de cabelo, a única coisa que faço é cortar e fazer luzes 2 ou 3x por ano. De uns anos para cá ele ficou ralo e não passava do ombro. Meu cabelereiro nunca me indicou qq tratamento, a única coisa que aconselhou foi deixar fio reto para não diminuir o volume e com a recente facilidade de acesso a bons produtos para cabelos lisos e finos comecei a usar shampoos e mousses de volume. Antes a única coisa que usava era shampoo para cabelos oleosos pq no Brasil é muito difícil bons produtos para meu tipo de cabelo. Uma vez a Avon lançou uma linha para dar volume que experimentei e gostei, qdo voltei para comprar mais… saiu de linha pq não vendia!!!
    Bem… estava “me virando” com meu cabelo assim até que minha mãe sabendo que eu gostaria de ter um cabelão me deu de presente um mega-hair. Coloquei num local super sério e tal com cabelo tratado de ótima qualidade. Coloquei apenas 80 mechas finas para dar volume e ficou liiiiiiiiiiindo! (o povo por aí, costuma colocar até 200 mechas).
    Achei que duraria uns 6/8 meses (totalmente sem noção….), ao que a cabelereira para que eu não desistisse confirmou dizendo que fazendo as manutenções e mantendo bem cuidado duraria sim. Fiquei super contente pois andava numa fase de “vacas magras” e não teria condições de trocá-lo a cada 3 meses…. maldita hora…. depois que tirei o mega meu cabelo estava caindo muito, quebradiço, muito danificado e além de tudo o cara que cortou picotou todo (com o mega fico lindo, mas qdo tirei tinha um buraco), embora já revendo a retirada pedi que não picotasse…
    O resultado é isso, meu cabelo está um horror… não sei o que faço, estou totalmente perdida pois como falei nunca tratei de cabelo. Ah… ia esquecendo, uma coisa que acho que danificou muito o meu cabelo foi o uso de produtos para cabelos secos e com frizz pq o mega era assim, totalmente diferente do meu, ele inclusive arrepiava! Isso juntando-se ao excesso de quebro próximo a raiz devido a queda das mechas e o picotado me deixou assim… com vergonha do meu cabelo. Alguém pode me dar uma luz!!! bjs e muito obrigada. Conheci o blog há pouco tempo e estou adorando.

  31. Avatar de Le

    Onde encontro um TRICOLOGISTA no RJ? LI os posts de vcs e fui pesquisar… não achei nenhum. Aguardo. Bjs

  32. Avatar de Ci

    muito muito obrigada pelas respostas, todos foram muito atenciosos!

    Ana Paula,
    muito obrigada por me relembrar os bons exemplos de fontes de proteína, lembrei também das sementes de girassol que são ricas em proteínas e minerais. mas sempre me preocupa se quantidade está mesmo certa…

    Silvia,
    antes não havia queda, não. hoje meu cabelo parece mais fino, mais frágil, quase transparente… o teste do problema da tireoide já fiz e deu negativo. dos restantes vou ler mais sobre o assunto.

    Luciane,
    o produto inneóv massa capilar pelo que li do site http://www.inneov.fr/ é um complemento alimentar, que tem como componentes da fórmula zinco, taurina, catequina (do chá verde e penino). os produtos da inneóv (empresa da nestlé e l’oreal) são chamados nutricosméticos. então, eles vão um tanto contra a sua opinião de que as vitaminas de nada servem para os cabelos… e eu fiquei bem curiosa sobre esse produto também, outros dois produtos para pele da inneóv já são vendidos no brasil quem sabe esse estará disponível em breve.

    e olha o zinco ali, que o Alessander comentou! eu acredito que na falta de vitaminas, o corpo vai parar de nutrir as partes não vitais como os cabelos. e se alimentar bem não significa absorver bem os nutrientes. e claro que podem existir muitos outros fatores que podem fazer os cabelos cair, como o fator genético, mas acho que vale a pena dar uma forcinha para o corpo!

    Alessander, obrigada pela dica do exame de zinco. da ultima vez que fiz o exame de sangue estava tudo dentro da média, mas sempre pendendo para o mínimo como você disse.

    vou verificar todas as possibilidades, quando tiver algum resultado volto aqui para compartilhar com vocês! e novamente agradeço pela atenção.

  33. Avatar de Ana Paula

    Pessoal,

    É importante salientar que vitaminas e complementos nutricionais nunca vão curar a AAG… Esse produtos/medicamentos, são úteis em pessoas que estão com o organismo deficiente dessas vitaminas, que, dentre muitas delas, são muito importantes para os cabelos. Quem tem AAG, precisa de medicamentos que combatam a doença em si, e, esses complementos, se necessários, vão apenas ajudar a nascer fios mais fortes e bonitos.

    Já nas pessoas em que a queda de cabelo é realmente causada por deficiência de nutrientes, e isso foi diagnosticado como tal, a pessoa precisa melhorar muito seus hábitos alimentares e suprir as vitaminas que estiver em falta no organismo. É importante salientar que, para os cabelos, as vitaminas e minerais (em especial ferro, ferritina, zinco e mais alguns), é necessário que a quantidade que deve obrigatoriamente constar em seus exames clínicos, devem estar de “médio para alto” e não próximos ao mínimo aceitável. Pois o corpo entende os cabelos como algo não essencial a nossa sobrevivência, e manda os nutrientes para os nossos órgãos vitais.

    Beijos pessoal!!!

  34. Avatar de Germana

    Nossa Ana Paula, acho que meu caso eh parecido com o seu…

    Tenho 30 anos, mas desde os 17 meus cabelos começaram a cair!! Eu tenho menos da metade dos fios que tinha antes! Sinto a maior dor no coração, até pq eu procurei ajuda desde começo, mas nada foi eficaz! Um médico passou finesterida p/ mim agora, mas não quero tomar pq ainda não tenho filhos e acho que não vai demorar tanto p/ isso acontecer.
    Vc sabe dizer se existe um tempo de “carência” após o uso desse medicamento?
    Será que existe alguma técnica de implante apenas p/ preencher ainda mais o couro cabeludo (pois Graças a Deus, ainda não estou calva, apenas queria mais cablos de volta!) ??
    No momento soh estou tomando pantogar e usando panto hair, mas sinto que poderia estar fazendo mais p/ manter cada fiozinho!
    Se alguém tiver alguma dica, manifeste-se!:))

    1. Avatar de Ana Paula

      Oi Germana,

      Realmente seu caso é parecido com o meu. Meus cabelos começaram a cair com 16/17 anos e nunca mais foi a mesma coisa… A gente fica triste mesmo, me dá uma nostalgia ver fotos antigas… nossa…

      Bom, quanto a finasterida, no combate a AAG, ela é sim um dos medicamentos mais usados e que se tem boa resposta. O organismo leva cerca de 40 dias para se livrar do excesso do medicamento, porém, os médicos recomendam uma espera de 3 a 6 meses para engravidar… (melhor não arriscar né???). Minha médica por exemplo, recomenda 6 meses de pausa para qualquer mulher que deseja engravidar.

      O que vc poderia incluir no seu tratamento é o minoxidil 5% que vai fazer nascer fios de cabelo onde os folículos ainda estiverem vivos.

      Beijo grande e mta sorte… Não desiste não que os resultados demoram mesmo a aparecer…

    2. Avatar de Ana Paula

      Olá Germana!!!

      Realmente parece que, pelo menos, na “ficha técnica”, nossos casos são mto parecidos. Minha queda também começou entre 16/17 anos, e eu tinha um cabelo longo e muito bonito. Apesar de ter os fios finos, eu tinha muito, mas muito cabelo… Dá uma saudade!!! 🙁

      Com relação a finasterida, ela demora cerca de 40 dias para ser eliminada por completo do nosso organismo. Os médicos recomendam que, para a mulher que deseja engravidar, espere entre 3 a 6 meses, depois de parar de tomar. Minha médica acha melhor 6 meses… Só como garantia, para quem terá uma gravidez planejada, não custa esperar mais um pouquinho né?

      Acho que, para ajudar vc, o imprescindível seria acrescentar o minoxidil a 5% para que seja estimulado o crescimento dos fios, onde vc ainda tiver folículos vivos…

      Bom, é isso, tente o minox, fale com seu médico, não custa tentar né?

      Beijos!!!

  35. Avatar de Germana

    Oi, meninas!!

    Tb sofro com a queda de cabelos desde os 17 anos mais ou menos… acabei de completar 30 e ainda não me vi livre dessa praga! Provavelmente tb tenho AAG… meus cabelos ficaram muito finos e ralos! Acho q tenho a metade de fios que tinha antes de tudo começar!!

    1. Avatar de Adryanna

      GERMANA,SOBRE SUA QUEDA DE CABELOS!PODE SER HORMONAL.PARA ISSO VA AO ENDOCRINOLOGISTA,GINECOLOGISTA(PODE SER UMA INTERFERENCIA DE OVARIOS)ACRECENTE A SUA ”DIETA”PILULAS DE VITAMINAS DE A a Z.E COLAGENO!STRESS CONTRIBUI TBM!MAS VA AO MEDICO E PEÇA EXAMES!!!!HJ TEM MUITO O QUE SE RESOLVER!!PAZ E BEM!!!!

  36. Avatar de Germana

    Oi, meninas! Preciso de ajuda!

  37. Avatar de Germana

    Fico muito triste pq procurei ajuda desde cedo, mas nunca encontrei nenhum profissioal competente p/ me ajudar!!
    Hoje tenho pouco cabelo e eles sao muito finos!! Tenho medo de tomar finasterida agora pq nao sei qdo quero engravidar! Vcs sabem qunto tempo a pessoa tem que parar antes de engravidar?
    Será que existe alguma técnica de implante que apenas tente preencher ainda mais o couro cabeludo?? Graças a Deus, ainda nao sou calva, mas queria ter mais cabelos!!
    Se alguem souber de alo, agradeço!!

  38. Avatar de Germana

    Obrigada!!! ))

  39. Avatar de Ivany

    Oi Germana!
    Querida como eu te entendo, eu passei exatamente por essse memso problema, e passo até hj.Eu nunca fui em um dermatologista que ele me levasse a sério, ou ao menos me indicasse outro profissional, como um tricologista, vc sabe que a primeira vez que ouvi falar em um, foi no programa da Ana Maria Braga, pq até então….
    E inclusive, a ultima médica que eu fui, ela me disse olha vc ja esta com uma falha bem acentuada no topo da cabeça, acho que nao tem mais o que fazer, a não seu um implante.
    Sabe achei de uma falta de ética tão grande, pois só quem tem esse tipo de problema é que sabe o quanto é duro.
    Eu ja estou um pouco descrente de tudo sabia, não tem mais o que usar.Estou usando a Finasterida de 5.Agoravamos ver né.Marquei com outra dermatologista que me indicaram, vamos ver se é boa.Qualquer novidade eu venho aqui pra falar.
    Beijos a todas e boa sorte pra nós.

  40. Avatar de Nete

    olá pessoal!! eu gostaria de saber se usando cetaconazol eu posso fazer uso do avis ja tentei de tudo ou quase,para combater a queda de cabelo e acabar com a oleosidade,muitos exames etc.mas,vou de mal a pior,pilfood,pantogar,caros champools entre outros,deram uma melha na queda,mas,nada de novos de onde cairam nao tem um diagnostico exato.estou me depremindo,muitos dos tratamentos que ñ fiz,foram devido aos seus altos custos,mas ,ja me consultei com varios dermatos,mas houve resultados ñ muito satisfatorios.agora vcs me trouxeram um novo animo,me ajudem!!!!!!homem careca agente aguenta,mas mulher! ñda.
    ps.estou com 45 anos mas esse problema de rareamento ja faz mais de 10 foi desde entao tenho tratado num vai e vem, faz desfaz sem fim,com melhoras e peoras!!!!!me ajudem.bjs

    1. Avatar de Ana Paula

      Nete…

      Vc pode usar o cetoconazol com o Avicis que não tem problema nenhum! O Avicis não faz nascer fios de cabelo, ele apenas anula o efeito do hormônio responsável pela queda de cabelo (pelo menos essa é a promessa do fabricante…). O remédio que faz nascer fios novos é o minoxidil. Ele pode ser manipulado ou comprado em farmácias convencionais com o nome comercial de Regaine (só que esse é mto mais caro que o manipulado…). Vc pode pedir a um dermatologista que passe uma fórmula com o minox pra vc….

      Beijo, e mt sorte!!!

  41. Avatar de Le

    Meninas, por favor, alguém sabe indicar um TRICOLOGISTA no RJ? Continuo procurando e não encontro. Desde já agradeço. Bjs

  42. Avatar de Germana

    Ivany,

    Boa sorte nesse tratamento! Depois venha nos contar o resultado!!

    Não vou começar a tomar tb pq nao sei qdo quero engraidar. Apesar de ter AAG, estou tentando outros caminhos que possam contribuir p segurar qulauqr fiozinho… Tomo pantogar e uso panto hair alternado com minoxidil agora.

    Vou marcar uma nutricionista exclusiamente para auxiliar numa dieta que possa fortalecer os fios! Se alguem quiser, passa as dicas depois!! 🙂

  43. Avatar de Dany

    Oi meninas. Bom a minha queda de cabelo é devido o estresse… já tentei vários tratamentos, sem eficácia…. Minha dermatologista me recitou, agora, o kerium, mas é tão caro… o que vcs acham? É eficaz? E outra dúvida que tenho é sobre a finasterida… vi na net vários depoimentos que dizem que ela funciona, mas é contra-indicado para mulheres grávidas. Bom o fato é que eu não estou grávida e só pretendo ficar daqui a uns quatro anos (sou noiva). Será que eu poderia usar? O que vcs me dizem? obrigada a todas. Xero.

    1. Avatar de Ana Paula

      Dany…

      A finasterida é usada apenas em casos de alopécia androgenética. Se a sua queda é temporária, causada pelo estresse, vc não precisa mesmo dela. Vale mais a pena tomar um polivitamínico e se alimentar bem, não deixando de incluir fontes de proteínas em todas as refeições. Carne, leite, ovos, queijos, iogurte, castanhas, feijão, ervilha e etc, todos eles fornecem as proteínas para o seu cabelo. Coma bastante frutas também que são fontes de vitaminas e sais minerais e são mto gostosas…

      Beijos e boa sorte!!!

      1. Avatar de Dany

        Ana é que bateu o desespero, sabe? Já usei o pantogar, o avicis, o pilexil e o minoxidil (este último por pouco tempo) mas nada deu certo. Agora estou com o vitax derme e inclui por conta própria a finasterida…. estou desesperada já…. sem exagero. Tenho 22 anos apenas e não consigo lidar muito bem com a situação, entende? Já fui ao melhor dermatologiata da cidade e nada. Por isso, estou tentando novas alternativas na net. Como já disse tenho medo de tomar a finasterida, mas vou tentar já que não pretendo engravidar agora. Bjo e obrigada pela resposta. Ah… só me diz com quanto tempo usando a fina sua queda amenizou?
        bjo.

        1. Avatar de Ana Paula

          Oi Dany!!!

          Depois que eu comecei a tomar a finasterida, notei melhora com quase 2 meses de uso… Mas, olha, a minha queda não parou por completo. Isso não acontece, pois é natural, perdermos até 100 fios de cabelo por dia. O que aconteceu foi que de 150/180 fios que caíam, agora caem 70/90… diferença né??? 😀 Estou feliz, só espero que os fiosque eu perdi voltem!!!

          Beijos e boa sorte…

          1. Avatar de Lucia

            Oi Ana Paula!!
            As suas informações são ótimas e muito úteis.
            Queria dizer que você teve a sorte de encontrar um bom dermatologista. Eu estou revoltada com os dermatologistas porque dificilmente eles levam a sério a calvície feminina.
            Tenho 30 anos, até os 15 tinha um cabelão de dar inveja. Por volta dos 18 começaram a cair muito e foram ficando ralos com o tempo. De lá pra cá procurei vários dermatologistas e eles sempre me tratavam como se eu fosse uma menina vaidosa. Só passavam vitaminas e diziam que cair cabelo era normal. Quando eu explicava que caía muito e que já tive um cabelo cheio quando era mais nova eles respondiam: “Ah, você não achou que fosse ter um cabelo de adolescente a vida toda, né??”. Outros dermatologistas disseram coisas do tipo:”Não se preocupe, careca você não fica!!!” Também ouvi:”As mulheres são exageradas, não deve cair tanto assim…” Fiquei com a autoestima abalada.
            Só resolveram me passar minoxidil a 5% quando começaram a aparecer pequenas falhas na minha cabeça. Precisou chegar nesse ponto!!!!
            Uso esse medicamento há um ano e queria esclarecer uma dúvida com você. É que nos primeiros 7 meses o resultado foi ótimo. A queda parou e novos fios nasceram, mas depois eles voltaram a cair de novo (não tanto como antes). Mesmo assim, continuo usando o minoxidil. Por um acaso a sua dermatologista explicou se o efeito do minoxidil é temporário?????

          2. Avatar de Ana Paula

            Oi Lúcia…

            Fica tranquila que o nosso organismo não “acostuma” com o minoxidil não… (GRAÇAS A DEUS!!!), e, se vc teve boa resposta com ele, pode continuar tranquilamente. Só se preocupe se não melhorar de jeito nenhum… Até em quem não tem AAG, tem algumas épocas que sempre caem mais fios… Minha mãe costuma comparar com o cachorrinho que nós tínhamos em casa: tinha uma época do ano que era pêlo espalhado pela casa inteira (minha mãe ficava doida rsrs… ). Mas é assim mesmo, e, com os humanos não é diferente.

            Quanto aos médicos… é engraçado, mas parece que eles fazem “pós” todos na mesma escola!!! Até as desculpas são identicas… afffff… Me diziam a mesma coisa!!!

            Beijo grande!!!

      2. Avatar de Dany

        Ah… e esqueci de dizer que já fiz todos os exames e tá tudo ok e que me alimento bem…. o problema é que sou tão preocupada com tudo que me estresso facilmente, sabe? sei que preciso mudar, mas é que já sou estressada e a queda me deixa mais ainda…. já tô louquinha…. xero.

  44. Avatar de Bethy

    Oi Gente.
    Também tenho queda de cabelo e a minha já está tão grande que já dá pra ver
    o cabeça.
    Comecei a perder os primeiros fios ainda jovem, e só piorou depois que eu tive meus filhos.
    Hoje já tenho 35 anos e a queda continua e está muito acentuada.
    Não sei mais o q fazer, fui a vários dermatologistas e até clínicas, enfim gastei muito com meu cabelo, mas nada adianta.
    BOM QUERIA SABER SE O FINASTERIDA SE COMPRA SEM RECEITA.
    Sou do Rio de janeiro e não sei se por aqui eles vendem assim sem receita.
    Quanto custa?
    Será que eu consigo comprar sem receita???

    TAMBÉM GOSTARIA DE SABER, ASSIM COMO A “Le”, SE ALGUÉM
    PODE ME INDICAR ALGUM BOM DERMATOLOGISTA AQUI NO RIO
    DE JANEIRO (pode ser no centro da cidade ou no Méier, mas se tiver
    em outro local tb podem falar, eu vejo como chegar lá…)

    Um abraço a todas vocês.
    Adorei esse site.

  45. Avatar de Bethy

    “Postei novamente pq ninguém merece esse erro de português, não é? kkkkk Já consertei.”

    Oi Gente.
    Também tenho queda de cabelo e a minha já está tão grande que já dá pra ver
    “A cabeça”.
    Comecei a perder os primeiros fios ainda jovem, e só piorou depois que eu tive meus filhos.
    Hoje já tenho 35 anos e a queda continua e está muito acentuada.
    Não sei mais o q fazer, fui a vários dermatologistas e até clínicas, enfim gastei muito com meu cabelo, mas nada adianta.
    BOM QUERIA SABER SE O FINASTERIDA SE COMPRA SEM RECEITA.
    Sou do Rio de janeiro e não sei se por aqui eles vendem assim sem receita.
    Quanto custa?
    Será que eu consigo comprar sem receita???

    TAMBÉM GOSTARIA DE SABER, ASSIM COMO A “Le”, SE ALGUÉM
    PODE ME INDICAR ALGUM BOM DERMATOLOGISTA AQUI NO RIO
    DE JANEIRO (pode ser no centro da cidade ou no Méier, mas se tiver
    em outro local tb podem falar, eu vejo como chegar lá…)

    Um abraço a todas vocês.
    Adorei esse site.

  46. Avatar de Bethy

    PARA ANA PAULA:

    Oi Ana Paula.
    Obrigada pelos conselhos e as dicas.
    Olha eu já tenho 2 filhos e não pretendo ter mais.
    Vou compar a Finasterida então e ver no que dá.

    Obrigada mesmo, está ajudando muita gente contando sua
    própria vivência neste assunto.

    Um grande abraço.

    Bjs a todos do site.

  47. Avatar de Lucia

    Olá Celisa e Lúcia!! Obrigada pelas respostas. Foram ótimas!! Vou insistir no tratamento do minoxidil. Afinal, não temos muita opção, né? rs,rs

  48. Avatar de Lucia

    Oi gente. Tenho dúvida sobre calvície e anticocepcional. Se alguém puder ajudar…

    Eu li num site que algumas pílulas podem melhorar e outras piorar a queda de cabelo. Neste site dizia que as mulheres que têm AAG devem fazer uso de pílulas que contém a substância acetato de ciproterona como, por exemplo, diane 35, selene, artemidis, diclin etc. Esta substância seria um antiandrógeno que poderia diminuir a queda de cabelo uma vez que diminui o hormônio masculino que gera esse problema na mulher.
    Eu li ainda que as pílulas que têm drospirenona, como a yasmim, ou as pílulas que têm acetato de clormadinona, como a belara, também teriam efeitos antiandrógenos, mas o acetato de ciproterona seria o mais eficaz para queda de cabelo hereditária, entre outros problemas como a acne.
    Eu uso a pílula mercilon há anos, perguntei ao meu dermatologista sobre essas substâncias e ele demonstrou indiferença.
    Enfim, minha pergunta é: alguém aí já usou ou usa alguma pílula com acetato de ciproterona e teve bons resultados no tratamento da queda de cabelo??? Aliás, alguém aí já usou alguma dessas pílulas que eu mencionei e reparou que a queda diminuiu ou não mudou nada???
    Se alguém tiver alguma informação sobre esse assunto por favor responda.

    1. Avatar de Ana Paula

      Oi Lucia

      Mas a que ponto chegamos não??? Um médico, dermatologista, não saber que esses anticoncepcionais diminuem a quantidade do hormônio que desencadeia a AAG e acne??? … Pelo amor de todos os santos!!! Olha Lúcia, a resposta é: ajudam sim, mas se o caso for mais grave vc terá que fazer tratamentos complementares. O único dessa lista que eu tomei por algum tempo foi o Yasmin, mas não pude dar continuidade, pois tenho má circulação, e, na época ajudou bastante. Não sei a longo prazo como seria, pois eu tomei por apenas 8 meses…

      Beijos e boa sorte…

      1. Avatar de Lucia

        Oi Ana Paula. Mais uma vez eu agradeço por responder. É sempre muito bom trocar ideias, né?

  49. Avatar de Dinha

    Olá meninas , lí todos os comentários e passo pelo mesmo problema eu tinha um lindo cabelo , hoje ale´m de terem caído o pouco que tenho ainda estão muito grossos tenho varias falhas no couro cabeludo o que é chamado de alópecia areata , não sei se alguma de vcs sofre deste mesmo problema . Já gastei tanto e até agora tive bem pouco resultado perdi meus cilíos sombrancelhas enfim esta doença a pessoa perde todo cabelos que ela tem no corpo , mas por sorte ainda me restaram um pouco de cabelo pois eu tinha muitooooo cabelo ,hoje estou fazendo tratamneto com um dermatologista que me receitou pill food e minoxidil loção onde passo nas falhas mas meus cabelos continuam caindo muito quando penteio os cabelos parece que tem uma peruca no pente . As vezes me desespero mas isso só piora a situação .me ajudemmmmmm!!!!!!!

    1. Avatar de Ana Paula

      Oi Dinha…

      Eu queria muito poder ajudar vc, mas não entendo absolutamente nada da alopécia areata… Tenta entrar no site e no fórum do dr. Milton Peruzzo (pode digitar no google que aparece…), lá tem um tópico inteirinho destinado a essa parte…

      Bjos… boa sorte!!!

    2. Avatar de Lucia

      Oi Dinha. Você está usando o minoxidil direitinho, ou seja, duas vezes por dia e todo dia??? Eu também tinha falhas no cabelo, como deve ter lido acima. Comigo, o remédio começou a fechar as falhas com mais ou menos uns quatro meses seguidos de uso. O efeito do minoxidil é bem demorado mesmo porque ele estimula o folículo capilar, daí até o cabelo começar a crescer, já viu né?
      Há mulheres que usaram esse remédio e não tiveram êxito, mas antes você precisa insistir no tratamento direitinho. Se depois de um tempo não funcionar, volte no médico. Eu também tenho a infeliz da AAG, já li uns quinhentos sites sobre o minoxidil e reparei que a maioria das mulheres conseguiu bons resultados com ele. Tomara que funcione com você também!! Ah, leia outros sites sobre o assunto.
      OBS: Consulte vários dermatologistas até encontrar um que seja bom mesmo. É importante conhecer outras opniões médicas. É assim que eu faço.

    3. Avatar de Lucia

      Oi Dinha!! Sou eu de novo!!! Desculpe, eu li de novo a sua mensagem e agora que reparei que a sua alopecia é a areata e não a androgenética.
      Eu tenho um primo que sofre da areta e ele explicou que o primeiro tratamento que passaram para ele foi o minoxidil a 5%. Parece que a alopecia areata é uma espécie de reação de defesa do organismo contra um invasor, sendo que o organismo entende que o folículo capilar seria esse invasor. Por isso, os fios caem. Eles são expelidos pelo próprio organismo. Daí a importância do minoxidil que é um remédio que estimula o folículo. Até a barba do meu primo caiu.
      Entretanto, o médico dele explicou que quando o grau de alopecia areata é muito grave, o minoxidil serve apenas como tratamento auxiliar. O tratamento de choque são injeções locais de cortisona. Andei lendo sobre o assunto. A cortisona injetável atua inibindo a reação do organismo contra o folículo. Foi o que aconteceu com o meu primo. O médico pediu que ele comprasse na farmácia ampolas de teracort e aplicasse nos locais de falha durante um período. Qualquer pessoa pode aplicar no paciente. São aplicações superficiais na região afetada. Para aplicar, ele precisou comprar aquelas seringas fininhas de diabético. A aplicação da cortisona é temporária e, segundo o médico, o minoxidil deverá ser usado para manter os folículos. Esse tratamento com cortisona já não serve para a AAG.
      Pergunte ao seu médico sobre as aplicações locais de cortisona. O meu primo teve ótimos resultados. Não faça automedicação. Procure um bom médico entendido no assunto. Não desista e boa sorte!!!!

  50. Avatar de Dinha

    Meninas preciso tirar uma dúvida , esse monixidil que todas estão falando é a loção que se passa no cabelo ou é outro remedio ?

    1. Avatar de Ana Paula

      Oi Dinha…

      Minoxidil é um tônico que vc passa no couro cabeludo…

      Bjos…