Para a mulher que gosta de se cuidar

Tratamentos Caseiros para Manchas de Acne

Tratamentos Caseiros para Manchas de Acne

Você sofre ou já sofreu com acne em alguma etapa da sua vida? Depois que as espinhas somem, sempre fica uma marquinha, mesmo que pequena. Se você tem alguma manchinha ou cicatriz, que tal experimentar um tratamento caseiro?

A acne pode aparecer por diferentes causas e em diferentes zonas do corpo. Esta condição de pele não provoca danos à saude, mas pode afetar a auto-estima, pois aparece como colisões cheias de pus sobre a pele e quando desaparecem, deixam cicatrizes bastante visíveis. As cicatrizes da acne podem ser manchas de cor marrom escuro ou buracos na pele. As manchas de acne podem ser removidas com produtos cosméticos e remédios caseiros; os buracos, no entanto, são muito difíceis de remover.

As manchas das espinhas são causadas por uma inflamação chamada hipercromia pós-inflamatória que acaba sendo agravada pela manipulação das lesões, ou seja, quando a espinha é exprimida ou pela exposição solar. Para evitar que as manchas de espinhas apareçam é importante adotar alguns cuidados diários como, por exemplo, lavar o rosto diariamente com sabonetes neutros ou de enxofre que ajudam a limpar a pele e amenizar a oleosidade.

Acne: A Origem do Problema

Ter uma pele bonita sem acne e manchas pode não ser uma das tarefas mais fáceis (principalmente para adolescentes, com mais espinhas pelas grandes alterações hormonais). As manchas de espinhas são um problema que afeta a auto-estima de muitas pessoas, pois costumam deixar a região afetada escura ou avermelhada.

Usar produtos como adstringentes e esfoliantes que fazem a limpeza profunda evitando o acúmulo de resíduos que possam entupir os poros e consequentemente causar espinhas. Usar diariamente o protetor solar para evitar que as manchas ou espinhas se agravem. E lembrar que os cuidados com a alimentação também são importantes, pois alimentos muito gordurosos consumidos em excesso desregulam o organismo deixando a pele mais oleosa, o que acaba sendo mais propício a espinhas.

Se o seu problema atual é a acne em si (e não ainda as manchas deixadas por ela), saiba mais sobre o problema, e não deixe de conhecer alguns tratamentos naturais.

Tratamentos Naturais para Manchas de Acne

Tônico Facial para pele Oleosa e com Acne

Esse tônico, além de ser bom para pele oleosa, também ajuda a eliminar as manchas de acne. Veja o vídeo com a receita:

Para mais informações sobre a receita e os ingredientes, veja Receita de Tônico Caseiro para Pele Oleosa e com Acne.

Esfoliação da Pele

Esfoliação

Esfoliar a pele a cada 2 semanas ajudará a eliminar as cicatrizes da acne. Coloque uma colher de açúcar no creme hidratante que utiliza diariamente e aplique-o com movimentos circulares. Logo em seguida, enxágue o local com água fria. Existem outros produtos naturais que podem ser utilizados como esfoliantes para o rosto, como mel, aveia, fubá e até argila. Para fazer uma esfoliação com a argila, basta preparar uma pasta um pouco mais líquida, passar nos rosto em movimentos suaves e circulares e enxaguar.

Vinagre de Maçã

Corte uma cebola ao meio e mergulhe-a em metade de uma xícara com vinagre de maçã. Deixe até sentir que a cebola absorveu bem o vinagre (mais de 10 min). Após este tempo, esfregue a cebola em cima das manchas e deixe agir por 10 min. Enxágue com água. Os resultados devem aparecer em duas semanas, fazendo 1 vez por dia, todos os dias. Confira mais opções de como usar o vinagre de maçã na pele.

Aloe Vera (Babosa)

Aloe Vera

A Aloe Vera é um poderoso hidratante e um grande regenerador da pele, portanto nos ajuda a combater o envelhecimento precoce e luzir um rosto belo e viçoso. O aloe vera é capaz de remover qualquer cicatriz, por isso, contra manchas de acne funciona muito bem.

Coloque a polpa da babosa em um recipiente de madeira ou plástico e adicione o suco de um limão. Misture muito bem e aplique no seu rosto, sempre para cima, e com movimentos circulares suaves. Deixe agir por 20 minutos e retire com água morna. Você também pode passar o óleo da babosa na pele.

Para mais receitas naturais com babosa, veja o post Receitas com Babosa para sua Pele e Cabelos.

Azeite de Oliva e Bicarbonato de Sódio

Azeite de Oliva

O azeite de oliva, por sua grande concentração de vitaminas e antioxidantes, acaba se tornando um bom aliado para eliminar manchas de acne. Além disso, ele possui um efeito desintoxicante, removendo todas as impurezas e deixando o rosto liso e brilhante. Aplique sobre a cicatriz um algodão embebido em uma colher de chá de bicarbonato de sódio com 2 colheres de chá de água mineral. Massageie a área delicadamente por um minuto, depois lave o seu rosto. Após a esfoliação, aplique o azeite na área e deixe que ele penetre nas camadas mais prufundas da sua pele para atuar diretamente sobre a cicatriz, enquanto alisa e regenera a derme. Deixe agir por 20 minutos e lave o rosto normalmente.

Tomate

Tomate

O tomate é maravilhoso para sua saúde, e sua vitamina A pode também ajudar a reparar e a rejuvenescer a pele. Os tomates podem ajudar a solucionar problemas comuns de pele como manchas, pontos negros, pele oleosa, poros dilatados, erupções cutâneas, queimaduras solares, descoloração, pele seca e até ajudar a reduzir e tratar o aparecimento de acne. Esmague um tomate maduro e aplique a polpa diretamente na pele, deixe esta máscara agir durante 30 minutos e enxague com água morna.

Mel e Limão

Mel e Limão

Tanto o mel como o maravilhoso limão são alimentos apropriados para manter uma pele saudável e sem manchas, pois possuem propriedades nutritivas e clareadoras. O mel, com suas muitas propriedades nutritivas, contém vitaminas e minerais que proporcionam à pele propriedades hidratantes, antibacterianas e antissépticas. Além disso suaviza e regenera a pele. O limão tem propriedades adstringentes e clareadoras. Misture o sumo de um limão com duas colheres de mel 100% natural. Aplique sobre a região com manchas. Deixe agir por 30 minutos e enxágue bem.

Por que Optar por um Tratamento Natural?

É claro que existem outras formas de amenizar essas manchas. Essas técnicas normalmente são peeling, ácidos, laser, cremes específicos, etc. Porém, estas nem sempre são tão agradáveis. Elas podem te livrar de seu problema, mas em contrapartida, podem te causar outros. Esses tipos de procedimento agressivos, na maioria das vezes, deixam a pele frágil e sensível, o que pode acabar ocasionando outras manchas, como as causadas pelo sol.

Por isso mostro aqui esses “remédios”, feitos com ingredientes naturais, e que geralmente temos em casa. Eles possuem a vantagem de não trazerem efeitos colaterais, e costumam ser bastante eficazes também! Mas é preciso entender que eles possuem resultados gradativos e a longo prazo! Então… paciência, queridas! 🙂

630 comentários para “Tratamentos Caseiros para Manchas de Acne”

  1. Avatar de Guilherme

    Vou testar a do limão, depois posto dizendo se deu certo

    1. Avatar de Isa

      Pessoal não use limão em nenhum local do corpo. A dermatologista que vai ao Bem estar já disse! Faz um mal danando e ainda mancha a pele.

    2. Avatar de Raiane

      vc usou o suco de limão deu certo??

  2. Avatar de Yanka Normalik

    😆 amei

    1. Avatar de Dayane

      Vou provar esse do limão com Mel pra ver se funziona depois falo se funcinou ou não!!!??

      1. Avatar de Ana Caroline

        N faça a do limão !!!! N diga q n avisamos , a minha demartologista disse q nunca eh pra passar limão pq ela prejudica mais a pele. Bjoos
        😉

    2. Avatar de Claudivania

      Tu fez a qual ?

      1. Avatar de Dayane

        Eu vou fazer esse de limão com Mel!!

  3. Avatar de Alcione

    Eu vou testar a do limao…….mas pode fazer mais ?

  4. Avatar de Thaires Vasconcelos

    😛 gostei muitos dessa dicas mais vou fazer a do tomante
    Ou do suco do limao

  5. Avatar de Patrícia

    😀 gostei apesar de nao ter feito mas vou testar

  6. Avatar de Herivania

    Vou fazer o do limao,alguem ja fez deu certo?
    Eu gostaria de fazer o esfoliante mas a minha pele e oleosa e todo creme q passo deixa mais oleoso.
    O esfoliante pode ser feito com mel e acuçar?alguem sabe mim dizer.?

    1. Avatar de Alexssandra

      Olá Herivania, tem um esfoliante de laranja da vita derme ele e muito bom eu uso e adoro e passo o suco de limão todos os dias minha pele ta limpinha !!!

      1. Avatar de Raiane

        estou decidida vou começa a usar o suco de limão 😀

    2. Avatar de Deborah

      Oi, Herivania! Eu faço a esfoliação com mel e açúcar a cada 3 dias. É um espetáculo! Vc não vai acreditar em como sua pele vai mudar de textura logo na primeira esfoliação! 😉

      1. Avatar de Wasly Martins

        Obrigado pela dica! Antes eu tinha muitas espinhas atualmente tenho só as marcas. Irei fazer esse procedimento e logo informo se deu certo.

  7. Avatar de Helane Santos

    Estou fazendo a do azeite de oliva mas sem o bicarbonato e estou vendo molhora.agora vou testa cm o bicarbonato.

  8. Avatar de Amanda

    adoreiii, vou fazer o esfoliante e optar pelo suco de limão ????

  9. Avatar de Mayara

    Galerinha… NÃO FAÇAM!
    Eu fiz e acabei com a minha pele!!!!!

    Tinha algumas poucas espinhas no rosto e já havia ido ao dermatologista mas com a pressa de ter resultados rápidos acabei buscando essas receitas caseiras. Não recomendo!!!!!!!!!

    Já fiz algumas vezes esfoliação com mel e açúcar, mel e aveia, sabonete neutro ou próprio para pele oleosa com açúcar ou aveia para esfolar… Até então usava uma vez ou outra e nunca tive problema. Até pq só usava pra limpar profundamente mesmo, nada milagroso que remova mancha nem nada disso.

    Dessa vez vi essas receitas e resolvi arriscar para ter o “milagre” de remover mancha/acne mais rapidamente. Ilusão!!!!
    Fiz a esfoliação com Bicarbonato de Sódio e depois o Azeite… QUEIMOU a minha pele. Queimadura mesmo! Ficou em carne viva. Sendo o bicarbonato muito ácido e ainda usado de forma “agressiva” como esfoliante, acabou com meu rosto. Tive que correr para o dermatologista. Ou seja, só tive prejuízos… Acabei com minha pele que não estava tão ruim antes (se eu tivesse seguido normalmente o tratamento do médico direitinho em uma semana ou duas teria os resultados esperados), gastei uma nota com remédios pra queimadura, hidratante, pra pele oleosa, antibiótico/corticoide, e depois o próprio pra acne, além de ter tido a pele destruída por uma coisa boba…
    Não arrisquem!!

    Procure um médico dermatologista que ele indicará o melhor tratamento para seu caso.

    1. Avatar de Gabriela Martins

      Oi Mayara, nossa que pena, sua pele deve ser bem sensível mesmo, de todas essas receitas a única que fiz foi com o bicarbonato e azeite, e na minha pele foi maravilhoso, estou fazendo 2 vezes na semana e minha pele já melhorou muito. Tem certeza que seguiu a receita direitinho? Tem que fazer com movimentos bem suaves, vc mesma disse que fez de forma agressiva. A minha mãe tb faz esfoliação com o bicarbonato de sódio…
      mas legal por ter contado sua experiencia, é uma pena que não deu certo pra vc…realmente cada pele reage de maneiras diferentes.

      1. Avatar de Iara Santos

        Bom… realmente o bicarbonato de sódio é ótimo, além de ter ácido que é super bom para clareamento de manchas. Não é muito recomendável para pessoas com a pele sensíveis demais. Para pele sensíveis antes de passar algo procurem um dermatologista, para não acontecer o mesmo que aconteceu com Mayara… 😉 😀 🙂

      2. Avatar de Maria De Fatima

        quero fazer mais estou com medo

      3. Avatar de Victor

        Vcs ao fazer o de Bicarbonato,Lavem Bem o Rosto,Porque se não Lavar direito e for Exposto ao Sol…Pode Causar Queimadura,pode ter sido isto que aconteceu com a Mayara.

    2. Avatar de Mariana Gonçalves

      Bicarbonato não é bom pra pele, ainda mais para pessoas que tem a pele sensível, pra ter uma ideia, o tomate, que eu achei que não fosse fazer mal nenhum, me deu alergia, fiz a tal máscara de tomate e minha pele ficou super irritada, avermelhada e coçando bastante.. aí passei soro fisiológico pra ver se dava uma aliviada, daí aliviou. nunca mais faço isso!!
      A dica que sempre passo é da máscara de argila branca, o que é ótimo para pessoas com pele oleosa e que querem remover aquelas marquinhas de espinhas, funcionou super comigo, claro que é um tratamento que precisa ser feito toda semana pra ter um melhor resultado, e o sabonete que uso e foi o melhor pra mim foi o sabonete de Glicerina da GRANADO ( tradicional ).
      Experimente que vocês não vão se arrepender.
      Eu tinha a pele oleosa e bem marcadinha , algumas espinhas na zona T .
      Mas com esse tratamento super simples consegui com que minha pele ficasse maravilhosa, eu era muito dependente de maquiagem, hoje consigo sair de cara lavada !! hahaha..

  10. Avatar de Enilson

    Vou fazer esse do limão com o mel, se não sair mancha alguma, misturo cachaça e faço uma caipira

    1. Avatar de Tiago

      😛 hahahahahaha

    2. Avatar de Elane

      Kkkkkk iso ai… vou tentar a do limão tbm espero q de certo 😉

    3. Avatar de Kah

      Kkkkkkkkkkkkkkk e umas gotas de vodka

  11. Avatar de Ramon Salles

    Eu vo tentar a do limão, talvez funcione

  12. Avatar de Silvia

    Entao vou fazer o teste com o limao..pra ver se melhora..nao aguento mais essa macha encomoda muito..

  13. Avatar de Rita Pereira

    vou tentar mais tipoo e boom ter alguma poumada??

  14. Avatar de Anonimo

    Gente nao recomendo, fiz a do suco de limao , e as manchas escureceram mais ainda, senti coceira

    1. Avatar de Raiane

      ai serio vc usou a noite?

  15. Avatar de Sandra

    Muito bom

  16. Avatar de Abssandrick

    estou usando o limao com algodoa a 4 dias e percebi um pouco de melhora nas manchas ou seja,funciona com o tempo (muito tempo)

    vou tentar a receita do açucar

  17. Avatar de Matheus

    Suco de limão dar certo?

  18. Avatar de Laís

    Eu vou tentar a do açúcar para ver sse vai dar certo mais Deus vai abençoa que não me prejudicar 😉

  19. Avatar de Carina Carla

    Eu faço o da açucar mas galera nao e bem assim nao da uma sensaçao boa de macies..e pele clara limpa…como qualquer outra esfoliaçao…ms se eu fosse vcs nao passava nada agresssivo nao como bicarbonato limao …tomate la vai.. barbosa tbm queima..ja queimei coro da cabeça cuidado para no lugar de melhorar so piorar

  20. Avatar de Deriky

    Deu muito certo

  21. Avatar de Deriky

    Deu muito certo 😀

  22. Avatar de Leyde

    Muito legal essas receitas…

  23. Avatar de Bruna

    Fiz e continuo fazendo a do tomate. É ótima. Reduz bastante a oleosidade da pele, clareia as marquinhas escuras e seca as espinhas. Eu senti diferença logo apos a primeira aplicaçao.

  24. Avatar de Luciane

    Eu ja fiz para esfoliar a pele do rosto uma receita caseira q usa limao, açucar e creme dental…dava certo mas ñ uso +, uso outros produtos….

  25. Avatar de Vanessa Loper

    Nada disso funciona

    1. Avatar de Iara Santos

      Minha querida vai depender do seu tipo de pele. Fazer uma esfoliação caseira é muito bom, agora o lema é esse… “não parar” , vc ñ vai encontrar um resultado em 3 dias ou 1 semana, tem que ser constante. Eu sou muito ansiosa e quero sempre resultado na primeira semana. Isso requer paciência… E com o uso constante vc terá resultados, digo por experiência própria #Vanessa_Lopes… Bjss Linda… 😉 🙂

      1. Avatar de Iara Santos

        *Loper…. Desculpas

  26. Avatar de Isa

    Pessoal não use limão em nenhum local do corpo. A dermatologista que vai ao Bem estar já disse! Faz um mal danando e ainda mancha a pele.

  27. Avatar de Leidyalmeida

    Gente…eu tenho 48 anos,a minha pele não é manchada,mas como todo final de ano vou á Bahia e tomo bastante sol, tenho medo que ela escureça com o efeito do sol, então;eu uso 3 x na semana o sabonete da argila branca que eu mesma faço,e de 15 em 15 dias uso a máscara da argila branca muito fácil de fazer.A argila branca é poderosa mesmo.Eu utilizo tbém a argila vermelha que rejuvenesce,e se a sua pele for mto sensível misture a argila vermelha com a branca e ela fica rosa,ai sim ela é própria para peles sensíveis.Fca a dica ,obrigada.

    1. Avatar de Josianealvez

      Leidy,pode me passar a receita do sabonete de argila branca, por favor?

  28. Avatar de Thais Silveira

    Quero Muito fazer mais Tenho Medo ???Tenho vergonha do meu rosto?

  29. Avatar de Lanussa Bello

    😆 Ótimo post Celisa!!

  30. Avatar de Gisele

    Alguém já testou o tratamento com IluminaSkin? Queria informações antes de comprá-lo…

  31. Avatar de Zubaida Rassul

    🙂 ola! Gostei muito das receitas, foram muito uteis. Fiz e deu certo!

  32. Avatar de Elsa Costa

    Eu q do usar uma destas receita. PS o eu rosto xta pecima .

  33. Avatar de Malcolm

    Vou tentar a do oleo de oliva

  34. Avatar de Malcolm

    Mas tenho medo, que queime minha pela facial, ela é meu documento!!

  35. Avatar de Sheila Victor

    Gente eu sou uma negrinha linda mas essas manchas no me rosto me fazem perder o auto-estima o que faço me ajudem por favor!!!

  36. Avatar de Adriano

    Eu quero faser o do limao com bicarbonato mais nao sei como fasso, se esfolio ou passo e deixo algum tempo alguem sabe como faz?

  37. Avatar de Claudemir

    Estou usando o suco de limão, já tá com três dias os resultados estão sendo ótimo.

  38. Avatar de Diego

    ja usei de tudo no rosto, acnase, sabonete asepxia, secante da avon e nada deu certo, estou procurando algo natural pq cansei de gastar dinheiro atoua mais estou inserto pq ja tentei d tudo. O q esta me ajudando pouco e sabonete antibacteriano protex mas tbem nao e muito eficaz pra mim, aceito dicas ooks!!!

  39. Avatar de Hugo Henrique

    Olá, galera!
    Então, realmente alguns procedimentos resolvem mesmo… A questão do limão , do mel com açúcar e o bicarbonato é excelente para a solução de manchas , durante 3 ou 4 dias na semana é indicado o uso pois em duas semanas verão um grande resultado … bom também para a limpeza de impurezas é aquela colônia água de rosas!

  40. Avatar de Rose

    Oi tenho cicatriz de catapora de acne no rosto qual receita devo fazer

  41. Avatar de Liliany Nadine

    Gente, façam o tratamento do mel com limão. É muito bom. Me ajudou muito

  42. Avatar de Camila Headlyn

    Olá! Tenho 16 anos
    Genteee preciso de uma dica, eu tinha muitas espinhas, e como sou branquinha, fiquei com algumas manchas vermelhas, alguem sabe se algum desses produtos caseiros funcionam?
    Tipo o óleo de Azeite?
    Tenho medo de passar o suco de limão e manchar ainda mais..
    me ajudem por favor! Estou desesperada!
    Serei grata. Obrigada!

    1. Avatar de Luana

      Camila se você tem uma pele clara, e seca. Não é tão recomendado usar produtos ácido. Pois há uma probabilidade maior de sua pele ser sensível. Mas se quiser testar o limão ou bicarbonato, Faça com ele diluído na água pra diminuir a concentração, se vc ver que não faz mau pode aumentar a concentração aos poucos. MAS SEMPRE FAÇA À NOITE
      Se ainda estiver com medo, faça apenas esfoliação com açúcar. Ou então a esfoliação com aveia e mel, que é muuito bom.

  43. Avatar de Amanda

    Odeio ter espinha aff. Queria ter a pele perfeita e sem mancha ?

  44. Avatar de Amanda

    Odeio ter espinha aff. Queria ter a pele perfeita e sem mancha ??

  45. Avatar de Laiane

    Li em outro blog que passa gelo e depois passar a pasta de dente melhora e muito vou fazer e vou ver no que dar…. já fiz esse esfoliante com hidratante e açúcar ele limpa a pele mas não remove as manchas completamente e também deixa com mais espinhas o rosto…

  46. Avatar de Laiane

    Li em outro Blog que passa gelo e depois passar pasta de dente melhora e muito, vou fazer e vou ver em que dar… usei esse esfoliante de hidratante e açúcar más não adiantou muito ele limpa um pouco a pele mas não remove as manchas… 😉

  47. Avatar de Rayanna

    Sou tec. Em enfermagem e faço o curso superior de enfermagem .. e de acordo à minha sabedoria .. aconselho produtos naturais caseiros .. é só tomar cuidado com a acidez de alguns produtos .. não só optar pela limpeza e esfoliação da pele como tbm a mudança de hábitos alimentares . A nossa alimentação está envolvida em todo acontecimento no nosso físico ..

  48. Avatar de Gabriella Farias

    Olá! Tenho 17 anos e sou morena, minha pele é sensível gostaria de saber o que vocês recomendam para mim, será que posso usar o suco de limão? E etc? Estou com muitas manchas de acne, poderiam me ajudar? Obrigado ficaria muito grata com a ajuda de vocês beijos!!! ???

  49. Avatar de Gisele Lisboa

    Olá pesssoal. Olha,todas aa dicas são ótimas! Porém,nada em excesso é bom! Façam 2,3 vezes na semana.(principalmente os q contém muito acido e q tem q esfoliar a pele) e de a noite. Verão resultados com o tempo. Bjos

  50. Avatar de Maria

    voltei a esse blog para contar que tem cinco meses que, estou fazendo limpeza de pele uma vez por semana, misturo bicarbonato de sódio com azeite e faço movimentos circulares suavemente com essa mistura no rosto, depois lavo bem o rosto para retirar o azeite e aplico compressas de chá de camomila bem forte, depois de seco aplico vitamina E,depois que seca aplico creme agradal e vou mantendo a aplicação dos três todos os dias a noite e minhas manchas estão bem claras e também estão sumindo aos poucos.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva