Para a mulher que gosta de se cuidar

Tratamentos Caseiros para Manchas de Acne

Tratamentos Caseiros para Manchas de Acne

Você sofre ou já sofreu com acne em alguma etapa da sua vida? Depois que as espinhas somem, sempre fica uma marquinha, mesmo que pequena. Se você tem alguma manchinha ou cicatriz, que tal experimentar um tratamento caseiro?

A acne pode aparecer por diferentes causas e em diferentes zonas do corpo. Esta condição de pele não provoca danos à saude, mas pode afetar a auto-estima, pois aparece como colisões cheias de pus sobre a pele e quando desaparecem, deixam cicatrizes bastante visíveis. As cicatrizes da acne podem ser manchas de cor marrom escuro ou buracos na pele. As manchas de acne podem ser removidas com produtos cosméticos e remédios caseiros; os buracos, no entanto, são muito difíceis de remover.

As manchas das espinhas são causadas por uma inflamação chamada hipercromia pós-inflamatória que acaba sendo agravada pela manipulação das lesões, ou seja, quando a espinha é exprimida ou pela exposição solar. Para evitar que as manchas de espinhas apareçam é importante adotar alguns cuidados diários como, por exemplo, lavar o rosto diariamente com sabonetes neutros ou de enxofre que ajudam a limpar a pele e amenizar a oleosidade.

Acne: A Origem do Problema

Ter uma pele bonita sem acne e manchas pode não ser uma das tarefas mais fáceis (principalmente para adolescentes, com mais espinhas pelas grandes alterações hormonais). As manchas de espinhas são um problema que afeta a auto-estima de muitas pessoas, pois costumam deixar a região afetada escura ou avermelhada.

Usar produtos como adstringentes e esfoliantes que fazem a limpeza profunda evitando o acúmulo de resíduos que possam entupir os poros e consequentemente causar espinhas. Usar diariamente o protetor solar para evitar que as manchas ou espinhas se agravem. E lembrar que os cuidados com a alimentação também são importantes, pois alimentos muito gordurosos consumidos em excesso desregulam o organismo deixando a pele mais oleosa, o que acaba sendo mais propício a espinhas.

Se o seu problema atual é a acne em si (e não ainda as manchas deixadas por ela), saiba mais sobre o problema, e não deixe de conhecer alguns tratamentos naturais.

Tratamentos Naturais para Manchas de Acne

Tônico Facial para pele Oleosa e com Acne

Esse tônico, além de ser bom para pele oleosa, também ajuda a eliminar as manchas de acne. Veja o vídeo com a receita:

Para mais informações sobre a receita e os ingredientes, veja Receita de Tônico Caseiro para Pele Oleosa e com Acne.

Esfoliação da Pele

Esfoliação

Esfoliar a pele a cada 2 semanas ajudará a eliminar as cicatrizes da acne. Coloque uma colher de açúcar no creme hidratante que utiliza diariamente e aplique-o com movimentos circulares. Logo em seguida, enxágue o local com água fria. Existem outros produtos naturais que podem ser utilizados como esfoliantes para o rosto, como mel, aveia, fubá e até argila. Para fazer uma esfoliação com a argila, basta preparar uma pasta um pouco mais líquida, passar nos rosto em movimentos suaves e circulares e enxaguar.

Vinagre de Maçã

Corte uma cebola ao meio e mergulhe-a em metade de uma xícara com vinagre de maçã. Deixe até sentir que a cebola absorveu bem o vinagre (mais de 10 min). Após este tempo, esfregue a cebola em cima das manchas e deixe agir por 10 min. Enxágue com água. Os resultados devem aparecer em duas semanas, fazendo 1 vez por dia, todos os dias. Confira mais opções de como usar o vinagre de maçã na pele.

Aloe Vera (Babosa)

Aloe Vera

A Aloe Vera é um poderoso hidratante e um grande regenerador da pele, portanto nos ajuda a combater o envelhecimento precoce e luzir um rosto belo e viçoso. O aloe vera é capaz de remover qualquer cicatriz, por isso, contra manchas de acne funciona muito bem.

Coloque a polpa da babosa em um recipiente de madeira ou plástico e adicione o suco de um limão. Misture muito bem e aplique no seu rosto, sempre para cima, e com movimentos circulares suaves. Deixe agir por 20 minutos e retire com água morna. Você também pode passar o óleo da babosa na pele.

Para mais receitas naturais com babosa, veja o post Receitas com Babosa para sua Pele e Cabelos.

Azeite de Oliva e Bicarbonato de Sódio

Azeite de Oliva

O azeite de oliva, por sua grande concentração de vitaminas e antioxidantes, acaba se tornando um bom aliado para eliminar manchas de acne. Além disso, ele possui um efeito desintoxicante, removendo todas as impurezas e deixando o rosto liso e brilhante. Aplique sobre a cicatriz um algodão embebido em uma colher de chá de bicarbonato de sódio com 2 colheres de chá de água mineral. Massageie a área delicadamente por um minuto, depois lave o seu rosto. Após a esfoliação, aplique o azeite na área e deixe que ele penetre nas camadas mais prufundas da sua pele para atuar diretamente sobre a cicatriz, enquanto alisa e regenera a derme. Deixe agir por 20 minutos e lave o rosto normalmente.

Tomate

Tomate

O tomate é maravilhoso para sua saúde, e sua vitamina A pode também ajudar a reparar e a rejuvenescer a pele. Os tomates podem ajudar a solucionar problemas comuns de pele como manchas, pontos negros, pele oleosa, poros dilatados, erupções cutâneas, queimaduras solares, descoloração, pele seca e até ajudar a reduzir e tratar o aparecimento de acne. Esmague um tomate maduro e aplique a polpa diretamente na pele, deixe esta máscara agir durante 30 minutos e enxague com água morna.

Mel e Limão

Mel e Limão

Tanto o mel como o maravilhoso limão são alimentos apropriados para manter uma pele saudável e sem manchas, pois possuem propriedades nutritivas e clareadoras. O mel, com suas muitas propriedades nutritivas, contém vitaminas e minerais que proporcionam à pele propriedades hidratantes, antibacterianas e antissépticas. Além disso suaviza e regenera a pele. O limão tem propriedades adstringentes e clareadoras. Misture o sumo de um limão com duas colheres de mel 100% natural. Aplique sobre a região com manchas. Deixe agir por 30 minutos e enxágue bem.

Por que Optar por um Tratamento Natural?

É claro que existem outras formas de amenizar essas manchas. Essas técnicas normalmente são peeling, ácidos, laser, cremes específicos, etc. Porém, estas nem sempre são tão agradáveis. Elas podem te livrar de seu problema, mas em contrapartida, podem te causar outros. Esses tipos de procedimento agressivos, na maioria das vezes, deixam a pele frágil e sensível, o que pode acabar ocasionando outras manchas, como as causadas pelo sol.

Por isso mostro aqui esses “remédios”, feitos com ingredientes naturais, e que geralmente temos em casa. Eles possuem a vantagem de não trazerem efeitos colaterais, e costumam ser bastante eficazes também! Mas é preciso entender que eles possuem resultados gradativos e a longo prazo! Então… paciência, queridas! 🙂

628 comentários para “Tratamentos Caseiros para Manchas de Acne”

  1. Avatar de Junior

    Kkkkk Me interessei pelo tratamento com cebola, mas pensando na situação do Brasil… Cebola tá cara, poxa. Todo dia uma cebola e uma xícara de vinagre… E minha carne assadinha pra eu almoçar?? Como é que fica??? Não dá não! rsrs vou procurar outro tratamento mais acessível. Kkkkk

    1. Avatar de Laura

      Concordo 😛 😀

    2. Avatar de Amanda

      HAJA CEBOLA E VINAGRE … MAS TA MAIS BARATO QUE FAZER A LAZER

    3. Avatar de Glaucia

      será q essas receitas dão certo msm? morro de medo de fazer e acabar com a pele, alguem ja fez e aprovou?

      1. Avatar de é Natural, Não Faz Mal

        é usado ingredientes naturais, não faz mal,mas é demorado o resultado 😀

    4. Avatar de Nenem

      Estou com cinquenta espremidos na cara. Se eu for a feira consigo vender algum? Acho que sim. Vendi tudim como se fosse extrato de tomate

    5. Avatar de Angel

      🙂 Ainda bem que na minha cidade 1 pacotinho com 10 cebolas é barato só 2,00 mas é uma pena que em toda região não é o mesmo.

  2. Avatar de Raquel

    Gostei muito

  3. Avatar de Raquel

    Gostei muito dicas caseiras boa 🙂 😉

    1. Avatar de Ana Paula Jhann

      😀 Gostei muito das dicas caseiras funcionou tão rápido que agora sempre faço 😆

      1. Avatar de Caio

        Me ajudaaa

      2. Avatar de Vitória

        Quanto levou para sair suas manchas ? E qual experimento vc usou ?

  4. Avatar de Mônica

    Adorei as dicas!

  5. Avatar de Juliana

    kkkkkkkkkkkkkkkkk amei todas as dicas e os comentários…já fiz a receita do tomate.Aprovei!vou testar as demais e mais baratas rsrsr !!!

    1. Avatar de Iran

      Juliana quantas vezes voce ta fazendo esse procedimento do tomate .. Porq uw nao específica qiantas veswa na semana deve ser feito.poderia me ajudar

    2. Avatar de Manu

      😮 dEU Certo?

  6. Avatar de Khrys Santos

    Estou fazendo com limao,faz mais ou menos uma semana,ja estou vendo resultados mas bem pequenos mas vou continuar fazendo.adorei as dicas vou fazer outras com cebola 🙂

  7. Avatar de Thayane Rodrigues

    Todas as dicas são maravilhosas e cada uma teremos os resultados esperados.
    uma outra dica para o rosto ficar super macio, sedoso e livre da oleosidade é a clara de ovo, simples e uma receita maravilhosa, experimentem meninas.

  8. Avatar de Isabela

    faço quantas vezes a do tomate?

  9. Avatar de Rafaela Venâncio

    Vou experimentar a do limão ? 😉

  10. Avatar de Karoll

    😀 amei as dicas vou fazer o do creme hidratante comaaçúcar e a da cebola

    1. Avatar de Gaby

      fez?? e é bom??

  11. Avatar de Cinéia

    Fiz a receita de mel com açuca pra fazer a esfoliação.amei o sultado!

  12. Avatar de Souza

    Neste site existe dicas fantásticas sobre esse assunto.
    http://formulaalpha.com.br/

  13. Avatar de Thais Rocha

    Vou tentar fazer a da cebola com vinagre pois estou com muitas manchas na pele 😐

  14. Avatar de Fernanda

    😆 olá td bem gostei muito vou começar pelo tomate pois tenho muita manchas depois passo pela cebola e etc….. kkkk

  15. Avatar de Hina

    amei todas as dicas, e foram muitos uteis para mim. 😆

  16. Avatar de Hina

    ameiiiiiiiiiiiiiiiiii todas as dicas

  17. Avatar de Iasminy Flávia Lima Veras

    Gostari de saber quantas vezes na semana posso fazer a receita da cebola ,e do bicarbonato

    1. Avatar de Iasminy Flávia Lima Veras

      Gostaria de saber se faço todos os dias a receita do bicarbonato com azeite de oliva.

  18. Avatar de Juliana

    Gente esses tratamentos funcionam somente pra o rosto? Ou para o corp todo?

  19. Avatar de Herllayne

    Amei todas as dicas,mas a da cebola fico um pouco com medo,pode ser que arda os olhos sem falar no mau cheiro que fica!

  20. Avatar de Bruno

    Comecei o da cebola hoje…
    Não chega a arder os olhos… Quase não incomoda…
    Mas fede demais viu kkkk
    Daqui 2 semanas volto pra dar o resultado pra vocês

  21. Avatar de Mariana

    Indico muito mascara de Argila Branca para clarear as manchinhas de espinhas, e também é muito bom para a oleosidade da pele, funcionou super comigo!!
    E além disso a Argila é bem baratinha em tono de R$5,00 á R$15,00 dependendo das gramas que for comprar.

    1. Avatar de Maria Eduarda P Siqueira

      Funciona mesmo?em quanto tempo se nota melhoras?

  22. Avatar de Nerilson

    Sera que da certo o da cebola 😕

  23. Avatar de Liane

    😆 Amei as dicas!!!!

  24. Avatar de Marta Ditutala

    Gostei das dicas, mas ainda não experimentei nenhuma, mas vou experimentar e depois volto com bons resultados

  25. Avatar de Isabel

    Amei as dicas, tenho problemas de acne logo o meu rosto esta cheio de manchas…estava mesmo a precisar não sei de onde começo… 😳

  26. Avatar de Layelli

    To com medo de fazer a da cebola vai q arde os olhos mais eu vou tentar fazer primeiro a do tomate!

  27. Avatar de Carla

    To cheia de manchas tbm gostaria d sabe quantas vezes por semana se faz o da babosa e se pode lavar cm água normal

  28. Avatar de Emanuela Dyas

    Fiz o tratamento do limão com mel… E já vi resultado

    Tô amando!!!

  29. Avatar de Ana Silva

    Estou fazendo o tratamento com o “Tomate” estou super feliz com os resultados, além de diminuir as manchas de acne ainda previne o aparecimento de novas acnes, sem contar que ajuda a diminuir os pontinhos pretos e os poros dilatados.

  30. Avatar de Rodrigo

    Olá.
    Sempre tive muitas espinhas e por isso ficaram marcas e manchas. Fui a uma demartologista e ela me sugeriu um tratamento novo chamado Microagulhamento.

    Comecei o tratamento e criei um site mostrando como funciona e as minhas fotos do antes, durante e depois.

    http://www.tirarmarcasespinhas.com.br/como-tirar-marcas-de-espinhas-cicatrizes-de-acne/

    Ainda está no começo do tratamento, mas já notei alguma melhora.

  31. Avatar de Regicleide

    To pensando em fazer a máscara de tomate, essas manchinhas estão me incomodando.

    1. Avatar de Adyel Soyer

      Concordo… Irei fazê-la também. 👿

  32. Avatar de Leandro

    Também é bom é corante (urucum) colhido do pé mesmo… Depois é só retirar as sementes de dentro das “bajes” e começar a passar no rosto?

  33. Avatar de Eliasandra Mek

    Eu adorei esse conteúdo!

    Beijos da editora de http://fazerchinelos.info

  34. Avatar de Adyel Soyer

    Espero que dê certo algumas dessas soluções caseiras!!
    😆

  35. Avatar de Melzinha Luz

    Sera Que Funciona Mesmo? 😕

  36. Avatar de Laís (:

    Já comprei a cebola e o vinagre… falta só a coragem… baita medo de passar e espantar o marido na hora de dormir por causa do cheiro kkkkkk, mas espero que funcione \o/ já estou ficando desesperada, por que depois que coloquei o DIU MIRENA, meu rosto ficou mega oleoso, e nem o ácido que passo toda a noite não conseguiu conter a oleosidade da minha pele, o pior que quando vejo uma espinha, não consigo controlar e acabo espremendo -.-‘
    Mas pensamento positivo… semana que vem eu volto e posto se o resultado foi efetivo ou não 😛

  37. Avatar de Natan

    ae pessoal isso realmente funciona , eu fiz isso praticamente ums 4 meses e os resuntados foram agradaveis , apesar de ver esse site agora eu ja sabia , eu indico pra vcs o mel e o limão . 😉 e tomate pra mim funcionou em 4 meses ja não tenho sujeira em meu rosto 😉 😛

    1. Avatar de Julia

      presisa aplicar todos os dias?

      1. Avatar de Natan

        sim precisa ..conselho aplica toda noite mais deixa uns 15 ou 20 minutos e lave sempre com agua e sabão 😆

  38. Avatar de Julia

    alguem tentou fazer a de esfoliaçao da pele?sera que da certo?

  39. Avatar de Bárbara

    Posso fazer a receita da cebola e a do tomate no mesmo dia ?

    1. Avatar de Natan

      não .. porq sua pele vai ficar fraca ..

  40. Avatar de Ana

    Gostaria de saber se faço todos os dias a receita do bicarbonato com azeite de oliva.

    1. Avatar de Natan

      conselho faça 1 dia sim e 1 dia não .. pois o bicarbonato é forte d+ pra passar todo dia ok bjs …

  41. Avatar de Marcos Pereira De Araujo

    Mas esse tratamento funciona mesmo 🙂

  42. Avatar de Natan

    ai pessoal .mais uma vez deixo meu comentario ..a esfoliação da pele deve ser feita 1 vez por semana para não danificar a pele do rosto que é bastante sensivel… se vc passou o tomate não passe outra coisa no rosto apenas no dia seguinte ….o bicarbonato com o azeite de oliva ,por ser forte d+ aplique um dia sim e um dia não .. ai quem tiver whats chama la posso da umas dicas boa pra pele e o bom é tudo caseiro … 55 11 96626 0544 valew ai
    😉

  43. Avatar de Natan

    mas ai se vc passou o tomate lavou … espere 2horas para aplica outra coisa no rosto ok ..porq o rosto ira relaxar e assim o limão e o mel ..ou vinagre e cebola ira fazer mais efeito e não ira danificar a pele ….

  44. Avatar de Andre Juvenal Revendedor Autorizado Fixação Perfumes

    muito bom as informações

  45. Avatar de Luiza

    fiz o da cebola por 1 mês e infelizmente não deu certo 🙁

  46. Avatar de Bruna

    Gostaria de saber se pode fazer esse procedimento de (cebola com vinagre de maçã) com outro tipo de vinagre?

    1. Avatar de Natan

      Pode fazer sim .. mais o resuntado demora mais ..o vinagre de maça é melhor porq a maça tem seus beneficios para a pele

  47. Avatar de Hendrio

    O tratamento com limão irrita muito a pele,quero saber por que ?

  48. Avatar de Natan

    O limão é um acido muito forte que acaba matando qualquer bacteria .. nenhuma pele é perfeita pra num ter bacteria então vai arde mesmo .. outra dica é o sal grosso.. coloque a agua no fogo deixa ela aquecer bem não a ponto de ferve mas deixe bem quente .. coloque o sal grosso na agua e deixe uns 15 minutos e aplique no rosto.o resuntado é da noite pro dia ..

  49. Avatar de Natan

    Mas lave com agua e sabão depois de 1hora

  50. Avatar de Maria Eduarda

    Olá, gostaria de compartilhar um post muito maneiro sobre acne, vi ele no portal emagrecer na hora e achei muito interessante, vale a pena conferir!!!

    Acesse: http://emagrecernahora.com/acne

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva