A indústria de cosméticos utiliza várias truques em suas propagandas e nas embalagens dos produtos para tentar te convencer a comprar. Mas será que as vantagens anunciadas são significativas? Aprenda a se defender!
Confira abaixo algumas expressões utilizadas pelas empresas. Essas expressões tentam induzir o consumidor a achar que o produto possui vantagens mas, como você vai ver, não passam de formas de tentar convencer o consumidor desatento…
7. “Dermatologicamente Testado”
Só por que um produto foi testado dermatologicamente, não significa que ele seja recomendado por dermatologistas. Aliás, “dermatologicamente testado” é uma frase sem sentido, que tentam mostrar uma vantagem que não existe: afinal de contas, todos os produtos para serem comercializados de forma legalizada precisam ser dermatologicamente testados.
6. “pH Balanceado”
Produtos para pele e cabelos muitas vezes são anunciados como "pH balanceado", em uma tentativa de mostrar aos consumidores que o produto é menos irritante ou que funciona melhor. A verdade é que qualquer produto decentemente formulado (isso é, em um laboratório especializado), será feito em uma gama de pH que seja compatível com a pele e cabelo. O consumidor jamais vai notar a diferença entre um produto "pH balanceado" e um “comum”.
5. “Fator de Proteção Solar”
É ótimo que as empresas estejam adicionando fator de proteçao solar (FPS) em produtos diversos, como maquiagem por exemplo. No entanto, existem duas formas de proteção solar: física e química. A física é a proteção que você provavelmente conhece, aquela que bloqueia e reflete os raios UV. A proteção química, no entanto, absorve os raios e cria radicais livres, danosos para a pele. Como não é trivial identificar qual tipo de proteção o produto oferece, é bom ficar atenta: apenas por que um produto anuncia que tem fator de proteção solar, não significa que você esteja segura e livre de efeitos colaterais. Por isso, ao comprar um filtro solar, certifique-se se ele tem fator de proteção UVA e UVB.
4. “Fórmula Comprovada”
Os marqueteiros sabem que a expressão “comprovada” é bastante forte, pois faz com que as pessoas automaticamente pensem “esse produto funciona”. A verdade é que a tal “comprovação” da fórmula é dada pela própria empresa, e não por nenhum órgão externo competente. Assim, a expressão “comprovada”, nesse contexto, não quer dizer muita coisa: a eficiência do produto continua sendo uma mera questão de confiar ou não na marca. E que marca falaria que suas fórmula não funciona, não é mesmo?
3. “Ajuda a…”
Seria ilegal para uma marca anunciar que um produto resolve um determinado problema diretamente, quando na verdade não resolve tal problema. No entanto, é perfeitamente legal anunciar que um produto “ajuda a” resolver um problema. A palavra “ajuda” é suficientemente vaga para que não haja o comprometimento com resultados. Então cuidado: muitas empresas usam essa expressão quando querem afirmar algo que não podem provar.
2. “Para melhor resultado, use a linha completa”
Algumas pessoas acreditam que produtos feitos por diferentes empresas são, de certa forma, “incompatíveis”. Ou seja, se, por exemplo, você usa o shampoo de uma marca, deveria usar o condicionador da mesma marca. A verdade é que cada categoria de produtos utiliza basicamente os mesmos ingredientes básicos, e variam apenas em aromas ou detalhes pouco importantes. Aliás, cada produto tem seu ponto fraco e forte, então o melhor mesmo é sempre variar e misturar marcas!
1. “Produto Natural”
De acordo com a legislação, para um produto poder ser chamado de “natural”, basta que uma parte da composição da fórmula seja natural. E o resto da fórmula? Pode ser composto dos produtos químicos mais agressivos, e ainda assim o produto se encaixa nessa categoria. Para piorar a situação, não há consenso sobre o que a palavra “natural” signifique: algumas empresas dizem que se um produto vier de fonte natural, ele já pode ser chamado de natural (mesmo que seja modificado quimicamente posteriormente). O fato é que as empresas adicionam essa expressão nas suas embalagens para dar a impressão que os produtos são mais seguros, o que nem sempre é verdade.
Enfim, apenas para deixar bem claro: quando uma empresa usa essas expressões em suas embalagens ou em propagandas, não significa que a marca esteja com má fé. Pode ser que o produto de fato seja bom. Mas é importante conhecer e ficar consciente desses truques, pois eles são muito utilizados para tentar conferir vantagens e convencer o consumidor. Seja consciente e tome suas decisões de compra pelos méritos do produto ou da marca, sem se deixar levar por truques!
Naõ é blá-blá-blá, É INFORMAÇAÕ. Se tem uma coisa que precisamos o tempo todo é a informaçaõ, e, ninguem pode tirar isso de você.Outra coisa que precisamos é o respeito pelas pessoas.Esse blog nos informa o tempo todo,entaõ se naõ atende,naõ perca tempo,procure ler,ouvir musica,ou fazer uma caridade,nosso Brasil agradeçe. Celisa,como sempre,matéria muito boa. Rafa muito obrigada pelas informações. 😆 😉
gostei do post e tb da troca de informações das farmaceuticas.Muito bom.
🙂 obrigada pela informação, para mim fui muito útil ,e fique admirada realmente
Lisa
Adorei.
Adorei ter lido estas dicas, vou prestar mais atenção antes de comprar.
Adorei as informações, estou gravida e tenho medo de usar produtos, ate o protetor solar eu tive que ler a bula pra saber se podia usar, mas e minha pele esta escurecendo, alguém tem alguma solução para isto, falta dois meses para o Nascimento da minha filha, tenho medo que minha pele não volte a cor normal???
Parabéns Celisa, informações valiosas!
Bjinhos
obrigado por essas informacães, valeu
AMEI AS INFORMAÇÕES POIS SOU CONSULTORA DE COSMÉTICOS E TUDO DITO AQUI PROCEDE!
Bom dia
Gostei muito das informações. Obrigada.
apostolo Paulo escreveu:o dinheiro é a raiz de todo mau pois por ele muitos se comrompem
Achei bem interessante esse post, devemos ser mais atenta aos rótulos.
Sempre achei que nem tudo é verdadeiro….mas informação nunca é demais..adoreiiiii
Adorei saber dos truques….ótimas dicas
Muito Bom!
Valeu.
Olá!
Primeira vez que visito o site…muito bacana!!!! 😉
Também achei interessante e gostei das informações 🙂