Para a mulher que gosta de se cuidar

Tudo sobre a Queda de Cabelo!

Tudo sobre a Queda de Cabelo!

Você sofre com a queda de cabelo? Perder os cabelos não é uma sensação nada agradável. Quando o cabelo está caindo, é importante descobrir logo a causa para fazer o tratamento adequado.

O principal indicativo de cabelos saudáveis é quando a cutícula do cabelo tem um padrão regular. Isso faz com que as moléculas de água e de proteína mantenham-se no cabelo – mantendo-o maleável, com brilho, forte e macio. Mas quando nosso cabelo começa a cair ou está com sua estrutura alterada, isso pode ser indício de doenças.

A queda de cabelo é um problema que atinge a população mundial em grande proporção, tanto homens quanto mulheres. Existem várias causas para a queda acentuada de cabelo. Em alguns casos, o bem estar dos fios depende somente de equilíbrio hormonal, nutrição corporal e até fatores psicológicos como estresse, depressão e ansiedade. Porém há casos que a causa pode ser algo mais grave como alguns tipos de doença ou a calvície hereditária.

Calvície Hereditária

Calvície é uma forma de alopécia (queda dos cabelos sem reposição) que se torna gradual e progressiva se não for tratada imediatamente.

A principal causa é genética, quando os pais ou avós, principalmente os homens, são calvos. O hormônio masculino Dihidrotestosterona (DHT) presente no folículo cabeludo é o principal fator para provocar a queda de cabelos. O sebo — que contém o hormônio masculino — acumulado no couro cabeludo, entope os poros e ocasiona má nutrição da raiz do cabelo.

Alopécia Aerata

Outra causa da calvície é uma condição auto-imune conhecida como Alopecia Areata. Ela aparece sob a forma de áreas pequenas e arredondadas totalmente sem cabelo. Normalmente a queda se restringe somente a essas áreas, não havendo perda completa. A alopecia pode ser congênita (presente desde o nascimento do indivíduo) ou adquirida.

Tudo sobre a Queda de Cabelo!

Causas Mais Prováveis da Queda de Cabelo

  • Anemia (ferritina baixa)
  • Problemas na tireóide
  • Estresse, ansiedade e insônia crônica
  • Baixa imunidade
  • Alopecia androgenética
  • Deficiência de vitaminas e minerais, ou má alimentação
  • Eflúvio telógeno
  • Inflamação no couro cabeludo
  • Tratamento capilar de má qualidade, como uso de produtos químicos para fazer alisamentos
  • Dermatite Seborreica (excesso de sebo e oleosidade no couro cabeludo)
  • ​Fatores genéticos
  • Alterações hormonais
  • Parada do uso do anticoncepcional
  • Uso de medicamentos como varfarina, heparina, propiltiouracila, carbimazol, isotretinoína, acitretina, lítio, betabloqueadores, colchicina, anfetaminas
  • Pós parto e amamentação

Diagnóstico da Queda de Cabelo

O diagnóstico envolverá observações clínicas e também exames de sangue para avaliar as quantidades hormonais. Nos exames de sangue, também pode se avaliar a existência de anemia e falta de vitaminas ou minerais. Para um diagnóstico mais completo, existem alguns exames que podem ser feitos no próprio consultório do médico. Alguns deles: vídeo-dermatoscopia, biópsia do couro cabeludo, trichoscan, tricograma e fototricograma.

Tratamento para Queda de Cabelo

Há muita coisa que se pode fazer quando o problema é queda de cabelo. O problema é que nem sempre o tratamento é eficiente. É importante testar as várias formas e avaliar qual tratamento é o mais adequado para seu caso.

Tudo sobre a Queda de Cabelo!

Cuidados com o Couro Cabeludo

Limpeza do couro cabeludo. Manter o couro limpo é super importante para que os fios cresçam e se fortaleçam. As lavagens devem ser frequentes, utilizando-se shampoos apropriados com fórmulas delicadas de pH neutro e sem sulfato, para remover a sujeira e o sebo em excesso, sem alterar o pH do couro cabeludo. Saiba mais sobre cuidados com o couro cabeludo.

Massagem. Ter o hábito de massagear o couro cabeludo ajuda a ativar a circulação. A massagem deve começar na parte frontal da cabeça e nas têmporas, continuando na nuca e terminando no alto do crânio. Esta massagem, além de ativar a circulação, também ajuda na absorção de loções capilares.

Cuidado com o excesso de químicas. Se o seu cabelo está frágil e caindo, evite fazer descoloração e alisamentos. Faça hidratações capilares para manter os fios resistentes.

Tudo sobre a Queda de Cabelo!

Tratamento Preventivo e Natural

  • Nutra o couro cabeludo: Uma boa alimentação é essencial para manter os cabelos fortes. A melhor alimentação para os cabelos são as proteínas: carnes e grãos e as gorduras: abacate, óleo de coco e castanhas. Verifique seu nível de ferritina. A suplementação de vitaminas e minerais ajuda bastante, e para dar um up a mais, o uso do Pantogar é muito recomendado.
  • Argila: O couro cabeludo adora a argila. Ela tem o poder de nutrir e desintoxicar. Ela promove oxigenação do couro cabeludo, estimulando o crescimento dos fios, além de ajudar na regulação da oleosidade e na desobstrução dos poros. A argila é tonificante, antibacteriana e desintoxicante. Saiba mais sobre como usar a argila nos cabelos.
  • Babosa (Aloe vera): A babosa faz uma limpeza profunda nos poros do couro cabeludo e elimina resíduos e impurezas. Trata seborreia e caspa, evitando a oleosidade excessiva que causa a queda de cabelo. É rica em vitaminas, minerais e aminoácidos, que nutrem e fortalecem os fios, além de hidratar os cabelos. Saiba mais sobre a babosa para queda de cabelo.
  • Massagem com óleos essenciais: Os óleos essenciais são usados para purificar, fortalecer, melhorar a irritação e controlar a caspa. Alguns óleos essenciais para cabelo estimulam os folículos pilosos, melhoram a circulação e ajudam no crescimento no cabelo. Os óleos essenciais também ajudam a controlar a oleosidade no couro cabeludo, o que atrapalha a oxigenação e, consequentemente, o crescimento dos fios. Saiba mais sobre óleos essenciais para os cabelos.
  • Tônico capilar: Os tônicos tem a função de fortalecer os fios. Eles são excelentes como coadjuvantes no tratamento para queda de cabelo. Eles melhoram a saúde capilar e promovem o crescimento de novos fios fortes e resistentes. Há tônicos que combatem a dermatite seborreica e previnem a proliferação de fungos. Saiba mais sobre tônicos capilares.
Tudo sobre a Queda de Cabelo!

Tratamento para a Queda de Cabelo

Como vimos acima, existem vários tratamentos para melhorar a saúde do couro cabeludo, fortalecer, melhorar a qualidade dos fios, e promover o crescimento saudável. Existem também tratamentos que agem diretamente no problema da queda de cabelo:

  • Anticoncepcionais. Em casos de alopecia androgenética feminina de origem hereditária, é útil recorrer a anticoncepcionais que contêm a sustância acetato de ciproterona. Esta substância inibe a influência dos hormônios andrógenos (hormônios masculinos), além de reduzir a função excessiva das glândulas sebáceas. São estas glândulas que causam a seborréia — responsável por grande parte dos casos de queda de cabelos. O acetato de ciproterona pode ser encontrado em anticoncepcionais como Diane 35 e Yasmin.
  • Minoxidil: O Minoxidil estimula o crescimento capilar em pessoas portadoras da calvície. Ele atua na ampliação da base de desenvolvimento do cabelo, o que retarda drasticamente a queda. Melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo, fornecendo fôlego extra e duradouro para a raiz dos cabelos. Atua como um potente vasodilatador de longa duração. A ação do Minoxidil ocorre apenas em folículos vivos. Ele nutre os folículos capilares enfraquecidos. Saiba mais sobre Minoxidil.
  • Finasterida: A finasterida é capaz de reduzir a progressão da queda de cabelo (fazer com que a calvície avance mais devagar ou mais tardiamente que o normal). Ela também permite que alguns dos folículos que estavam em processo de miniaturização se recuperem, o que pode aumentar o número de fios aparentes e ajudar a preencher melhor as áreas calvas. O que a finasterida faz é inibir a ação da enzima 5α-redutase, que faz a conversão da testosterona em DHT. Com isso, os níveis de DHT no organismo são reduzidos, mas não há impacto significativo sobre o nível de testosterona no corpo. Saiba mais sobre a finasterida.
  • Avicis: Avicis (17 alfa-estradiol) solução capilar é indicado nos casos de diminuição da fase anágena no ciclo de desenvolvimento capilar na alopecia androgenética leve a moderada, em homens e mulheres. O Avicis funciona como inibidor tópico da 5α-redutase, enzima que converte a testosterona em DHT, o hormônio responsável pelo afinamento e queda dos cabelos. Este produto age diretamente na causa do problema, atingindo o processo de miniaturização dos fios. Saiba mais sobre Avicis.
  • Latanoprosta: Ela atua no tratamento de alopécia, pois aumenta a densidade capilar, tanto de pelos terminais quanto de pelos novos. A substância age por meio de um estímulo aos folículos capilares. Ou seja, ele prolonga a fase de crescimento e promove uma conversão da fase sem crescimento à fase anágena e diminui a queda capilar. Saiba mais sobre a Latanoprosta.

E você, tem queda de cabelo? Qual é o seu tratamento?

11 comentários para “Tudo sobre a Queda de Cabelo!”

  1. Avatar de Miriam

    Não perca tempo com tratamentos que nunca darão resultados…se seu problema é caspa e oleosidade capilar, use o Kit Profissional Antiqueda e Controle de Caspa Luna System;

    Saiba mais no link
    https://www.qualityluna.com.br/kit-profissional-antiqueda-e-controle-de-caspa-luna-system

  2. Avatar de Rafaella

    Amei o artigo sobre queda, faz alguns anos que tenho e faço tratamento, hj em dia está mais controlada, amei as dicas

  3. Avatar de Andreia X

    Muito bom! Estou com o cabelo caindo… não sei porque, nunca tive queda

  4. Avatar de Janete D Faria

    Parabéns, pelo artigo sobre a queda de cabelo, muito esclarecedor, inclusive citando nomes de produtos com a finalidades de sanar o problema. ajudou muito.

  5. Avatar de Léa

    Muito bom Celisa, excelentes informações, tenho queda há anos, sempre estou fazendo tratamento.

  6. Avatar de Valesca

    Não tenho queda, mas sempre faço tratamentos naturais com babosa e óleos essenciais.

  7. Avatar de Flavinha

    Nossa, quanta informação boa, amei

  8. Avatar de Gabriela

    Eu estou tendo muita queda de cabelo, está ficando fino e ralo, adorei esse artigo

  9. Avatar de Fatima

    Excelente esse artigo, muitas dicas boas

  10. Avatar de Usdr

    Gente, eu recomendo pra todas as meninas ir num dermatologista ou especialista em queda de cabelo. Eu fiquei uns 2 anos morrendo de vergonha porque tava perdendo minha cabeleira cacheada que eu amooo só que no meu caso não ia adiantar nada desses remédios porque eu tinha uma dermatite no couro cabeludo e dai vitaminas só não funcionam. FAÇAM DIAGNOSTICO!!

  11. Avatar de Diane

    De uns 2 anos pra cá notei meu cabelo caindo mais do que o normal, principalmente na hora do banho. E de uns meses pra cá apareceram algumas áreas com falhas no couro cabeludo. Ja havia tentado vitaminas como Tacitá, e pantogar (versão manipulada) mas não estava adiantando muita coisa. Daí procurei uma dermatologista que me pediu uns exames de sangue que acusaram ferritina baixa apesar do nível ferro estar bom. Ela explicou que por mais que o nível do ferro no sangue esteja bom, a ferritina baixa impede que esse mineral chegue em outras partes do corpo como cabelos e unhas. Bom, ela me passou um shampoo energizante anti-queda (Dercos da Vichy), um tônico a base de Minoxidil (Pant da Aché) e um suplemento de ferro. Iniciei a apenas 5 dias. Vamos ver se dará certo

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva