Para a mulher que gosta de se cuidar

5 Utilidades do Soro Fisiológico: Substância Simples e Muito Versátil!

5 Utilidades do Soro Fisiológico: Substância Simples e Muito Versátil!

O soro fisiológico (também conhecido como cloreto de sódio) é uma solução isotônica e salina, com uma composição parecida com a encontrada nos líquidos corporais, composto de 0,9% de cloreto de sódio em água destilada. Possui um pH de 6,0 (levemente ácido).

O soro fisiológico pode ser utilizado para lavar lentes de contato, limpar o nariz, em nebulizações, na limpeza de ferimentos e queimaduras. Pode também ser usado na pele e nos cabelos.

Este produto pode ser comprado nas farmácias convencionais sem receita médica sob a forma de frascos de plástico, cujo preço pode variar de acordo com a quantidade de líquido na embalagem.

5 Utilidades do Soro Fisiológico: Substância Simples e Muito Versátil!

1. Soro Fisiológico para Nebulizações

A nebulização com soro fisiológico é um ótimo tratamento para a sinusite, gripes ou resfriados, pois ela ajuda a umidificar as vias aéreas e a fluidificar as secreções, desobstruindo as vias respiratórias, facilitando assim a respiração. Além disso, o soro fisiológico também é muito utilizado para diluir medicamentos como budesonida, brometo de ipratrópio ou salbutamol, o que prolonga o tempo de nebulização.

5 Utilidades do Soro Fisiológico: Substância Simples e Muito Versátil!

2. Soro Fisiológico para Lavagem do Nariz

Uma ótima forma de desentupir o nariz consiste em fazer uma lavagem nasal com soro fisiológico e uma seringa sem agulha, porque através da força da gravidade a água entra por uma narina e sai pela outra, sem causar dor ou desconforto, eliminando as secreções.

Além disso, também é uma boa forma de manter o nariz devidamente limpo, sendo útil para quem tem alguma alergia respiratória, rinite ou sinusite, por exemplo.

5 Utilidades do Soro Fisiológico: Substância Simples e Muito Versátil!

3. Soro Fisiológico para Desidratação Corporal

O soro fisiológico pode ser usado para o tratamento da falta de líquidos ou sal no organismo, que pode ocorrer devido a episódios de diarreia, vômitos, aspiração gástrica, fístula digestiva, suor excessivo, queimaduras extensas ou hemorragias. A administração deve ser feita diretamente na veia, por um profissional de saúde.

5 Utilidades do Soro Fisiológico: Substância Simples e Muito Versátil!

4. Soro Fisiológico na Pele

Como ele tem pH levemente ácido, faz bem para pele. A melhor maneira de usar o soro na pele é na finalização da limpeza.

Além disso, quando aplicado gelado como compressa nas áreas dos olhos, ajuda a melhorar a aparência das bolsas e olheiras. Também pode ser usado com um borrifador para refrescar a pele ou para ajudar a minimizar a vermelhidão da pele.

É indicado para uso no pós-depilatório, sobretudo para quem depila com lâmina, pois ele refresca, ameniza a coceira e a vermelhidão, o que favorece a recuperação da pele.

Para usar na finalização da limpeza do rosto é simples. Separe 100 ml de soro fisiológico, acrescente 5 gotas de óleo essencial de olíbano e 5 gotas de óleo essencial de tea tree. Misture bem. Após lavar o rosto, borrife a solução em um algodão e passe na pele. Essa mistura hidrata, elimina os resíduos da sujeira e ainda evita o aparecimento da acne.

5 Utilidades do Soro Fisiológico: Substância Simples e Muito Versátil!

5. Soro Fisiológico no Cabelo

De acordo com as especialistas, o soro contribui para o equilíbrio do pH dos fios, melhorando a hidratação do couro cabeludo e diminuindo o frizz. O pH do nosso cabelo é ácido e varia entre 4.2 e 5.8 na escala. Já o soro fisiológico tem 6.0, índice levemente ácido (Por outro lado, para abrir as cutículas do cabelo é necessário o uso de produtos alcalinos). Dessa forma, ao usarmos o soro, acabamos selando as cutículas. Por isso, é interessante usá-lo no último enxágue. O soro também pode ser aplicado com um borrifador em todo o comprimento dos fios.

Basta enxaguar os cabelos normalmente com água e, em seguida, fazer o último enxágue antes de sair do banho com a solição do soro fisiológico. Simples assim, as suas madeixas estarão mais soltas e suaves após a técnica.

E você? Utiliza essa simples mas potente substância no seu dia a dia?

14 comentários para “5 Utilidades do Soro Fisiológico: Substância Simples e Muito Versátil!”

  1. Avatar de Edma C Farrell

    Realmente é um site mto útil… as info são bem elaboradas e responsáveis! Parabéns ao BELEZA&SAUDE !

    1. Avatar de Edna

      Bom dia! Como soro fisiológico pode servir para injetar na veia? Dê mais informações, pois soro de hidratação em casos de diarréia é outro. Favor postar a fonte!

  2. Avatar de Márcia Pereira

    Muito bom as dicas 👍

  3. Avatar de Maria De Lourdes Dos Santos

    Gostei, vou experimentar no cabelo.

  4. Avatar de Andreia

    Eu vou comprar para ter em casa, muito legal essas dicas, obrigada

  5. Avatar de Norma Sueli Melo Soares

    O soro é ótimo acalma a pele Rosácea

  6. Avatar de Eliete

    Muito bacana, eu tenho em casa e faço nebulização para limpar o nariz e evitar resfriados, não sabia que era util para pele e cabelos.

  7. Avatar de Cidinha

    Muito legal saber das utilidades do soro! Valeu demais!

  8. Avatar de Wanda

    Ótimas dicas! Gostaria de saber se é recomendado utilizar o soro fisiológico para preparar máscara de argila verde?

    1. Avatar de Antonieta

      sim Wanda, sempre quando uso argila, uso o soro fisiologico.

  9. Avatar de Livia Borges

    A um ano uso o soro todos os dias na narina para tratamento de renite e no rosto.
    Passarei a usar no cabelo.

  10. Avatar de Flor Lima

    ADOREI AS DICAS, JÁ UTILIZO O SORO PARA LIMPAR AS NARINAS.NÃO SABIA DA UTILIDADE PARA OS CABELOS. GRATIDÃO.

  11. Avatar de Maria Do Carmo

    Eu uso na pele e no cabelo é maravilhoso.Vi uma que dizia que clareia os dentes e cura sensibilidade será verdade?

  12. Avatar de Fp

    Esse teu site ta carente de publicidade! kkk

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva