Para a mulher que gosta de se cuidar

Como Prevenir e Tratar Varizes

Como Prevenir e Tratar Varizes

Problemas com varizes são muito comuns em mulheres, até nas mais jovens. Conheça as diversas formas de prevenção e tratamento disponíveis para suas pernas permanecerem sempre belas!

Publicidade

O que são as varizes?

Varizes são veias que se dilatam, aumentando o seu volume e causando alteração no fluxo sanguíneo entre as pernas e o coração. O fato de o sangue ter dificuldade em percorrer o corpo e chegar ao coração contribui para que as veias se dilatem.

No interior das veias existem pequenas válvulas que impedem o retorno venoso para as extremidades. Quando as válvulas não se fecham, acontece o retorno – chamado de refluxo. Quando isto ocorre, aumenta a quantidade de sangue dentro das veias, ocorrendo a dilatação.

Geralmente, o desenvolvimento das varizes é ocasionado por fator hereditário e hormonal. Quando a mulher está grávida, há uma maior liberação dos hormônios, podendo gerar diminuição do tônus da parede venosa. No final da gestação, a compressão do útero sobre as veias do abdômen também pode desencadear varizes. Existem estudos que comprovam a relação entre o número de gestações e o aparecimento de varizes.

Além desses fatores, não podemos deixar de observar o estilo de vida. Entre os fatores que favorecem o desenvolvimento das varizes, temos: maus hábitos alimentares, obesidade e trabalhar durante muito tempo em pé.

Prevenção

Deve-se iniciar a prevenção na idade adulta, o quanto antes. Em caso de necessidade por predisposição genética, deve-se iniciar a prevenção até mesmo durante a adolescência.

Veja algumas dicas que podem ajudar a prevenir essas linhas indesejáveis que comprometem a beleza das pernas:

  • Controlar o peso. Pessoas obesas têm uma predisposição significativa ao quadro. Com o aumento acentuado do peso corporal, a tendência das varizes é aumentar, tornando-se mais grossas. Se o peso estiver normal, o tratamento é mais fácil.
  • Evitar carregar peso ou fazer atividades físicas de alto impacto, como por exemplo a musculação. Essas atividades provocam uma maior tensão nos vasos e, consequentemente, as veias se dilatam, ajudando a formar as varizes.
  • Não submeter o corpo à exposição prolongada a altas temperaturas como em saunas, sessões de bronzeamento e banhos quentes demorados. Essa exposição também provoca a dilatação dos vasos.
  • Tenha o hábito de repousar com as pernas elevadas. Isso contribui para que o sangue circule pelo corpo, já que, ao deitar, os pés ficarão mais altos que o coração.
  • Dê atenção a atividades agradáveis como passeios e caminhadas. O bom humor também ajuda bastante. Pessoas amarguradas, constantemente estressadas e sobrecarregadas, ou sem momentos de lazer, têm tendência a apresentar mais varizes, devido à maior tensão provocada nos vasos.
Como Prevenir e Tratar Varizes

Fatores de Risco para Aparecimento de Varizes

Os fatores que aumentam o risco de desenvolver varizes incluem:

  • Gravidez
  • Idade avançada
  • Excesso de peso e obesidade
  • História familiar de varizes
  • Passar muito tempo em pé
  • Condições que aumentam a pressão no abdômen, tais como doenças do fígado, líquido no abdômen ou insuficiência cardíaca
  • Fístulas arteriovenosas
  • Passado de trombose venosa Profunda.

Varizes causam outros problemas de saúde?

Na maioria dos casos, não: o que incomoda mais é o fator estético mesmo. Porém, em alguns casos, podem aparecer alguns sintomas como:

  • Dor, ardor, ou sensação de peso nas pernas, que podem ser mais acentuados no fim do dia
  • Leve inchaço, geralmente envolvendo apenas os pés e tornozelos
  • Coceira na pele sobre a veia varicosa.

Os sintomas mais graves de varizes são:

  • Acúmulo de líquido e inchaço na perna
  • Inchaço e panturrilha com dor significativa após ficar sentado ou em pé por muito tempo
  • Mudanças na cor da pele ao redor dos tornozelos e pernas
  • Pele seca, esticada

Os sintomas de varizes podem se tornar mais graves alguns dias antes e durante o período menstrual.

Como Prevenir e Tratar Varizes

Tratamento para Varizes

Como Prevenir e Tratar Varizes

Se já existem sinais de varizes, o uso de meias compressivas ajuda bastante. As meias devem ser usadas durante todo o dia, principalmente nas horas em que se fica muito tempo em pé. As meias devem ser justas, mas não muito apertadas. O ideal é procurar orientação de um angiologista ou cirurgião vascular na hora de escolher as meias mais adequadas.

Deitar-se com as pernas levantadas acima do nível do coração por 30 minutos, três ou quatro vezes por dia, também é importante.

Alguns medicamentos, quando usados juntos com as medidas acima, ajudam no controle das varizes. Os mais usados são a pentoxifilina (Trental®) e o Daflon®.

Tratamento Cirúrgico

  • Escleroterapia para varizes: é um procedimento usado para varizes de pequeno tamanho, onde o médico injeta substâncias que causam esclerose (destruição e cicatrização) da veia selecionada. Como esta veia deixa de receber sangue, ela torna-se inútil, e com o tempo o corpo a elimina. É uma técnica que necessita de repetições, mas dispensa anestesia e pode ser realizada no próprio consultório. Todavia, para ser efetiva é preciso ser feita por médicos treinados.
  • Cirurgia a laser para varizes: usada também em pequenas varizes e teleangiectasias, consiste na destruição destes pequenos vasos através da aplicação de laser. É um procedimento que não necessita de agulhas ou incisões. Não é tão eficiente quanto a escleroterapia e não são todos os tipos de pele que podem receber os pulsos de laser. Funciona melhor nas teleangiectasias (“vasinhos”).
  • Ablação por cateteres das varizes: indicado em varizes de maior calibre. Um pequeno tubo (cateter) é inserido dentro da variz, que pode ser destruída por calor (laser endovenoso) ou por radiofrequência.
  • Cirurgia para varizes: consiste na retirada cirúrgica da veia varicosa. Atualmente este tipo de cirurgia é feita com mínimas incisões e a hospitalização não costuma passar de um dia. Quando as varizes são muito pequenas, este procedimento pode ser feito até ambulatorialmente.

Independente da técnica, a destruição ou retirada da veia varicosa não traz nenhum problema para as pernas, uma vez que a veia tratada já não funcionava direito mesmo. O fluxo de sangue é automaticamente desviado para outras veias colaterais e profundas. Uma veia varicosa não faz falta.

Varizes tratadas não voltam. O que pode ocorrer é o surgimento de novas varizes. É importante entender que os tratamentos descritos acima apenas eliminam as varizes existentes, mas não interferem no processo que as causam.

Como Prevenir e Tratar Varizes

E os vasinhos?

Como Prevenir e Tratar Varizes

A maioria das mulheres possuem vasinhos ou telangiectasias (nome científico dos vasinhos). O fator hereditário desempenha um papel importante no surgimento dessas veias finíssimas, que se dilatam e marcam a pele. Telangiectasias são microvarizes, geralmente menores que 1 mm de diâmetro e permanecem dentro da camada da pele, com aparência arroxeada ou avermelhada, com ramificações e causando extremo incomodo estético para a grande maioria das pacientes.

Essas pequenas veias não crescem para virar varizes. Porém, a presença de vasinhos pode indicar que há varizes matrizes nutrindo-os. Por isso é importante consultar um especialista (cirurgião vascular ou angiologista) para fazer a prevenção.

Quais as técnicas para melhorar os vasinhos?

A escleroterapia é um tratamento que consiste em injetar nos vasinhos uma substância que os agride, provoca inflamação e faz com que sejam absorvidos pelo organismo. O medicamento mais usado é a glicose hipertônica a 75%, que não causa alergias – o que pode ocorrer com outras substâncias, como o polidocanol, que tem ação detergente e pode apagar um vasinho em apenas três segundos.

O laser também vem sendo bastante empregado. Associar aplicações de glicose e laser acelera o tratamento. A glicose é usada para secar os vasos mais grossos e o laser para os mais finos.

Outra possibilidade é secar com o laser combinado com a crioanalgesisa – um jato de ar a menos 18°C disparado sobre a região tratada para atenuar a dor provocada pelo feixe de luz do laser. Também é possível combinar polidocanol com glicose, produzindo uma agressão potente contra os vasinhos.

22 comentários para “Como Prevenir e Tratar Varizes”

  1. Avatar de Suziane Somariva

    Eu fiz três sessões de escleroterapia e não mudou nada, os vasinhos ainda estão ali, o que será que aconteceu??

  2. Avatar de Suziane Somariva

    São os mesmos vasinhos eu fiz as sessões em janeiro deste ano 2016 e não vi resultado estou decepcionada com os resultados.

    1. Avatar de Eliene Santos

      Eu também, so gastei dinheiro.

    2. Avatar de Denise Mendonça

      Suziane, esse tratamento é super eficiente, seu médico era apto a isso? 3 sessões é pouco tem que fazer mais…

  3. Avatar de Ana

    gostaria de saber se esse tratamento de escleroterapia funciona mesmo.

    1. Avatar de Denise Mendonça

      Funciona sim, mas depende do médico que vai fazer e da tecnologia que ele vai usar. Para mim deu certo, mas dependendo do lugar, não dá. Busque saber se seu médico é apto para isso.

  4. Avatar de Thelma Rodrigues

    Funciona sim. Já fiz algumas aplicações e o resultado foi muito bom. À medida que aparecerem novos vasinhos novas aplicações deverão ser feitas pelo angiologista.

  5. Avatar de Glaucia Nogueira

    Muita coisa que queria saber, obrigada pelo artigo!

  6. Avatar de Teresa

    Adorei as dicas sobre varizes, tenho muitas e estou precisando fazer a cirurgia.

  7. Avatar de Arlete Siva

    EU FIZ MUITAS APLICAÇÕES E NÃO RESOLVEU NADA,HOJE EU TENHO O DOBRO.

  8. Avatar de Arlete Siva

    PORQUE AGORA EU TENHO VARIZES,TANTO TRATAMENTO QUE EU FIZ,FICO MUITO TRISTE.

  9. Avatar de Gabriela

    Olá! Tenho 47 anos e sempre tive muitos vazinhos, fiz o tratamento em consultório mesmo com um angiologista, a sessão era 200,00 e fiz umas 7 sessões, sumiu tudo, estou super satisfeita com o resultado, faz uns 2 anos que fiz e não voltou. Moro em Campo Grande, se alguem quiser o tel do meu médico.

    1. Avatar de Ilsemeri Torres

      Gostaria do nome do médico. Obrigadai

    2. Avatar de Ivana Guimarães

      olá gabriela gostaria que vc me enviasse o tel do seu médico pois estou precisando muito obgd

    3. Avatar de ângela

      Eu quero sim o telefone do sri medico, desde já grata.

  10. Avatar de Rosa Borges

    Fazer o tratamento para secar os vazinhos é a melhor coisa, evira aquelas varizes horrorozas, mas para dar certo tem que fazer tudo direitinho.
    Gostei dos argumentos.

  11. Avatar de Silene

    Tenho uns vasinhos que me incomodam, gostaria muito de eliminá-los. Gostei de todas as dicas. Ótima matéria. Estão de parabéns.
    Bjos……………

  12. Avatar de Silvia Pellizzon

    Adorei as dicas!!!Parabens pelo artigo

  13. Avatar de Ivana Guimarães

    😆 Sempre Deus envia alguém para nos deixar feliz

  14. Avatar de Célia Batista F A

    Gostei bastante do artigo.Estou precisando urgente desses tratamentos, tenho muitas varizes, cinto muito ardor e cansaço nos pés e pernas. Obrigada pelo artigo

    Célia Batista F A.

  15. Avatar de Iara Bandeira De Oliveira

    Tenho varizes grande e vasinhos sinto muita dores nas pernas, mas não tenho condições de pagar particular. Você sabe algum remédio caseiro para varizes? Obrigada.

  16. Avatar de Ana Paula

    Eu adorava um remédio bom para as varizes porque eu tenho muitas

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva