Para a mulher que gosta de se cuidar

10 Pequenas Mudanças para uma Vida mais Saudável

Todos nós gostaríamos de fazer alterações positivas nas nossas vidas, criar e manter hábitos que mudariam, para melhor, o nosso dia a dia, mas por onde começar?

Algumas pequenas mudanças em sua rotina podem tornar sua vida mais fácil, sem exigir de você grandes esforços. Tente começar por pequenas escolhas e você vai perceber que ficará mais fácil administrar sua rotina.

A ideia não é seguir, à letra, cada um desses hábitos, mas sim escolher um ou dois que podem ter, de forma simples, um impacto mais profundo na sua vida. O importante é se esforçar para implementar hábitos novos que te deixem mais feliz!

10 Pequenas Mudanças para uma Vida mais Saudável

1. Exercite-se Mais

O ser humano foi feito para se mexer, porém a maioria das pessoas tem uma vida sedentária. Fazer exercícios físicos, ter uma vida mais ativa, é o maior bem que você faz para seu corpo e mente. Não leve isso como uma obrigação, lembre-se que você sempre se sentirá melhor depois de fazer!

Dê prioridade às escadas: nem que sejam poucos andares. Subir as escadas tonifica os músculos da perna, em especial as panturrilhas e as coxas, além de garantir um ritmo cardíaco mais apto e desenvolvido. Faça mais caminhadas. Assim como ir de escada ao invés de andar de elevador, caminhando você tonifica as pernas, fortalece o ritmo cardíaco e ganha mais disposição no seu dia a dia.

Tente se exercitar de três a quatro vezes por semana. Escolha a atividade que mais lhe agrada, desde musculação, pular corda, bicicleta, corrida ou uma simples caminhada. Segundo pesquisas o exercício pode tornar você uma pessoa mais feliz e saudável.

2. Cuide do seu Bem-estar

Sentir bem-estar é o que mais queremos. Exercite-se, durma bem e coma direito. Seu corpo e sua mente estão interligados, por isso quando o corpo se sente bem, sua mente também assim se sente. Exercitar-se, dormir o suficiente e ter uma alimentação saudável devem ser prioridade na sua vida. Se você não tiver tempo para isso, tire um tempo. Você deve isso a si mesmo.

Sua tomada de decisão depende de dormir bem. Quando o corpo e a mente estão cansados, você não tem a energia para pensar o que é bom para si mesmo. Por isso se a falta de sono afeta sua vida mais do que deseja admitir, durma pelo menos 7 horas de sono todas as noites.

Alimentação saudável é capaz de influenciar positivamente na saúde e qualidade de vida das pessoas. Além de fornecer saúde, boa energia e bem-estar geral, ela também nos ajuda a combater doenças, manter o peso corporal saudável e um bom desenvolvimento físico. Opte por alimentos mais naturais e faça sua própria comida.

3. Fique de Olho na sua Saúde

É importante a realização de check-ups todos os anos, principalmente para quem têm mais de 40 anos. Para a mulher, é vital executar a mamografia, considerando o alto índice de câncer de mama e a sua facilidade de tratamento quando o câncer é descoberto logo em seu estágio inicial. O homem precisa policiar-se, conforme a idade, em realizar o exame de próstata que apresenta as mesmas características do anterior: é facilmente tratável quando descoberto no começo. Faz-se igualmente importante a realização de exames constantes de sangue, para que se possa controlar o índice de glicose, de anticorpos e de outros componentes do sangue.

Se sua saúde não vai bem, dê prioridade a isso. Confira o post: Como melhorar sua saúde.

4. Aprenda a Dizer ‘Não’

Dizer ‘não’ faz parte do amadurecimento de todo ser humano e demonstra amadurecimento emocional. Caso você seja uma pessoa que tem muita dificuldade em dizer ‘não’, é importante entender quais fatores que causam esse tipo de comportamento que atrapalhar sua vida pessoal e profissional.

“Dizer não” é algo muito desconfortável para boa parte das pessoas e, por esse motivo, é comum que as pessoas prefiram dizer ‘sim’ para evitar situações desagradáveis. Prestatividade é algo extremamente positivo mas é preciso ter limite e entender que é importante dizer ‘não’ e ter em mente que saber recusar determinada tarefa, demanda ou situação também é uma grande virtude. Esse tipo de comportamento é muito comum em pessoas que não desenvolveram suas competências emocionais e precisam agradar o tempo todo.

5. Não se Preocupe Tanto

Muitas vezes perdemos muito tempo nos preocupando com o sentido de algumas coisas, mas acabamos esquecendo de viver cada momento. Por isso, viva e aproveite a vida. Não deixe as amarras da sociedade te impedirem de ser feliz.

Preocupar-se a ponto de ficar doente, além de não resolver problema algum, pode até criar outros. Se você se sente muito preocupado sobre alguma coisa, pergunte-se se há algo que você pode fazer a respeito. Se houver, faça. Caso contrário, esqueça, pois não vai adiantar nada.

6. Cuidado com os Ressentimentos

Cultivar sentimentos como raiva e ódio também afasta as pessoas e terminam por magoar você e a quem você ama. Perdoar não significa ignorar o que fizeram a você, mas sim reconhecer que o mal que foi feito não lhe impedirá de ser feliz. Lembre-se também de perdoar a si mesmo. Tenha em mente que nutrir rancores é como tomar veneno esperando que a outra pessoa morra.

7. Tome suas Decisões mais Importantes de Manhã

Por quê? Porque nesse momento você estará menos emocionalmente e fisicamenIe exausto. Tomar uma decisão fadigado é definitivamente uma coisa ruim. À noite, depois de ter trabalhado muito durante o dia, você pode jogar a precaução ao vento e tomar decisões ruins sem pensar no futuro. Não faça isso!

Então, se alguma coisa grande aparecer, descanse antes de tomar uma decisão. É necessário ter o máximo de energia possível para decidir qual é o melhor curso de ação a se seguir.

8. Relaxe

Procure observar seu nível de estresse para que ele não acabe com sua saúde. O estresse pode causar úlceras, insuficiência cardíaca, contribuir para a hipertensão. Também, já existem estudos ligando o surgimento do câncer com o estresse. Leve a vida com mais leveza e bom humor: isso não afetará só o ambiente em sua volta, mas também beneficiará sua saúde.

Mais do que apenas sua saúde física, é necessário que você descanse sua mente. E você tem diversas ferramentas à sua disposição, que vai desde meditação até ouvir um pouco de música. Menos de 15 minutos por dia de meditação é o suficiente para que você se sinta melhor.

9. Ensine e Aprenda Algo Novo

Você já deve ter ouvido falar que conhecimento é poder e isso é realmente verdade, pois quem sabe o que fazer, e como fazer, acaba ditando as regras. Conhecimento é a única coisa que ninguém pode tirar de você. Portanto, é muito importante aumentar o repertório.

Se você realmente quer aprender algo novo todos os dias, deixe que isso faça parte da sua rotina. Dedique alguns minutos todos os dias para que possa aprender de alguma forma. Se for o caso, acompanhe algum site que traz uma curiosidade todos os dias ou artigos sobre assuntos do seu interesse.

10. Lembre-se de Agradecer

Quando você acorda a cada manhã, lembre-se de ser grato por estar vivo. Aprecie cada dia e alegre-se com o que você tem. Acredite, muita gente gostaria muito de estar no seu lugar! Expresse gratidão. Seja por palavras, mensagens, ligações: o que importa é sentir-se grato e expressar esse sentimento. A gratidão aumenta a felicidade.

Um poderoso recurso para ser bem sucedido na vida é saber reconhecer e valorizar as ações das pessoas que estão a sua volta. Passar a considerá-los, permite relacionamentos mais fortes e um círculo de amizades mais amplo.

Fazer um agradecimento a alguém de forma inesperada pode ser muito impactante. Ao invés de reclamar das coisas que você não tem, agradeça pelas coisas que você tem.