Para a mulher que gosta de se cuidar

Benefícios do Vinagre de Maçã para Pele e Cabelos

Benefícios do Vinagre de Maçã para Pele e Cabelos

O vinagre de maçã possui uma série de benefícios para a saúde. O vinagre de maçã é um potente anti-inflamatório natural que possui em sua composição mais de 93 componentes nutricionais, vitaminas, sais minerais, enzimas, aminoácidos, pectina e betacaroteno. Rico em vitamina E, é antidepressivo e um poderoso antioxidante. Leia mais sobre as propriedades nutricionais do vinagre de maçã.

Publicidade

Além de melhorar a saúde, o vinagre de maçã também pode ser utilizado esteticamente para tratar a pele e os cabelos. Seu maior benefício se deve ao fato que o vinagre de maçã tem o pH igual ao de nossa pele e cabelo (levemente ácido), tornando-o perfeitamente compatível com estes.

Benefícios do Vinagre de Maçã para os Cabelos

Benefícios do Vinagre de Maçã para Pele e Cabelos

Cabelos ressecados: esses cabelos possuem as cutículas dos fios abertas e por isso tornam-se secos, ásperos, cheio de frizz e volumoso. O pH de um cabelo assim, normalmente é mais alcalino. Para deixar os cabelos mais saudáveis, é bom investir em produtos  que contenham o pH ácido para fechar as cutículas dos cabelos. O vinagre de maçã possui essa acidez necessária para fechar estas cutículas e manter o cabelo mais brilhoso, macio e com menos volume.

Para fechar as cutículas dos fios: depois de lavar os cabelos normalmente, misture no condicionador (a quantidade necessária para o comprimento dos fios) uma colher de vinagre de maçã. A quantidade de vinagre deve ser menor do que de condicionador. Massageie nos cabelos, deixe agir por 3 minutos e enxágue.

Para dar brilho: o vinagre de maçã equilibra o pH dos cabelos e também dá brilho. Para dar brilho, misture em um copo d’água, uma colher do vinagre de maçã. Depois dos cabelos lavados e condicionados, aplique a mistura, retire o excesso de água e não enxágue, deixe secar naturalmente. Faça isto sempre que sentir os cabelos opacos.

Limpeza do couro cabeludo: por suas propriedades antifúngicas, o vinagre de maçã limpa o couro cabeludo, melhorando a descamação. Misture água e vinagre na mesma proporção o suficiente para limpar o couro cabeludo. Massageie em movimentos circulares e enxague. Depois lave os cabelos normalmente; é como se fosse feita uma pré-lavagem.

Oleosidade do couro cabeludo: adicione no seu shampoo uma colher de vinagre de maça: isso irá equilibrar o pH do shampoo, melhorando a oleosidade.

Queda de cabelo: devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antifúngicas, o vinagre de maçã ajuda a tratar problemas como caspa, seborreia, dermatite, oleosidade excessiva e queda de cabelo. Com um algodão, aplique  o vinagre diretamente no couro cabeludo, apenas na raiz dos cabelos, evitando o comprimento e pontas, deixe agir por 10 minutos e lave normalmente.

Benefícios do Vinagre de Maçã para a Pele

Benefícios do Vinagre de Maçã para Pele e Cabelos

Acne/oleosidade: devido à sua acidez, quando o vinagre de maçã é aplicado sobre a pele, os poros tendem a fechar, reduzindo a oleosidade da pele e melhorando a acne. Em uma xícara de água, adicione duas colheres de vinagre de maçã. Mergulhe um pedacinho de algodão, retire o excesso e aplique no rosto depois de lavá-lo com um sabonete específico para sua pele, pela manhã e à noite. Logo depois, aplique protetor solar ou creme de hidratação.

Você também pode fazer uma máscara com argila: Misture argila branca ou verde com vinagre de maçã até formar uma pasta. Aplique em todo o seu rosto. Essa máscara vai limpar os poros, desintoxicar, melhorar acne e manchas. Deixe agir por 10 minutos e lave o rosto apenas com água.

Coceira e ferimentos: por sua ação bactericida, restaura a acidez da pele e melhora a coceira e ferimentos. Pode ser utilizado o vinagre puro no local ou diluído em água.

Mãos ressecadas: por equilibrar o pH da pele, o vinagre de maçã melhora o ressecamento da pele. Misture na mesma proporção, vinagre de maçã e creme hidratante e aplique nas mãos diariamente.

Manchas na pele: o vinagre de maçã é um agente clareador natural da pele. Para isso, coloque vinagre de maçã em uma xícara, corte uma cebola ao meio e mergulhe a superfície da cebola no vinagre, deixado de molho por 10 minutos. Após isso, pegue a parte da cebola e esfregue sobre as manchas, deixe agir 10 minutos sobre a pele e enxague. Faça isso diariamente. O resultado deve aparecer em duas semanas.

Como desodorante e clareador das axilas: Você também pode usar o vinagre de maçã como desodorante. Além de prevenir o mau cheiro, ele também ajuda a  clarear a pele das axilas. Pode usar o vinagre de maça diretamente nas axilas com o auxilio de um algodão.

Trata os pés:  para pés cansados: esta mistura vai ajudar a aliviar dores e relaxar os pés. Em uma bacia, misture 1 xícara de sal marinho, 1 xícara de vinagre e 3 gotas de óleo essencial de lavanda. Misture tudo junto com uma quantidade de água morna ou quente, que cubra os pés. Deixe os pés de molho por uns 15 a 20 minutos. Para chulé: Combine 2 partes de água com 1 parte de vinagre, e deixe o pé de molho. Pode adicionar 3 gotas de óleo essencial de melaleuca ou de tomilho ou à água; isto ajuda a aliviar bem o odor. Você também pode usar uma mistura de 4 xícaras de água, 4 xícaras de vinagre e 1½ xícara de bicarbonato de sódio dissolvido no líquido. Fique com o pé de molho por 15 a 20 minutos. Para fungos de unha: Misture duas partes de água com uma parte de vinagre e mergulhe os dedos dos pés por 15 minutos a cada dia. O vinagre de maçã é o melhor, já que tem propriedades antifúngicas.

Tonifica a pele: o vinagre de maçã tem propriedades adstringentes, útil para o tratamento de doenças da pele como psoríase e inflamações. Ele também tonifica a pele, e reduz a aparência de linhas finas e rugas. Faça uns 50 ml de chá verde e acrescente uma colher se sopa de vinagre de maça, passe a mistura com um algodão na pele. Você também pode optar pelo chá de tomilho.

Vídeo: Como Usar o Vinagre de Maçã na Pele e nos Cabelos

Confira 3 receitas práticas e eficientes: máscara facial para pele oleosa, selagem capilar e loção pré-shampoo:

Para mais informações sobre a receita e os ingredientes, veja o post 3 Maneiras Eficientes de Usar o Vinagre de Maçã na Pele e Cabelos.

Para essas receitas, use preferencialmente o vinagre de maçã orgânico. Ele é bem melhor que o vinagre comum, e vale a pena. Porém, ele é bem mais difícil de encontrar. Eu compro o meu online, aqui na loja Dieta Crua (é uma loja bem confiável, já uso faz tempo para comprar também cacau orgânico).

E então, gostaram das receitinhas com vinagre de maçã?

489 comentários para “Benefícios do Vinagre de Maçã para Pele e Cabelos”

  1. Avatar de Sonia

    é maravilhoso mesmo,acredite.

  2. Avatar de Sandra

    Então se conseguimos entender o conteúdo e para q serve o vinagre de maçã ,dispenso o professor de português
    Obrigado

  3. Avatar de Graça

    Excelente conteúdo!
    Minha e nossa Saúde Agradece!
    👏

  4. Avatar de Izabela

    Vinagre de maçã com acidez 4.0 é indicado pra pele e cabelo? O da marca castelo.

  5. Avatar de Tânia Lima

    Vo comesar a usar o vinagre ….fiquei muito curiosa

  6. Avatar de Raquel

    Meu cabelo está elástico,por causa de química,vinagre de maça ajuda?

  7. Avatar de Katlen Toledo

    Fiz química no cabelo e ele ficou emborrachado e elástico, fiz o tratamento do vinagre de maçã e já vi melhoras, pra preciso fazer mais vezes, posso fazer duas vezes com intervalo de 3 dias?

    1. Avatar de Voninha

      Posso tomar o vinagre de maçã?

  8. Avatar de Eliziane

    Gostei das dicas

  9. Avatar de Lou Reis

    Nao serve esses vinagres de maça de supermercados.Tem que ser vinagre de maçã fermentado sem açucar,sem conservantes e nao-pasteurizado,a fim de conservar todas as enzimas e propriedades medicinais.Sao boas as marcas: Sr.Viccino 0%açucar,/ou Montes Verdes /ou Hilton Fito.

  10. Avatar de Valdenira

    Vou começar a usar o vinagre de maçã fiquei curiosa

  11. Avatar de Suelem Alves

    Uso no cabelo e estou amando o resultado.
    Agora vou começar usar na pele tbm.rs

  12. Avatar de Rosana Cordeiro

    Eu comecei a usar o vinagre de maça eu tenho problemas da spisorise estava. Quase no corpo inteiro agora esta cecando eu estou muito feliz e agradeço todos os dias. ADeus por existir este vinagre porque. É muito milagroso.

  13. Avatar de Neide

    Usei o vinagre de maçã no cabelo junto com o creme de hidratação, ficou ótimo, além de da brilho ficou igual uma selagem amei

  14. Avatar de Cleonice

    VOU FAZER O TESTE DEPOIS FALO SE É BOM MESMO

  15. Avatar de Agelice Praxedes

    como usar o vinagre de maça para emagrecer???

1 6 7 8

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva