Para a mulher que gosta de se cuidar

A Importância das Vitaminas do Complexo B

A Importância das Vitaminas do Complexo B

As vitaminas do complexo B são as maiores responsáveis pela manutenção da saúde emocional e mental do ser humano. O organismo não faz reserva de vitamina B, por isso é necessário suprir esse composto essencial diariamente, seja por meio da alimentação ou através de suplementos.

Na verdade, quando se fala em “vitamina B”, estamos falando de um complexo de oito vitaminas diferentes — por isso usa-se também o termo “complexo B”. Todas essas vitaminas são hidrossolúveis e possuem importantíssima ação no metabolismo celular.

Benefícios da Vitamina B

A vitamina B é uma das maiores responsáveis pela saúde emocional e mental do ser humano, sendo fundamental para evitar e tratar casos de depressão e ansiedade. Além disso, ajuda a manter a saúde dos nervos, pele, olhos, cabelos, fígado e boca, assim como a tonicidade muscular do aparelho gastrintestinal.

Facilita a digestão e absorção dos carboidratos, das proteínas e da gordura. No estômago, as vitaminas B estimularão a liberação e controle do suco gástrico, ajudando na absorção e digestão dos nutrientes e, dessa forma, aumentando a eficácia de sua dieta. Ainda tem efeito na regulação do apetite.

Se você é um esportista ou praticante de atividades físicas, ou qualquer pessoa que deseja obter o máximo de benefícios da sua dieta, a suplementação com vitamina B normalmente é indicada.

Além de tudo isso, a vitamina B também ajuda a manter a saúde da pele e o crescimento do cabelo.

Principais Sintomas da Falta de Vitamina B

As consequências da falta de vitaminas do complexo B são geralmente neurológicas, gastrointestinais ou dermatológicas.

  • Alterações no sono
  • Depressão e irritabilidade
  • Alterações do humor
  • Perda de apetite, náuseas e diarréia
  • Tremores e dor de cabeça
  • Queda de cabelo e pele opaca e flácida
  • Fadiga e falta de energia
  • Diminuição da concentração
  • Dores de cabeça
  • Anemia
  • Inflamações nos nervos, pele e garganta
A Importância das Vitaminas do Complexo B

Vitaminas do Complexo B

Vitamina B1 (Tiamina)

A tiamina é importante para produção de ácido clorídrico e para a formação do sangue. Tem importante função no metabolismo dos carboidratos. Não há problema se for ingerida em excesso, pois ela não se acumula no organismo (é eliminada pelas fezes). A absorção fica prejudicada com o consumo elevado de álcool, que interfere no transporte da substância. A deficiência de vitamina B1 manifesta-se principalmente em pacientes alcoólatras e é denominada beribéri.

Os sintomas principais das falta da tiamina são fadiga, depressão, anorexia e instabilidade emocional. Podem aparecer também sintomas gastrointestinais e insuficiência cardíaca.

Vitamina B2 (Riboflavina)

A riboflavina é fundamental no processo metabólico de proteínas, carboidratos e gorduras. A riboflavina também está envolvida nos processos de manutenção da integridade cutânea. Ela é necessária para a formação de hemácias, produção de anticorpos, respiração celular e para o crescimento de forma geral. Alivia a fadiga ocular (vista cansada) e é importante na prevenção e tratamento da catarata. Participa do metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas.

Vitamina B3 (Niacina)

A vitamina B3 é necessária para a circulação adequada e pele saudável. Vitamina B3 ajuda no funcionamento do sistema nervoso, no metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas, e na produção de ácido clorídrico para o sistema digestivo. A niacina reduz o colesterol e melhora a circulação.

Vitamina B5 (Ácido Pantotênico)

Conhecida como a vitamina "antiestresse", a vitamina B5 atua na produção dos hormônios suprarrenais e na formação de anticorpos. A utilização de vitaminas auxilia na conversão de lipídeos, carboidratos e proteínas em energia. Esta vitamina é necessária para produzir esteroides vitais e cortisona na glândula suprarrenal e é um elemento essencial da coenzima A.

Vitamina B6 (Piridoxina)

A piridoxina participa de mais funções orgânicas do que qualquer outro nutriente isolado. Muitas reações do metabolismo são dependentes da piridoxina. É importante tanto para a saúde física quanto mental. A vitamina B6 é uma coenzima e interfere no metabolismo das proteínas, gorduras e triptofano. Atua na produção de hormônios e é estimulante das funções defensivas das células. Participa no crescimento dos jovens.

Vitamina B7 (Biotina)

A biotina ajuda no crescimento celular, produção de ácidos graxos, metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas, e na utilização das vitaminas do complexo B. Quantidades suficientes são necessárias para a saúde dos cabelos e pele. A biotina pode evitar a queda de cabelos em alguns homens.

Vitamina B9 (Ácido Fólico)

Ácido fólico, também conhecido como folato, metilfolato ou vitamina B9.

Considerado um alimento para o cérebro, o ácido fólico é necessário à produção de energia e formação das hemácias.

O folato é necessário para numerosas funções do corpo. Entre elas: a síntese e reparação do DNA, divisão e crescimento celular, produção de novas proteínas, formação de hemácias. O folato é importante para a saúde cardiovascular e do sistema nervoso.

Vitamina B12 (Cobalamina)

A vitamina B12 é necessária na prevenção da anemia. Auxilia na formação e longevidade das células. Essa vitamina também é necessária à digestão apropriada, absorção dos alimentos, síntese de proteínas e metabolismo de carboidratos e lipídeos. Além disto, a vitamina B12 previne danos aos nervos, mantém a fertilidade e promove o crescimento e desenvolvimento normais. É essencial para o funcionamento da célula, principalmente no trato gastrointestinal, medula óssea e tecido nervoso. É necessária para a formação de DNA e afeta a formação de mielina.

Inositol (antiga Vitamina B8)

O inositol já foi considerado um membro do complexo B, por isso incluo aqui no post. No entanto, uma vez que é produzida pelo corpo humano a partir de glicose, não é mais considerada um nutriente essencial (algumas substâncias tais como a niacina também podem ser sintetizadas no corpo, mas não em quantidades consideradas adequadas para uma boa saúde; por isso, ainda podem ser classificadas como nutrientes essenciais).

A Importância das Vitaminas do Complexo B

Alimentos Fontes de Vitamina B

Vitamina B1 (Tiamina)Carnes vermelhas, fígado, legumes cereais, leite e ovos.
Vitamina B2 (Riboflavina)Carnes vermelhas e brancas, fígado, leite, queijos e ovos.
Vitamina B3 (Niacina)Carnes vermelhas e brancas, fígado, ovos e germe de trigo.
Vitamina B5 (Ácido Pantotênico)Carnes vermelhas, fígado, rins, germe de trigo, brócolis, batata e tomate.
Vitamina B6 (Piridoxina)Carnes vermelhas, fígado, leite e ovos e germe de trigo.
Vitamina B7 (Biotina)Carnes vermelhas, gema de ovo, cereais.
Vitamina B9 (Ácido Fólico)Miúdos, vegetais folhosos, legumes, milho e amendoim.
Vitamina B12 (Cobalamina)Carnes vermelhas e brancas.
A Importância das Vitaminas do Complexo B

Suplementação de Vitamina B

As vitaminas do complexo B são hidrossolúveis e garantir a recomendação diária desses nutrientes é essencial para evitar a sua deficiência. Pelo fato de serem interligadas em seus processos metabólicos, a ingestão insuficiente de uma delas pode prejudicar a ação das demais. Por isso, em muitos casos, a suplementação de todas as vitaminas do complexo B é necessária.

A suplementação do complexo B é importante, especialmente, para praticantes de exercícios físicos, uma vez que essas vitaminas atuam como cofatores do metabolismo proteico e energético. Além disso, idosos, gestantes e pessoas que se submeteram a cirurgia do trato gastrointestinal precisam de um aporte maior do complexo B, sendo interessante a suplementação, já que apenas a alimentação nem sempre consegue suprir as necessidades diárias dessas vitaminas.

A dose de vitaminas do complexo B varia de acordo com a necessidade individual de cada um, por isso, consulte um nutricionista para avaliar a melhor quantidade e momento para consumir o complexo B. Atualmente, é possível encontrar diversas opções de complexo B em gotas, cápsulas ou comprimidos, sendo facilmente suplementada. Caso opte pela suplementação, recomendo a Natue, que é uma loja bastante confiável e possui uma seleção bem completa de suplementos de vitamina B.

E você, costuma suplementar a vitamina B?

37 comentários para “A Importância das Vitaminas do Complexo B”

  1. Avatar de Marcos

    Eu faço suplementação do complexo b, recomendação do médico, essas vitaminas são de extrema importancia para saude. Muito bom o artigo.

    1. Avatar de Tatiana

      Oi Marcos..vc poderia me passar a dosagem do complexo B que vc toma?obrigada

  2. Avatar de Ligia

    Muito bom, eu já fiz a suplementação uma vez, mas acho que agora vou fazer de novo.Estou tendo queda de cabelo e essas vitaminas ajudam.

    1. Avatar de Sandra Oliveira

      E fundamental fazer uma boa alimentação a base de todo o tipo de vitaminas prevenindo serto e determinado tipo de doenças. Sandra Oliveira.

  3. Avatar de Lidiane

    Eu tomo biotina e pantenol para queda de cabelo.

  4. Avatar de Camila

    Eu tomo o centrum… tem o compexo b também.

  5. Avatar de Juliana

    Muito bom saber sobre a importancia das vitaminas.

  6. Avatar de Eliane Cristina

    Muito bom o artigo!
    Bem informativo!

  7. Avatar de Eliane Cristina

    Bom dia, muito bom e informativo o artigo. Sou nutricionista e sei o quanto para algumas pessoas obter vitaminas do complexo B apenas pela alimentação não é muito fácil, é necessário uma suplantação.

  8. Avatar de Jocélia

    Boa tarde, eu tomo a B12 e tb ácido fólico. Preciso tomar as outras do complexo b também?

    1. Avatar de Glaucia

      Eu tomo só a b12 a médica que passou, não precisa tomar as outras se não quiser.

    2. Avatar de Monick

      Poderia me explicar como vc toma o ácido fólico e a B-12, dosagem? Obrigada.

  9. Avatar de Lana Bello

    Com mais calma vou ler o artigo,
    por que quase não consumo derivados
    do animal, não sou vegana, mas já
    tentei ver como eles fazem para substituir,
    vou ver esse site da Natue para ver como
    complemento minha alimentação, para não me prejudicar
    no futuro né…

    😆

    1. Avatar de Jose Jarbas

      Ola tudo bem, eu trabalho com com produtos naturais e com muita eficiência eu tomo também e melhorei muito adorei esses suplementos. trabalho com a empresa numero um no mundo em suplementação.

  10. Avatar de Larissa

    Eu tomo suplementos do complexo b, melhorei bastante.

  11. Avatar de Helena

    Muito boa a matéria sobre as vitaminas.

  12. Avatar de Teresa José Santos

    Tenho estado a tomar levedura de cerveja

  13. Avatar de Glaucia

    Muito bom, eu tomo a vitamina b12.

  14. Avatar de Cristina A. De C. Corado

    Muito boa a matéria, tudo que se diz a respeito a saúde é muito importante.
    Obrigada ❤️❤️

  15. Avatar de Thomasmk

    😀 gostei muito!!

  16. Avatar de Deyvison

    Eu trabalho com Suplementos natural com a vimi naturales otima tô dr: lair Ribeiro

  17. Avatar de Deyvison

    Eu vou deixa meu Instagram nosivyed17 meu nome pode procurar minha foto são todos ou produtos tá vimi

    Numero pra contato ( 92 ) 991829279 ou minha esposa (92) 992540836 entre em contato

  18. Avatar de Fatima Rodrigues

    Qual a melhor vitaminas pra os cabelos

    1. Avatar de Valdice

      muito legal a reportagem tomo levedura de cerveja .

  19. Avatar de Cristeta De Jesus Lumbela

    devido ao cansaço, ma disposição e fraqueza, tenho tomado vitamina B1 6 e 12 realmente sinto me bem.

  20. Avatar de Dina

    Ótimo posst Celisa, muito completo. Eu comprei. recentemente uma cx de remédio p melhorar a concentração e a memória contento Ginko Biloba e as vit B1, B5, B6 e B 12. Pelo q li, deve ser ótimo mesmo. U

  21. Avatar de Ligia

    😀

  22. Avatar de Luciana

    Gostaria de saber se as vitaminas do complexo B engorda?

  23. Avatar de Madalena Nogueira

    😆 muito bom agente tomar essas vitaminas?

  24. Avatar de Ingridy

    Eu andava muito cansada e desanimada…sempre com muito sono..e deprimida…passei tomar complexo B.
    .tenho muita disposição e humor melhorou muito

  25. Avatar de Lauryene

    complexo b cresce cabelo quanto centimetro por dia e ate onde o cabelo pode crescer meu cabelo ta caindo todo dia e eu preaciso q ele cresca e bom pra crescer o cabelo o complexo B meu cabelo nao dar nem pra fazer escova de tao pequeno q ta cmo eu fasso eu amamento faz mal

  26. Avatar de Madalena

    esclarecimento total, essa é a informação que eu procurava.
    Amei

  27. Avatar de Rosa Makiyama

    e muito boa essa materia adorei

  28. Avatar de Fabiana

    oi gente tudo bem estou fazendo o uso e estou adorando, já sinto vários benefícios.Compro em seti super baratinhohttp://www.nutritivasaude.com.br/complexo-b-vitaminas60caps-500mg-unilife eu super recomendo bjs

  29. Avatar de Augusto

    Gostei da imformacao mas pretendo saber o que devo tomar para nao me doer as palmas das maos e as pontas dos dedos das maos

  30. Avatar de Simone

    A minha Dermatologista me receitou um Suplemento Vitamínico Mineral “MAQ DERMA”, para meus cabelos e unhas. Uso 1 cápsula por dia. Estou adorando.

  31. Avatar de Josias Domingos Da Cruz Josias

    Eu tomo levedura de cerveja em cápsulas, mas pode ser em pó. Ela contém todas as vitaminas do complexo B, exceto a B12 que só existe no reino animal.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva