Para a mulher que gosta de se cuidar

A Importância da Vitamina C para Pele

A Importância da Vitamina C para Pele

Já pensou em usar a vitamina C como aliada para melhorar a pele? A vitamina C possui propriedades antioxidantes, ou seja, é capaz de eliminar os radicais livres reduzindo os sinais de envelhecimento.

Publicidade

A vitamina C ajuda no funcionamento da pele (incluindo o crescimento, manutenção e reparo), protegendo-a contra os estragos da oxidação causada pelos radicais livres, feridas e ajuda na síntese de colágeno.

Benefícios da Vitamina C para Pele

Em estudos realizados, verificou-se que a vitamina C tem efeito foto-protetor contra raios UVA e UVB. Desta forma, a vitamina C tópica é um excelente antioxidante da pele.

A vitamina C é um dos melhores ingredientes para combater manchas escuras: ela não somente clareia a pele, mas também inibe a produção da tirosinase, a enzima que cria a pigmentação.

A vitamina C não só é essencial para a construção do colágeno e da elastina, mas de fato dá o pontapé inicial na produção dessas proteínas, o que a torna um potente anti-idade.

A eficácia dos derivados da vitamina C na proteção e promoção na síntese de colágeno, clareamento da pele e inibição da síntese de melanina, podem também ser notados por alguns estudos publicados.

Para quem tem a pele sensível, os especialistas recomendam que se experimentem produtos com a forma solúvel da vitamina C, para um teste inicial.

A indústria da beleza já desconfiava há muito tempo que esta vitamina é importante para a saúde da pele — tanto pela alimentação, como em forma de cosmético. Os nutrientes ajudam a formar o colágeno e a elastina, que são essenciais para manter a pele firme e jovem.

Ela previne e retarda o envelhecimento, é um super antioxidante, clareia, ilumina, dá viço, revitaliza, protege, estimula a regeneração celular e atua na síntese do colágeno, que é responsável pela elasticidade, firmeza e sustentação da pele.

A Importância da Vitamina C para Pele

Como usufruir da Vitamina C?

A vitamina C é hidrossolúvel e não é sintetizada dentro do nosso organismo: necessitamos de suplementos advindos dos alimentos ou dos complexos vitamínicos.

Suplementação de antioxidantes por via oral, entre eles a vitamina C na forma de cápsulas, é considerada potente sequestradora de radicais livres. O método da suplementação é bastante utilizado pelas pessoas que não conseguem manter uma alimentação balanceada, necessitando desta maneira suplementar os nutrientes que estão em carência em seu organismo.

Quando há carência de vitamina C em alguma função do organismo, ele a retira da pele, tornando-a vulnerável. O stress físico ou emocional aumenta ainda mais essa demanda por vitamina C, que é sempre retirada primeiro da pele.

Tire proveito dessas qualidades acrescentando alimentos ricos em vitamina C e usando cosméticos que a contenham. Para a suplementação a dose ideal é 500mg por dia.

Benefícios dos Cosméticos com Vitamina C

  • Uniformizam o tom e aumentam a elasticidade da pele
  • Hidratam e suavizam as rugas
  • Agem combatendo os radicais livres
  • Possuem propriedades antioxidantes, clareadoras e auxiliam na síntese do colágeno

Cosméticos à Base de Vitamina C

Com todos esses benefícios para a pele, muitas indústrias cosméticas aderiram a produtos feitos à base de vitamina C. É possível encontrar a vitamina C isolada ou associada a um ácido hialurônico, hidratantes, retinol, ou anti-idades.

A vitamina C pode ser usada para todos os tipos de pele, desde que se escolha corretamente a textura. Em peles oleosas, geralmente, é melhor se optar pela substância na forma de sérum. Já homens e mulheres de peles mais secas, sensíveis, devem fazer uso de texturas mais cremosas.

Antes de adquirir um produto que contenha vitamina C como princípio ativo, é preciso conferir a fórmula ou consultar a empresa fabricante para checar sua concentração. Em geral, no uso tópico, os produtos têm diferentes concentrações, que podem ir de 6% a 20%. Para fazer um bom efeito o ideal é que seja de no mínimo 10%.

Sugestões de Cosméticos à base de Vitamina C

Pure C 20 Ada Tina - Rejuvenescedor Facial
C12 Radiance Serum Antioxidante FPS 20 Biomarine - Rejuvenescedor Facial
Serum 10 SkinCeuticals - Rejuvenescedor Facial
Redermic Hyalu C La Roche Posay - Rejuvenescedor Facial
Melora C Max Espuma Antirrugas
Facial C Lotion 20 Mene & Moy - Rejuvenescedor Facial
Make B. Nutridetox-C Noturno
C-Supérieur Sérum 15g + Gel Creme Anti-Oxidante 15ml Roc - Tratamento Anti-Idade - Concentrado 16% Vitamina C

Quando usar os cosméticos à base de vitamina C?

O uso pela manhã — antes do filtro solar — é o mais recomendado. Isso porque a vitamina C previne os radicais livres das luzes visíveis (claridades dos ambientes) e dos raios infravermelhos, que estão presentes em qualquer aparelho que gere calor, além da própria radiação solar. A indicação, portanto, é uma vez ao dia. O excesso não altera os resultados.

E a versão manipulada?

Outra opção interessante é usar um creme manipulado. Funciona bem e é bem mais barato. Veja algumas opções de fórmulas.

A Importância da Vitamina C para Pele

Receita 1: Creme imunoestimulador

  • Coup d’Eclat 25%
  • vitamina C 10%
  • Extrato de ginkgo biloba 3%
  • Creme nutritivo ou gel qsp 15g

Receita 2: Creme antiolheiras

  • nano thioglycolic acid 1%
  • nano luminous eyes 5%
  • luminescense (vit C) 6%
  • creme hipoalergenico 10 g

Receita 3: Creme antioxidante

  • L-selenometionina 0,025%
  • Grape seed extract 1%
  • Vitamina C 10%
  • Vitamina E 5%
  • Extrato de ginkgo biloba 3%
  • Creme não-tônico qsp

E você, costuma usar cremes à base de vitamina C, se nunca testou, que tal experimentar? 🙂

218 comentários para “A Importância da Vitamina C para Pele”

  1. Avatar de Marta

    Bom dia!
    Amei o artigo.
    Eu tomo suplemento de vitamina C + cálcio, mas não sabia que era tão bom para nossa pele, certamente agora irei usar algum creme com vitamina c.

  2. Avatar de Elisângela Doufrin

    Olá! Não sabia dessas dicas não, nem tomo suplemento também, certamente irei mudar minha postura com relação a Vitamina C

  3. Avatar de Camila

    Como sempre Senhor Nando arrasando com suas dicas. Sim eu já tinha lido ele comentar, mas foi ótimo vc fazer um post para sabermos melhor dos detalhes. Amei celisa, muito bem explicado… ainda vem com dicas de produtos… Estou querendo comprar esse sérum da Payot

  4. Avatar de Vanderléia Cajuru

    Nossa, muito bom esse artigo. Sim, já usei, usei um creme para área dos olhos com vitamina A, C, e E, manipulado pela minha dermatologista. Mas fiquei curiosa para usar outros.

  5. Avatar de Larissa

    Artigo de muita qualidade, nota 10!

  6. Avatar de Dorizete

    Eu tomo cápsulas de vitamina C diariamente, mas não sabia que era bom para o rosto, gostei demais da dica.

  7. Avatar de Juliana

    Oi Celisa, adorei menina, tudo de bom!
    Eu estou usando o Hydracid C20, da SVR, ele tem 20 % de vitamina C pura, é divino, recomendação da minha dermatologista. Quem quiser comprar um, esse é ótimo.

    Faz 1 mes e pouco que estou usando, melhora significativa na minha pele 🙂

    1. Avatar de Léa

      Oi Juliana, estou bem interessada nesse Hidracyd, tenho perto de 40 anos será que é indicado para mim? parece ser muito bom

  8. Avatar de Maria Eunice

    Parabéns pelo artigo.
    Eu sabia que era bom, por isso já tomo a minha redoxon diariamente e tb já usei cremes manipulados a base de vitamina C.
    Não sabia que existia cremes prontos

  9. Avatar de Ana Paula

    Uso o Active C da la Roche Posay, é muito bom…

    1. Avatar de Natália

      Minha dermatologista me recomendou o Active C Fluide ..qro mto comprar mas ainda n tive coragem!rsrsrs…acho q vou esperar eu fazer 25 anos!rs.já tá chegando!

  10. Avatar de Sabrina

    Oi, gostei muito do artigo, como uma laranja todos os dias… acho que minha dosagem de vitamina C é boa 🙂

  11. Avatar de Mirian

    Vitamina C é vida para pele! Uso feita em farmácias de manipulação, sai mais barato e o efeito é o mesmo.

  12. Avatar de Márcia Leme

    Oi, Celisa,
    Maravilha de artigo.
    Eu uso vitamina C, sim. Claro, culpa do Nando…
    Estou usando uma da Anna Pegova (de manhã, depois de lavar o rosto e antes do hidratante). Estou gostando, mas quando acabar vou ver se compro outra. Tenho muita vontade de usar o da Skinceuticals (menina, como é caro), mas, dependendo de quanto tempo durar, acho que vale a pena, porque pelo que eu tenho lido, ela é uma das mais “puras”…
    Valeu pelas dicas preciosas…
    beijo,

    1. Avatar de Beatriz

      Oi Márcia, eu tb estou usando um da Ana Pegova é o PEGOLIFT C , não sei se é o mesmo que o seu, mas achei muito bom, excelente creme.

      1. Avatar de Márcia Leme

        Pois é, Beatriz, eu gosto bastante dos produtos Anna Pegova; passam muita confiança…
        O que eu uso é esse mesmo, o Pegolift C.
        Beijo,

  13. Avatar de Renatinha

    Excelente artigo, não uso nada com vitamina C, mas agora vou ficar mais atenta. Vou começar pelo menos com os suplementos.

  14. Avatar de Angela

    O produto da SVR é ótimo, minha mãe usa.
    Eu estou usando o Serum 10 da Skinceuticals e minha pele está ótima.

  15. Avatar de Silvia

    Minha pele é sensível e por isso vitamina c pura não é muito bem tolerada, vou tentar um derivado.

  16. Avatar de Bianca Santos

    Voceis dão ótimas dicas, adorei

  17. Avatar de Carine

    Oi meninas, estou usando o Bel Col Bio C Vitamina C Pura, não foi indicação da Dermato, comprei nos EUA por um ótimo precinho, já sabendo que vitamina C era bom para pele.
    Hummm agora quero testar esse da Adcos, adoro a marca.

  18. Avatar de Biazinha

    Oi meninas, adorei o post de hoje, não sabia que era tão bom assim para pele, vou testar. Fiquei interessada no creminho da Vitaderm, alguém já usou?

    1. Avatar de Andreza

      Eu estou usando ele e gostei, é bem fluído, espalha facilmente e rende muito. Recomendo, mas queria experimentar o Adcos e o Skinceuticals, já usei da Herbalife e gostei também.

  19. Avatar de Jéssica

    Nossa que show, muito bom! É ótimo apreciar essas informações…
    Tb quero comprar o meu… me interessei pelo da Granado, não sabia que tinha…

  20. Avatar de Márcia Leme

    Uma dúvida: vi que a Skinceuticals também tem o Serum C E Ferulic (com uma concentração maior ainda [15%] de vitamina C. Qual a diferença entre os dois produtos? Alguém sabe?

  21. Avatar de Antonieta

    Oi! Muito bom!
    Aqui tenho fácil acesso a La Roche Posay e a SVR, vou comprar esse com 20% de vitamina C hj mesmo 🙂

  22. Avatar de Cacilda

    Ola meninas , creme com vitamina c? eu tomo inneov receitado pela derma ..é capsula com vitamina C…agora qto aos cremes , quem puder me dar uma dica eu agradeço, tenho 60 anos e tenho receio de usar algo muito forte…fico aguardando a ajudinha de vc’s 🙂 D+ a resenha , juro q nao sabia de creme com vitamina C..rsrs..euzinha tomo suco de laranja … Beijinhos

  23. Avatar de Rossane

    Eu meio que sabia, mas o texto foi ótimo para esclarecer algumas dúvidas.
    Já usei cosmético com Vitamina C, mas agora não estou usando nada.
    Usei o Hidratante da Vitaderm e o active C da la Roche…

  24. Avatar de Lidiane

    Oi meninas, estou usando o hidratante FPS 15 com Vitamina C da Granado, é ótemo, experimentem!

  25. Avatar de Jeanne

    Eu uso o CE Ferulic da Skinceuticals há quase um ano (compro no ebay, caixa com seis ampolas de 5ml, ficou mais econômico), no período da manhã, depois da limpeza, tônico e hidratação e antes do protetor solar. A consistência dele é um pouco pegajosa, mas dá pra suportar. Porém, sou um pouco descrente com a eficácia dos cosméticos. Acredito de pronto é no ácido retinóico e no protetor solar, ainda assim como melhora da pele e prevenção de mais problemas e não como transformação. Quanto aos demais (loções, hidratantes, antiidades etc) uso acreditando que eu terei uma pele melhor no futuro do que se não os usasse. Mas não vejo resultado no tempo presente. Bjs e boa pele a tod@s!

  26. Avatar de Rose

    Uma laranja por dia e suficiente, beijos

  27. Avatar de Viviane

    adorei esse artigo me ajudou pois minha pele é ressecada e vou seguir algumas dicas como me alimentar de mais alimentos com vitamina c.

  28. Avatar de Viviane

    não gosto de laranja qual alimento com vitamina c posso consumir?

    1. Avatar de Paula Regina

      Você pode consumir limão, abacaxi, mexerica, morango, acerola (muito potente).

  29. Avatar de Paula Regina

    A Vitamina C para uso tópico custa baratinho quando manipulada. Meu dermatologista sempre me passa produtos tópicos com vitamina C, saindo por volta de R$ 12,00 o creme.

    Absss,

  30. Avatar de Fernanda

    Ja ouvi falar que de pessoas que compram vitamina C em capsula e retiram o liguido de dentro com uma seringa para depois aplicar no rosto com ajudade de um gase/algodão.Estou pensando em usar pois tenho mancha escura no rosto que é pos gravidez ja faz anos mas as danadas não saem e é super feio. Algué ja ouviu falar ou ja usou desta forma.

  31. Avatar de Bernardete

    Excelente artigo! Há muito tempo a JAFRA já usa vitamina C como ativos nos cremes hidratantes e nos produtos antiidade. Vale a pena conferir, principalmente a LINHA PRO, lançada recentemente.

  32. Avatar de Luciane

    Oi meninas eu tenho o Vita C da Vitaderm, gosto bastante 🙂
    Celisa, achei bem legal o post

  33. Avatar de Kalinka

    Adoro frutas ácidas, laranja, abacaxi, manga… como todos os dias, então eu estou bem…

  34. Avatar de Lucia Camargo

    Muito interessante esse post, goste muito.
    Faço a ingestão de vitamina c diariamente, quando não tomo suco, tomo cápsulas, mas creme, nunca usei, vou testar.

  35. Avatar de Valquíria

    Oi meninas, uso a linha Nutriplus da Racco, todos os produtos são feitos de vitamina C

  36. Avatar de Patrícia Da Matta

    É logico que eu já sabia que vitamina C faz bem para pele, no momento estou usando
    Creme de Dia com SPF 15 Optimals Skin Energy
    a cor do creme é laranjado, lembra a fruta laranja 🙂

  37. Avatar de Andreia

    Adorei o post, vou comprar o hidratante da Granado, já que adoro a marca, tb não conhecia esse creme, estou curiosa.

  38. Avatar de Jaque

    Oi, vcs esqueceram de mencionar o RETI-C concentrate da Vichy, ótimo creme

  39. Avatar de Gisleine

    Pra quem não quer gastar muito, vai ai uma dica caseira de mascara de vitamina C.
    Pegue uma pastilha efervescente de vitamina C (tipo redoxon) dessas que a gente toma diluída na àgua, coloque em uma tijelinha e dissolva com uma colher de sobremesa de àgua, junte uma colher de sabonete líquido e a metade da clara de um ovo.
    Misture bem e pincele o rosto com a máscara deixando uma camada não muito fina mas o suficiente pra não ficar escorrendo. Deixe agir de 20 a 25 minutos, de preferencia deite-se com o rosto pra cima e relaxe. Depois do tempo decorrido, lave o rosto com àgua fria (não morna, nem quente) até tirar toda a mascara.
    A clara do ovo contém albumina que ajuda a amaciar a pele, o sabonete liquido alivia o cheiro forte da clara e ajuda na limpeza e a vitamina C oxida e ajuda a homogenizar o tom da pele além de contribuir para a formação natural de colageno e elastina.
    Essa máscara pode ser feita uma ou duas vezes por semana, dependendo da necessidade.
    Espero que a dica tenha ajudado. Beijos

    1. Avatar de Liliane

      Pode nos contar quem lhe deu este segredinho “mais em conta” ?médico,esteticista,você é da área…não me leve a mal é só precaução.

      Obrigada!

  40. Avatar de Luisa

    Esses cremes a base de vitamina C são bons para pele oleosa? Além da minha pele ser oleosa, tem acne.

  41. Avatar de Denise Barros

    Olá Celisa,
    Ótimo post!!! Muito bem detalhado!
    Eu já sabia dos benefícios da vitamina C, mas ainda não comprei nenhum creminho que tenha o ativo… Mas com certeza vou comprar!
    Consumo bastante alimento que possuem vitamina C.
    Bjs

  42. Avatar de Laudriane

    Gostei muito do artigo. Já que a manga tem bastante vitamina C, faz bem fazer uma mascara de manga e deixar agir no rosto?

  43. Avatar de Rodrigo

    Consumo muita vitamina C diaria, e agora sabendo dessas novidades não vou parar mais, ótimo artigo!

  44. Avatar de Diva

    Oi meninas, uso um creme manipulado a base de vitamina C, E e ácido retinóico. Vou ver se consigo a fórmula e passo pra vcs

  45. Avatar de Silvia

    Celina,

    Eu sugiro que você faça sempre esses posters sobre anti oxidantes, tem tambem a vitamina E, a vitamina B3, o Coofebeery, etç.

    Se o tempo voltasse antras eu teria começado a usar anti oxidantes na pele com 20 anos porque eles são ótimos para evitar o fotoenvelhecimento da pele.

    Anti oxidantes desenferrujam a pele!

  46. Avatar de Linda

    Gostei da informação que a Vitamina C atua no clareamento da pele. Vou comprar já já o meu creminho, me interessei pelo da Dermage.

  47. Avatar de Lourdes Alves

    Celisa querida te dou 10 pelo post! Rs. Maravilhoso e bem explicativo. Obrigada pelas otimas dicas sempre! Um forte abraço.

    Lourdes

  48. Avatar de Wania Regina

    Meninas já ouvi re comendaçoes de dermatologista quato ao uso da vitamina C …
    Estou pretentendo(guardando grana hehhe) para adquirir o da skin ceuticalls… ele é perfeito!

    Wania.

  49. Avatar de Janaina

    Eu tomo pela manha, em jejum….suco de 2 limoes ( com agua).
    Hoje, tomei de tres. Alem de “limpar” o organismo, li que o suco de 3 limoes, contem, a dose diaria de vitamina C que nos precisamos.

    Vou providenciar um creme que contenha a vitamina.

  50. Avatar de Iolanda

    Celisa querida, por isso gosto tanto do seu blog, essas informações são muito úteis para nós mulheres que gostamos de nos cuidar, parabéns!!!

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva