Para a mulher que gosta de se cuidar

Benefícios da Vitamina D

Benefícios da Vitamina D

A vitamina D é produzida pelo próprio organismo, com o auxilio da luz solar e interage com hormônios que regulam a quantidade de cálcio no organismo. É produzida a partir do colesterol, porém pode ser encontrada em alimentos como fígado, gema de ovos e óleos de peixe. Quando uma pessoa se expõe ao sol, os raios ultravioletas são absorvidos e atuam com o colesterol, transformando-o num precursor da vitamina D. Horas depois o fígado e os rins convertem esse precursor em vitamina D.

A vitamina D atua como um hormônio que mantém as concentrações de cálcio e fósforo no sangue através do aumento ou diminuição da absorção desses minerais no intestino delgado. Ela regula o metabolismo ósseo e a deposição de cálcio nos ossos. A vitamina D também é muito importante para crianças, gestantes e mães que amamentam, por favorecer o crescimento e permitir a fixação de cálcio nos ossos e dentes.

Deficiência de VitaminaD

A deficiência de vitamina D é muito comum no Brasil e no mundo, mas parece que a grande maioria das pessoas (e até médicos) não estão muito preocupadas com isso. Hoje, estima-se que mais de 85% da população podem ser deficientes em vitamina D.

Apesar do nome, a vitamina D não é uma simples vitamina. Na verdade, é um hormônio esteróide, obtido principalmente através de exposição ao sol, e não via dieta. Há pouquíssimos alimentos que realmente têm algum nível de vitamina D naturalmente, e mesmo alimentos ditos “fortificados” não contêm vitamina D suficiente para chegar perto das necessidades diárias.

Com o nosso estilo de vida moderno, é muito difícil pegar sol suficiente para se obter a dose excelente de vitamina D. Passamos muito mais tempo em ambientes internos, como casa e escritório, e ainda por cima, nos últimos há uma forte campanha “heliofóbica” (anti-sol), promovida pelo incentivo exagerado do uso de filtros solares.

Benefícios da Vitamina D

7 “Fatores de Risco” para Deficiência em Vitamina D

A única maneira de saber com certeza se você é deficiente em vitamina D é através de exames de sangue. No entanto, existem algumas características e sintomas que aumentam muito a propensão à deficiência.

1. Pele mais Escura

Peles negras estão em maior risco de deficiência de vitamina D. Se você tem pele escura, pode ser necessário até 10 vezes mais exposição ao sol para produzir a mesma quantidade de vitamina D que uma pessoa com pele branca. O pigmento da pele age como um protetor solar natural, por isso, quanto mais pigmento você tem, mais tempo você terá para gastar no sol para produzir quantidades adequadas de vitamina D.

2. Tristeza ou Depressão

Os níveis de serotonina (hormônio associada com a elevação do humor) aumentam com a exposição à luz. Cientistas avaliaram os efeitos da vitamina D na saúde mental de 80 pacientes idosos e descobriram que aqueles com os mais baixos níveis de vitamina D eram 11 vezes mais propensos a ser deprimidos do que aqueles que receberam doses saudáveis.

3. Mais de 50 Anos de Idade

À medida que envelhecemos, a pele não produz tanta vitamina D em resposta à exposição ao sol. Ao mesmo tempo, os rins (órgão também importante no processo de conversão da vitamina D) se tornam menos eficientes. A partir dos 70 anos, a produção de vitamina D já é 30% menor que um adulto jovem. Além disso, adultos mais velhos tendem a passar mais tempo dentro de casa (ou seja, recebendo ainda menos exposição ao sol).

4. Obesidade (ou Maior Massa Muscular)

A vitamina D é um hormônio solúvel em gordura, o que significa que quanto mais gordura você tem no corpo, mas a vitamina D é “consumida”. Se você estiver com sobrepeso, você vai precisar de mais vitamina D que uma pessoa mais magra, tornando a deficiência mais provável. O mesmo vale para pessoas com peso corporal elevados devido à massa muscular.

5. Dor nos Ossos

Se você está sentindo dores, especialmente em combinação com muito cansaço, isso pode ser sintoma de falta de vitamina D. Infelizmente, muitas vezes isso acaba sendo diagnosticada de forma errada, como tendo fibromialgia ou síndrome de fadiga crônica.

A deficiência de vitamina D provoca o efeito de acumular excesso de cálcio na matriz de colágeno em seus ossos, resultando em dor óssea.

6. Suor em Excesso

Um sinal clássico da deficiência de vitamina D é suor excessivo na cabeça. Esse é o motivo por que alguns médicos perguntam para novas mães sobre a sudorese na cabeça de seus recém-nascidos. A transpiração excessiva em recém-nascidos devido é descrito como um sintoma comum da deficiência precoce de vitamina D.

7. Problemas Intestinais

Lembre-se que a vitamina D é solúvel em gordura, o que significa que se você tiver uma condição gastrointestinal que afeta sua capacidade de absorver a gordura, você pode ter uma menor absorção de vitamina D também. Isto inclui condições do intestino como a doença de Crohn, doença celíaca (ou sensibilidade ao glúten não-celíaca), e doença inflamatória do intestino.

Benefícios da Vitamina D

O que bons níveis de vitamina D poderiam fazer por sua saúde?

A vitamina D combate infecções, incluindo constipações e gripe, uma vez que regula a expressão de genes que influenciam o sistema imune a atacar e destruir bactérias e vírus. A quantidade de estudos sobre vitamina D tem aumentado muito, e cada dia descobre-se mais benefícios de otimizar seus níveis de vitamina D.

Proteção contra doença cardiovascular. A vitamina D é muito importante para reduzir a hipertensão, doença cardíaca aterosclerótica, ataque cardíaco e derrame. Um estudo mostrou que a deficiência de vitamina D aumenta o risco de ataque cardíaco em 50%. O que é ainda pior: se você tem sofrer ataque cardíaco e for muito deficiente em vitamina D, o risco de morte chega próximo de 100%.

Proteção contra doenças auto-imunes. A vitamina D é um potente modulador imunológico, tornando-se muito importante para a prevenção de doenças auto-imunes, como a esclerose múltipla e a doença inflamatória do intestino.

Proteção contra infecções, incluindo a gripe. A vitamina D também ajuda a combater infecções de todos os tipos. Um estudo feito no Japão, por exemplo, mostrou que crianças em idade escolar, com 1200UI de vitamina D por dia durante o inverno reduziram seu risco de contrair infecção por influenza A em cerca de 40%. Hoje muitos acreditam que a suplementação com vitamina D é muito mais prudente, seguro e barato que vacinar-se contra gripe.

Reparo do DNA e processos metabólicos. Um dos estudos mostrou que os voluntários saudáveis que tomaram 8000UI de vitamina D por dia durante alguns meses regularizaram 291 genes responsáveis por até 80 processos metabólicos diferentes. Os efeitos variaram desde melhorar o reparo de DNA, até sobre a auto-oxidação — oxidação que ocorre na presença de oxigênio e radiação UV, com implicações para o envelhecimento e câncer, por exemplo.

Porque a vitamina D é tão fundamental?

A vitamina D tem sido destaque em vários estudos científicos, devido ao seu poder para combater a pressão arterial, controlar o peso e afastar o risco de tumores. Ela é essencial para o tratamento da osteoporose, pois promove a absorção de cálcio da dieta, nutriente necessário para o crescimento normal dos ossos. Algumas pesquisas sugerem que a vitamina também ajuda a combater doenças autoimunes, infecções e câncer.

Além de fortalecer nosso sistema autoimune, atua na secreção de insulina. Alguns estudos sugerem que a deficiência da vitamina pode levar ao prejuízo na secreção deste hormônio, o que poderia causar intolerância à glicose. A vitamina D é produzida na pele, mas é ativada pelos rins. Doentes com insuficiência renal necessitam de suplementos dessa vitamina.

Como repor bons niveis de Vitamina D?

A alimentação tem níveis muito baixos de vitamina D, ela pode ser encontrada no leite, no salmão, sardinha, óleo de fígado de peixe, cogumelo, ovos e alguns cereais que são fortificados com essa vitamina. Mas a principal fonte dessa vitamina vem do sol.

Benefícios da Vitamina D

O Banho de Sol

O corpo fabrica vitamina D graças ao contato com os raios solares. O ideal é se expor diariamente em média 15 minutos. Passe o filtro solar no rosto e deixe pernas e braços livres, já que o creme limita a absorção da luz. No entanto, pessoas mais claras, que necessitam de proteção solar absoluta, obtêm a vitamina mais facilmente, se expondo menos de 15 minutos três vezes por semana.

Existe o risco de deficiência de vitamina D durante o inverno, pois os raios solares nesta época não permitem a produção adequada de vitamina D. Também devido ao fato que a necessidade individual pode variar consideravelmente, dependendo de vários fatores.

Benefícios da Vitamina D

Suplementação de Vitamina D

Se é difícil conseguir bons níveis através do banho de sol, a suplementação é a melhor forma. Como orientação geral, a pesquisa da GrassrootsHealth sugere que os adultos devem consumir idealmente cerca de 8000 UI por dia para atingir um nível sérico de 40 a 50ng/ml.

Infelizmente, os suplementos de vitamina D encontrados com mais facilidade aqui no Brasil são de apenas 400UI, uma dose extremamente baixa comparada com as novas descobertas científicas. A opção é obter suplementos mais potentes em farmácias de manipulação ou em lojas no exterior.

Qual a quantidade ideal para uma saúde perfeita?

Quando se trata de vitamina D, você não quer estar na “média” ou no “normal”; você deve realmente buscar a faixa do “ótimo”. A razão para isso é que, a medida que os anos passam e as pesquisas avançam, a faixa recomendada progressivamente aumenta. Muitas vezes, o padrão utilizado em exames como “normal” fica defasado com as informações mais atuais.

No momento, com base na avaliação de populações saudáveis ​​que recebem muita exposição solar natural, o intervalo ideal para a saúde geral parece estar em algum lugar entre 50 e 70 ng/ml.

Deficiência<50 ng/ml
Bom50–70 ng/ml
Ótimo (tratamento de câncer e doenças cardíacas)70–100 ng/ml
Excesso>100 ng/ml

Quanto à forma de otimizar seus níveis de vitamina D, a exposição solar adequada ainda é a melhor maneira. Se as suas circunstâncias não permitem que você acesse o sol com abundância, você deve tomar um suplemento de vitamina D.

116 comentários para “Benefícios da Vitamina D”

  1. Avatar de Israel Cirlinas

    Como médico , quero acrescentar que inúmeras outras doenças estão relacionadas à
    falta de vit. D : doenças infecciosas ( por exemplo gripes ) , por deficiência imunológica ,
    17 tipos de câncer , hipertensão arterial , doenças coronarianas , diabetes dos tipos I e II ,
    doenças autoimunes como esclerose múltipla , artrite reumatoide , lúpus , psoríase , tireoi-
    dite de Hashimoto , etc , depressão , esquizofrenia , etc. Peça ao seu médico para fazer
    uma dosagem de 25 hidroxi vitamina D . Isto pode mudar sua vida .

  2. Avatar de Adriana

    🙂 Amei a dica

    1. Avatar de Maria Lucia

      🙂 🙂 Minha vitamina D nunca chegou a 40…. tomo direto ,oque eu devo fazer????/

  3. Avatar de Zeni Costa

    gostei da materia,porem gostaria de saber o que é essa dosagem de 25 de hidroxi que o doutor comentou,obrigado 🙂

    1. Avatar de Israel Cirlinas

      A dosagem de 25hidroxivitamina D é o exame de sangue que todos deveriam realizar para saber se há deficiência de vit D . israelcirlinas@yahoo.com.br

      1. Avatar de Rafaela

        Pede se o exame de sangue pra saber o nível de hidróxido fe vir d que tem no seu organismo com o resultado sabe se se esta normal ou existe insuficiência enfim 😀

  4. Avatar de Claudia

    Não fico mais sem a vitamina D, faz uma diferença enorme. Compro os suplementos na loja divaspashop.com
    Otimo preço, várias opções

    1. Avatar de Monica

      qual o suplemento que voce usa? Poderia me indicar? Desde ja agradeço.

  5. Avatar de Fernando Sousa

    gostei muito

  6. Avatar de Leni

    Gostei das dicas!

    Eu tenho tiróidite de hashimoto já a bastante tempo e recentemente fiz exames e descobri que estou com falta de vitamina D e falta de cálcio.
    Estou tomando as duas vitaminas e como estava em dieta achava que as tonturas que sentia e ainda sinto eram apenas pela dieta. Pela matéria entendi que pode ser pela falta das vitaminas.
    Existem outras causa para o hashimoto ou com certeza já tenho as deficiências há muito tempo já que desenvolvi a doença?
    Grata

  7. Avatar de Mari Mendonça

    fiz exames, e o meu indíce, está baixíssimo, meu médico me receitou Addera D3 gotas, 10 gotas por dia, comecei com 3 gotas, aumentei para 4 gotas, tem 3 dias que estou tomando, estou sem vontade de sair da cama, com muitas dores no corpo e nauseada, vou parar de tomar hoje, e recomeçar depois de 2 dias, para ver se isto é efeito colateral, mas gostaria de saber, se há outro remédio com as mesmas características deste, porém sem efeitos colaterais para que eu substitua.
    agradeço a resposta Dr.
    mari

    1. Avatar de Elisabete

      Meu médico me receitou Dprev toma 1 por semana a CX custa em Média _26,00 dura dois meses achei bom.ja que so toma um.por semana!

    2. Avatar de Hélio

      sol das 10 as 14Hs, sem filtro solar. evitar o rosto e mãos. 15 mins para pele clara e 45 para pele negra. esse é o substituto natural.

  8. Avatar de Jaqueline Máximo

    Olha Galera fiz uns exames de laboratório, pois estou com sintomas de Hipotiroidismo, cansaço ,unhas cabelos fracos, menstruação atrasada, ganho de peso mesmo não tendo histórico na família de tal, ai veio exames mais o que indica nós exames é uma é suficiência de Vitamina D está 11 é o normal e 30 é pelo o que o exame indica a Tireoide está normal T4 1,17 e TSH 4,3 normal é de 0,30 a 5.0 Está no padrão , porém uma tia morreu de câncer no Osso a minha duvida uma pessoa com insuficiência de Vitamina D tem todos esses sintomas é parecido com Tireoide ? dês de já agradeço a todos !!

    1. Avatar de Carolina

      Aconteceu algo parecido comigo também… Fiz exame de vitamina D e estou com deficiência meu valor foi 10! Mto pouco! E ainda meu TSH estava demostrando um hipotireoidismo sub clínico. A falta de vitamina D contribui para mil doenças e afeta sim a tireóide. Estou tomando suplemento de 50.000ui junto com multivitaminico… Consulte sua endocrinologista! 🙂

  9. Avatar de Thais

    Sempre me senti muito cansada, sonolenta, depressiva… Descobri que estou com insuficiência de vitamina D, já estou fazendo uso de medicamento diário, espero me sentir melhor.
    Gostei muito das dicas. Irei complementar a alimentação.

  10. Avatar de Juliana Da Cruz Barreto

    Estou sentindo muito cansaço ,dor nas pernas ,nos bracos ,minhas unhas estão fracas meu cabelo esta caindo muito estou perdendo peso, e a 3 meses quando fico mestruada minhas pernas doem muito,a algum tempo estava sentindo esses mesmo sintomas tomei uma vitamina para repor calcio nos ossos e os sintomas desapareceram agora voltaram, por favor alguém pode me responder será que estou com alguma deficiência óssea por falta de vitamina e.

  11. Avatar de Juliana Da Cruz Barreto

    Desculpe falta de vitamina d

  12. Avatar de Cicera Lucas

    Não fico sem vitamina D, o sol me proporcione esse benefício gratuitamente.

  13. Avatar de Luciane Lamarca

    Olá
    GOSTARIA DE SABER SE A VITAMINA D pode causar problema no fígado. ..pois tenho alguns problemas no fígado autoimune..
    Obrigado 😀

  14. Avatar de Lizandra

    A vitamina Dpura pode ser tomada com outra vitmina qualquer por favor algem me espondi obrigado

  15. Avatar de Wagner

    Procurem no youtube sobre vitamina D! o dr Cicero Coimbra é autoridade no assunto !

  16. Avatar de Nina

    Olha eu sofri muitos anos com dores no corpo e no inverno ficava pior. Fui ficando cada vez pior pois não estava nem conseguindo trabalhar mais, acordava num cansaço , uma falta de animo, eu tomava e tomo antidepressivos e pensava que seria por isso, ate que um dia o meu medico me encaminhou para um reumatologista para ver se eu estava com fibromialgia fiz todos os exames e o reumato disse que eu não tinha fibromialgia e me deixou do mesmo jeito, minha psiquiatra me passou mais um remédio o Veligia disse que era bom para as dores no corpo, ele me fazia um mal, fui pesquisar na net e cheguei na deficiência de vitamina D, pedi para o meu ginecologista um exame de deficiência da V.D e deu 13 ele disse que eu estava com deficiência e me passou AderaD3 depois de 3 meses eu estava com 25 E AS DORES SUMIRAM O CANSAÇO TBM . Como pode eu sofrer tanto tempo e fazer vários exames e nenhum medico pedir o exame de vitamina D Na verdade a reposição de da vitamina foi a cura para as minhas dores , meu cansaço, minha fadiga.

    1. Avatar de Cássia Barbosa

      🙂 SABE GENTE EU ACHO MUITO BOM DEBATERMOS SOBRE TUDO, MAS PENSO QUE CADA CASO É UM CASO À PARTE, ACHO MUITO PERIGOSO VIVER DE ACORDO COM A EXPECTATIVA DO OUTRO, LI DIVERSOS DEPOIMENTOS AQUI E VEJO PESSOAS QUE VÃO PELO CAMINHO CORRETO, PORÉM ESTÃO SE AVENTURANDO. É MUITO IMPORTANTE CADA UM PROCURAR SEU MÉDICO DE CONFIANÇA E FAZER A ELE O PEDIDO DA VITAMINA D, B12 ENTRE OUTRAS, COMO TAMBÉM DOSAR O LÍTIO E DEMAIS MINERAIS , LEIAM SOBRE A FALTA DE B12 QUE É BEM INTERESSANTE TAMBÉM E A FALTA DELA TAMBÉM CAUSA DORES A FALTA DE LÍTIO CAUSA A BIPOLARIDADE, A FALTA DE PROGESTERONA (HORMÔNIO) DESREGULA A MENSTRUAÇÃO ENTRE OUTROS SINTOMAS UNS BEM PARECIDOS COM UNS CITADOS POR ALGUÉM QUE DISSE TOMAR A VIT D E FICOU MUITO MAU. POR ESTA RAZÃO DEVE HAVER UMA AJUDA PESSOAL DE UM PROFISSIONAL E MEDIANTE A EXAMES DE SANGUE, QUE PODE SER SUGERIDO PELA PACIENTE, AI INICIAR TRATAMENTO PERSONALIZADO, DESCULPEM MAS PRECISO INFATIZAR ESSE ALERTA MENINAS?❤

      1. Avatar de Cássia Barbosa

        AH, ME ESQUECI DE UMA COISA, NÃO. DEIXEM DE LER A BULA DE UM MEDICAMENTO QUANDO SENTIR EFEITOS COLATERAIS!!!

  17. Avatar de Catia

    Otima matéria.

    1. Avatar de Rosangela

      Quanto vc toma?

    2. Avatar de André Luis Dois Santos Lima

      André estou com muita dor nas pernas as vezes tenho cansado folta de apetite pedir peso estou sentindo pressão arterial está ficando descontrolada eu só 39 ano deve tomar esse medicamentos teio que consulta o médico ou não.mim responder.

    3. Avatar de Viviane

      Oi boa noite, tbm tô com os mesmos sintomas mto fraca e dores pelo corpo todo e tortura tbm, fiz o exame e o meu deu 11 mto baixo, aí a médica me receitou o Supra D de 200 UI , 10 gotas ao dia, só q segundo o q pesquisei pela minha deficiência de vitamina D, 10 gotas é pouco, e tô tomando por conta própria 20 gotas ao dia, há qse duas semanas e ainda não vi melhora. Como vc tomou o suplemento de vitamina D? Qtas gotas de UI vc tomou?

  18. Avatar de Licia

    Tenho gordura no figado minha ginecologista receitou 1 gota por dia gostaria de saber se uma gota e suficiente e se não vai sobrecarregar meu fígado?

    1. Avatar de Luiza

      Boa noite tb tenho falta de vitamina D ,minha médica receitou Andera D3 50000 é um ótimo medicamento,durante quatro mêses tomei um comprimido por semana, agora tomo um por mês.

  19. Avatar de Flávio

    Tive queda de cabelo , em fervereiro descobrir que estava com hiportiroidismo , no mês seguinte realizei exames , tomei remédio puram 25 mg , no mês seguinte realizei exames e a tireoide estabilizou ! Porém fiquei com falta de vitamina D, e mesmo tomando o puran e remédios para evitar a queda de cabelo , a própria não resolveu , a falta de vitamina D pode dar queda de cabelo ?

  20. Avatar de Pietra Rocha

    😀 😀

  21. Avatar de Jaine Ross Do Nascimento

    Tenho falta de Vitamina D estou tomando remedio mas estou me sentido ainda mais cansada e com muitas dores osseseas principalmente nas pernas e fraqueza desanimo addera D3 1000 uma vez por semana

  22. Avatar de Sirley

    Sempre tive muita preguiça a 20 anos sei que tenho ovário polimicro cístico pêlos no rosto ausência de menstruação irregular uma briga com a balança,unha que sempre já nasce quebrada muita queda de cabelo sempre associei o mal humor devido a doença no ovário,passei pela consulta com clinico geral onde o mesmo me indicou somente tomar sol.Até que consultei uma endocrinologista que observou cuidadosamente meus exames de sangue a mesma detectou baixo nível de vitamina D a mesma me receitou vitamina D.5000 Ui a cada 7 dias por 2 meses (2 caixas) após 2 meses vitamina D 7000 Ui em uso contínuo.finalizei esta Semana a primeira caixa Não sofri com dores nas pernas no período menstrual e as dores no corpo que associava a preguiça diminuíram, a unha que por 5 anos já nascia quebrada nasceu perfeita o mal humor não sumiu por completo pois ainda estou na metade do tratamento porém estou muito satisfeita com os primeiros resultados.

  23. Avatar de Aguina

    Bom dia,gostaria de saber se a falta de vitamina d pode ocorer doenças tipo cisto na tireoide? Pois fui diagnosticada através de um exames de ultra-som dois cistos na tireoide. !O meu médico me pediu vários exames . Descobri q preciso de vitamina d . Isso pode ser a causa dos cistos? Obrigada

  24. Avatar de Aguina

    Bom dia,gostaria de saber se a falta de vitamina d pode ocorer doenças tipo cisto na tireoide? Pois fui diagnosticada através de um exames de ultra-som dois cistos na tireoide. !O meu médico me pediu vários exames . Descobri q preciso de vitamina d . Isso pode ser a causa dos cistos? Obrigada

  25. Avatar de Alanna

    Oi tenho hipotireoidismo, tomo puran 50 mg
    Agora esta estabilizada,mas ainda sinto fraqueza muscular, fadiga e dor nos ossos como se fosse choquinhos.Fiz exame e minha Vitamina D estava classificada como insuficiente :24. Minha medica receitou Doss 1.000mg 1 cpr por dia.

    1. Avatar de Dianan

      Oi Alanna como segue com o suplemento de vitamina D. eu tomei exame e saio em 25, tenho uma queda importante do cabelo e dor nos ossos.

  26. Avatar de Laudalia

    Tenho muita fadiga, cansaço ao extremo. Muita preguiça e dor no corpo todo. Eu tenho fibromialgia, mas eu não me conformava com tanto cansaço. Daí eu li sobre a falta de vit D e o que a falta dela faz. Tenho certeza que vou melhorar agora que estou tomando banho de sol. Pois eu não tomava sol nunca.

  27. Avatar de Susu

    Estou tomando a vitamina D pois estou com nivel muito baixo, cerca de 10.
    A médica receitou 4 comprimidos 1 por semana dose de 50.000 UI e depois dose 7.000 UI continuamente. Tomei apenas 1 comprimido estou me sentindo inchada, com dores de cabeça e tontura, espero que passe e venham o bons resultados.
    Estou com muita queda de cabelo, não consigo perder peso, mesmo reduzindo a alimentação, estresse alto, irritação, não tenho certeza se está relacionado.

  28. Avatar de Genyr Calicchio

    Boa noite Celisa !!Por favor me esclarece uma duvida.????
    Qual melhor horário pra tomar a vitamina D.???
    Eu tenho duas amigas que as suas respectivas médicas recomendaram tomar após as 16:00 Hs, vc sabe me explicar porque???
    Eu costumo tomar a minhas pontualmente as 9:00 hs.!!!

    1. Avatar de Marcos Guassu

      O Dr.mais famoso e inteligente da Net
      Pede para tomar junto com a maior refeição
      Por causa da bile, sem ela não absorve, e ela é absorvida com gordura, é perca de tempo tomar em jejum por exemplo, Boa sorte.

  29. Avatar de Isa

    Eu já tenho artrite reumatóide mesmo assim eu posso tomar vitamina de????

  30. Avatar de úrsula

    Ótima matéria, Celisa! Parabéns!

  31. Avatar de Miriam Luna

    Amei!

    Miriam – Luna System
    http://www.qualityluna.com.br

  32. Avatar de Andreia X

    Excelente postagem sobre a vitamina D, eu tomo suplemento pois não tenho como tomar sol.

    1. Avatar de Claudia Nunes

      excelente postagem nunca tomo vitamina tenho medo de engorda 😎

  33. Avatar de Amanda

    O ano passado eu pedi um exame de sangue referente a vitamina D para meu cardiologista e no exame deu deficiência de vitamina D. Meu cardiologista falou para tomar sol e também me indicou uma vitamina que se chama Dose D para que eu tomasse. Após tomar a vitamina e depois de seis meses, com o novo exame de sangue, apontou que eu não estava mais deficiente da vitamina D. Atualmente continuo tomando a vitamina D (dose D) e me sinto muito bem.
    Sugestão: seria interessante as leitoras, conversar com o médico sobre o que pode melhorar em relação a deficiência em Vitamina D.
    Parabéns e ótima matéria.

  34. Avatar de Raquel Delis

    Excelente matéria! A vitamina D tem apresentado resultados fantásticos no tratamento de doenças autoimunes, como a esclerose múltipla, artrite reumatoide e outras. Quem se interessar por esse tratamento, procure na Internet por “Vitamina D por uma outra terapia”, e “Dr. Cícero Galli Coimbra”. Saúde a todos.

  35. Avatar de Andréa Mattos

    Que matéria bacana!
    Há dois anos fiz um exame e constou deficiência de vitamina D. O meu médico me indicou injeção e cápsulas para que eu retornasse para níveis aceitáveis da vitamina.
    Atualmente, já estou com deficiência novamente e já sinto os males… Tenho muitos problemas intestinais por conta disso

  36. Avatar de Mariana

    A indústria farmacêutica e dos filtros solares não estão nada satisfeitas com o fato das pessoas estarem sendo informadas sobre a importância vital da vit. D. Estudos muito sérios provam que uma simples suplementação de 4000 UI de vit. D ao dia, para um adulto, reduziria 40% (QUARENTA POR CENTO!!!), de todos (TODOS!!!), os casos de câncer do planeta! Alguém acredita que os fabricantes de quimioterápicos ficam felizes com isso?! (vejam no youtube entrevistas com Dr. Cícero Galli Coimbra, neurologista, pioneiro em tratamentos com altas dosagens de vit. D no Brasil em casos de doenças autoimunes e professor da USP). Citei o caso do câncer só como exemplo, por que em se tratando de vit. D o assunto é tão longo que existe até livros a respeito, ela regula simplesmente o CORPO INTEIRO… Eu concordo com alguns médicos bem intencionados que assisti: as farmacêuticas demonizaram o Sol de propósito. Não que se deva ficar lá, feito uma lagartixa, esturricando a pele, correndo risco de insolação, queimaduras, etc, mas em cerca de vinte a trinta minutos, com 60% de pele a mostra (em países islâmicos os níveis de vit. D das mulheres são simplesmente aterrorizantes), já produz de 10000 a 20000 UI de vit. D em um adulto de pele clara (aumentar de acordo com o tom da pele como diz na matéria), e, em caso de suplementação, 400 UI é simplesmente ridículo. Dose para um recém nascido de 2,5 Kg (minha filha tomou essa dosagem quando nasceu, até os dois aninhos). Nos Estados Unidos já está para ser aprovada a quantidade de 4000 UI/DIA (se é que já não foi). Medidas assim salvarão muitas vidas!

  37. Avatar de Silene

    Ótimo alerta pra todos nós. Muito boa matéria. Bjsssssss queridos (as)…..

  38. Avatar de Claudiacossetinpico

    Adorrei as dicas. Sempre corri do sol. Fujia como uma enemiga do sol. Agora aprendi k o sol nao e esse vilao k eu achava k era. Amei

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva