A vitamina D é produzida pelo próprio organismo, com o auxilio da luz solar e interage com hormônios que regulam a quantidade de cálcio no organismo. É produzida a partir do colesterol, porém pode ser encontrada em alimentos como fígado, gema de ovos e óleos de peixe. Quando uma pessoa se expõe ao sol, os raios ultravioletas são absorvidos e atuam com o colesterol, transformando-o num precursor da vitamina D. Horas depois o fígado e os rins convertem esse precursor em vitamina D.
A vitamina D atua como um hormônio que mantém as concentrações de cálcio e fósforo no sangue através do aumento ou diminuição da absorção desses minerais no intestino delgado. Ela regula o metabolismo ósseo e a deposição de cálcio nos ossos. A vitamina D também é muito importante para crianças, gestantes e mães que amamentam, por favorecer o crescimento e permitir a fixação de cálcio nos ossos e dentes.
Deficiência de VitaminaD
A deficiência de vitamina D é muito comum no Brasil e no mundo, mas parece que a grande maioria das pessoas (e até médicos) não estão muito preocupadas com isso. Hoje, estima-se que mais de 85% da população podem ser deficientes em vitamina D.
Apesar do nome, a vitamina D não é uma simples vitamina. Na verdade, é um hormônio esteróide, obtido principalmente através de exposição ao sol, e não via dieta. Há pouquíssimos alimentos que realmente têm algum nível de vitamina D naturalmente, e mesmo alimentos ditos “fortificados” não contêm vitamina D suficiente para chegar perto das necessidades diárias.
Com o nosso estilo de vida moderno, é muito difícil pegar sol suficiente para se obter a dose excelente de vitamina D. Passamos muito mais tempo em ambientes internos, como casa e escritório, e ainda por cima, nos últimos há uma forte campanha “heliofóbica” (anti-sol), promovida pelo incentivo exagerado do uso de filtros solares.
7 “Fatores de Risco” para Deficiência em Vitamina D
A única maneira de saber com certeza se você é deficiente em vitamina D é através de exames de sangue. No entanto, existem algumas características e sintomas que aumentam muito a propensão à deficiência.
1. Pele mais Escura
Peles negras estão em maior risco de deficiência de vitamina D. Se você tem pele escura, pode ser necessário até 10 vezes mais exposição ao sol para produzir a mesma quantidade de vitamina D que uma pessoa com pele branca. O pigmento da pele age como um protetor solar natural, por isso, quanto mais pigmento você tem, mais tempo você terá para gastar no sol para produzir quantidades adequadas de vitamina D.
2. Tristeza ou Depressão
Os níveis de serotonina (hormônio associada com a elevação do humor) aumentam com a exposição à luz. Cientistas avaliaram os efeitos da vitamina D na saúde mental de 80 pacientes idosos e descobriram que aqueles com os mais baixos níveis de vitamina D eram 11 vezes mais propensos a ser deprimidos do que aqueles que receberam doses saudáveis.
3. Mais de 50 Anos de Idade
À medida que envelhecemos, a pele não produz tanta vitamina D em resposta à exposição ao sol. Ao mesmo tempo, os rins (órgão também importante no processo de conversão da vitamina D) se tornam menos eficientes. A partir dos 70 anos, a produção de vitamina D já é 30% menor que um adulto jovem. Além disso, adultos mais velhos tendem a passar mais tempo dentro de casa (ou seja, recebendo ainda menos exposição ao sol).
4. Obesidade (ou Maior Massa Muscular)
A vitamina D é um hormônio solúvel em gordura, o que significa que quanto mais gordura você tem no corpo, mas a vitamina D é “consumida”. Se você estiver com sobrepeso, você vai precisar de mais vitamina D que uma pessoa mais magra, tornando a deficiência mais provável. O mesmo vale para pessoas com peso corporal elevados devido à massa muscular.
5. Dor nos Ossos
Se você está sentindo dores, especialmente em combinação com muito cansaço, isso pode ser sintoma de falta de vitamina D. Infelizmente, muitas vezes isso acaba sendo diagnosticada de forma errada, como tendo fibromialgia ou síndrome de fadiga crônica.
A deficiência de vitamina D provoca o efeito de acumular excesso de cálcio na matriz de colágeno em seus ossos, resultando em dor óssea.
6. Suor em Excesso
Um sinal clássico da deficiência de vitamina D é suor excessivo na cabeça. Esse é o motivo por que alguns médicos perguntam para novas mães sobre a sudorese na cabeça de seus recém-nascidos. A transpiração excessiva em recém-nascidos devido é descrito como um sintoma comum da deficiência precoce de vitamina D.
7. Problemas Intestinais
Lembre-se que a vitamina D é solúvel em gordura, o que significa que se você tiver uma condição gastrointestinal que afeta sua capacidade de absorver a gordura, você pode ter uma menor absorção de vitamina D também. Isto inclui condições do intestino como a doença de Crohn, doença celíaca (ou sensibilidade ao glúten não-celíaca), e doença inflamatória do intestino.
O que bons níveis de vitamina D poderiam fazer por sua saúde?
A vitamina D combate infecções, incluindo constipações e gripe, uma vez que regula a expressão de genes que influenciam o sistema imune a atacar e destruir bactérias e vírus. A quantidade de estudos sobre vitamina D tem aumentado muito, e cada dia descobre-se mais benefícios de otimizar seus níveis de vitamina D.
Proteção contra doença cardiovascular. A vitamina D é muito importante para reduzir a hipertensão, doença cardíaca aterosclerótica, ataque cardíaco e derrame. Um estudo mostrou que a deficiência de vitamina D aumenta o risco de ataque cardíaco em 50%. O que é ainda pior: se você tem sofrer ataque cardíaco e for muito deficiente em vitamina D, o risco de morte chega próximo de 100%.
Proteção contra doenças auto-imunes. A vitamina D é um potente modulador imunológico, tornando-se muito importante para a prevenção de doenças auto-imunes, como a esclerose múltipla e a doença inflamatória do intestino.
Proteção contra infecções, incluindo a gripe. A vitamina D também ajuda a combater infecções de todos os tipos. Um estudo feito no Japão, por exemplo, mostrou que crianças em idade escolar, com 1200UI de vitamina D por dia durante o inverno reduziram seu risco de contrair infecção por influenza A em cerca de 40%. Hoje muitos acreditam que a suplementação com vitamina D é muito mais prudente, seguro e barato que vacinar-se contra gripe.
Reparo do DNA e processos metabólicos. Um dos estudos mostrou que os voluntários saudáveis que tomaram 8000UI de vitamina D por dia durante alguns meses regularizaram 291 genes responsáveis por até 80 processos metabólicos diferentes. Os efeitos variaram desde melhorar o reparo de DNA, até sobre a auto-oxidação — oxidação que ocorre na presença de oxigênio e radiação UV, com implicações para o envelhecimento e câncer, por exemplo.
Porque a vitamina D é tão fundamental?
A vitamina D tem sido destaque em vários estudos científicos, devido ao seu poder para combater a pressão arterial, controlar o peso e afastar o risco de tumores. Ela é essencial para o tratamento da osteoporose, pois promove a absorção de cálcio da dieta, nutriente necessário para o crescimento normal dos ossos. Algumas pesquisas sugerem que a vitamina também ajuda a combater doenças autoimunes, infecções e câncer.
Além de fortalecer nosso sistema autoimune, atua na secreção de insulina. Alguns estudos sugerem que a deficiência da vitamina pode levar ao prejuízo na secreção deste hormônio, o que poderia causar intolerância à glicose. A vitamina D é produzida na pele, mas é ativada pelos rins. Doentes com insuficiência renal necessitam de suplementos dessa vitamina.
Como repor bons niveis de Vitamina D?
A alimentação tem níveis muito baixos de vitamina D, ela pode ser encontrada no leite, no salmão, sardinha, óleo de fígado de peixe, cogumelo, ovos e alguns cereais que são fortificados com essa vitamina. Mas a principal fonte dessa vitamina vem do sol.
O Banho de Sol
O corpo fabrica vitamina D graças ao contato com os raios solares. O ideal é se expor diariamente em média 15 minutos. Passe o filtro solar no rosto e deixe pernas e braços livres, já que o creme limita a absorção da luz. No entanto, pessoas mais claras, que necessitam de proteção solar absoluta, obtêm a vitamina mais facilmente, se expondo menos de 15 minutos três vezes por semana.
Existe o risco de deficiência de vitamina D durante o inverno, pois os raios solares nesta época não permitem a produção adequada de vitamina D. Também devido ao fato que a necessidade individual pode variar consideravelmente, dependendo de vários fatores.
Suplementação de Vitamina D
Se é difícil conseguir bons níveis através do banho de sol, a suplementação é a melhor forma. Como orientação geral, a pesquisa da GrassrootsHealth sugere que os adultos devem consumir idealmente cerca de 8000 UI por dia para atingir um nível sérico de 40 a 50ng/ml.
Infelizmente, os suplementos de vitamina D encontrados com mais facilidade aqui no Brasil são de apenas 400UI, uma dose extremamente baixa comparada com as novas descobertas científicas. A opção é obter suplementos mais potentes em farmácias de manipulação ou em lojas no exterior.
Qual a quantidade ideal para uma saúde perfeita?
Quando se trata de vitamina D, você não quer estar na “média” ou no “normal”; você deve realmente buscar a faixa do “ótimo”. A razão para isso é que, a medida que os anos passam e as pesquisas avançam, a faixa recomendada progressivamente aumenta. Muitas vezes, o padrão utilizado em exames como “normal” fica defasado com as informações mais atuais.
No momento, com base na avaliação de populações saudáveis que recebem muita exposição solar natural, o intervalo ideal para a saúde geral parece estar em algum lugar entre 50 e 70 ng/ml.
Deficiência | <50 ng/ml |
Bom | 50–70 ng/ml |
Ótimo (tratamento de câncer e doenças cardíacas) | 70–100 ng/ml |
Excesso | >100 ng/ml |
Quanto à forma de otimizar seus níveis de vitamina D, a exposição solar adequada ainda é a melhor maneira. Se as suas circunstâncias não permitem que você acesse o sol com abundância, você deve tomar um suplemento de vitamina D.
a vitamina D é importantíssima para a nossa saúde, ótima matéria. Bjos!!!
Nossa, Celisa, muito boa a matéria. Parabéns!
Bom, coincidentemente comecei a tomar a Vitamina D ontem. Eu ainda não senti muito o efeito, pq faz 1 dia apenas que tomei. Mas muitas pessoas que conheço tomam e a saúde melhorou muito. O ânimo melhora horrores! Vale à pena experimentar. Farei um teste por 6 meses (pq vou repartir o frasco com a minha mãe). E vamos ver se dá certo… há de dar!
Se vcs conhecerem alguém que more nos EUA, peçam p/ trazer um frasco de lá. Paguei US$ 8.90 por 365 comprimidos. Aqui não encontrei por menos de R$ 25,00, mas 30 cápsulas.
Beijos, meninas, e excelente semana a todas!
Olá Audrey, eu tb comprei (em gotas) mas ainda não comecei a tomar.
Vi num programa (bem-estar) que as pessoas se sentem cansadas e nem imaginam que o problema pode ser a falta da vitamina D. Para quem não pega sol, poucas gotinhas por dia já faz toda diferença. E o melhor, essas gotinhas não tem nenhuma contra-indicação 🙂
Que bom que gostou do texto. Bjs
Ótima matéria,alguns meses do ano tomo vitamina D em cápsulas,porque não tomo sol quase nunca,além de ter a pele super clara,moro em São Paulo/Capital,tomar sol aqui só em sonho e p/ piorar não gosto mesmo de me expor ao sol.
Eu só descobri que produzimos vitamina D em contato com sol,quando li um trecho do livro Crespúsculo(não sei é nesse conto) em que a Bella fala que vai tomar um pouco de sol no jardim p/ conseguir um pouco vitamina D natural (é algo mais ou menos assim) – Depois disso corri p/ saber o que acontece na falta de vitamina D e então comecei a tomar cápsulas algumas vezes no ano,p/ quem não toma sol é super importante.
Bjs
Você já fez exame para detectar a falta de vitamina D? Pois a Dra. Juliana Korth que é especialista em medicina preventiva, diz que o uso de suplementação é feito por no máximo 8 semanas. Tem um comentário meu mais abaixo que copiei da matéria feita por ela no site Minha Vida.
qual a marca dessa vitamina D que tem nos USA? Por favor passa pra mim, obrigada
fique com DEus
radha
É muito importante que a gente consiga obter todas as vitaminas e minerais que precisamos através dos alimentos. Eu não sou a favor de cápsulas, exceto em casos específicos, acho que podemos obter todos os nutrientes através de uma alimentação balanceada e saudável.
A vitamina D é ótima, pois nós mesmos conseguimos produzi-la, desde que tomamos sol, agora, não sabia que ela era produzida através do colesterol!! Que legal!
Um abraço!
Oi Sandra, sem dúvida o melhor é adquirir as vitaminas através dos alimentos. Mas no caso da vitamina D a quantidade nos alimentos é muito pouca e vc não consegue adquirir a quantidade necessária por dia só nos alimentos. O ideal é pegar um solzinho :)!
Ainda bem que nesse caso ainda temos mais essa opção: tomar sol!!
Um abraço!
PARABÉNS pelo post!! Muito importante a matéria, para nos aletar de importância da vitamina D.
olá, achei muito valiosas essas informações, não sabia disso e gostei muito do texto, vou pegar mais sol 🙂
ando bastante cansada, será que é a falta dessa vitamina? eu não pego sol quase nunca…
olá celisa, eu tb vi no bem-estar eles falando sobre a vitamina D, adorei que vc fez um post para alertar as pessoas, pois ninguém dá importancia para uma vitamina que pode ser fundamental para nossa saude, parabéns!!!
Depois daquele dia eu comprei as gotinhas, tomo 5 por dia, aqui onde moro tem pouco sol e agora nesse inverno nao pego sol nunca, mesmo porque é muito frio e o corpo está sempre coberto.
Olá Celisa,
Adorei a matéria!!!!
Muitíssimo obrigada pelo post!!!!!!!. muito importante para nós leitores.
Até a próxima.
adorei, queria saber qual sol é melhor pegar e por quanto tempo. Se passar protetor náo resolve?
Vc pode pegar o sol da manhã (até as 10:00) ou (depois das 16:00)
Se vc tem a pele clara até 10 minutos é o suficiente e se a pele for mais escura 15 minutos basta.
Segundo o especialista do programa, o protetor solar bloqueia a ação dos raios solares e por isso recomanda-se não usar a proteção nesses 15 minutos. Pode passar no rosto, mas deixe os braços livres…
Oi, Celisa
Ótima materia
Onde vc compra vitamina D?
Qualquer pessoa pode tomar?
È em capsulas ou liquida ?
bjos
Oi Pri, qualquer pessoa pode tomar desde que o organismo esteja em falta com a vitamina D, ou seja, dificilmente essa pessoa consegue pegar um sol por muito tempo.
Geralmente agora no inverno é mais difícil de pegar sol na medida certa, bem pelo menos em Curitiba nunca fico com os braços de fora heheheh
Vende nas farmácias, o nome é aderogil, em gotas…
Bjs querida
Oi, Celisa
Obrigada pelo esclarecimentos viu ….
Dificl memso tomar sol com esse tempo frio , apesar que esse final de semana q hj em especial tem um lindo sol lá fora , está mais ameno o frio , mais logo esfria denovo neh ……..
bjos Kerida
Olá Menina!!
Adorei este artigo, é muito importante que se fala das vitaminas.
Acho que seria legal se falar de todas e a importância de cada uma.Lógico que em artigos diferentes.
Pois tem muitas pessoas que não sabem a importância de algumas deles.
Boa Semana a todas.
Muito boa essa matéria, ainda bem que podemos também adquiri-la através do sol,tem coisa melhor que um banho de sol, com bastante protetor solar é claro. bjsss.
Depois de ler esta matéria , acho que estou precisando de vitamina D, pois não me exponho ao sol por ser muito branca, e sol em excesso causa envelhecimento e outros males. Mas estou me sentindo cansada.Gostei muito da máteria.
Obrigada pela informação,pois não sabia que a deficiência de cálcio altera o peso.Parabéns pela matéria. PIUPIU
oi adorei saber o quanto e importante a vitamina d p nosso organismo.bjs
adorei e muito bom saber sobre essas coisas
ainda mais para mi que eu espero faze facu de nutriçao.
obrigada pelas dicas .
A falta de vitamina D a longo prazo causa perda de memória e pode levar tbém a depressão .
Sempre tive excelente alimentação e por isso me surpreendi ao fazer exame e lá constar insuficiência de Vit.D. Passei a tomar o medicamento Oskal-D. No exame seguinte deu deficiência de Vit.D. Passei a fazer caminhada nos finais de semana, sem protetor solar (apenas no rosto) e a tomar Vit. D manipulada (R$9,00 30 cápsulas). No exame seguinte já estava tudo normalizado.
O sol é importantíssimo para sintetizar essa vitamina. Como o filtro solar prejyudica a absorção da vitamina, quem tem a deficiência deve tomar sol antes da 10h.
Gostei do post de hoje! 🙂
Há uns 9 meses atrás mais ou menos eu fui à minha endocrinologista porque meu cabelo estava caindo muito, minhas unhas MUITO fracas e manchadas, eu emagreci 11kg e achei que poderia estar com algum problema na tireóide.
Ela me mandou fazer uma bateria de exames e eu descobri nesses exames de sangue que estava com deficiência de vitamina D (dentre outras coisas).
Desde então comecei a tomar o suplemento em gotas durante o café da manhã, como recomendado pela minha endocrinologista, que, inclusive, me deu a dica dos alimentos que contém essa vitamina. (Tudo o que a Celisa falou foi exatamente o que a minha médica me recomendou. PODEM CONFIAR!!! rsrsrs) Tomei o suplemento em gotas durante 4 meses, mas o nível de vitamina D não subiu de acordo com o esperado.
Agendei o retorno com minha endocrinologista e ela me receitou cápsulas manipuladas dessa vitamina. O valor das cápsulas é muito mais barato que o da vitamina em gotas.
Paguei R$12,00 por 12 cápsulas. Minha médica me receitou dessa vez em cápsulas porque a quantidade de vitamina D que eu precisava era muito maior do que poderia ser encontrada no suplemento em gotas.
Mas as cápsulas não podem ser ingeridas diariamente. Eu estou tomando apenas 1 vez por semana durante 3 meses. A partir do 4º mês será 1 cápsula a cada 2 semanas.
Ainda não sei qual o resultado de tomar as cápsulas porque ainda estou na 4ª semana dos primeiros 3 meses. Se der certo, eu conto aqui pra vocês! hahahaha
Abraços!
Não devemos se auto medicar, quem tem cálculos renais,
deve evitar tomar essa vitamina, sem orientação de seu
médico. bjokas
Oi, Luiza Mendonça
Nossa bem lembrado isso que vc disse , sobre cálculas renal, eu tenho , provavelmente não posso tomar essa vitamina então, irei perguntar ao médico p/ saber .
Como não tomo sol , uma pq não gosto mesmo , outra aqui só está fazendo frio e trabalho o dia todo, achei que essa vitamina poderia ajudar .
bjos Kerida
Muito útil a matéria Celisa!!! Adorei, e tenho certeza que ajuda muitas pessoas! Uma idéia: mais resenhas sobre as vitaminas e os sais minerais, onde encontrá-los, importância, e etc!!! 😀 Beijos
Adorei a matéria. (:
Olá Celisa ,adorei a matéria. bjs.
ola ameiii a materia ,gostaria tambem que voces publicasem materias de dieta apoto que todas leitoras irao adorar um fforte abraço tchauu!!!!!!!
celisa
como vai? tenho acompanhado seu blog e gostado muito das suas orientaçoes e das orienctaçoes do fernado goober. mas minhas duvidas nao tem casado com as resenhas entao sempre pergunto sobre assuntos que nao estao em pauta. se vc puder me responder seria o seguinte: o que e sorbitol e xilitol que tenho na composiçao do hydracid c 20? sei que sao açucares mas desidratariam a pele, nao seriam formas alcoolicas? vc saberiame responder ?
Vou continuar com o cogumelo e com o sol…..Sou vegetariana.Nada animal entra no meu prato!
O SOL É O MELHOR REMÉDIO PARA OS OSSOS !!!
Ola,
Muito grata pela tão boa materia. Eu não tomo sol quase nunca, tenho problemas na pele e eu tento alimentar-me bem, mas ainda assim acho que não é suficiente. Tenho um cansaço muito grande, uma fadiga. Pode ser por falta da vitamina D. Vou conversar com minha geriatra. Obrigada pelo alerta. Parabéns mais uma vez por tão boa matéria.
Eu já tomo é é otimaaaaaaaaaaaa.,..todo seu mal estar
vai praticamente embora.Voce é outra pessoa sua disposição para o trabalho
é simplismente fantástica.
OLÁ…
Reparei que no comentário da Audrey ela comentou que conseguiu mais barato no EUA, mas olha só… não sei qual a quantidade que veio no frasco dela, mas minha dermatologista me receitou e, também por coincidencia, comecei a tomar a vitamina D essa semana, e consegui ela manipulada, e convertendo em reais custa o mesmo valor.
No entanto o ideal é procurar um profissional para que seja receitada a quantia certa, pois eu por exemplo, só preciso tomar uma vez por semana.
Abraço
Oi Pamela! Tudo bem?
A quantidade que veio no frasco que comprei é de 365 comprimidos de 400iu. Aqui no Brasil eu achei também (não da mesma marca), de 400iu, porém, vinha apenas 30 cápsulas, e custava uns R$ 25,00. Lá onde eu estava, fazia muito sol (Arizona), uns 40ºC, mas como sou extremamente branca, evitava por receio de pegar alguma doença. Procurei uma médica, e depois de alguns exames, ela me receitou doses diárias de 400iu.
Vc fez certinho, procurou um profissional que te passou a quantidade exata. Mesmo que seja vitamina, precisamos marcar médico e fazer exames antes. Vitamina em excesso faz muito mal! Bjs.
Gente, cansaço pode vir de diversas coisas, não apenas por falta de vitamina D. Antes de comprarem e tomarem por conta própria sem saber o que realmente está faltando, que tal consultar um clínico geral, fazer exames de sangue, para daí sim ver a necessidade e a dosagem a ser tomada. Se o organismo não estiver precisando ele simplesmente elimina, daí é desperdício em dobro, dinheiro e vitamina.
CELISA eu vi no programa (bem estar) mas,aqui vc e as leitoras esclarece bem,tenho calculo renal ñ posso tomar a vitamina D entao posso tomar sol q é de graça e maravilhoso para saude tbm…. 😉
Parabens! vc é 10… bju
o sol da manha é otimo pra nossa saúde mas é uma pena pois não posso tomar sol nehum pois faço tratamento de mnchas no rosto e qualquer sol que tomo elas esqurece muito.A materia é otima amei este saite
acho muito importante a vitamina d mais acho que agente tem que respeita os limites do sol beijos
Sobre o uso:
Para prevenir a deficiência de vitamina D em pessoas com exposição solar inadequada, recomenda-se uma dieta rica em vitamina D que varia conforme a faixa etária. O tratamento da deficiência consiste em suplementação oral por cerca de oito semanas.
-Bebês- 400 miligramas
-Crianças e Adolescentes 400 miligramas
-Adultos com menos de 51 anos 400 miligramas
Outra coisa, não é preciso ficar torrando no sol, é só 15min diários, braços e pernas. Mesmo quem tem pele muito branca, não há problema, pois para haver queimadura é preciso ficar exposta muito tempo e principalmente em horário inadequado.
Parabéns pelo site!! É muito importante mesmo.
Adorei a matéria! Obrigada.
Bjão
Celisa, muito boa esta matéria. O que eu acho incrível é que tem que prevenir para não deixar faltar. Uns dizem que a partir dos 40 é preciso começar a cuidar. Tem uns 6 meses que fiz vários exames laboratoriais e entre eles estava o cálcio. Perguntei a doutora se eu poderia tomar suplemento de calcio até para ajudar na fixação e ela disse que não precisava que estava bom.Agora o que tem que ser feito? Tomar o sol de 15 minutos ou 10 ,dependendo da cor da pele e procurando alimentos que sejam ricos em cálcio, não é verdade?Minha mãe está tomando o calcium da forever living porque ela tem osteopenia e já operou a coluna.Ela toma este suplemento e se sente bem.Uns dois que a doutora passou ela ficou sentindo muita dor e parou porque parecia que ela estava ficando doente. O que será que aconteceu?
Estou tomando 1000iu/gota uma vez por semana, em dose prescrita pelo meu Endocrinologista. Já havia me consultado com muitos para tentar perder peso, contra o qual luto a vida toda. Este ultimo medico me passou 42 exames, coisa que nunca tinha visto. Deu quase tudo normal, tirando alguns anticorpos que atacam a Tireóide, colesterol e vitamina D. Por fim, descobri que estou a um passo de um hipotireoidismo em função de ter uma doença autoimune chamada Hashimoto e com níveis de vitamina D abaixo de um terço do normal, o que se considera deficiência grave. Também odeio sol e nao tinha noção da importância dessa vitamina para os ossos, a preservação dos ossos e o equilíbrio do metabolismo. Ou seja, todos esses anos brigando sem saber o que eu tinha. O alerta é: vá a um BOM medico endocrinologista ou clinico geral, peça referencias desse medico! Pague se tiver que pagar, se o plano nao cobrir, muitas vezes custa menos que uma ida ao salão!! Nao tome vitamina por conta própria, nem nenhum remédio! Além de nao adiantar nada, faz mal e pode causar intoxicação. Tive médicos que me passaram até hormônios sem fazer um exame aprofundado, correndo risco ter algo grave, considerando que tenho uma doença que eu desconhecia, quando na verdade, precisava de algo mais simples.
adorei mi ajudou muito no trabalho da escola vlw obgda
Eu ,gostaria de saber ,por quanto tempo o banho diário de sol ,fica no organismo? E se não é preciso ingerir vitamina D se tomamos sol nos horários indicado ?
Muito obrigada pela atenção
gostei muito ,tinha essa duvida ,sempre tive medo de sol ,agora então vamos tomar sol!
e alimentar adequadamente com peixe ovos etc… muito obrigada ! valeu msm!
Qual a posologia do Aderogil gotas para adultos? Na bula vem recém nascidos, lactantes e crianças!
Gente, segue uma dica super importante de onde comprei:
http://www.divaspashop
O site tem varias vitaminas e suplementos importados e também um servico de encomenda.
Muita coisa tem frete grátis, entrega rápida e achei super confiavel!
Celisa, tomo essa vitamina D a algum tempo, depois da cirugia bariatrica fiquei com insuficiencia e + outras tb
e tenho me sentido muito bem, obrigado pela dicas tenho aprendido muito
nossa muito bom me ajudou muito no trabalho da escola 😉 😆
oi meu nome é liana estava me sentindo tao cansada que cheguei a comentar que parecia uma velha de 100 anos mas li num livro sobre a vitamina d comprei as capsulas e comecei a tomar,tem 5 dias que comecei e as dores estão desa´parecendo,é incrivel,e a vontade de comer o tempo todo passou. 🙂 😎
vale a pena tomar esta vitamina.
É muito complicado a reposição da vitamina D através do sol. O corpo tem que ficar exposto sem filtro solar, nos horários de pico e não pode tomar banho ANTES e só depois de 8 horas após a exposição solar.
Quem tem tempo de cumprir todo esse protocolo nos dias atuais, além de correr risco de ter um câncer de pele, devido à exposição ao sol sem filtro solar?
Conseguir a vitamina D, da alimentação é muito difícil também. Teríamos que comer peixes todos os dias, o que é inviável, porque o peixe no Brasil é muito caro.
Segundo o novo protocolo do FDA, os adultos precisam de 600Ui ao dia de vitamina D, logo, só nos resta as cápsulas de vitamina.
Eu mandei manipular as minhas, junto com a vitamina E, outra vitamina importante e praticamente impossível de se conseguir através da alimentação.
Temos que ter bom senso e equilíbrio sobre o que dá, ou não para fazer. Com a destruição da camada de ozônio, quem é louco de se expor ao sol sem filtro solar? Eu prefiro não arriscar.
Há muito tempo vinha sentindo um desânimo, dores nas pernas, cansaço mental e físico, resumindo uma prostração só. Marquei uma consulta com um Reumatologista, e o profissional de imediato disse você está com artrite, mas gostaria que fizesse alguns exames. Já retirei o resultado e ficou constatado que estou com carência de vitamina D. Comecei a tomar injeções, e também algumas vitaminas via oral, só faz uma semana, mais o efeito positivo é bastante visível, a disposição é outra e as dores são mínimas. Estou bastante otimista. Procuro evitar o sol, já que possuo histórico de câncer de pele na família (minha mãezinha faleceu de melanoma). Boa a sorte a todos que estão vivenciando essa situação.
achei a matéria super interessante,estamos sempre aprendendo algo mais gratos…