Para a mulher que gosta de se cuidar

Você sabe a importância da vitamina E para sua saúde?

Você sabe a importância da vitamina E para sua saúde?

A vitamina E é um dos antioxidantes mais importantes, pois demonstra ter efeitos contra a deterioração das células e contra o envelhecimento. Normalmente encontrada em multivitamínicos e fórmulas antioxidantes, a forma natural (d-alfa-tocoferol) é a melhor.

Publicidade

Por meio da destruição das membranas celulares, os radicais livres são responsáveis por uma grande variedade de problemas de saúde.

Benefícios da Vitamina E

A vitamina E ajuda a defender as membranas celulares do corpo contra o estresse oxidativo, para a manutenção de uma boa saúde e de um bom funcionamento do sistema imunológico.

Além de suas funções antioxidantes, a vitamina E é agora conhecida por agir por meio de outros mecanismos, incluindo efeitos diretos na inflamação, regulação das células do sangue, crescimento do tecido de conectividade e controle genético da divisão celular.

Um agente dinâmico de combate ao câncer, a vitamina E protege as células e o DNA contra lesões que possam se tornar cancerosas. Ela diminui o crescimento de tumores, além de melhorar o funcionamento imunológico e evitar que substâncias pré-cancerosas transformem-se em carcinógenos.

As mulheres que sofrem de displasia mamária geralmente sentem alívio com a suplementação de vitamina E. A displasia caracteriza-se por dores nas mamas, às vezes, com nódulos benignos ou inchaço, normalmente essas dores começam alguns dias antes do período menstrual.

A vitamina também pode ser benéfica a pessoas com diabetes. Ela melhora a ação da insulina e o metabolismo da glicose no sangue diminuindo o estresse oxidativo.

Deficiência de Vitamina E

Como a vitamina E é relativamente desconhecida, a maioria das pessoas não sabe dos perigos associados a não ingerir a quantidade suficiente. A falta de vitamina E pode ser tratada com o consumo de alimentos ricos em vitamina E ou com a toma de um suplemento alimentar à base de vitamina E. A falta de vitamina E pode causar insônia, colesterol alto e até queda de cabelo. Pode causar ainda: pele e cabelos secos e sem vida, cistos na mama, cansaço excessivo, trombose, infarto do miocárdio, dificuldade de engravidar, entre outras.

Alimentos que Contêm Vitamina E

Você sabe a importância da vitamina E para sua saúde?

Muitas pessoas sabem que a cenoura é uma excelente fonte de vitamina A, e que a laranja pode suprir a quantidade que você precisa de vitamina C, mas a maioria de nós não conhece os alimentos que contêm vitamina E.

A vitamina E é encontrada em óleos vegetais (amendoim, soja, palma, milho, cártamo, girassol e o gérmen de trigo). As castanhas (nozes, amêndoas, avelã e castanha do Pará) são boas fontes, assim como as sementes, grãos inteiros, carnes gordas e os vegetais de folhas verdes. Basta comer 2 castanhas do Pará ou 3 nozes por dia, para garantir a ingestão da vitamina E necessária para um dia.

Suplementos de Vitamina E

Se tiver problema para encontrar vitamina E suficiente no alimento que você come, os suplementos podem ser a resposta para a sua busca. Entretanto, o problema com os suplementos é que eles podem conter quantidades perigosas da vitamina ou podem conter vitamina processada, de modo a perder os possíveis benefícios à saúde.

O ideal é consumir a vitamina E no mesmo horário todos os dias e junto com as refeições que contenham uma certa quantidade de gordura (para melhorar a absorção e evitar irritações estomacais). Os efeitos antioxidantes da vitamina E parecem ser potencializados quando ela é ingerida junto a outros antioxidantes, como a vitamina C.

O que o excesso de vitamina E pode causar?

A vitamina E em excesso pode causar alterações na coagulação, distúrbios gastrintestinais e dor de cabeça crônica. Recentemente, dois estudos grandes mostraram que a vitamina E, largamente utilizada como coadjuvante no tratamento do mal de Parkinson e, em associação com outros medicamentos, nos portadores de Alzheimer como incrementadora da memória, não apresenta efeitos notórios e não deve mais ser prescrita para esses pacientes.

Você ingere a quantidade suficiente de vitamina E? Toma algum tipo de suplemento?

101 comentários para “Você sabe a importância da vitamina E para sua saúde?”

  1. Avatar de Denise Camargo

    Eu tomo suplemento de vitamina E, recomendação da dermatologista, amei o artigo

  2. Avatar de Antonieta

    Achei muito interessante esse artigo, nunca me preocupei muito com a vitamina E, alias não sabia muita coisa sobre ela.

  3. Avatar de Marta

    Tomo suplemento de vitamina E há mais de 20 anos 🙂

    1. Avatar de Rubens

      Oi, gostaria muito de saber, qual a marca de vitamina E que vc compra, nas farmacias só tem marcas com 400 mg e indicam uma capsula por dia, mas se a dose diaria é de 30 mg, 400 mg não é exesso em demasia. o excesso parece que pode causar muitos males

      1. Avatar de Nádia

        Olá!!! Na verdade acredito que 400mg é o total de miligramas da embalagem toda, ou seja, as 30 cápsulas juntas!!! Nesse caso não excede a dose recomendada por dia, pois cada cápsula teria cerca de 13mg!!! Espero ter ajudado!!!

  4. Avatar de Roselaine

    Eu sabia que era antioxidante e que ajuda no envelhecimento, mas na verdade não sabia que alimentos continham.

  5. Avatar de Maria Eunice

    Como 2 castanhas e 4 nozes todos os dias, então estou bem 🙂

  6. Avatar de Marcos

    Muito bom!

  7. Avatar de Ca

    Preciso ingerir mais esses alimentos, bom artigo!

  8. Avatar de Clícia

    A castanha do Brasil é realmente uma beleza! Fiquei muito satisfeita em saber da importância da vitamina E para a saúde.

  9. Avatar de Ivete

    eu cuido da minha saúde e tenho uma alimentação saudavel antes dos meus conhecimentos eu pesava 83 kl oje eu peso 69 almentou até a minha alta estima eu rejuvenececi 10 anos hoje eu tenho 63 anos com a parencia de 52 anos.. estou feliz

  10. Avatar de Sabrina

    Eu consumo vitamina E atraves de suplementos, acho mais prtatico e minha dermato disse que não tem contra-indicação… o que não dá é para ficar com a falta dessa vitamina tão importante.

  11. Avatar de Rossane

    Eu tomo a Emama, vitamina E excelente para as mulheres

  12. Avatar de Carmen C.perine

    Realmente estes, comentários,sobre os benefícios,das vitaminas,nos trazem conhecimentos,muito válidos,pois a informação nunca é demais,…para termos uma vida longa, e com muita saúde…eu já sabia,da importância da vitamina E,para nossa vida saudável,mas mas com estes detalhes,fiquei ainda mais conhecedora,de quanto a vitamina E,nos torna saudáveis e eseus efeitos, são: boa saúde e anti-envelhecimento…vou passar a usar pelo menos 30mg diários..valeu…carmen

  13. Avatar de Lisandra Kesso

    Gostei muito de saber mais sobre a vitamina E, parabéns pelo artigo

  14. Avatar de Almira Pereira Da Silva

    Foi muito importante este esclarecimento sobre a vitamina E. Gostaria de saber mais sobre outras vitaminas, que são importantes para nossa saúde!

  15. Avatar de Karine Santos

    Gostei do artigo, realmente a vitamina E tem em poucos alimentos, acho que é melhor usar o suplemento.

  16. Avatar de Rê

    Já tomei, mas isso faz tempo, preciso repetir, adoro vitaminas. Ótimo post!

  17. Avatar de Cleide

    Começei tomar Vitamina E, e ingerir castanha do pará todos os dias para aliviar os sintomas da menopausa, e realmente funciona. É tudo de bom.

  18. Avatar de Juliane

    🙂 amei as dicas… vocês poderiam me dizer
    como eu faço para tirar as estrias do meu bumbum
    e das minhas pernas, são horríveis, 🙁 ñ uso shotinho cuto porque tenho vergonha
    e, é claro, são muito feias para serem mostrada né…
    espero q me ajudem… obg boa tarde 🙁

  19. Avatar de Lysbella

    Estou fazendo uso de vitamina E em cápsulas e espero que aumentem a minha imunidade, principalmente essa época do ano em que estamos mais suscetíveis às doenças respiratórias.

  20. Avatar de Samara

    Excelente artigo… vou passar a consumir complemento de vitamina E, estou precisando

  21. Avatar de Roseny Silva Evangelista

    😎 né essa materia, com certeza me ajudou muito,

  22. Avatar de Glenilene Resende

    Excelente matéria, tomo suplemento de vitamina E e C a muitos anos

  23. Avatar de Jaqueline

    Adorei o artigo, estou em fase de um tratamento, tomo a vitamina E em capsulas fórmula receitada pelo neurologista, estou adorando, pois estou conseguindo dormir melhor. 😉

  24. Avatar de Marília

    muito boa esta matéria

  25. Avatar de Mari

    Nossa, nao sabia que a vitamina E tem tantos benefícios, preciso de um suplemento, será que engorda?????

  26. Avatar de Ana

    Já ouvi falar que tomar vit. E é muito bom, inclusive minha medica indicou porque sentia dores nos seios, mas em excesso pode prejudicar. Um endócrino me falou que uso abusivo desta vitamina pode causar câncer de intestino que o certo é tomar um frasco a cada 6 meses ou 1 x por ano, dependendo da alimentação.

  27. Avatar de Silvana

    Estou tomando lecopeno que é rico em vit.A e E
    Posso continuar tomando?

  28. Avatar de Vânia Luz

    Muito bom 😆

  29. Avatar de Abrahao

    muito bom

  30. Avatar de Silvia Regina

    🙁 adorei as dicas tenho displasia
    mamaria

  31. Avatar de Josefa Fortes

    amei vou comprar a vitamina

  32. Avatar de Marcia

    TENHO CISTO NO SEIO.ALGUEM PODE ME DIZER POR QTO TEMPO POSSO TOMAR A VITAMINA E ???

    1. Avatar de Dina

      eu tomo suplemento de Vit E , 400mg para melhorar minha vista, pois eu tenho pressão alta ocular e catarata. Eu não sabia q era bom p displasia e cisto mamário .que coisa boa.Valeu a dica

      1. Avatar de Mara Aparecida Satil De Paiva

        uns 06 meses

        1. Avatar de Mara Aparecida Satil De Paiva

          uns 06 meses

  33. Avatar de Rosana

    Gostei do artigo,muito bom e informativo, descobri muitas coisas que outrora não sabia.
    Bom de mais!

  34. Avatar de Sergio Rezende

    Muito bom e informaativo.

  35. Avatar de Dani

    Tomo Vitamina E manipulado,pois tenho cisto no seio.

  36. Avatar de Luciane

    Um ginecologista me indicou essa emama tomei por um periodo ,senti mt alivio,
    Depois fui em outra ginec ela mandou parar as dores voltou cm tudo ,vou tomar novamente.

  37. Avatar de Marli

    Eu comecei a tomar vitamina E devido a dor mamária, foi a ginecologista que me passou já estou me sentindo melhor porém ela passou pra tomar durante 3 meses 1 cápsula por dia será se tem algum problema? 😆

  38. Avatar de Elisabete Ap De Sa Bezerra

    😀 por quanto tempo posso tomar a vitamina e em Cap de 400 mg
    E depois de quanto tempo tomandoposso sentir os resultados

  39. Avatar de Marilda Abreu Cunha

    Minha medica mandou tomar uma capsula de 400mg
    ao dia, durante 4 meses. Sera que tem perigo de engordar?

  40. Avatar de Cleide

    bom dia eu tenho cistos no ovario e disseram que essa vitamina E e otimo tratamento junto co ac alguem ja usou pra algum tipo de cisto e conseguiu um bom resultado ? 😳

  41. Avatar de Cecilia Fernandes

    Eu comecei tomar vitamina E 400 para dor nas articulaçoes uma por dia qto tempo para ter resultado a dosagem esta certa comprei pela internet da farmacia luna ervas qto tempo posso tomar quais oo outros beneficios

  42. Avatar de Liv

    Vou começar a tomar sinto dores no seio e a médica passou … Vamo ver .Espero que ajude e que eu não engorde!

  43. Avatar de Liv

    Espero essa vitamina me ajude a diminuir as dores no seio e que eu não engorde!

    1. Avatar de Liv

      Diminuiu e muito as dores tomei durante três meses alivia muito. 🙂

  44. Avatar de Aline

    Muito boa a matéria…

  45. Avatar de Adriana Vasconcelos Miranda

    Estou sentindo muitas dores no meus seios e tenho uma glândulas debaixo do braço ,o meu médico passou pra mim Emama ,vou começa tomar hoje ,estou ansiosa para resultado .

  46. Avatar de Kethiny

    Eu tenho cisto nos seios, fui na mastologista, ela tentou fazer uma punção mas não saiu nenhum líquido algum;daí então ela me passou a medicação emama durante 3 meses e 1 vez por dia, e acompanhamento de 6 em 6 meses! Não engordei com o remédio e aliviou bastante as dores! Porém já acabou o prazo de 3 meses e quando voltei a médica, ela não estava trabalhando mais lá! Não sei se devo continuar tomar por mais 3 meses o remédio, pois as dores voltaram!

  47. Avatar de Roseane

    Maravilhoso. To com cistos nas mamas preciso de vitamina E começo hoje tratamento 6 messes. Já creio q vai da tudo certo. ????

  48. Avatar de Roseane

    Maravilhoso. To com cistos nas mamas preciso de vitamina E começo hoje tratamento 6 messes. Já creio q vai da tudo certo. ???? 😛

  49. Avatar de Hilda Moreira

    Comecei tomar EMAMA a 4 meses e estou mim sentindo muito bem. O meu médico falou que não tem contra indicação. Portanto vou tomar por vários anos.Hoje não sinto mais dores em minhas mamas.

  50. Avatar de Rosiane

    Gostaria de saber se posso dar a minha filha criança.. 3anos e 7meses

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva