A vitamina K2 ficou durante muitos anos sem muitos estudos, mas hoje é reconhecida como uma vitamina essencial para a longevidade.
Especialmente se você já entende a importância do cálcio e da vitamina D, é importantíssimo você conhecer a vitamina K2: sem ela, você pode não estar obtendo os benefícios desses outros dois nutrientes e ainda estar sujeita a variados problemas.
Vitaminas K
As vitaminas K são um grupo de vitaminas lipossolúveis. Entre as duas principais (K1 e K2), é a K1 (fitomenadiona) que normalmente recebe mais atenção. Ela é encontrada em vegetais verdes escuros, e tem um papel importante na manutenção da coagulação sanguínea. Felizmente, é bastante fácil de obter níveis suficientes através da dieta.
A falta de diferenciação entre as vitaminas K1 e K2 foi um dos motivos que deixou a K2 ser "esquecida" durante muito tempo. A vitamina K2, também chamada de menaquinona, é encontrada em alimentos fermentados ou sintetizada pelas bactérias existentes em seu trato gastrointestinal. Ela vai direto para as paredes das artérias, ossos e tecidos (exceto do fígado) e tem benefícios importantíssimos.
Vitamina K2, Vitamina D e Cálcio
Se você está fazendo uso de suplementação de cálcio e vitamina D3, mas está com deficiente da vitamina K2, você pode estar piorando as coisas, de acordo com recente metanálise ligando o cálcio aos ataques cardíacos.
Sabemos que a vitamina D desempenha um importante papel na absorção de cálcio promovendo uma melhora significativa nos ossos. Porém, as novas evidências indicam que é a vitamina K2 que direciona o cálcio para ser absorvido pelo esqueleto, evitando que esse cálcio se deposite em locais inapropriados, tais como nas articulações (artroses), nas artérias (aterosclerose) e nos órgãos (cálculo vesicular, cálculo renal, catarata).
Além disso, A vitamina K2 ativa uma proteína chamada osteocalcina, produzida pelos osteoblastos, que por sua vez é necessária para a assimilação do cálcio na matriz óssea. A osteocalcina evita ainda que o cálcio se deposite nas artérias.
Quando o nosso corpo sofre qualquer tipo de lesão ou agressão, a resposta se dá por meio da reação inflamatória pelo cálcio no tecido lesado. Se isto ocorre nos vasos sanguíneos, é um sinal de que a doença arterial coronariana está se manifestando de maneira imperceptível, o que significa que há placa se formando na artéria, um problema que pode desencadear um ataque cardíaco.
Portanto, se você vai suplementar cálcio ou vitamina D, você deve equilibrá-los com vitamina K2.
Outros Problemas Causados pela Falta de Vitamina K2
Além do problema do cálcio acima, estudos recentes mostram que a deficiência de vitamina K2 nos deixa vulnerável a várias doenças crônicas:
- Calcificação Inadequadas variadas (ex: pedra nos rins) Osteoporose Doença cardíaca Ataque cardíaco e AVC Doenças cerebrais Câncer
Dose Recomendada de K2
A quantidade ótima de vitamina K2 ainda está sob investigação, mas acredita-se que 180 a 200 microgramas diárias seja o suficiente para ativar as proteínas que fazem o transporte do cálcio das áreas indesejadas para as corretas. Não existe nenhuma toxicidade associada ao excesso de consumo de vitamina K2.
Onde Obter a Vitamina K2
A vitamina K2 possui diversas subcategorias (MK4, MK7, MK8 e MK9), sendo as principais a MK4 e MK7. A MK4 (metaquinona 4) é uma molécula de cadeia curta, encontrada na manteiga, gema do ovo e produtos animais em geral.
A forma MK7 (metaquinona 7) é uma molécula mais longa, encontrada em alimentos fermentados. É encontrada em boas quantidades na soja fermentada (natto) e fígado de animais e, em menor quantidade na gema do ovo, no leite, em queijos fermentados (especialmente das variedades brie e gouda), iogurtes e óleo de peixe.
Infelizmente, em avaliações feitas nos Estados Unidos, estima-se que 80% da população tenha deficiência dessa vitamina, devido à dieta moderna não incluírem os alimentos mais ricos em K2 em quantidade adequada.
O MK7 é o tipo que você deve procurar em suplementação (já que a MK4 dos suplementos é sintética). Esse é o tipo mais nobre de vitamina K2, pois permanece no seu organismo por mais tempo e tem seu efeito prolongado. A suplementação de K2 é encontrada facilmente em sites estrangeiros (como o iHerb), e os primeiros suplementos nacionais também já começam a aparecer.
E você, já faz a suplementação de vitamina k2?
É com grande satisfação que leio as informações aqui apresentadas. São uteis para nossa saúde. Tenho muito respeito pelas matérias deste site. Parabéns!!!!
Nossa! E mais essa agora! Descobrir que mesmo ingerindo os nutrientes necessários, ainda assim falta algo a mais para que nosso organismo faça a devida absorção desses nutrientes…
…
Nosso corpo é realmente um mecanismo muito complexo ainda!!!
Muito interessante esse assunto sobre as vitaminas K2!!! Parabéns!!! (Palmas)
Por favor, vocês não estão mais compartilhando os posts na sua página no Facebook?
Último post lá data de 8 de março. Ficaria feliz de receber atualizações de vocês no Face.
Obrigada!
Está parecendo com a mesma função do Cloreto de Magnésio. Estou vendo muita divulgação da importância do seu uso para essa função de direcionar o cálcio para as áreas corretas.
Jeanne, fiz tratamento com ortomolecular e era prescrito a vitamina K2 e também o cloreto de magnésio, ou seja ambas são importantes, claro que no meu caso após exames e também idade fui tratada com diversos suplementos que não são nada baratos mas dá um aumento na qualidade de vida.
Eu amo todos os postes, são muito importantes, sérios, acho o máximo.
Me ajudam bastante. Gratidão por vocês que fazem o site acontecer.
Eu desconhecia a importância da vitamina K2.
Comecei fazer uso de Citrato de Cálcio + vitamina D, manipulado.
mas o medico não me falou da importância da vitamina K2. Vou
reclamar. Obrigada pela matéria informativa.
Como colocar foto?
Estou ouvindo falar bastante da vitamian K2
Muito bem explicado. Me imaginei em uma aula de medicina. Parabéns a vocês!
ola, achei muito interessante esse assunto da vitamina k2
Pode me dizer o nome do exame que devo fazer para ver minha falta dessa vitamina?
Tenho diabetes tipo 1.
Fico no aguardo, obgda!
Eu tomo a vitamina K2, achei ótimo saber de todos esses benefícios.
ILDA TOMÁS
DESCONHECIA ESSA ASSOCIACAO QUE BOM FAREI QUESTAO DE CONSUMIR MAIS
OBRIGADA
Mandei manipular vitamina k2 , mas tomo anticoagulante somalgim 100, e k2 parece que e coagulante, queria saber se quem toma k2 pode tomar coagulante Somalgim 100 obrigada
Coagulnte é a vitamina K e não a K2.
Tive um ave. Através de exames ficou provado que minhas artérias tinham placas . Tomo as devidas medicações para evitar em novo ave, é recomendado tomar a vitamina K2 , pra limpar as artérias ? Será que reverterá as sequelas ?
Suplementar a vitamina D3 sozinha, sem a vitamina K2 tem o risco do cálcio ingerido nos alimentos, ir para o local errado, como artérias, rins, articulações?
Aonde compro o nutriente K2, sou acostumada a nutrientes pois tenho fibromialgias há 40 anos,e é com eles que alivio a minha vida.
Nos encontramos a venda Vitamina K2 sem especificar se é a MK4 ou MK7. Devemos procurar as que menciona no rotulo Vitamina K2 MK7.
Vitamina k2 , eu desconhecia quanta importância existe dentro do nosso organismo . Ainda bem que li agora sobre essa nobre vitamina k2 .
Obrigada pela cooperação .