Para a mulher que gosta de se cuidar

Vitaminas e Minerais para os Cabelos

Vitaminas e Minerais para os Cabelos

Está com queda de cabelo? Seus cabelos estão fracos, quebradiços, ressecados, porosos, ou até mesmo muito oleosos? Gostamos de acreditar que bons produtos podem resolver, mas você já pensou que esses problemas podem ser resolvidos com reposição adequada de vitaminas e minerais?

Publicidade

Hoje em dia, com o solo empobrecido em minerais, por mais que você se alimente bem, dificilmente conseguirá tudo o que o corpo precisa através apenas da alimentação. E, quando a ingestão de vitaminas e minerais é insuficiente, o cabelo é sempre o mais prejudicado, pois é sempre o último item do corpo a receber os nutrientes.

Uma dieta equilibrada é fundamental então, pois a carência de vitaminas e minerais pode gerar a perda do aspecto saudável da pele e dos cabelos. Porém, no caso dos cabelos, é importante salientar que, dependendo do caso, os danos físicos (pela temperatura de secador ou prancha) e o dano químico (por tinturas, alisamentos, relaxamentos etc.) não são revertidos pelo o que se adquire pela dieta ou pela suplementação.

Abaixo você confere informações sobre vitaminas e minerais que contribuem para manter os cabelos mais saudáveis e fortes.

Vitaminas e Minerais para os Cabelos

Vitamina A

 A vitamina A é um antioxidante conhecido como retinol. Sua função é principalmente promover a saúde dos olhos.  No entanto, é também amplamente utilizada para promover o cabelo saudável. A vitamina A ajuda a produzir  um sebo saudável, uma substância oleosa secretada pelo couro cabeludo, que mantém o cabelo hidratado. Além disso, a vitamina A combate os radicais livres que contribuem para queda.

Enquanto vitamina A é essencial para o cabelo saudável, você deve ter cautela, como muita vitamina A pode levar à toxicidade e pode trazer problemas e resultar no efeito oposto.

Vitaminas do Complexo B

O complexo B como um todo é importante para os cabelos, porém três vitaminas são essenciais: a biotina, o ácido pantotênico e o inositol; importantes para o crescimento capilar e na recuperação da saúde do couro cabeludo.

Biotina (Vitamina B7)

A principal função da biotina nos cabelos é ajudar a evitar a queda. Suplementos de biotina também pode ser usados para fortalecer as unhas, diminuir a caspa e hidratar a pele. A ausência da biotina, além de poder causar a queda de cabelos, pode também fazer com que os fios fiquem enfraquecidos. Na verdade, essa relação entre o nutriente e os cabelos ainda não é 100% comprovada, mas muitos especialistas acreditam que a biotina tem forte relação com a produção de queratina, proteína que compõe o cabelo.

Ácido Pantotênico (Vitamina B5)

Ácido pantotênico, também chamado de vitamina B5, pode ajudar a reduzir a perda natural de cabelo devido ao envelhecimento. O ácido pantotênico ajuda a fortalecer os folículos de cabelo e as suas células, o que lhes permite funcionar adequadamente. Além disso, o ácido pantotênico também ajuda o couro cabeludo a se livrar de pele morta, abrindo caminho para um novo crescimento a ocorrer.

Inositol (Vitamina B7)

É excelente para os fios e previne a calvície. A falta de inositol pode também causar irritação da pele, eczema e problemas nos nervos. Inositol é considerado um dos principais nutrientes para estimular o crescimento do cabelo.

Silício Orgânico

Ajuda no fortalecimento dos fios. O silício orgânico é bom para o cabelo porque ajuda no aumento da força, elasticidade, resistência dos fios de cabelo, reduzindo também a quebra e a queda porque facilita a formação das proteínas importantes para a estrutura dos fios.

Vitamina C

A vitamina C é uma vitamina solúvel em água com propriedades antioxidantes. A vitamina C é importante para a produção do colágeno, proteína que representa cerca de um terço do seu corpo, incluindo a pele, ligamentos e cabelo. Como antioxidante, a vitamina C ajuda a proteger contra os danos que os radicais livres causam aos tecidos do corpo. Os radicais livres danificam o cabelo, tornando-os frágeis e fracos.

Vitamina E

A vitamina E pode ajudar a prevenir cabelos brancos e queda de cabelo. Este antioxidante também promove o fluxo sanguíneo saudável, que pode ajudar a manter a circulação de sangue no couro cabeludo. Com isso, ajuda na produção de cabelos novos, especialmente útil em casos de recuperação de uma queda de cabelo. Saiba mais sobre a vitamina E.

Zinco

 O zinco ajuda no equilíbrio hormonal, incluindo os níveis de DHT em seu couro cabeludo.  Zinco ajuda seu corpo a produzir e reparar tecidos, assim como seu cabelo, e mantém as glândulas sebáceas em torno de seus folículos capilares funcionando como devem.

Magnésio

 O magnésio é benéfico também para o cabelo e unhas, prevenindo calvície, além de deixar os fios mais fortes e saudáveis. De acordo com alguns especialistas, a alopecia e a calvície, estão diretamente ligadas á deficiência de magnésio no organismo.

A deficiência de magnésio pode resultar em inflamação e depósitos de cálcio nos folículos pilosos. A calcificação do couro cabeludo contrai o fornecimento de sangue para os folículos pilosos, causando redução do fluxo de nutrientes. O magnésio tem a ação de dissolver os depósitos de cálcio, devolvendo a oxigenação e alimentação ao fio de cabelo. Saiba mais sobre o magnésio.

Ácidos Graxos Ômega 3 e Ômega 6

O ômega 3 é excelente para os fios. Esses óleos ajudam no crescimento do cabelo e promover a força ao cabelo. Isso ocorre de diferentes formas: ao fornecer umidade para o seu cabelo (que é essencial tanto para cabelo e folículo), ao estimular nutrientes para o folículo através de um fluxo sanguíneo saudável e ao combater, de alguma forma, o "temido" hormônio DHT responsável por perda de cabelo. Saiba mais sobre o ômega 3, 6 e 9.

Vitamina D

O suplemento alimentar com vitamina D pode ser utilizado contra queda de cabelo, pois ajuda na recuperação da estrutura capilar. A falta de vitamina D pode deixar os cabelos mais finos e fracos.  Nas últimas décadas, novos conhecimentos permitiram aprofundar a ligação da vitamina D com saúde e queda de cabelo. Os especialistas começaram a perceber que, além de cabelos finos e unhas quebradiças, mesmo pessoas com uma deficiência pequena de vitamina D tendem a ter uma aparência frágil e um pior desempenho atlético do que aqueles que têm os níveis recomendados da vitamina.

Os cientistas acreditam que isso acontece porque a vitamina D ajuda a direcionar mais testosterona para o músculo em vez de ser armazenada no couro cabeludo, onde seria convertida em DHT. A vitamina D é uma das vitaminas mais importantes no tratamento para a queda de cabelo. Saiba mais sobre deficiência e suplementação de vitamina D.

Preciso suplementar essas vitaminas?

Se você tiver com problemas no crescimento dos cabelos, se eles estão frágeis e quebradiços ou até mesmo caindo, uma suplementação ajuda muito, especialmente se você usa alimentação estiver deficiente. Se você decidir suplementar, existem algumas orientações sobre suplementação, porém é importante consultar um profissional para saber as doses adequadas para seu caso.

E você, toma alguma suplementação? Percebeu melhorias significativas em seu cabelo?

34 comentários para “Vitaminas e Minerais para os Cabelos”

  1. Avatar de Alana

    Estou com queda e ressecamento, vou experimentar essas vitaminas.

  2. Avatar de Luisa Melo

    Adorei o artigo, estou achando que meu cabelo está precisando ser nutrido, sempre quis saber as melhores vitaminas para o cabelo.

  3. Avatar de Raquel Delis

    Que legal, não sabia que a vitamina D era bom para o cabelo…

  4. Avatar de Juliana Matos

    Muito bom, estou precisando mesmo de vitaminas, me alimento muito mal e ainda muito estresse no dia a dia

    1. Avatar de Ivanete Martins

      A melhor materia que ja li..depois q comecei a suplementaçao com essas vitaminas e minerai s meus cabelos aumentaram engrossaram e creceram muito,ainda faço uma vx por semana hidratacao com oleo de coco, oleo de ricino e oliva,misturo tudo num creme leberado para low e now poo, meu cabelo esta maravilhoso.

  5. Avatar de Barbara

    Tenho quase certeza que essa minha queda é relacionada com a falta de vitaminas e minerais, nunca tinha pensado nisso, mas lendo esse artigo, tenho quase certeza.
    Adorei o post

  6. Avatar de Carla Veronica

    gostaria de sabe que vitamina usar pois sta caindo muito obrigada

  7. Avatar de Claudia

    Oi Celisa, que tal um post sobre co-wash?

  8. Avatar de Quésia

    Eu estava com um problema sério de queda de cabelo, descobri que era falta de vitaminas, tomei todas essas, menos a A e D, e foi uma maravilha, a queda melhorou em 3 meses usando vitaminas.

    1. Avatar de Sonia

      oi Quésia, vc podia me dizer que vitamina tomou? meu cabelo cai muito e ja fiz tratamento com varios dermatologistas, mas continua a queda…
      obrigada

  9. Avatar de Karina

    Estou tomando altas doses de vitamina D e já notei que meu cabelo está melhor e a queda quase parou, será que era falta de vitamina D? que bom!

  10. Avatar de Simone Borges Machado

    Olá, boa tarde!

    Parabéns pela matéria! Muito útil para todos nós!

    Gostaria de saber qual a dose diária de INOSITOL (Vitamina B7 ) deve ser consumida por uma mulher?

  11. Avatar de Laudinéia

    Estou tomando zinco, mas não sei se a quantidade está correta, Celisa, sabe me dizer qual é a dose recomendada?

  12. Avatar de Reginalda

    Super interessante amei! tenho proucurado cuidar muito bem do meu cabelo, estou usando vitaminas de queratina e tem ajudado, mas gostaria d esperimentar uma das sujestoes dadas na materia! bjs

  13. Avatar de Talita

    Será Q podemos comprar em uma farmácia de manipulação um mega pote com todas essas vitaminas, quero dizer …Será que pode ser ingerido todos juntos ?

  14. Avatar de Marielle

    Estou tomando uma fórmula muito boa que a médica passou para queda de cabelo, se alguém quiser mandar fazer:

    Vitamina E 400 mg
    Vitamina C 500 mg
    Biotina 500 mcg
    ácido pantotênico 400 mg
    inositol 500 mg
    colágeno 100 mg
    zinco 30 mg
    magnésio 300 mg
    silício 20 mg
    enxofre 300 mg

    Tomar 1 cápsula ao dia… adorei essa fórmula.

    1. Avatar de Aline Garcia

      Mariele boa tarde…esta fórmula q vc postou está lhe dando resultados…nos conte como que ela vem se manifestando no seu organismo…cabelo,pele e unhas..o resultado está superando suas expectativas?vc sofre com queda capilar?agradeço a atenção..

  15. Avatar de Amanda

    Oi meninas, estava com problema sério de queda de cabelo e pelos exames era falta de zinco e vitamina d, a médica passou essa fórmula

    Vitamina C ………. 600 mg
    Ácido Fólico ……. 0,5 mg
    Vitamina E ………. 200 mg
    Vitamina B1 …….. 30 mg
    Vitamina B2 …….. 10 mg
    Vitamina B5 …….. 200 mg
    Vitamina B6 …….. 10 mg
    Vitamina B12 ….. 25 mcg
    inositol …..300 mg
    Cobre ……………….. 3 mg
    Zinco …………….30 mg
    Estou tomando a vitamina D também.

  16. Avatar de Rossane

    Adorei o artigo, era tudo que eu precisava…

  17. Avatar de úrsula

    Legal, Celisa. Nunca tinha pensado na relação do ômega 3 com a queda de cabelo. Estou tomando já faz quase 4 meses, não com esse objetivo, e tenho notado meu cabelo mais forte, bonito e brilhante. Como estou sempre sempre em tratamento – quem tem alopécia androgenética não pode descuidar – a queda está controlada, mas percebo quando alguma coisa muda. Bom saber, agora será uma constante na minha suplementação.

  18. Avatar de Jane

    Ótimo as informações foram de grande ajuda

  19. Avatar de Jane

    Errei ra de ruma o governo de minas e energia elétrica do rio de rpaz de Janeiro e de um dos principais problemas que a empresa Agência 3325-1 c/corrente 9703-9. R$ 200.30.

  20. Avatar de Luciana Pereira

    Ola…gostaria de saber se posso tomar o polivitaminico ,, e tbem omega 3 e vit D3 posso tomar todas no mesmo horario…obrigada..
    :

  21. Avatar de Arinéa Oliveira

    Gostei muito,muito do artigo.
    Tudo que fala ou orienta sobre tratamentos e cuidados dos cabelos,interessa a todo mundo.

  22. Avatar de Valnice

    Gostei muito das dicas.é bastante útil…

  23. Avatar de Luciana

    Pantogar reuni todas as vitaminas mencionadas no artigo.

  24. Avatar de Gislene

    MAIS O PANTOGAR E MIUTO CARO E TEM QUE SER 3 CAPSULAS AO DIA.E JA TOMEI MANUPULADO PARA SAIR MAIS BARATO NAO ADIANTOU NADA.

  25. Avatar de Ludes Souza

    gostei muito

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva