Para a mulher que gosta de se cuidar

Whey: Proteína de Alta Qualidade

Whey: Proteína de Alta Qualidade

Ingerir proteína é fundamental para manter o corpo funcionando bem. E que tal proteína natural, de alta qualidade, livre de gorduras e com pouquíssimo carboidrato?

Publicidade

A whey protein é o suplemento protéico mais famoso do mundo: seu valor científico já é comprovado há alguns anos. E não somente para o ganho de massa muscular (uso mais comum), mas também para melhorar a imunidade, visto que melhora a disponibilidade de proteínas no organismo, elemento necessário para criar as células que compõe o sistema imune.

Um bom extrato protéico é uma ferramenta nutricional capaz de fornecer com facilidade ao corpo condições excelentes para seu fortalecimento, manutenção e desintoxicação.

O que é Whey Protein?

A whey protein é a proteína derivada do soro do leite, extraído durante o processo de fabricação do queijo e leite de vaca.  Esse soro do leite é processado para que sejam separadas as proteínas que o formam. As proteínas no leite de vaca são 20% whey e 80% caseína.

O principal diferencial da whey em relação às proteínas comuns encontradas nos alimentos em geral é que ela é rapidamente absorvida pelo organismo! Por isso, ingerindo a whey, levará, em média, somente em torno de 40 minutos para que exista um pico de síntese de aminoácidos e proteínas no sangue.

Whey para Atletas

O uso mais comum da whey é para quem quer ganhar massa muscular, sendo particularmente popular entre atletas. A proteína é essencial na reconstrução dos músculos, por isso a suplementação é muito útil nesse caso.

Whey em Dietas de Emagrecimento

Seu elevado poder de saciar as necessidades corporais traz muita saciedade, o que faz com que a whey seja excelente para dietas de perda de peso, fator que é auxiliado por suas propriedades anti-inflamatórias.

Uma dose de whey 20 minutos antes das principais refeições faz com que o apetite reduza-se sensivelmente, sem luta ou esforço.

Outros Benefícios da Whey Protein

Whey: Proteína de Alta Qualidade

A whey, por ser proteína de alta qualidade, fortalece unhas, cabelos, pele e, em destaque, as mucosas corporais, especialmente a as do tubo digestivo (intestinos). Uma dieta rica em proteína de fácil assimilação deixa as mucosas robustas e maleáveis, reduzindo inflamações e intolerâncias alimentares de qualquer tipo. Outros benefícios:

  • Permite construção de massa muscular mais rapidamente que com outros suplementos;
  • Melhora o sistema imune;
  • Rico em aminoácidos essenciais;
  • Absorção rápida;
  • Possui alto valor biológico, ou seja, é um suplemento completo de proteínas necessárias ao organismo;
  • Proteínas concentradas, livre de gorduras e com pouco carboidrato;
  • Contribui para a manutenção e crescimento muscular.

Sugestão de Consumo

Whey: Proteína de Alta Qualidade

Uma sugestão de uso é uma colher de sopa bem cheia ao despertar e outra no lanche da tarde. Ou em quaisquer outros momentos do dia em que você não ingere proteína. Essa medida confere cerca de 50 gramas diárias de proteína, o que suplementa de maneira excelente uma dieta tradicional.

Simplesmente misture com água, ou, melhor ainda, água de coco.

Outra ideia é preparar um shake com os ingredientes de sua preferência (frutas, leite de sementes, etc.) e adicionar uma dose da whey, batendo no liquidificador. Bebidas enriquecidas com proteína são excelentes para substituir refeições intermediárias (como o lanche da manhã ou da tarde), especialmente se combinadas com outros elementos nutritivos.

Efeitos Colaterais da Whey Protein?

Ainda não foi documentado nenhum efeito colateral que a whey protein possa oferecer. Mesmo assim, fique atento aos componentes da whey que você comprar. Caso você tenha alergia ou intolerância a algum dos componentes da fórmula, como o glúten, fenilalanina ou lactose.

Cuidado com o Excesso de Proteínas!

Ingerir proteína é fundamental para manter o corpo funcionando bem, mas é preciso muito cuidado com o excesso. Ultimamente, muitas pessoas têm recorrido a dietas restritivas em proteína para perder peso, ganhar massa magra ou melhorar o desempenho da musculação, mas esse excesso pode sobrecarregar o rim, entupir artérias e até mesmo prejudicar o coração.

Uma alimentação rica em proteína realmente ajuda a emagrecer, principalmente porque faz a pessoa perder muita água. Mas a longo prazo, traz resultados indesejados, pois a falta de outros elementos, como o carboidrato, pode provocar também falta de energia e fraqueza.

O ideal para se ter uma boa saúde, é ter a composição de proteínas, carboidratos, gorduras e fibras em harmonia. Porém nem sempre conseguimos a quantidade ideal de proteína durante um dia e às vezes é preciso suplementar, por isso a importância da whey. Além disso, a proteína é melhor aproveitada se consumida em pequenas porções ao longo do dia (ao invés de tudo de uma vez só). Como é muito improvável que alguém naturalmente consuma proteínas em todas as refeições (alguém aí come frango grelhado no lanche da tarde?), a whey é um bom suplemento para essa necessidade.

Tipos de Whey Protein

Whey: Proteína de Alta Qualidade

Na hora de comprar whey, é importante conhecer os 3 tipos comercializados.

Whey Protein Concentrada

Geralmente contém, juntamente com a proteína, gordura e algum colesterol (mesmo que em níveis baixos) e, adicionalmente, carboidratos na forma de lactose. A desvantagem deste tipo (comparando com o tipo isolado por exemplo) é que ele contém menos proteínas por grama, contém carboidratos e também algumas gorduras. Mas, no geral, são poucos carboidratos e as gorduras contidas são do tipo saudável.

Whey Protein Isolada

O tipo isolado é processado de forma a se remover a gordura e a lactose. Geralmente, este tipo contém mais de 90% de proteína por grama. Tendo isso em mente, o tipo isolado é geralmente o preferido (especialmente por atletas). Costuma ser bem mais caro que os outros tipos.

Whey Protein Hidrolisada

É extraído através de um processo chamado hidrólise enzimática. Isso faz com que ele tenha ainda mais proteínas, alcançando a concentração de até 92%. Sua absorção é a melhor de todos os tipos de whey, pois seu processo de extração deixa a proteína em cadeias muito pequenas, tornando-as praticamente pré-digeridas.

Onde comprar?

Você pode encontrar a Whey em casas de produtos naturais ou para atletas. Também está disponível em lojas online como a Natue. Eles têm uma grande seleção de wheys. (entre as que estão disponíveis, eu já usei a Whey Gold da Optimum, que não é uma das mais baratas, mas que dura bastante tempo e me foi muito bem recomendada).

E você, toma whey protein?

54 comentários para “Whey: Proteína de Alta Qualidade”

  1. Avatar de Marcos

    Excelente matéria sobre a Whey, tomo faz uns 3 anos já, indicação da nutricionista, já que como pouquíssima carne.

  2. Avatar de Silvana

    Adoro Whey protein, sempre tomo depois da musculação, é tudo de bom!

  3. Avatar de Juliana

    Matéria fantástica, amei e tirei todas as minhas dúvidas sobre whey, estou tomando a 3 meses, muito bom!

  4. Avatar de Paula

    A whey é excelente para vegetarianos como eu! Excelente fonte de proteína.

  5. Avatar de Hérica

    Tomo sempre depois da musculação, mas um conselho comprem sem sabor, é bem melhor. bato com morango e banana, fica ótimo.

  6. Avatar de Sandra

    Tomo a whey por não comer carne. A nutricionista disse que pode tomar, que é bom, mas acho muito cara, peno para pagar.

  7. Avatar de Léa

    Estou tomando também, após os exercícios, ajuda ganhar massa muscular. Adorei mesmo esse post.

  8. Avatar de Ligia Cristina

    Gostei muito do post, sempre quis saber mais sobre a whey protein

    1. Avatar de Karla

      A whey faz dar muita espinha interna.. tive que fazer tratamento com dermatologista por causa dela.. Vc pode usar a proteina de ovo que tem o mesmo efeito sem as espinhas..

  9. Avatar de Fabiana Tinto

    Estou em um processo de emagrecimento faço caminhadas, corrida, zumba, mas não faço musculação e sempre pensei que não seria indicado whey protein para mim justamente por está no emagrecimento e por não fazer musculação, mas gostei do post foi bem esclarecedor e a dica dos 20 minutos antes nem se fala, por que sofro de ansiedade então minha válvula de escape é a comida, então é um processo não só reeducação alimentar, mas também, de um controle psicológico.

    http://edepoisdostrinta.blogspot.com.br/

  10. Avatar de Lilian De Oliveira

    Queria só comentar o que ouvi e me fez desistir de tomar whey.
    Para fazer whey são usados cerca de 500L de leite, só pra fazer aquele pote, ou seja, muito abuso animal.

    De qlq forma, qlq um sobrevive muito bem sem whey e consegue os mesmos resultados sem ele. Uma dica é comer coisas com grão de bico! saladas, pastas, homus…

    Acho mais saudável. Opinião minha. Até conheço um triatleta que não consome whey!

    1. Avatar de Karla

      De acordo.excecao somente p atletas e p quem nao come carne,de resto,jogar dinheiro fora.

  11. Avatar de Rodrigo

    Muito bom! é uma excelente suplementação, desde que iniciei a musculação estou tomando.

  12. Avatar de Andreia X

    Muito bom esse artigo sobre a whey, amei 🙂 🙂 🙂

  13. Avatar de Carine

    Tomo whey, mas não faço musculação, tem algum problema?

  14. Avatar de Pamela

    Queria muito tomar, mas acho muito cara, terei de esperar 🙁

    1. Avatar de Gonçalo Leitao

      a clara do ovo tambem e muito bom,mesmo 75 a 80 pOR ÇENTO DE PUREZA OUTROS INGREDIENTES NATURAIS ,BCCAS,GLUTAMINA ,COLAGENEO, ETC.

  15. Avatar de Maria.m

    Também amei o post e me ajudou entender melhor sobre o assunto, quero muito tomar 😀

  16. Avatar de Lisandra Poauch

    Também tomo whey por indicação da nutricionista, é muito bom.

  17. Avatar de Nathalia

    Essa proteina da wheu é indicado para qualquer pessoa?

  18. Avatar de Lana Bello

    Celissa vi uma matéria no site de uma nutricionista,
    ela mostrou uma pesquisa, que foi feita com o Whey, que ele
    tem uma grande quantidade de amido, mais que o
    permitido e o valor da proteína
    não chega nem próximo ao que diz nas embalagens.
    Todas as marcas e foram feitas em torno de umas 20,
    foram reprovadas.
    Eu até posso procurar, se necessário, o dia que li essa reportagem,
    sem divulgar em seu site.
    Bem, estou comentando, pq ia consumir e quando li, desanimei.
    O meu ‘personal’, disse que crê na matéria e me deu outras sugestões. 😮 😉

    1. Avatar de Vanessa Little

      Essa matéria também vi. E minha nutricionista falou que é pra ficar atenta ao rótulo. Os melhores são os Isolados. Pois os outros contém carboidratos e amido que fazem engordar e são como “açúcares”.

  19. Avatar de Rosália

    Tenho intolerãncia a lactose, posso tomar?

  20. Avatar de Heloisa

    Muito bom!!! Tomo whey a muitos anos.

  21. Avatar de Larissa

    Tomo whey por comer pouca carne, é um excelente suplemento protéico.

  22. Avatar de Cacilda

    Excelente matéria, tomo whey com frutas, foi receitado por nutricionista.
    Motivo: Não gosto de carne vermelha, e não sou vegetariana, nunca gostei de carne vermelha, assim como não gosto peixes e frutos do mar.
    Obrigada Celisa !
    Bjs

  23. Avatar de Anderson

    Excelente matéria!!! Também faço o uso da Whey protein.

  24. Avatar de Maristela

    Adolescentes podem tomar whey?

  25. Avatar de Letícia

    Tomo whey a 4 anos, é um hábito para lanchinhos da tarde, acho muito benéfico à saúde.
    Adorei o post

  26. Avatar de Renato De Souza

    Gostaria de saber qual a diferencia entre o Whey protein e a proteina de soja texturizada? Visto que ambas são ricas em proteinas e tambem existi a diferencia de valores a texturizada custa 5 reais e a whey 150 reais!

  27. Avatar de Lucia

    quebrei meu femur e estou praticamente sem fazer coisa alguma. Até andas ando pouco e estou sentindo muito fraquesa nas minhas pernas. Será que posso tomar? qual delas seria a melhor para mim, para principalmente fortificar a musculatura das pernas. aguardo uma resposta, pois leio sempre seus blogs e os acho muito esclarecedores e sempre que combina com o que eu estou procurando uso. bjs Lucia.

  28. Avatar de Bernadete

    Tomo whey protein 3 vezes na semana, tomo como suplemento de proteinas, já que não consigo ingerir um peito de frango a tarde…

  29. Avatar de Priscila

    a herbalife também tem whey no seu leque de produtos e uso a 5 anos, quem se intetessar entre em contato comigo pelo email priscism@hotmail.com

  30. Avatar de José António De Carvalho

    Infelizmente, na minha terra ainda não se pode encontrar este produto.

    1. Avatar de Vanessa Little

      Pede pela internet! 😀

  31. Avatar de Lousiane

    Muito bom esse artigo, amei, bem explicado. Tomo há 2 anos.

  32. Avatar de Haissa

    Amei o texto sobre a whey protein, sempre quis me informar mais, quero usar.

  33. Avatar de Tony

    Bom artigo! Tomo whey há mais de 3 anos, não fico sem, faz parte da minha dieta.

  34. Avatar de Silvana Ricceto

    Graças a Deus não tenho problema em não comer isso ou aquilo e nem por motivo de intolerância,adoro carnes,peixes,frutas,verdura etc…. acho que uma boa alimentação natural e variada já traz todos os benefícios que o corpo e mente precisa, e sem dizer que é mais barato do que esses potes caros e muitas vezes com misturas de outros produtos sem ter resultados satisfatório,pois o bom Wey custa caro,basta saber se traz mesmo todos esses benefícios?

  35. Avatar de Marina Santos

    Adorei, essa maréria. 😉

  36. Avatar de Cris Almeida

    quero experimentar, mas acabei de ganhar neném será que a problema?? seria bom consultar uma nutricionista né?!

  37. Avatar de Adriana Prado

    Nunca tomei e, na verdade, não sabia nada a respeito. Alimento bem interessante.

    Beijo

  38. Avatar de Luana Siqueira

    Olá Celisa. Adorei a matéria.

    Você sabe se gestantes podem consumir Whey? Obrigada.

  39. Avatar de Talia

    Oi! Tudo bom? Eu tomo whey a algum tempo e desde que comecei a tomar meu cabelo está caindo mais e mais, as vezes maços. Eu tenho 15 anos, sou vegetariana e malho. Será que pode ser whey? Tomo o 5w da integral.

  40. Avatar de Solange

    Sempre faço o uso da Whey, muito bom!

  41. Avatar de Alesson

    Como faço minha dieta e o horário crt de comer ee oke comer?? kero ganhar massa muscular sou ectormofo altura 1,90 peso 70kg

  42. Avatar de Tati

    Amei a matéria!!!! Respondeu todas as minhas dúvidas sobre a Whey!!!

  43. Avatar de Vanessa

    Tem alguma marca de whey que não causa espinhas?

  44. Avatar de Tatá

    SEI SIM?WHEY ESPINHA DE PEIXE.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva