Para a mulher que gosta de se cuidar

Zinco: Mineral Vital para sua Saúde!

Zinco: Mineral Vital para sua Saúde!

O zinco é um mineral fundamental no desenvolvimento e funcionamento do organismo, especialmente do sistema imunológico e reprodutor. Possui ação antioxidante e está envolvido na formação óssea e cicatrização, assim como no metabolismo das proteínas e carboidratos.

Publicidade

A deficiência de zinco pode provocar uma série de problemas, como atraso da maturação sexual e óssea, queda de cabelo, lesões na pele e aumento da suscetibilidade a infecções.

Porque devo dar uma atenção especial ao zinco?

  • O zinco melhora a imunidade: Dentre todas as vitaminas e minerais, é o micronutriente com maior efeito sobre o sistema imunológico. É capaz de reduzir a duração e a gravidade de uma gripe. O mineral também está envolvido na atividade de mais de 300 enzimas. É indispensável para um bom funcionamento celular e participa da síntese e degradação das proteínas, carboidratos e lipídios.
  • O zinco beneficia o sistema cardiovascular: A presença de zinco está ligada a um menor aperto nos vasos sanguíneos. Ele ajuda a regular substâncias envolvidas no controle da pressão. Também é essencial para a reparação de danos nos vasos causados pela oxidação do colesterol LDL. Com isso, o risco de aterosclerose cai.
  • O zinco ajuda prevenir o Alzheimer: O zinco integra uma enzima chamada superóxido dismutase, que nos protege do estresse oxidativo. Quando ela não está presente, o cérebro fica bastante vulnerável à ação dos radicais livres, fator que aumenta o risco de Alzheimer.
  • O zinco ajuda na depressão: Determinou-se em pesquisas com mulheres jovens que o nutriente melhora o quadro de depressão. Ao que parece, ele facilita certas sinapses (sinais trocados entre os neurônios), e isso afastaria os sintomas da melancolia intensa.
  • O zinco controla o diabetes: O mineral tem relação íntima com a estocagem e a liberação de insulina. A carência de zinco acelera o processo de resistência a esse hormônio, deixando-nos mais propensos ao diabetes. Ainda, a suplementação do mineral já provou exercer impacto positivo no controle da retinopatia diabética — quando o portador da doença tem a sua visão ameaçada.
  • O zinco ajuda na cicatrização: A deficiência de zinco prejudica a reparação do tecido cortado. Isso por quê o zinco participa da fabricação de colagenase, enzima responsável por produzir colágeno — uma espécie de cimento da pele. Não à toa, pomadas para cicatrização são feitas com essa substância.
  • O zinco é excelente para as grávidas: O zinco é tão crucial na fase de gravidez que a recomendação de ingestão sobe: passa de 8 para 11 miligramas por dia. O déficit materno da substância pode causar infecções intrauterinas, atrapalhar o desenvolvimento fetal e contribuir para o baixo peso do bebê ao nascer. O zinco auxiliaria a “segurar” a criança dentro da barriga até a 40ª semana de gestação, quando então seu corpinho já está pronto para encarar o mundo.
  • O zinco é bom para resfriados:  Ao tomar zinco, no máximo 24h após a aparição dos primeiros sintomas de resfriado, diminuiu em 3 dias a duração dos sintomas, de acordo com um estudo clínico. A dose utilizada foi de 12,5 mg a 15 mg de zinco a cada 2–3 horas durante o período do resfriado. Pode-se dizer que o zinco reduz cerca de metade da duração dos sintomas do resfriado. Esse tratamento para resfriados não deve ser superior a 4 dias.
  • O zinco pode ajudar nos sintomas da TPM: Mulheres que consomem mais de 10 mg por dia de zinco parecem ter menos sintomas da TPM. No entanto, o estudo centrou-se sobre a influência do ferro na prevenção da tensão pré-menstrual. A dose diária de zinco (e outros minerais eficazes para o tratamento de TPM, tais como magnésio, ferro e cálcio) pode ser obtida através da dieta ou por meio de suplementos alimentares.
  • O zinco ajuda a tratar acne: Por usa ação em enzimas determinantes, o zinco tem ação anti-inflamatória contra a acne. O zinco também diminui a produção de sebo, um dos principais desencadeadores da acne, inibindo a 5-alfa-redutase enzima, responsável pela conversão de testosterona em di-hidrotestosterona.

Como obter o zinco?

O zinco não é produzido pelo nosso corpo e deve ser ingerido através da alimentação ou suplementação.

Alimentos Ricos em Zinco

Zinco: Mineral Vital para sua Saúde!

Para manter níveis saudáveis de zinco, é importante incluir alimentos ricos em seu dia a dia. As principais fontes de alimentos com zinco são:

Obs: Frutas e hortaliças em geral são pobres em zinco biodisponível.

Suplementação com Zinco

Seu nível de zinco no sangue pode ser medido por um exame de sangue simples. Esse exame pode auxiliar também na identificação e diagnóstico de algumas doenças.

A recomendação diária oficial de zinco é de aproximadamente 8mg. A maioria dos suplementos vendidos em farmácias contêm doses compatíveis com essa recomendação. Porém, alguns especialistas acreditam que essas dose são muito baixas, especialmente para pessoas já deficientes e que querem voltar a níveis adequados. Por isso, existem também suplementos com doses de 30mg, 50mg e até mais, que geralmente são considerados seguros e são vendidos normalmente. Tendo dito isso, lembre-se que, assim como qualquer outra suplementação de vitaminas ou minerais, é importante não exagerar no uso.

Caso você deseje fazer suplementação com zinco, o ideal é que ele seja do tipo quelado. O zinco quelado permite uma absorção mais eficiente pelo organismo. Para comprar suplementos de zinco (das mais variadas dosagens), a Natue é uma boa opção.

19 comentários para “Zinco: Mineral Vital para sua Saúde!”

  1. Avatar de Maria Beatriz Montenegro

    acho excelente esses artigos.

  2. Avatar de Glaucia

    Gostei muito de saber mais sobre o zinco. Eu tomo 7 mg por dia.

  3. Avatar de Mariângela

    Muito bom o artigo sobre zinco, queria saber mais sobre o magnésio.

  4. Avatar de F(ávioo.me((o

    Mais interessante é que podemos adquirir este mineral ou qualquer vitamina que o corpo não produz, nos alimentos…

    Muito boa, essas informações!

    Obrigado.

  5. Avatar de F(ávioo.me((o

    😀 😀 😆 Estou na expectativa da próxima matéria…

  6. Avatar de Safira

    Zinco suplementado somente com prescrição médica. Doses acima das necessidades e da prescrição podem gerar câncer.

  7. Avatar de Joelza

    Muito boa a matéria.

  8. Avatar de Barbara

    Eu faço suplementação com zinco para melhorar as espinhas, é muito bom.

    1. Avatar de Mandy

      Eu fiz por um tempo Barbara. Foi fantástico, me curei das espinhas graças à suplementação com zinco!

  9. Avatar de Raquel

    Amei a materia sobre zinco, a médica passou uma suplementação para melhorar a pele e cabelos, tem alguns minerais e 30 mg de zinco. Adorei!

  10. Avatar de Geisa

    Eu tomo um complexo vitaminico que tem zinco, mas não sei quanto é… valeu pelo artigo.

  11. Avatar de Antonieta

    Adorei saber mais sobre o zinco, é mesmo um excelente mineral.

  12. Avatar de Carla Janaina

    Hola adorei ler a matéria sobre zinco,foi muito importante saber. Não tomava da ahora em diante vou passar a tomar 😀 gostaria de me informar se existe algum mineral ou algo que possa tirar manchas escuras abaixo dos olhos,sim porque fiz uma cirurgia de nariz há 1ano e 3 meses e essa mancha até agora não desapareceu. Sinto dor e já fui ao médico e como não dar nada,como foi feita pelo o estado público então já sabe como isso funciona. Estou frustada ao vê a minha face nesse estado. Se alguém souber algo que possa me ajudar por favor informe-me. Através pelo e-mail carlajmj@hotmail.com ficarei muito grata e desde de já agradeço. Obrigada!

  13. Avatar de Maria Eduarda

    Estou encantada com as dicas desse site, parabéns à equipe.

  14. Avatar de Amanda

    😆 Amei o Post

  15. Avatar de Avelina Alvaro

    gostei muito desta matéria e agradeço pela informação .

  16. Avatar de Avelina Alvaro

    obrigada por esta informação. E mesmo saudável e bom estou aprender muitas coisas.

  17. Avatar de Cacia Gracie

    Boa materia. Necessita-se apenas informar pouco mais sobre as contra-indicacoes do uso de 30 gr diarias e acima desta dosagem… já que 7gr diarias näo säo suficientes.

  18. Avatar de Aliete Costa

    Tenho muitas cãibras,fiz exame e estou com deficiência de magnesium.
    Poderia falar sobre este assunto.
    Obrigada

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva