Você sabe o que é BB cream?

Resenha enviada por Fernando Goober

Quem acompanha as minhas postagens anteriores já deve estar sabendo um pouco dos BB Cream. Mas afinal, o que é isso?

Base? Primer? Corretivo? Hidratante? Clareador? Anti-idade? Protetor? Tratamento?

Se eu disser que é – quase – tudo isso!

Blenish Balm Cream (BB cream)

Você sabe o que é BB cream?

É uma febre na Coréia em termos de cosméticos. Inicialmente foi desenvolvido na Alemanha, especificamente indicado por dermatologistas para ajudar na regeneração e cuidados da pele de pacientes que passaram por uma intervenção a laser. Quem já fez uso de laser compreende que a pele fica por algumas semanas muito castigadas, descama, arde, fica irritada, até a pele voltar ao normal. Então, era indicado um produto para recuperar e hidratar essa pele e, ao mesmo tempo, atenuar ou corrigir essas imperfeições temporárias.

Não demorou muito para os asiáticos formularem esse bálsamo e se tornar um cosmético disponível ao grande público. E ganhou status depois que as celebridades passaram a usar.

Mas por que esse apego tão grande ao BB Cream?

Por que ele se adapta aos diversos tipos de pele, em especial, as mais sensíveis. Também por ter uma fórmula mais leve e propriedades terapêuticas, também pode ser usado em peles com acne e com imperfeições cutâneas, pois seus ingredientes podem suavizar e amaciar a pele.

Outros atrativos são as suas paletas de cores, que vão de vários tipos de bege, e sua cobertura não tão espessa que o tornar um excelente corretivo para camuflar olheiras manchas senis e sardas; revitalizar peles cansadas; atenuar cicatrizes de acne; controlar oleosidade; dar brilho; uniformiza a tonalidade; garantir um viço natural à pele de efeito prolongado e continuo; como base para maquiagem e até proteção solar. Tudo isso somado a uma textura mais natural e não-oleoso, sem pesar na face e o melhor, no bolso. Sim, em geral são encontrados ao preço de um hidratante ou filtro solar.

À primeira vista pode parecer apenas um corretivo, usado para dar um acabamento uniforme e atenuar imperfeições. Porém com o seu tempo de uso, a pele fica com uma textura mais uniforme, revitalizada e até mais jovem. Dependendo dos inúmeros ingredientes nas suas fórmulas, como filtros minerais, cafeína, antioxidantes e ingredientes naturais como aloe vera, extratos de camomila e alecrim, ceramidas, jojoba, chá verde, ginzeng, centelha asiática, caviar e muitos outros.

Eu acredito que o maior “problema” é encontrar o BB cream adequado para o tipo de pele: textura (para peles secas, oleosas ou mistas), possível problema de pele (oleosidade, cicatrizes de acne, manchas solares, desidratação, espinhas, poros dilatados, olheiras…) e o tom mais natural, podendo variar entre um tom mais claro, natural, rosado ou amarelado. Há a criatividade de misturar determinadas cores para encontrar um tom mais harmonioso.

Como se usa?

Bloqueadores Solares Asiáticos

Basicamente como uma base, ou seja: após a limpeza/ tonificação/ hidratação (ou produto de tratamento que esteja usando). Depois dele, pode aplicar um filtro solar, caso o BB cream não tenha esse tipo de proteção, e um pó facial. Como toda base, deve aplicar uma pequena quantidade na palma da mão e espalhar em cinco pontos da face: testa, nariz, queixo e bochechas. Dica: espalhar com esponja ou pincel de maquiagem. Qualquer possível retoque, espere alguns minutos, pois a cor dele tende a escurecer levemente.

Use um bom limpador, como óleos de limpeza e demaquilante específicos para retirá-lo.

Você sabe o que é BB cream?

Uma novidade que eu estou adorando é o Mandom Cleansing Express: é um gel de limpeza que você passa uma pequena quantidade na pele seca e massageia. Todo o BB cream, filtro solar ou maquiagem é imediatamente “dissolvido” na limpeza. Depois, é só jogar água ou entrar debaixo do chuveiro que a sua pele fica limpa. Ele não só retira a maquiagem pesada como higieniza toda a pele, inclusive os poros. Eu faço o teste passando uma loção tônica e o algodão fica sem resíduos. A limpeza é muito suave, sempre precisar aplicar loção/ demaquilante com algodão e depois retirar com um sabonete ou gel de limpeza. Não resseca a pele (mas ele tem álcool na sua composição, muito pouco), pois tem agentes hidratantes (ácido hialurônico), não repuxa e é um gel que não faz espuma, mas fica tão abundante e emoliente e permite que você observe onde está aplicando-o. Foi uma dos melhores produtos em relação custo X benéfico que eu adquiri.

Marcas de BB cream no mercado

São inúmeras marcas de BB cream no mercado. Podemos citar algumas mais populares no Brasil (sim, embora não seja distribuído por aqui, muita gente já se rendeu aos encantos desse produto e faz questão de importar):

  • Skin 79
  • House Etude
  • Missha
  • Lanéige

Opções:

Você sabe o que é BB cream?

Uma boa opção para quem quer conhecer o BB cream é a caixa de miniaturas da Skin79. Promete textura aveludada, clareamento, elasticidade e hidratação: com coenzima Q10, extratos de caviar e chá verde, peptídeo, ceramidas, aloe vera, pós de pérolas e diamantes. O consumidor tem a oportunidade de experimentar vários tipos de tonalidades/ textura para verificar qual delas fica melhor na pele. Embora não tenha propriedades matificantes, esses produtos não pioram  a oleosidade e ainda é possível “segurá-la” por mais tempo. São elas:

Skin 79

  1. The Prestige BB Diamond Collection: a tonalidade é bege-claro rosado e indicado para pessoas mais claras. Com adenosina e arbutin, para hidratar, firmar e clarear manchas. Na fórmula diz ter pó de diamante, rubi e ametista para tornar a pele mais radiante. Com proteção FPS 25 PA++.
  2. Luminous Pearl BB Diamond Collection: tudo que for “pearl” ou “luminous” já se esperar ser mais claro – ou muito claro – e aspecto perolado e luminoso. Acredito que fique mais adequado para usar à noite.
  3. Super BB Pink Triple functions: a tonalidade dele já é um bege-médio rosado, para peles mais escuras. Como tudo que tem “Pink”, ele serve como base de acabamento para esconder imperfeições, por isso sua consistência é um pouco mais grossa e contém um “mix” de estratos naturais de girassol, arroz e hera para hidratar e revitalizar a pele, protegendo das agressões naturais e FPS 25 PA ++, agentes clareadores e anti-idade.
  4. Super BB Gold whitening: a tonalidade dele é um bege-amarelo, um tom mais próximo dos asiáticos. A função dele é nutrir (tem pó de ouro e extrato de caviar), clarear a pele, proteção FPS 25 PA++ e atenuar rugas.

Missha

Você sabe o que é BB cream?

É outra marca com vários produtos bem interessantes. A linha M Perfect Cover é uma delas: tem quatro opções de cores, além de FPS 42/ PA +++. São indicados para todos os tipos de peles, inclusive as mistas e oleosas. Uniformiza a pele, atenua machas e imperfeições, tem ação calmante, anti-rugas, pode ser usado como base e tem uma cobertura média. Eu testei a nº 21 e na minha pele clara ficou bem natural. Como não tenho manchas avermelhadas ou olheiras, não posso dizer se amenizou isso, mas por resenhas noto que a sua cobertura não é suficiente para “esconder” muito, mas garante um efeito base mais discreto até para peles masculinas. Na sua bula podemos encontrar filtro mineral (óxido de zinco), filtro químico (Metoxicinamato Etilhexi), agentes clareadores (arbutin), silicones, e extratos de camomila, alecrim, caviar, ceramidas, etc. Tem uma ótima cobertura, parece um hidratante,  e controle de oleosidade.

Etude House

Você sabe o que é BB cream?

Tem vários produtos e podemos encontrar a linha Precious BB Cream Mineral, com FPS 30/ PA ++. Na sua composição há ingredientes clareadores (arbutin), anti-idade  (adenosine) e perfeito acabamento. São três tipos de indicações:

  • Sheer Silky Skin – para peles oleosas e efeito opaco.
  • Sheer Glowing Skin – para peles secas e efeito úmido.
  • Sheer Flawless Skin – para todos os tipos de pele, em especial as com manchas e irritadas.

Você sabe o que é BB cream?

A Etude House tem também outros produtos, como a BB Magic Refreshing, indicado para peles oleosas e para peles secas. Fator de proteção solar não vem indicado, embora ele tenha dióxido de titânio na fórmula. Mas acredito que não tenho FPS, pois os outros da linha especificam isso. Contém aloe vera, extrato de camomila, e centelha asiática.  Eu testei esse e o tom bege- médio ficou quase da minha cor, mas, particularmente, achei muito “carregado” para peles masculinas comparado com o Lanéige. Ele diz que não tem efeito “maquiagem”, mas eu discordo. Dá uma ótima cobertura base, corrigindo imperfeições, poros e manchas e segura a oleosidade. À noite ficaria mais natural. Mas as mulheres podem adorá-lo como maquiagem.

BB cream para homens

Há versões voltadas para o público masculino também. Embora se diga que os BB cream são unissex, eu prefiro uma versão para esse segmento, pois são geralmente com um bege-médio, que fique de forma mais natural e sem acabamento de maquiagem ou efeito perolado. Neste segmento, os BB cream contém agentes hidratantes e calmantes, principalmente para quem faz barba todos os dias, são anti-stress e perfumados. Até as embalagens são mais sofisticadas e pensadas no público masculino. A textura é mais seca e leve e uma aderência maior. E claro, com uma boa fotoproteção.

Você sabe o que é BB cream?

Eu tenho o Homme Sun BB Lotion SPF 41/ PA ++ Men BB Cream, da Lanéige. O produto tem aqua active complex que diz ser extratos de flores e plantas, essências calmamente, minerais e água que ajuda a remover substâncias nocivas da pele; ajuda a relaxar e organizar corpo e mente estressados; dá suavidade e energia para a pele cansada dos homens; protege a pele e previne cicatrizes de corte da lâmina de barbear; dá o efeito calmante e proporciona hidratação rápida e suave em peles desidratadas.

De todos que eu testei, ele tem uma cor bege mais escura. Em peles claras ou médio-clara pode ficar um pouco mais rosado, como quem pegou um sol leve. Mas não achei artificial, pesado ou com aparência de estar maquiado. É bem natural. Eu fiz inúmeros testes em casa: fui aplicando em quem aparecesse aqui: da minha mãe que tem um tom mais amarelado; dois amigos moreno jambo; uma senhora negra. Em todos eles, o BB cream ficou mais natural. E possui uma fragrância muito gostosa.

 Produtos

  • Love Home SPF 30/ PA ++, Etude House. Anti-idade e clareador. Ele faz parte de uma linha com sabonetes e loções. Outra opção da mesma empresa é o Black N Jeans SPF 22/ PA +
  • Homme Triple Action BB Cream, Skin79 – Com tripla função: clarear manchas, anti-idade e protetor solar
  • Skin Force BB SPF 20/ PA ++, Vov.
  • Essor Love Color Lotion, Somang. Acho que é um dos tons mais claros para peles masculinas e faz parte de uma linha com loções, perfumes e protetores.
  • Dr. Jart+ tem dois BB cream: o Detox Healing Blemish Base SPF25/PA+++ e o Premium Beauty Balm SPF 45 PA+++. São siliconados, com filtros minerais e um tom bege-médio. Tem propriedades como coenzima Q10, ácido hialurônico, arbutin, caviar, extrato de camomila, centelha asiática e indicados como anti-idade, melhorando a firmeza, elasticidade e tonalidade da pele:
  • Have To Men BB Triple SPF30/ PA++, Lioele. Multi Effect BB SPF 25/ PA ++, It’s Skin.

 BB Cream ocidentais

Claro que as empresas ocidentais de olho nesse filão resolveram produzir seus BB cream, mas são voltados para o publico ocidental. Marcas americanas como Estée Lauder, Clinique, Lancôme e Mac disponibilizam suas versões que são vendidas no mercado asiáticos.

Considerações finais

  • Procure sempre observar a paleta de cores de todos os BB cream, mas lembre-se que ela mostra a cor “bruta” e que o produto ficará mais claro na sua pele quando espalhado. Os tons mais claros podem sugerir um pálido acinzentado.
  • Uma dica legal é adquirir cartelas com sachês. Empresas como Etude House e Missha disponibilizam essas cartelas com várias tonalidades de cores e texturas. Facilita para conhecer melhor o produto antes de comprar. Cada sachê permite uma ou duas aplicações.
  • Peles oleosas e com tendência à acne, sugiro sempre observar os ingredientes das fórmulas. Constatei a presença de óleo mineral em vários BB Cream. Há um produto especifico para peles com acne.
  • Homens usem uma quantidade moderada, equivalente a uma gota e espalhe bastante para obter um efeito mais discreto. Espalhar com o dedo permite uma cobertura média e atenuar imperfeições. Para um acabamento mais natural, aplique menos e espalhe com algum acessório específico para maquiagem. O BB cream não precisa ser usado como base ou maquiagem, lembrando que a finalidade dele é tratar e regenerar a pele. Por causa de pigmentos que dão tom e também proteção, evite aplicar com a barba por fazer para não manchar.

Onde comprar BB cream?

Sites estrangeiros:

Site Nacional:

Eu compro direto com uma vendedora do Mercado Livre

Saiba mais sobre BB Cream

418 comentários para “Você sabe o que é BB cream?”

  1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Vendo os produtos “queridinhos” das blogueiras, como BB Creams, Paletas, Batons 24h e todos os produtos já estão no Brasil a pronta entrega!
    Entrem no meu perfil para saber maiores detalhes – Bazar Trend Alert (no Face ou no Instagram) ou no Mercado Livre: http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_137741433

  2. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    😉 Para todo tipo de pele?

  3. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Ameia a explicação e não sabia de tanta coisa assim :-)
    Pena que seu link do mercado livre não está mais funcionando :-(
    Eu compro aqui http://www.eugatona.com.br/bb-cream-vult-bege-fps-35-30ml gosto bastante do atendimento.

  4. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    That is all I can figure.. Can a $50 stack of paperback books do as much for a child’s academic fortunes as a $3,000 stint in summer school? An experimental program in seven states may help answer that question this summer as districts from Nevada to South Carolina give thousands of low income students an armful of free books.
    cheap toms shoes,cheap toms,cheap toms shoe,discount toms shoes,discount toms,toms shoes,buy toms,toms shoes for sale,cheap toms shoes for sale,toms shoes outlet,toms shoes for sale,toms shoes,toms shoes outlet,toms shoes for sale,toms shoes cheap,toms shoes online,toms shoes for sale,cheap toms shoes for sale,toms shoes for cheap,pre order toms shoes,pre order cheap toms shoes,cheap toms shoes,buy cheap toms shoes,authentic toms shoes,authentic cheap toms shoes,buy toms shoes,buy cheap toms shoes,order toms shoes,order cheap toms shoes,toms shoes online,buy toms shoes online,toms shoes 2015,cheap toms shoes 2015 http://www.lizardtorino.net/public/ordercheaptomsshoes/

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.