Qual a Diferença entre: Tintura Permanente e Tonalizante

Qual a Diferença entre: Tintura Permanente e Tonalizante

Oi meninas, hoje vou iniciar uma nova seção de posts no site, espero que vocês gostem. A série se chama “qual a diferença entre” e irá esclarecer dúvidas e ressaltar os contrastes sobre os mais diversos conceitos.

O assunto de hoje é a diferença entre tinta permanente e tonalizante, assunto que causa muita confusão e sempre gera muitas dúvidas.

Tintura Permanente

A tintura permanente age em toda a estrutura do cabelo e muda o tom de maneira permanente. A coloração permanente contém amônia e não é compatível com todo tipo de química (hênna, hennê, hidróxido de sódio entre outras químicas). Ela abre até 2 tons a cor dos cabelos naturais e cobre 100% dos fios brancos.  Tudo porque ela age diretamente na parte interna dos fios, substituindo a cor dos cabelos naturais pela cor desejada. Por ter amônia, a cor dura por mais tempo. Os cabelos que são lavados com mais frequência, desbotam mais rápido.

A tintura, ao contrário do tonalizante, retira a cor natural dos fios e os substitui pela cor desejada, pois contém amônia e outros oxidantes, que faz com que o pigmento fixe por mais tempo nos fios. Para se fixar nos fios, a tintura modifica a estrutura do cabelo, pois ela a cutícula, elimina os pigmentos naturais dos fios e os substitui por outro com a cor desejada.

A tintura tanto cobre os fios brancos completamente como também clareia ou escurece os cabelos. Por causa da química, é preciso cuidado se for fazer algum outro procedimento químico nos fios enquanto pintados, pois pode haver incompatibilidade de ativos.

Como tem uma composição química mais forte, a tintura pode ressecar os fios e deixá-los ásperos, coisa que não acontece com o uso de tonalizante.

Vantagens da tinta: deixa os tons fortes, a cor intensa e uniforme; cobre 100% de fios brancos; os fios podem ser clareados; possui efeito duradouro.

Desvantagens da tinta: é necessário retoque da raiz após 20 ou 30 dias; em caso de aplicação de química, é preciso fazer uma avaliação da compatibilidade dos fios; é bem mais agressiva e resseca mais; deve ser evitada em cabelos já ressecados; se não gostar do tom aplicado, é preciso esperar cerca de 7 dias para fazer uma reaplicação.

Qual a Diferença entre: Tintura Permanente e Tonalizante

Tonalizante

O tonalizante é uma coloração semipermanente que deposita pigmentos de cor na cutícula do fio. Age como “maquiagem”, ou seja, desbota a medida que se lava o cabelo. Não possuem amônia em sua composição. Por isso, os pigmentos não são capazes de penetrar na parte interna dos fios, o que diminui seu tempo de duração. Eles também não clareiam os cabelos! São menos agressivos e indicados para alguns cabelos quimicamente tratados.

O tonalizante dá mais brilho porque é menos abrasivo. Apesar de o tonalizante semi-permanente não conter amônia, contém oxidante em sua formulação. Trata-se daquela famosa emulsão reveladora que acompanha o tubinho de tinta. O tonalizante banho de brilho além de não conter amônia, também é livre de oxidantes. É um produto bem suave, sem grandes contra-indicações. Ele serve para realçar a cor e dar um banho de brilho aos cabelos.

Vantagens do tonalizante:  os tons de tonalizantes são bem suaves; a fórmula não contém amônia; sua duração é de 20 a 25 lavagens; é compatível com qualquer química; dá brilho e não resseca os fios; cobre cerca de 40% dos fios brancos; se o resultado for insatisfatório, o produto pode ser reaplicado.

Desvantagens do tonalizante: curta duração; cobre parcialmente os fios; não clareia e nem escurece os fios.

94 comentários para “Qual a Diferença entre: Tintura Permanente e Tonalizante”

  1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Eu uso tonalizante no meu cabelo a cada 15 dias, para dar banho de brilho, e é muito bom! Antes eu pintava com coloração mesmo, mas agora aderi a este método de tonalizar que eu, particularmente, acho melhor!
    Beijos (:
    http://docemetafora.blogspot.com.br

  2. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Ainda bem que li esta materia, veio na hora certa para mim, fiz luzes e meu cabelereiro aplicou tonalizante, ai a raiz do cabelo mudou de cor um pouquinho, e eu não gostei, vou lavar e lavar para poder sair rapidinho.

  3. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Olá Celisa, recebo sempre informações e dicas do seu site e confesso que adoooro! Gostaria de saber se gestante pode fazer uso de tonalizante, já q ñ é tão agressivo. Obg. :???:

  4. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Uso tinta permanente !!! :o

  5. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    :D Obrigada pela dica do tonalizante , adorei bjosssssssss

  6. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    gosto muito de suas dicas,pois aprendo muito com elas,.obrigada.

  7. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Por favor peso ajuda de alguem que posa me dizer de um produto para cabelos pretos, mais que nao tenha amonia ou qualquer quimica. Pois estou nos Estados Unidos, e estou com dificuldade de poder encontrar um bom produto que hidrata o cabelo e no mesmo tempo cobre fios de cabelos branco. Pois moro no Brasil, la eu sempre fazia banho de brilho preto azulado, era como uma tintura mais sem quimica alguma, conforme eu lavava ia saindo..Mais durava uns 25 dias, muito bom..Mais aqui estou tendo dificuldade de encontrar..Se alguem tiver alguma dica para me enformar eu agradeco muito..Obrigada..Lina!

  8. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    :) quero saber,se poço comprar uma quimica,que poça dar em casa,nos meus cabelo.Pois eles estão em caracolado.quero cachear ele total.Meu cabelo é fino.

  9. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Adorei o post, ótimo saber mais sobre essas diferenças

  10. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Eu discordo sobre tonalizante não clarear cabelo. Quando eu tinha 16 – 17 anos eu pintava muito meus cabelos com tonalizante. Era um bem famoso na época. Tenho certeza que era tonalizante. E meu cabelo que é loiro escuro, ficava bem mais claro. Confesso que ficava meio amarelado hahaah mas bem mais claro.
    E sobre a tintura cobrir os fios brancos (que eu tenho desde uns 22 anos) em mim só cobre logo que pinto. Em menos de 1 mês depois os fios já estão totalmente brancos novamente, mesmo usando tintura permanente.
    Sobre a parte de deixar os fios ressecados eu concordo totalmente. Sou meia desligada em relação a hidratação, meus cabelos ficam cheios de frizz.

  11. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Celisa, fiz luzes permanente em um sábado, como abriu muito, fiz luzes invertida no domingo. Vc comentou no post que precisa de sete dias para retoque. Qual é o inconveniente deste meu desatino?

  12. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Banho de brilho agride muito os cabelos.obrigado.

  13. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    e ai meninas, tenho cabelos naturais ,sem fios brancos,mas estou querendo usar tonalizante,que vc acham,me diga.

  14. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Graças a DEUS a tinta faz bem ao meu cabelo! Inclusive não faço hidratação sempre e nem a intensiva! Compro daqueles sachês de lojas ou farmácias, e uma vez a cada dois meses faço uso, e olhe, modéstia, todos até perguntam pois meus cabelos continuam com volume, brilhantes e realmente bonito! Já utilizei Nutrisse, mais voltei para KOLESTON novamente, gosto mais e já tinha alguns anos que a usava! Fiz um teste com nutrisse, mas, voltei a ser fiel com a tintura koleston! Excelente matéria, parabéns!

  15. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Oi gosto muito do site pois acho que não existe beleza sem saúde! Aprendo muito! Gostaria de saber se o tonalizante mantém o brilho por bastante tempo e se o banho de brilho do salao agride mesmo os cabelos.

  16. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    meu cabelo até pede tinta,fica ótimo,com brilho e saudável e olha que faço progressiva,claro que uso bons produtos e hidrato sempre.Uso a magirel da Loreal que é perfeita.Pinto de negro azulado.

  17. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    eu prefiro a tinta mas, meu cabelo esta muito detonado já…usei cor e ton durante seis meses a cada vinte dias. nunca nenhuma tinta fez tanto estrago como este.
    e tive que descolorir para clarear.
    agora estou usando tonalizante, sai mais rapido mas,axo melhor. :???:

  18. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    :) Gostaria de receber ,dicas de como fazer um banho de brilho para cabelos pintado de loiro , pois meus cabelos estão opacos , adoro receber dicas de vcs . um abraço a toda equipe . ;)

  19. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Gostaria que fosse feita uma pesquisa dos melhores tonalizantes. Uso Amend, depois de ter ficado anos usando Color Touch. Mas meus cabelos extremamente ressecados e com frizz, apesar da hidratação que faço em casa toda semana.

  20. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    olá sempre fiz luzes, mas enjoei e voltei a ficar com os cabelos escuros, meu cabeleireiro passou tonalizante mas ficou muito escuro,já tem uns 3 meses e ainda não desbotou,gostaria de clarear um pouco. será que posso passar um tonalizante mais claro? será que vai clarear já que meu cabelo foi descolorido pelas luzes anteriormente? bjo.

  21. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    ola ! eu estou a pensar tonalizar o meu cabelo em loiro !
    o meu cabelo é castanho claro !
    sera que ira resultar ?
    e quanfo tempo ira durar ? e ja agora quanto ira custar ?
    Beijinho :D

  22. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Se eu usar a massa da coloração permanente com ox de 10 vol. Tenho o mesmo resultado do tonalizante?obrigada

  23. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Uso grecin 2000, posso passar tonalizante sem prejudicar os cabelos? obrigada

  24. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Adorei a dica do tonalizante! Sempre tive vontade de tingir o cabelo, mas tenho medo! Como ainda não tenho cabelos brancos, vou empurrando com a barriga, mas parei de fazer escovas químicas e resolvi assumir meus cachos! Porém, tive que cortar bem curtinho e fico arrasada! Quero que cresça logo! Já que o tonalizante vai dar um “up” na cor e nos brilho, vou investir nessa ideia! Obrigada!
    Adorei o site e já indiquei para uma amiga!
    Bjos

  25. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Nunca pintei o meu cabelo passei tonalizante e não gostei da cor que ficou … tipo a cor do meu cabelo natural volta ? o quanto tempo que demora para voltar?

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Que outro assunto você gostaria de pesquisar?