Qual a Diferença entre: Tintura Permanente e Tonalizante

Qual a Diferença entre: Tintura Permanente e Tonalizante

Oi meninas, hoje vou iniciar uma nova seção de posts no site, espero que vocês gostem. A série se chama “qual a diferença entre” e irá esclarecer dúvidas e ressaltar os contrastes sobre os mais diversos conceitos.

Publicidade

O assunto de hoje é a diferença entre tinta permanente e tonalizante, assunto que causa muita confusão e sempre gera muitas dúvidas.

Tintura Permanente

A tintura permanente age em toda a estrutura do cabelo e muda o tom de maneira permanente. A coloração permanente contém amônia e não é compatível com todo tipo de química (hênna, hennê, hidróxido de sódio entre outras químicas). Ela abre até 2 tons a cor dos cabelos naturais e cobre 100% dos fios brancos.  Tudo porque ela age diretamente na parte interna dos fios, substituindo a cor dos cabelos naturais pela cor desejada. Por ter amônia, a cor dura por mais tempo. Os cabelos que são lavados com mais frequência, desbotam mais rápido.

A tintura, ao contrário do tonalizante, retira a cor natural dos fios e os substitui pela cor desejada, pois contém amônia e outros oxidantes, que faz com que o pigmento fixe por mais tempo nos fios. Para se fixar nos fios, a tintura modifica a estrutura do cabelo, pois ela a cutícula, elimina os pigmentos naturais dos fios e os substitui por outro com a cor desejada.

A tintura tanto cobre os fios brancos completamente como também clareia ou escurece os cabelos. Por causa da química, é preciso cuidado se for fazer algum outro procedimento químico nos fios enquanto pintados, pois pode haver incompatibilidade de ativos.

Como tem uma composição química mais forte, a tintura pode ressecar os fios e deixá-los ásperos, coisa que não acontece com o uso de tonalizante.

Vantagens da tinta: deixa os tons fortes, a cor intensa e uniforme; cobre 100% de fios brancos; os fios podem ser clareados; possui efeito duradouro.

Desvantagens da tinta: é necessário retoque da raiz após 20 ou 30 dias; em caso de aplicação de química, é preciso fazer uma avaliação da compatibilidade dos fios; é bem mais agressiva e resseca mais; deve ser evitada em cabelos já ressecados; se não gostar do tom aplicado, é preciso esperar cerca de 7 dias para fazer uma reaplicação.

Qual a Diferença entre: Tintura Permanente e Tonalizante

Tonalizante

O tonalizante é uma coloração semipermanente que deposita pigmentos de cor na cutícula do fio. Age como “maquiagem”, ou seja, desbota a medida que se lava o cabelo. Não possuem amônia em sua composição. Por isso, os pigmentos não são capazes de penetrar na parte interna dos fios, o que diminui seu tempo de duração. Eles também não clareiam os cabelos! São menos agressivos e indicados para alguns cabelos quimicamente tratados.

O tonalizante dá mais brilho porque é menos abrasivo. Apesar de o tonalizante semi-permanente não conter amônia, contém oxidante em sua formulação. Trata-se daquela famosa emulsão reveladora que acompanha o tubinho de tinta. O tonalizante banho de brilho além de não conter amônia, também é livre de oxidantes. É um produto bem suave, sem grandes contra-indicações. Ele serve para realçar a cor e dar um banho de brilho aos cabelos.

Vantagens do tonalizante:  os tons de tonalizantes são bem suaves; a fórmula não contém amônia; sua duração é de 20 a 25 lavagens; é compatível com qualquer química; dá brilho e não resseca os fios; cobre cerca de 40% dos fios brancos; se o resultado for insatisfatório, o produto pode ser reaplicado.

Desvantagens do tonalizante: curta duração; cobre parcialmente os fios; não clareia e nem escurece os fios.

136 comentários para “Qual a Diferença entre: Tintura Permanente e Tonalizante”

  1. Avatar de Maria Abadia

    olha eu queria saber se tem uma tinta que não e permanente e que meus cabelos são virgem da cor loiro escuro ele e natural nunca puis tinta nele todo so luzes mais o meu cabelo cresceu e agora ta natural queria pinta ele mais queria uma tinta que se eu não gosta posso tirar e meu cabelo volta na cor natural

    1. Avatar de Rubra

      Só tonalizantes dão essa possibilidade de voltar ao tom normal. Vc tonaliza e se gostar, retoca com tinta permanente da mesma cor.

  2. Avatar de Luis Ramos

    Só pela forma de escrever dá para ver que você é loira. Em vez de se preocupar com o cabelo, volta para a escola e aprende Português.

    1. Avatar de Gisele

      Processo na certa!!!

    2. Avatar de Maria Da Conceição Bastos Faria

      🙁 Lui não sou a Abadia nem a conheço, mas fiquei chocada com o que vc escreveu, acho que vc esta confundindo as coisas. Se ela não sabe escrever corretamente vc não tem o direito de critica-la todos merecem respeito. Que isso!!!..

    3. Avatar de Plinio - São Paulo

      Como homem, gostaria de me desculpar pelo Luis, absolutamente infeliz no comentário. Nem todos tiveram as mesmas oportunidades o que não as impedem de serem feliz mas também como negro, repudio toda forma de preconceito. Quanto a vc Luis, dè uma chance a vc mesmo de se encontrar e tornar realidade o sonho de outras pessoas.

    4. Avatar de Carol

      Santo preconceito!
      Recomendo que procure terapia para resolver seu problema de agressão gratuita.

  3. Avatar de Simone Tobias

    Gente quem é esse Luis Ramos? Desnecessário esse comentário sem educação….Certamente usa ferraduras…….vai cuidar da sua vida e não se meta onde não foi solicitado ……..sem mais , meninas lindas beijinhos……

  4. Avatar de Rubra

    Tem gente querendo fama! Xadrez dá fama. Que Deus perdoe a língua, ou melhor, a grosseria desumana.

  5. Avatar de Edna

    Tenho 20% de fios brancos mais que ja me incomodam…gostaria de disfarça-los porém sem aplicar tinta escura no cabelo todo…oq seria melhor luzes ou mechas?

  6. Avatar de Sisi Veiga

    Acho q quem tem q ir para o colegio e o Luis, pois isso n faz parte de uma pessoa q tem educaçao!

  7. Avatar de Gilson De Lima Ferreira

    Fui um curso de colorimetria onde o rapaz que tava ministrando curso ele afirmou para mim Que tonalizante contém chumbo gostaria de saber se isso é verdade

  8. Avatar de Dinalva Queiróz

    Meu cabelo é 7.1 a cor dele natutal ….a cabeleireira passou a 4 e ficou vermelha ruivo horrivel. Será q leva quanto tempo p sai?

  9. Avatar de Chikinitus

    Usei um tonalizante com uma cor próxima ao meu cabelo e segui corretamente as instruções de uso. Resultado? Meu cabelo ficou quase preto. 😆

    Ou seja, tonalizante escurece sim. Mas depois de muitas lavagens a cor foi sumindo. Engraçado é que fiz duas aplicações com uns 20 dias de diferença e os brancos até hoje estão coloridos (uma cor quase igual ao do meu cabelo mesmo), e já lavei muito mais do que as lavagens que eles garantem. Vai entender né?

    PS: Usei Brilho&Ton 6.0

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva