Bepantol ou Pantenol para os Cabelos: você usa?

Bepantol ou Pantenol para os Cabelos: você usa?

É bem possível que você já conheça o Bepantol: inicialmente vendido como produto para assaduras de bebês, posteriormente foi descoberto pelas mulheres como um poderoso cosmético, e hoje é muito usado na pele e cabelos.

Publicidade

O Pantenol nada mais é que o princípio ativo do Bepantol, que muitas já conhecem. O Pantenol é um álcool precursor da vitamina B5, por isso ele também é chamado de pró-vitamina B5. É conhecido por diversos nomes: Pró-Vitamina B5, Vitamina B5, Dexpantenol, D-Pantenol e Pantotenol.

O Pantenol é um poderoso hidratante. É o precursor do ácido pantotênico, uma vitamina muito importante para a saúde da pele, unhas e cabelos.

Benefícios do Pantenol para os Cabelos

Nos cabelos, O Pantenol penetra lentamente através da haste capilar, acumulando-se nos fios e chegando a atingir a raiz dos cabelos, onde transforma-se em ácido pantotênico. Seus principais efeitos:

  • Ajuda a hidratar o cabelo, possui poder regenerador
  • Fortalece a raiz e os fios
  • Protege contra danos externos
  • Reduz a formação de pontas duplas
  • Melhora sintomas de inflamação do couro cabeludo.
  • Melhora a penteabilidade e dá mais volume aos cabelos
  • Aumenta o brilho dos cabelos
  • Melhora a textura dos fios, deixando-os mais saudáveis

Bepantol × Pantenol

Bepantol ou Pantenol para os Cabelos: você usa?

Ao invés de comprar o vidrinho de Bepantol na farmácia como muitas já fazem, você pode também usar o Pantenol puro. Como eu disse antes, o Pantenol é o composto ativo do Bepantol, em sua forma mais pura. Eu particularmente, depois que li os ingredientes do Bepantol, passei a comprar o Pantenol puro.

Na composição do Bepantol tem alguns ingredientes que não gostei muito: além de bradosol, lactona e água desmineralizada, ele contem propilparabeno (um conservante bastante polêmico). Sempre que possível, eu gosto de comprar os produtos com o menor número de químicos adicionados, optando pelo composto ativo em maior concentração.

Além disso, o Pantenol puro é bem mais barato que o Bepantol, pois não é um produto famoso, ou “com marca”. Você encontra o Bepantol líquido e o Bepantol em spray em qualquer farmácia. Online, você pode comprar nas drogarias Araújo, Onofre e Netfarma. Além de colocar o Bepantol líquido junto com o creme de hidratação, pode-se também usar puro no cabelo, como um leave-in. Foi lançado um produto que pode ser usado diretamente nos fios: Bepantol Derma Solução Spray. Borrife-o nos fios, já limpos, espalhando com as mãos ou com a ajuda de um pente. Não há necessidade de enxágue.

Para comprar o Pantenol puro (quaternizado, que é mais líquido e melhor de usar) é mais difícil, mas acho que vale a pena o esforço. Eu compro o meu Pantenol puro online aqui na Engetec.

Como usar o Pantenol/Bepantol?

Bepantol ou Pantenol para os Cabelos: você usa?
  • Na hidratação dos cabelos: basta acrescentar um pouquinho (uma colher de sobremesa) na sua máscara de hidratação.
  • No couro cabeludo: Faça uma mistura de água + Pantenol (suficiente para umedecer seu couro cabeludo) e faça leve massagens. Além de hidratar o couro cabeludo esse procedimento também diminui a oleosidade.
  • Como leave-in: faça uma mistura de água (50 ml) + uma colher de sobremesa de Pantenol. Coloque num borrifador e borrife nos fios sempre que precisar.
  • Você também pode utilizá-lo no seu shampoo ou condicionador, desde que não utilize-o em excesso (ex: todos os dias). O uso contínuo é recomendado, porém, uma única aplicação já traz grandes benefícios.

    Vale a pena usar o Pantenol/Bepantol nos Cabelos?

    O cabelo perde hidratação ao ser submetido ao uso de químicas, descoloração, secador, chapinha, deixando assim os fios ressecados. O Pantenol ajuda a manter a água nos fios e devolver a hidratação perdida. Também auxilia na regeneração natural. Promove uma beleza saudável pois cuida da saúde dos cabelos, o que é fundamental para a boa aparência deles.

    Fazer uma hidratação capilar semanalmente é indispensável para manter os cabelos saudáveis. Mas se você não tem paciência para ir ao salão e não aguenta ficar com um monte de papel laminado enrolado na cabeça, existe uma receita perfeita para você conseguir cabelos de diva sem muito esforço.

    Bepantol ou Pantenol para os Cabelos: você usa?

    Receita de Hidratação com Pantenol/Bepantol

    • 1 tampinha de Pantenol ou Bepantol líquido
    • 1 colher de sopa de açúcar (mascavo ou demerara, de preferência)
    • 2 colheres de sopa de um creme de tratamento para seu tipo de cabelo

    Escolha uma máscara capilar recomendada para passar no couro cabeludo. Misture todos os ingredientes em uma tigela não-metálica e aplique nos cabelos lavados. Massageie o couro cabeludo e os cabelos. Coloque uma touca e deixe agir por 20 minutos. Enxágue e penteie como de costume.

    E você? usa Pantenol ou Bepantol nos cabelos?

    Obs: Este artigo foi atualizado e republicado a partir de um post antigo, por isso mantive os comentários originais.

    2.291 comentários para “Bepantol ou Pantenol para os Cabelos: você usa?”

    1. Avatar de Dermadoctor

      Conheçam os 6 tipos de Bepantol comercializados pela DERMAdoctor: http://www.dermadoctor.com.br/bse_busca_s.asp?busca=bepantol
      🙂

    2. Avatar de Larissa Gregolin

      E sobre o DPANTENOL, qual a diferença?

    3. Avatar de Rafaella

      eu uso o bepantol liquido nas hidratações, noto diferença sim… gosto muito, gostei de saber que tem pantenol puro…vou experimentar

    4. Avatar de Anamaria

      Já usei o Bepantol e não gostei. Ressecou os cabelos, para mim não hidratou nada.

    5. Avatar de Luciana

      Adoro toda a linha de Bepantol, uso spray no cabelo e ficam maravilhosos, abandonei todos os cremes sem enxague e agora Bepantol… O labial é sensacional uso todo dia pois o lábio fica macio e até antes do batom eu uso… E creme nas mãos, na cuticula (que até diminui o tamanho) e principalmente depois de fazer as unhas … Essa linha é ótima, barata e deixa muitos produtos mais caros no chinelo!!!

    6. Avatar de Luciana

      Adoro toda a linha de Bepantol, uso spray no cabelo e ficam maravilhosos, abandonei todos os cremes sem enxague e agora Bepantol… O labial é sensacional uso todo dia pois o lábio fica macio e até antes do batom eu uso… E creme nas mãos, na cuticula (que até diminui o tamanho) e principalmente depois de fazer as unhas … Essa linha é ótima, barata e deixa muitos produtos mais caros no chinelo!!! #InsiderBepantolDerma #TheInsidersBrasil;

    7. Avatar de Luciana

      Adoro toda a linha de Bepantol, uso spray no cabelo e ficam maravilhosos, abandonei todos os cremes sem enxague e agora Bepantol… O labial é sensacional uso todo dia pois o lábio fica macio e até antes do batom eu uso… E creme nas mãos, na cuticula (que até diminui o tamanho) e principalmente depois de fazer as unhas … Essa linha é ótima, barata e deixa muitos produtos mais caros no chinelo!!! #InsiderBepantolDerma #TheInsidersBrasil

    8. Avatar de Adriana Prado

      Eu continuo gostando do Pantenol, mas já usei mais. É que de repente o Bepantol ficou caro e o que comprei em farmácia de manipulação eu não gostei. Mas, bom lembrar deste produto. Meu cabelo está um pouco ressecado e sei que é ótima opção.

    9. Avatar de Sara

      Alguém pode me informar onde compro em Portugal ou tem outro nome obrigada

    10. Avatar de Manuela Da Costa Camila

      É possível usar o Pantenol em cabelo de negra? Obrigada.

      1. Avatar de Cristiane

        Sim é possível, ajuda muito na hidratação.

    11. Avatar de Hermínia

      Qual a dica para eliminar a caspa de vez e a oleosidade dos cabelos Aguardo a sua resposta. Obrigada

    12. Avatar de Isabela

      Meu shampoo, condicionador e máscara contém pantenol, será que ainda assim poderia acrescentar o produto puro?

    13. Avatar de Maria

      posso usar bepantol e fazer escova/chapinha?

    14. Avatar de Anapaula

      Eu uso e muito aprovado

    15. Avatar de Patricia Marque Almeida Tiburcio

      Ola tenho uma cliente que usou por 20 dias intercalos mas o cabelo ficou super oleoso nem shampoo anti residuos tirou a oleosidade do cabelo quando vou começar o processo de escova dai que aparece mais a oleosidade alguem pode me dizer o que aconteceu se é normal e como faço pra reduzir a oleosidade

    1 28 29 30

    Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

    Deixe um Comentário

    Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva