Benefícios da Cafeína para a Beleza!

Benefícios da Cafeína para a Beleza!

Nos últimos 3 anos pesquisou-se muito sobre o café. A conclusão é que o café é muito saudável e pode evitar muitas doenças, se consumido na maneira adequada. A cafeína estimula a capacidade mental e a concentração e melhora o desempenho atlético, aumentando a força e a resistência muscular, além de causar sensação de revigoramento. Se você ainda tinha alguma dúvida, Saiba mais sobre o café aqui.

Publicidade

Além de fazer bem à saúde, você sabia que o café também pode ser muito benéfico para nossa beleza? A cafeína tem sido usada com frequência nos cosméticos, com resultados excelentes.

O Poder da Cafeína

A cafeína pertence a um grupo de compostos lipídicos solúveis denominados de purinas. Possui um efeito acentuado sobre a função mental e comportamental que produz excitação e euforia, redução da sensação de fadiga e aumento da atividade motora. Encontrada naturalmente em grãos de café, em chás, chocolates, grãos de cacau, cerca de 95% da cafeína ingerida é metabolizada pelo fígado, e só cerca de 3% a 5% é recuperada na sua forma original na urina. E exatamente por conta de ser altamente metabolizada é que a indústria cosmética a usa.

Benefícios da Cafeína para Pele

Benefícios da Cafeína para a Beleza!

O café é extremamente rico para a pele. Ele é antioxidante, três vezes mais do que o popular chá verde. Ou seja, também é superimportante no combate aos radicais livres quando é ingerido.

A cafeína estimula a queima de gordura na célula, ativa a microcirculação e funciona como firmadora e hidratante da pele. Ela deixa a pele mais firme e ameniza o aspecto de “casca de laranja”.

Presente também em cremes para tornar a pele do rosto mais firme, a cafeína ainda contribui para deixar a pele mais jovem e macia e por ser antioxidante e ajudar no combate aos radicais livres.

Como usar a cafeína na pele?

Máscara facial: Para preparar a máscara, coloque em uma tigela uma colher de sobremesa de pó de café e uma colher de água. Para potencializar a ação, coloque 5 gotinhas de óleo essencial de café. Misture e passe na pele, deixe agir 20 minutos e enxágue bem o rosto. Essa pasta também pode ser feita para esfoliação da pele. O resultado é uma pele mais fresca, hidratada, jovem e suave.

Olheiras: Essa mesma pasta para máscara também pode ser usada para as olheiras. O café vai ativar a circulação sanguínea e ajuda descongestionar a região. Reduz o inchaço e inflamação, além de reduzir o acúmulo de sangue sob os olhos, o que contribui para sombras escuras.

Benefícios da Cafeína para os Cabelos

Benefícios da Cafeína para a Beleza!

A cafeína também faz bem para a saúde capilar. A substância penetra nas raízes do cabelo, protegendo-as da ação negativa da testosterona, que causa a queda de fios, interrompendo o processo que pode levar à calvície. Com propriedades estimulantes da fibra capilar, favorece o crescimento dos fios e atua no fortalecimento dos cabelos.

Ao aplicar uma solução com cafeína nos folículos capilares fragilizados, nota-se um crescimento mais acelerado. Como o café é rico em antioxidades, ele também ajuda evitar o envelhecimento acelerado dos fios de cabelo.

Como usar a cafeína nos cabelos?

Existem várias fórmulas que seu médico pode mandar manipular para ajudar a tratar o couro cabeludo. A fórmula pode ser feita de acordo com a sua necessidade. Confira um exemplo de loção e shampoo com cafeína.

Loção capilar para queda de cabelo com cafeína

  • Coper peptídeo 2%
  • Minoxidil 5%
  • Cafeína 2%
  • Solução capilar aquosa 60ml.

Shampoo Estimulante

  • Copper Peptideo 2%
  • Cafeína 2%
  • Shampoo para cabelos normais 150ml – sem essência.

Óleo Essencial de Café

Óleo Essencial de Café

O Óleo de café possui propriedades de retenção de umidade na pele, excelente penetração na pele e aderência. Outro grande potencial do extrato é a foto proteção, pois é um excelente absorvedor de radiação UV, potencializando a ação dos foto-protetores.

Recentes estudos descobriram que a cafeína, presente em grande quantidade em sua composição, tem poder de combater rugas, celulite e gordura localizada. Também contém triacilgliceróis e ésteres diterpênicos, que estimulam a síntese das fibras dérmicas, e resultam em efeito firmador e regenerador, auxiliando ainda a formação das ceramidas. É um excelente estimulante da síntese/produção do colágeno e da elastina. Apresenta ação estimulante do crescimento do folículo piloso, sendo muito utilizado em produtos normalizadores da queda capilar.

O óleo essencial de café pode ser usado para o rosto na máscara de argila ou de café. Nos cabelos pode ser usado algumas gotinhas no shampoo ou no óleo vegetal (carreador) para massagear o couro cabeludo.

E você, já usou a cafeína em favor da sua beleza?

21 comentários para “Benefícios da Cafeína para a Beleza!”

  1. Avatar de Daniel Yussuf

    Adorei as matérias.
    Sempre materias uteis e beneficas para a saude.
    Abraços a toda a equipe.
    Beijos

  2. Avatar de July

    Interessante, nunca usei nada com cafeina…

  3. Avatar de Raquel Delis

    Gostei muito das dicas, vou experimentar.

  4. Avatar de Lucinda Reis

    Olá,
    Não sabia que a cafeína fazia bem à pele e muito menos ao cabelo

  5. Avatar de Giovana

    Tb gostei das dicas…

  6. Avatar de Irenaldia Azevedo

    A Beleza e Saúde sempre traz matérias interessantes não só para beleza como para uma vida saudável. Seria bom se houvesse um link nas matérias que permitisse compartilhar aquelas que mais gostamos por e-mail, facebook ou outras redes sociais.

  7. Avatar de Claudia

    Oieeee sempre curto e compartilho as matérias de vcs…os benefícios que algo que vcs compartilham com a gente é mto importante..muito obrigada.. Bjs

  8. Avatar de Carlos Manuel Marques Engenheiro

    nao sabia que a cafeina faazia parte de tanta coisa pois eu gosto muito de cafe e como tenho deficuldades no dormir bebo muito pouco um por dia,se nao fosse o acima indicado era cinco ou mais

  9. Avatar de Lana Bello

    Para ser sincera o consumo do café para mim eh concentração nos estudos. Sei q uma xícara faz bem. 😉 😮 Bom saber q ele faz bem de outras formas. 🙂

  10. Avatar de Silvana Gusmão

    Faço esfoliação com po de café e óleo de coco em todo corpo antes do banho. Fico me sentindo uma deusa rsrs. Alem de hidratar ajuda eliminar celulite. Recomendo. 😆 😆

  11. Avatar de Adriana C.

    Nossa gostei da fórmula do shampoo, será que tem alguma farmácia que vende pronto?

  12. Avatar de Marly

    Adorei as dicas!!!

  13. Avatar de Denise

    Muito bom saber disso

  14. Avatar de úrsula

    Legal esse óleo essencial! Será que gestante pode usar?

  15. Avatar de Letícia Castro

    Eu uso a borra do café como esfoliante corporal. Apos o banho, faço esfoliação na pele, e enxáguo o corpo. A pele fica lisinha, macia e parece que passei óleo.

  16. Avatar de Poliana

    Que dica interessante vou tentar

  17. Avatar de Eliane

    Eu já usei a borra do café como esfoliante capilar, é ótimo para crescimento do cabelo.
    Bjs.

  18. Avatar de Catarina O. Fonseca

    Boa tarde, nunca usei a cafeina nos cabelos,tam pouco na pele,vou experimentar com certeza BJSS…. 😀

  19. Avatar de Eunice Reis Lemes Coutinho

    Excelentes as matérias que vcs enviam,adoro todas, continuem assim para que possamos cuidarmos de nossa beleza e nossa saúde!!

  20. Avatar de Aruana Paula

    Uso o café como esfoliante , deixa a pele simplesmente incrível! Uso 1 vez por semana , resultado imediato.

  21. Avatar de Prisci

    Olá adorei as dicas e confesso que sou e sempre fui super apaixonada por tudo que fala sobre a beleza!
    Já uso sim o café para espoliar o corpo e viso adorei a idéia do o.e de café esse eu confesso que ainda não provei ! Abraços ☺

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva