Para a mulher que gosta de se cuidar

Conheça o poder da uva para sua saúde!

O que você precisa saber sobre a Uva!

Quando falamos em sabor e benefícios à saúde, a uva é uma fruta realmente surpreendente. Além de ser uma fruta altamente energética, certas substâncias presentes na uva ajudam a reduzir a pressão sanguínea através da dilatação das artérias.

O suco da fruta também combate a acidez sanguínea, auxilia a digestão e possui capacidade desintoxicante, além de combater o envelhecimento.

A uva pode proteger contra câncer de pele e envelhecimento

Pesquisas recentes apontam que a uva pode proteger contra o câncer de pele e prevenir o envelhecimento precoce.

Os responsáveis pelos benefícios são os flavonoides extraídos da fruta. Esses compostos defendem as células da radiação ultravioleta emitida pelo sol, relacionada aos problemas de pele.

Benefícios da Uva

  • Exerce uma ação laxante e diurética, drenando as vias biliares, fazendo uma “lavagem no sangue”.
  • Purifica os órgãos.
  • Rica em sais minerais, tais como: cálcio, ferro, magnésio, sódio e potássio.
  • Possui vitaminas (complexo B e vitamina C), além de proteínas, carboidratos, iodo, fósforo e flavonoides.
  • Protege o coração contra infartos, já que ajuda a desobstruir as artérias e regula as taxas de colesterol no sangue.
  • Melhora o funcionamento do fígado e dos rins, auxilia o estômago a se recuperar mais facilmente de úlceras e da gastrite, além de eliminar ácido úrico do sangue.
  • Possui flavonoides que protegem o organismo contra o ataque dos radicais livres.

Derivados da Uva

Vinho

O que você precisa saber sobre a Uva!

É importante citar os benefícios que o vinho pode oferecer — quando bebido com moderação, durante as refeições, regularmente e por pessoas que não apresentam contraindicações ao consumo de bebidas alcoólicas.

Estes benefícios são atingidos pela presença dos polifenóis, principalmente nos vinhos tintos, que têm um potente efeito antioxidante e antibiótico.

Uma das propriedades mais conhecidas do vinho é que ele ajuda a baixar o LDL (colesterol ruim), e a aumentar o HDL (colesterol bom), além de ser um grande aliado para quem quer ter uma vida longa e saudável. Ele faz bem ao coração, cérebro, músculos e aos aparelhos digestivo, respiratório e urinário. E, para quem tem diabetes, beber vinho regularmente melhora o controle glicêmico e reduz o risco de infarto do miocárdio.

Suco de uva

O que você precisa saber sobre a Uva!

Mais nutritivo do que o vinho, estudos têm revelado que o suco de uva preta ou rosada pode trazer os mesmos benefícios à saúde por conter os poderosos antioxidantes, chamados flavonoides, aos quais se atribuem os bons efeitos do vinho sobre o coração. Os flavonoides no suco de uva — como no vinho — se mostraram capazes de evitar a oxidação do LDL (colesterol ruim) e lipoproteínas de baixa densidade, que levam à formação de placas nas paredes das artérias.

O açúcar do suco de uva é composto por glicose e frutose e é diretamente assimilável: não exige nenhum esforço aos órgãos digestivos. É por tal razão aconselhável para a alimentação dos doentes atacados por febre.

Por ser alcalinizante (combate a acidez sanguínea), é indicado a pessoas intoxicadas pelo excesso do consumo de carne. O suco de uva é um valioso estimulante digestivo, pois acelera o metabolismo, eliminando de seu organismo o ácido úrico, causador da fadiga. Além disso, ele ajuda a restabelecer o equilíbrio ácido-alcalino do organismo, necessário para um fornecimento constante e prolongado de energia.

Uva Passas

O que você precisa saber sobre a Uva!

Estudos comprovam que há um aumento significativo nos antioxidantes nos compostos fenólicos durante o processo de desidratação de frutas, aumentando assim a capacidade positiva das uvas passas nos processos oxidativos que levam a doenças crônicas.

As uvas são fonte de oligofrutossacarídeos (que possuem ação probiótica), contém fibras insolúveis, rica em flavonoides, boro e ácidos fenólicos.

Nas frutas secas os compostos fenólicos são ainda maiores do que nas frutas frescas, pois essa substância se concentra ainda mais quando há o processo de desidratação.

Possui fibras que tem a função de acelerar o trânsito intestinal, o que pode ajudar na eliminação dos agentes cancerígenos. Estudos revelam que os ácidos graxos produzidos pela fermentação das fibras no aparelho digestivo inibem a proliferação das células cancerígenas, e os probióticos da uva passa também estão relacionados a este processo. Estas substâncias se formam no processo de desidratação da uva passa, por isso, não é possível encontrá-las nas uvas frescas.

Acrescentar a uva passa na dieta possui vários efeitos positivos, como por exemplo, reduz os níveos de colesterol LDL e também de substâncias inflamatórias no organismo, não aumenta o nível de triglicérides no sangue, prevenindo assim as doenças cardiovasculares.

Após saber de todos esses benefícios não dá para não querer  uma uvinha, não é? 🙂

87 comentários para “Conheça o poder da uva para sua saúde!”

  1. Avatar de Silvia Da Silva

    Olá, meninas!!!hum eu adoro um vinho,uvas passas é uma delicia,barabéns pelo post.

    1. Avatar de Rosa Costa

      Ola sou a rosa adorei a dica .bjs

  2. Avatar de Eloisa

    Gurias!!!GOSTEI MUITO DE SABER O VALOR DE UMA FRUTA TÃO SABOROSA COMO A UVA!

  3. Avatar de úrsula

    Muito completo seu post! Parabéns! Eu sou fã de vinho mas nunca liguei para uva. Mas nos últimos meses, estou sendo uma consumidora fiel, hehehehe! Bjo!

    1. Avatar de Alexandre

      Muito bom seu post !!! tomo uma taça de vinho todos os dias, e no meu site tenho um post que fala sobre essa bebida que tanto amo, convido vocês a conhecer http://www.barrigachapada.com.br. (rs) obrigado. bjs

  4. Avatar de Marcia Greice Campos De Melo Nunes

    Olá, eu gosto muito de uvas mas desde que li os benefícios da uva passa comecei a comer mais delas que das frescas. Na verdade além dos benefícios citados acima, ela tem a vantagem de que no supermercado sai muito mais barato comprar na gôndola dos produtos à granel do que nas frutas frescas e duram muito mais na geladeira.
    Sempre que tenho vontade de comer um docinho vou na geladeira e pego uma colher das de sopa. Vou comendo devagarzinho e pronto.

  5. Avatar de Olma Resende

    Gostei muito das informações sobre os benefícios da uva. Parabéns.

    Tenho uma pergunta uva engorda?

    Obrigada,

    Olma

  6. Avatar de Sandra Fagundes Pinheiro

    Adorei a matéria pena que o preço da uva esteja tão alto….

    1. Avatar de Márcia

      CONCERTEZA VALE A PENA PAGAR UM PREÇO ALTO PARA PODER OBTER MAIS SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA.

  7. Avatar de Márcia

    ESSE SITE É MARAVILHOSO.ADOREI SABER MUITO MAIS SOBRE A UVA…SERVIU BASTANTE PRA MIM.

  8. Avatar de Joao

    FIZ EXAME DE SANGUE E FOI CONSTATADO QUE A FERRITINA ESTAVA ACIMA DO NORMAL ( OU SEJA: 351).

    POSSO CONTINUAR TOMANDO SUCO DE UVA CONCENTRADO?

    ISSO NÃO VAI AUMENTAR A TAXA DE FERRITINA?

    DÚVIDA CRUEL…..PODEM ME AJUDAR?????

    ABRIL, 07, 2012

  9. Avatar de Sakura

    Olha, não gostava de uvas passas!!! Mais não é tão ruim assim, na hora que der vontade de comer um chocolate come as uvas passas!! Meu médico que disse!! 😉

    1. Avatar de Sakura

      Muuuuuito massa!

  10. Avatar de Sakura

    Ooi

  11. Avatar de Hamilton Gonçalves

    adoro uva passa…agora mais ainda. vinho tinto moderadamente. gostei deste site!parabéns pela elaboração!

  12. Avatar de Ivanir Santos Ganem

    🙂 Adorei conhecer os benefícios das uvas, como diariamente mais de meio quilo de uvas, tenho percebido, além do tratamento de pele, que minha pele, principalmente do rosto, melhorou em 80% em relação ao que era. Adoro uvas, como não faço ingestão de açucar as uvas complementam esse nutriente em meu organismo.

  13. Avatar de Maria Moura Sousa

    Adorei

  14. Avatar de Maria Moura Sousa

    Como sempre uva passas, não e pouca uma vez ao dia .isso engorda?

  15. Avatar de Antonia Targino

    vou passar a consumir mais uva. amei a matéria sobre alimentos que fazem bem a saúde

  16. Avatar de Melry Moreira

    😉 Muito legal

  17. Avatar de Jair Gomes

    É muito bom o suco de uva eu tomo díariamente
    Faz muito bem á saúde!!!!!

  18. Avatar de Sérgio Campos. Recife Pe

    Bem quando se trata da saúde tudo é válido e melhor ainda quando se trata de produtos com tratamento natural. Prevenino combatendo e auxiliando em favor da saúde o comhecimento é fundamental generalizando a tudo é bom para à saúde não só os produtos naturais como quimicamente pois os efeitos colaterais existemte temos que estar atento para o consumo diário e quanto a dosagem tanto natural como quimicamente

    1. Avatar de Tânia

      Bom dia! O organismo só absorve o necessário e descarta o restante. 😀

  19. Avatar de Luzia Nunes

    A MINHA UNICA PREOCUPAÇAO É COMO ELAS SAO EMBALADAS OU ARMAZENADAS JA QUE É DIFICIL FAZER UMA INGIENIZAÇAO NAS MESMAS, SABENDO QUE PRA CHEGAR A ESSE PROCESSO DE DESIDRATAÇAO ESSAS FRUTAS PASSARAM POR VARIAS MAOS ETC E TAL…

  20. Avatar de Francedy

    Antes não dava muito valor à uva, hoje não falta uva e derivados na minha casa.

  21. Avatar de Michele

    😉 😛 muito bom 😎 😎 😎 😎 😎 😎 😉 😉 😉 😉 😉 😉 😉

  22. Avatar de Tenho Tido Medo D Consumir Vinho Porcausa Da Dor No Estomago O Que Devo Fazer?

    o vinho é bom após refeição mas tenho tido medo d consumi-la por causa d dor n estomago!!!!!!!!

  23. Avatar de Vicente Buco

    sinto um alivio pela informação tido pelo o bem q as fruta fazem ao organismo d ser humano!! será q faz bem beber um copo d vinho para quem sofre d estomago?

  24. Avatar de Laiane

    Amo comer uvas passas,so não sabia seus benefícios,q legal,agora vou comer sem medo.

  25. Avatar de Rosana Leal

    Adorei as dicas tinha medo de consumir vinho e cortar o efeito dos remédios mais essa da uva passa é show parabéns pelo site

  26. Avatar de Beata Inez

    Obrigada pelas informações sobre a Uva, a importância dela na nossa dieta diária e os benéficos à nossa saúde.

  27. Avatar de Beata Inez

    Obrigada pela informação sobre a Uva e seus derivados e a importância deles pra saúde. Se todos pudessem consumir a fruta e seus derivados, seria bom demais, com tantos benefícios que eles têm.

  28. Avatar de Celia

    Hum gostei muito das dicas pois tou para saboreiar umas uvinhas

  29. Avatar de Janilson

    amei nunca imagenei que fazia tanto bem

  30. Avatar de Alexandre

    Amei as dicas , realmente excelentes !!! acho que postei o comentário no lugar errado, mas tenho um site que falo dos benefícios do vinho, convido vocês a conhecer. amo essa bebida, e to bebendo minha tacinha do dia . boa noite . bjs (www.barrigachapada.com.br)

  31. Avatar de Keken

    Oi gostaria de saber se tanto faz vinho tinto ou branco?
    Outra dúvida vinho branco tem ferro ou só o tinto?

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.