7 Dicas para o Crescimento Saudável dos Cabelos

7 Dicas para o Crescimento Saudável dos Cabelos

Infelizmente não existe nenhum produto milagroso que faça seu cabelo crescer mais rápido. Existem, porém, algumas dicas para seu cabelo crescer saudável e sem estagnar no tempo.

Muitas mulheres acham que os fios não crescem como deveriam e chegam até a afirmar que eles se mantêm no mesmo comprimento há anos. Na verdade o cabelo não para de crescer. O que acontece é que o ciclo do desenvolvimento capilar fica mais lento e o fio pode nascer mais fino — dando a impressão de que ele parou de crescer.

Causas de um Ciclo de Crescimento mais Lento

  • Estresse
  • Má alimentação
  • Muita química nos cabelos e falta de cuidados
  • Descontrole das glândulas sebáceas
  • Problemas de circulação sanguinea
  • Deficiência de ferro
  • Disposição genética
  • Disfunções hormonais

Existe uma diferença entre o aparecimento de fios novos e do aumento do comprimento dos fios existentes. O crescimento dos fios existentes é determinado pela genética e depende também do estado geral de saúde e do couro cabeludo. Mas, na maioria das vezes, os mesmos princípios que afetam a evolução do comprimento também podem interferir na queda e no crescimento de novos fios.

O cabelo deve estar forte e resistente para que o crescimento seja contínuo.

Dicas para Acelerar o Crescimento do Cabelo

7 Dicas para o Crescimento Saudável dos Cabelos

1. Pratique exercícios e tenha uma boa alimentação

Cuide da sua saúde e capriche na alimentação, que deve ser sempre rica em vitaminas. O organismo absorve muitos nutrientes para os órgãos funcionarem:  como os cabelos são regiões mais periféricas e menos importantes, é difícil os nutrientes chegarem até lá — por isso a importância das vitaminas, pois o que sobra vai para os cabelos.

2. Evite o cigarro

A nicotina é uma poderosa vasoconstritora, reduzindo a circulação dos vasos capilares do couro cabeludo que carregam nutrientes ao fio.

3. Ative sua circulação sanguinea

A má circulação sanguínea é o principal fator que impede o crescimento dos fios. A medula capilar é uma espécie de estradinha que leva todas as vitaminas, aminoácidos e minerais para o córtex (fio capilar). Ativando a circulação sanguinea e, conseqüentemente, o couro cabeludo, você garantirá que o fio receba todos os nutrientes necessários.

4. Trate a oleosidade do couro cabeludo

A oleosidade do couro cabeludo é um veneno:  cria fungos que acabam com as madeixas e impedem os fios de crescerem. O excesso de oleosidade age como uma camada protetora, impedindo os aminoácidos de chegarem à raiz do cabelo. É necessário lavar os cabelos diariamente e usar produtos específicos.

5. Faça hidratações constantes

Essa também é uma excelente maneira de nutrir os fios. As hidratações constantes ajudam a fortalecer, deixando os fios mais resistentes. Além dos cremes hidratantes, use leave-in, silicone e protetores. Os produtos formam uma película protetora sobre a fibra capilar, deixando os fios menos vulneráveis.
Uma hidratação intensiva semanal, com ampolas e cremes à base de proteínas, também é uma boa opção. Além do escudo protetor, garantem brilho, maciez e balanço aos fios.

6. Massageie o couro cabeludo

7 Dicas para o Crescimento Saudável dos Cabelos

O cabelo cresce em média de 1 a 1,5 cm por mês (quando o folículo piloso está saudável e recebe os nutrientes necessários por meio da boa oxigenação). As células são alimentadas pelo sangue que carrega os nutrientes necessários ao crescimento dos fios. A massagem estimula a circulação levando os nutrientes com mais facilidade.

7. Cuide com as químicas

Excesso de tintura ou outros tratamentos químicos no cabelo não vão desacelerar o crescimento dos fios (já que ele parte do couro cabeludo), mas deixam os fios mais fracos e ressecados e com mais chances de quebrar.

E o seu cabelo, cresce de forma lenta ou normal? Tem alguma dica para crescer mais rápido? Compartilhe!

278 comentários para “7 Dicas para o Crescimento Saudável dos Cabelos”

  1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Oi gente eu queria muito uma ajuda é porque desde 2007 eu tinha problemas com meu cabelo eu arrancava todos sem perceber daí agora em março de 2013 eu resolvi parar com isso tentei me controlar e consegui,mais então eu tou tomando Arovit e mesmo assim o crescimento é muito pouco,eu quase sou careca tenho cabelos do tamanho da ponta dos dedos e eles não crescem,me ajudem por favor,eu nao posso soltar os cabelos sofro muito com isso,apesar de já ter ido no médico varias vezes eles não resolvem nada :(

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Ana

      Você ficou 6 anos arrancando seus cabelos. parabéns por ter parado. Agora tem que ter paciência para aguardar o crescimento deles.
      Além do Arovit, já pensou em ingerir outros nutrientes como os presentes no Pill Food, Exímia, Pantogar e outras pílulas direcionadas para os cabelos?

      1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

        Oi Ana estou na mesma situação que a sua , nada faz meu cabelo crecser e quando cresce um pequeno ela já logo cair da riaz. J á não sei mais o que faz. Me add no meu facebook https://www.facebook.com/vanusetosa O brigada vou aguarda .

  2. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Uma dermatologista me passou uma formula que contém minoxidil, ele acelera o crescimento! Para ficar mais a par da uma pesquisada na internet! Espero ter ajudado… Bjs

  3. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    olá ,tenho os cabelos mechados eles ressecam muito ,ficam cheios de pontas duplas ja usei umumeras marcas de shampoo ,o cabelo quebra demais todo se torando queria saber um tratamento ,bom para o cabelo para de se torar ,e o ressecamento q é demais ….pra ele crescer com saúde !

  4. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Estou escrevendo porque preciso de ajuda meu cabelo na frente esta ralo caindo bastante ja estou começando ficar triste preoculpada com vergonha dos amigos e familiares ate mesmo do meu marido porque tenho so 34 anos e ja estou assim nao sei o que aconteceu mais ja usei muintas quimicas no meu cabelo o que eu faço me ajudem estou pensando em comprar Menoxidil.vcs acham que ajuda :( :(

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Não, não deve usar minoxidil sem consultar um dermatologista. Vá a uma consulta o quanto antes. Podem ser inumeras as razões dessa queda e somente um médico identificará a razão e orientará de modo eficiente.

  5. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    eu estava usando pantogar mais agora passei pra imecap hair to gostando n sentir nenhuma reaçao ate agora n engondei nada eu estou ate sem apetiti

  6. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    meu cabelo é fino e ondulado nas pontas e ta crescendo grosso e quebradiço e onduladao oque eu faço?

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      É provável que hidratações com queratina feitas quinzenalmente por um profissional da sua confiança ajudassem os fios. Outro ponto seria visitar o seu dermatologista para verificar se a sua alimentação está adequada mediante exames que poderá pedir a ele.

  7. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    AMEI AS DICAS.mais de uns tempo pra ca meu cabelo estar caindo de forma descontrolada ja ñ sei mais o que fazer,gostaria de saber como é que faço pra ativar a articulação sanguina do couro cabeludo????????????www

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Massagens suaves com as pontas dos dedos por alguns minutos todas as manhãs.

      1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

        obg,valeu a dica ;)

        1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

          Não por isso!
          Ah sim, vale sempre consultar o dermatologista sobre a queda, para preservar ao máximo o seu numero de fios.
          Boa sorte!

  8. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Oi tudo bem? há 5 anos atrás eu tomava muito banho de piscina e meu cabelo estava ressecando e quebrando por conta disso, além do mais eu usava chapinha constantemente (tenho o cabelo liso), meu cabelo começou a ficar fino, então o jeito foi cortar, ele caia na cintura e tive cortar até o ombro, e foram 3 anos sem meu cabelo sair do lugar, mesmo com várias hidratações e etc, especialistas me recomendaram cortar de 3 em 3 meses, até que ajudou, depois ele cresceu normalmente, porém mesmo assim chegava a um certo ponto que ele ficava com as pontas secas e etc, e eu sempre cortava. Há mais de 4 anos que não uso chapinha e sempre faço hidratação semanalmente apesar do meu cabelo ter melhorado ele resseca muito rápido! sempre que vou ao salão perguntam se uso chapinha, secador…E não tenho nem química no cabelo!, não sei o que ocorre. Ajuda!? meu cabelo: https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc1/998760_275783979234224_881703145_n.jpg

  9. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    bom meu cabelo não cresce de jeito nenhum gostaria de saber se vcs conhecem algo q faca ele crecer :oops:

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      la vai uma dica, nao sei se vcs ja viram falar do monovin A, e ele e uso veterinario, eu uso, cresce muito o cabelo vai depender de pessoa pra pessoa, com migo fucionou, o cabelo da gente cresce em torno 1 cm por mes, mas com o uso do monovim A cresce 4 cm por mes, e verdade gente, eu estouuuu amandoooo, meu cabelo ja cresceu 8 cm em dois messes. vc vai colocar 10 ml de monovin A no chanpoo sem sal pode ser de qualquer marca, eu uso o chanpoo palmollive. vc vai lavar o cabelo dia sim e dia nao.

  10. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Moça gostaria de saber se essas pilulas indicadas que estão ai nós comentários elas dão algum efeito sanfona no corpo?

  11. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Olha só ana. Eu tbm sofri esse trauma d despercebidamente arrancar alguns fios dos cabelos, ate q comecei a ver diferenças. Comecei a me consientizar procurei ajuda em sites e deu tudo certo me controlei rapidamente. Passei pouco tempo cm isso,uma ano. Hj meus cabelos crescem rapidos e saudaveis.

  12. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    eu tomo cha verde em jejum e como torrada com chà mate leão em 3 e 3 emagrece dessa forma e faco caminhada 1 hora

  13. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    eu tomo cha verde em jejum e como torrada com cha mate leâo em 3 e 3 horas e faco 1 hora de caminhada isso emagrece

  14. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Tanbem sofro tenho pouco cabelo tem muitas falhas meus irmaõs tem muintos cabelos só eu sou assim gostaria que alguem me ajudasce

  15. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    aaaaaaa eu nao comsigo faze meu cabelo crece mais obrigada pelas dicas :D

  16. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Olá, meu nome é Rayane, meu cabelo quando eu era mais nova era loiro liso na ponto e raiz alta, quando fiz uma certa idade passei relaxamento mais fazia bastante hidratação e ele crescia bastante até q um dia ele começou a ficar fraco e elastico, então parei de passar e começei a fazer a escova botox meu cabelo no começo se deu mt bem parou de cair e diminuiu a eslaticidade pois não parava de hidratar.. Mais não estava fazendo o efeito que eu pretendia q estivesse então começei a usar a Escova que alisa msm e cortei pois ele estava quebrando demais. Agora parece que ele não cresce mais e está olioso e diminuiu a elasticidade mais ainda não totalmente.. O que eu devo fazer não suporto meu cabelo curto, e estou desesperada.. Me ajudem por favor?! Algo que eu posso fazer sem que prejudique minha saude ??? :(

  17. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Gente meu cabelo nao cresce,ja tentei de todas as formas sempre esta do mesmo tamanho,o que eu faço?

  18. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Gente, tomo 6 meses sem parar Vitergan Zinco PL e paro dois meses e retomo, ajudou mto a crescer o cabelo mto rápido e encorpar ele tb… :) ahhh não engorda nadinha

  19. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Fiz ombre hair no meu cabelo e agora ele esta super ressecado , nas pontas nao sei o que fazer pois ele quebra muito e ele ja tinha dificuldade no crescimento :(

  20. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    :oops: estou muito triste nao sei mas oq fazer preciso de ajuda faco todo final de senama masagem escova mas nao sai desse tamanho oq q eu faca preciso de ajuda boa noite

  21. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Ola não sei o que fazer mais com os meus cabelos eles continuam quebrando ,usei por 5 anos química direto até que meus cabelos não aguentaram mais e começaram a quebrar já faz 4 meses que não passo química nenhuma mas mesmo assim eles continuam quebrando ,preciso realmente de ajuda.

  22. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    gostaria de saber, se é normal, o meu cabelo ficar loiro nas pontas e escuro na raiz sempre ao passar dois meses de crescimento?
    quando criança eu era bem loiro, na adolescência ficou castanho escuro e agora ta essa merda ! D:

  23. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    meu cabelo é muito fino nao cresce,nao tem balanço,é muito fraco. o que eu uso para ele crescer forte com balanço e brilho…obrigada. adorei este blog ele me ajudou muito.

  24. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Meninas, é coisa de doido mesmo, mas os meus cabelos eu resolvi rapidinho com ampolas mágicas de chantilly novelty cosmética de alto impacto.
    Foi a única coisa que resolveu para mim e depois de fortalecer meus cabelos e devido ao d’pantenol da formulação que cicatrizou as cotículas dos meus cabelos é que consegui ver ele crescendo saudável. Recomendo 2 ampolas para verem a diferença no brilho, saúde e crescimento dos cabelos.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Que outro assunto você gostaria de pesquisar?