Os 7 Maiores Mitos Sobre Alimentação

Todo mundo quer se alimentar de forma saudável, mas há muitas crendices e informação falsa circulando por aí. Conheça 7 das maiores mentiras sobre alimentação que você deve deixar de acreditar já!

Publicidade

7. “Granola é saudável.”

Sementes para sua saúde!

Sim, cereais são ótimos para a saúde, mas a granola encontradas nos supermercados normalmente consiste de cereais cobertos em doses generosas de açúcar e óleo, para dar crocância ao alimento. A quantidade adicionada varia conforme o fabricante, mas pode ter certeza que uma tigela de granola industrializada será muito mais doce e gordurosa do que uma tigela de cereal ao natural, minando o rótulo de “saudável” que estes alimentos normalmente recebem.

6. “Laranja é a melhor fonte de Vitamina C.”

Sementes para sua saúde!

Muito mais do que um simples reforço imunológico, a vitamina C é um antioxidante que desempenha uma série de funções importantes no seu corpo. Mas o corpo não consegue armazenar a vitamina C, então é melhor um suprimento constante que doses instantâneas. A laranja, apesar de ser uma boa fonte, não é de maneira alguma a melhor. Para 70 calorias, uma laranja dá cerca de 70 microgramas de vitamina C. Aqui estão cinco fontes com a mesma quantidade de vitamina C, porém com menos calorias:

  • Mamão, ¾ xícara (50 calorias)
  • Couve de Bruxelas, 1 xícara (40 calorias)
  • Morangos, 7 unidades grandes (40 calorias)
  • Brócolis, ½ talo (25 calorias)
  • Pimentão Vermelho, ½ pimenta média (20 calorias)

5. “Chocolate faz mal.”

Sementes para sua saúde!

O cacau é um alimento repleto de flavonoides, que aumentam o fluxo de sangue e liberação de endorfinas. Além disso, ele contém um tipo de gordura saturada saudável chamada ácido esteárico, o qual pesquisas mostram que aumenta o “bom” colesterol (HDL). O grande problema é o chocolate ao leite, que contém quantidades absurdas de açúcar. Ao invés dele, procure o chocolate escuro. Um barra com no mínimo 60% de cacau já é suficiente, mas quanto mais cacau (e, consequentemente, menos açúcar), mais “chocolate de verdade” ele é, e melhor para sua saúde. Saiba mais sobre o cacau!

4. “Produtos com ‘zero de gordura trans’ estão livres desse veneno.”

Sementes para sua saúde!

A ANVISA permitem que as empresas anunciem alimentos como “zero de gordura trans” mesmo quando eles tiverem até 0,2 g de tal gordura por “porção”. Porém, quem determina o tamanho da “porção” é o próprio fabricante, gerando espaço para ampla manipulação de informação. Por exemplo, um famoso biscoito nacional anunciado como zero trans, tem a porção definida como “2,5 biscoitos”. Se cada porção estiver próxima do limite de 0,2 g de gordura trans, o pacote pode conter até 1,2 g de gordura trans no total, aproximando-se do limite máximo recomendado pela Organização Mundial de Saúde de 2,0 g de gordura trans por dia.

3. “Alimentos rotulados como ‘baixo teor de gordura’ são saudáveis.”

Sementes para sua saúde!

O termo "baixo teor de gordura" normalmente é sinônimo de "carregado com sal e carboidratos baratos." Para substituir o sabor e a textura da gordura que foi retirada do alimento, as empresas normalmente incluem a maltodextrina, um carboidrato de digestão rápida. Carboidrato de rápida digestão aumenta a glicemia no sangue e causa um desequilíbrio de insulina, causando fome mais rapidamente, prejudicando muito seus esforços de emagrecimento. Além disso, “cortar gorduras” não deve ser tomada como um lema de boa saúde, já que muitas delas são importantes para o bom funcionamento do coração.

2. “Ovos fazem mal para o coração.”

Sementes para sua saúde!

Sim, é verdade que o ovo é rico em colesterol (cerca de 200 mg cada). Para a maioria de nós, o colesterol que ingerimos em ovos ou qualquer outro alimento não têm um grande impacto no colesterol no sangue: o corpo simplesmente compensa fabricando menos do próprio colesterol. Aliás, pesquisas recentes mostram que ovos são um dos mais nutritivos alimentos do planeta, não estando associados a maior risco de ataques cardíacos. Saiba mais sobre esse super alimento!

1. “Comer carboidratos à noite engorda.”

Sementes para sua saúde!

Estudos recentes separaram 2 grupos de pessoas, com dietas contento a mesma quantidade de carboidratos diárias, porém um desses grupos consumindo os carboidratos quase que totalmente no período noturno. Depois de 6 meses, não houve diferença de peso entre os dois grupos. É verdade que dietas pobres em carboidrato promovem emagrecimento nos meses iniciais (assim como qualquer outra dietas restritiva!), mas os ganhos não são sustentados no longo prazo. Além disso, se você cortar os chamados alimentos com “bons carboidratos” (tais como cereais integrais, feijões, frutas e legumes), você estará perdendo a principal fonte de “combustível” do organismo, assim como fibras e importantes nutrientes.

E você? Já acreditou em algum dessas mentiras? Conhece alguma outra balela que não citei aqui?

41 comentários para “Os 7 Maiores Mitos Sobre Alimentação”

  1. Avatar de Marta

    Essa do carboidrato a noite eu já sabia, tem se falado muito nisso, o que me surpreendeu foi a granola.

  2. Avatar de Glaucia Nogueira

    Adorei o mito do chocolate, amo chocolate, como todos os dias, mas só o com mais de 60% de cacau.

  3. Avatar de Marcos

    Adorei saber mais sobre os mitos 🙂

  4. Avatar de Ca

    Acho que é um mito achar que as frutas são saudáveis e não engordam, elas engordam e muito.

    1. Avatar de Graci

      Não concordo… Comendo regradamente, e consumido no lugar dos carboidratos( pão, macarrão, massas num geral), no momento dos lanches, as frutas garanto que emagrece e com bastante saúde!!!

      Hellooooo ¬¬

    2. Avatar de Mary

      As frutas são saudáveis sim, pois contém vitaminas, algumas são antioxidantes e outras coisas mais, mas tbm contém calorias…umas mais q outras.
      Por isso, é importante consumir esse tipo de alimento só que com moderação, pois o que engorda é ingerir mais calorias do que é gasto ao longo do dia.

  5. Avatar de Lu

    Gostei do ítem da gordura trans…

    Acho que comer toda hora é um mito na questão de emagrecer. Ontem eu vi uma reportagem de uma menina obesa que comia de hora em hora.

    1. Avatar de Andréia Vieira

      O ideal é que seja a cada 3 horas, mas sabendo bem o que vai consumir. Certamente os alimentos dela eram muito calóricos e de hora em hora… Complicado.

  6. Avatar de Helena

    Legal saber mais sobre os alimentos, fico satisfeita

  7. Avatar de úrsula

    Muito boa a matéria. Gostei muito das dicas “zero de gordura “e “baixo teor de gordura”. Esse povo faz de tudo para ludibriar as pessoas, né.

  8. Avatar de Kelly Cristine

    Como granola todos os dias…vixi, eu imaginava que tivesse mais coisas “ruins” do que a gente possa imaginar… na verdade o ideal mesmo é comer tudo natural;

  9. Avatar de Drika

    A verdade é que os fabricantes de alimentos só querem enganar nós consumidores…

  10. Avatar de Rodrigo

    Ótimo Post Celisa

  11. Avatar de Lisandra Kesso

    Eu sei que muitas frutas tem mais vitamina c que a laranja, é incrivel mesmo esse mito de que laranja é sinonimo de vitamina C

  12. Avatar de Márcia Leme

    Que lega… adoro ovos… como todos os dias de manhã… Eu são sabia essa da granola, mas já desconfiava. Acho o sabor dos ingredientes excessivamente “alterado”…

  13. Avatar de José Adalbe Vieira

    Gostei muito do comentário sobre o ovo, pois sou grande apreciador desse alimento. Consumo com certa cautela porque receio-me de algum mal que poderia causar-me.

  14. Avatar de Rafaela Duarte

    Gostei dos mitos… não sabia da Granola, ainda bem que como pouco

  15. Avatar de Gabriela Castro

    Eu já imaginava sobre a granola, sempre achei muito artificial

  16. Avatar de Hélida C.

    Gostei muito do artigo

  17. Avatar de Ariádine

    Essa da granola até que me surpreendeu, de resto, eu já sabia.

  18. Avatar de Anderson

    Sempre comi granola achando que pudesse ter um monte de porcarias…mas nunca fui pesquisar.
    Muito bom o artigo

  19. Avatar de Julia Gilze

    a granola me surpreendeu,elas realmente são sempre bem docinhas,mais a dicas realmente realmente bem informativas,mais ficou uma duvida 😳 fazer batata frita em casa elimina totalmente a gordura traz dela ?? 😕

    1. Avatar de Marta

      Não elimina não, digamos que a feita em casa não tem tantos conservantes, mas mesmo assim tem gosrdura trans.

      1. Avatar de Julia Gilze

        🙁 obg , vou comer menos agora

  20. Avatar de Simone

    Adorei a matéria, nós consumidores temos que nos informar para nos defender da industria de alimentos que só pensa em lucros e não está nem aí pra saúde da população, um caso recente e que me revoltou muito foi o leite italac contaminado!!!

    Cadê a fiscalização desse nosso país?

    1. Avatar de Marta

      Eu quase tomei o leite mu-mu que estava contaminado.

  21. Avatar de Ines

    A granola surpreendeu a todos! A mim principalmente!

  22. Avatar de Julia Gilze

    confesso que a da granola me surpreendeu,gostei bastante das outras dicas,mais fiquei com uma duvida 😳 fazer batata frita elimina totalmente a gordura traz delas 😕 ???

  23. Avatar de Ana Paula

    É… devemos ficar atentos ao que esses fabricantes fazem, é muita enganação

  24. Avatar de Cacilda

    Granola 😕 nunca comi, sinceramente nem sei o que é isso! Quanto ao ovo sempre pensei que fizesse mal, agora já sei que é mentira 🙂 sobre chocolate como todos os dias…adoroooooooo…carboidratos a noite, como não engordo msm , não me preocupei com esse detalhe, gosto mesmo a noite com esse friozinho é um mingau de aveia, neston, ovo maltine tb é uma delicia..muito interessante a matéria e de grande “ajuda”
    Obrigada Celisa 🙂
    Excelente semana!
    Abraços

  25. Avatar de Thaís Damascena

    Exatamente hoje me privei de ingerir pão por achar que tem sido um carboidrato de peso para mim… Acho que foi de Deus eu ter lido esse post… já não tenho que me torturar tanto… rs 😀

  26. Avatar de Cris-sp

    Onde eu encontro granola natural, que não faça mal?

    1. Avatar de Raquel Delis

      Oi Cris, eu estava procurando e encontrei essa receita para fazer em casa

      1/2 xícara de mel de abelhas
      1 colher (café) de canela
      1/3 xícara de amêndoas cruas picadas
      1/4 xícara (chá) de uva passa
      4 xícaras (chá) de aveia integral
      1/2 xícara (chá) de óleo de canola
      1/3 xícara (chá) de gérmen de trigo
      1/3 xícara (chá) de semente de linhaça

      Modo de preparo:

      Coloque em uma tigela a aveia, o gérmen de trigo, as amêndoas e as sementes de linhaça
      Salpique com a canela em pó e misture bem
      Acrescente o óleo e misture novamente
      Coloque o mel e misture mais uma vez, até envolver toda a mistura com mel
      Forre 2 assadeiras (30 cm) com papel manteiga e espalhe metade da granola em cada uma para fazer uma camada bem fina
      Asse por cerca de 30 minutos em forno pré-aquecido em médio
      Fique atento, pois apesar de parecer úmida, a granola estará no ponto
      Depois de esfriar, ela ficará crocante
      Retire do forno e deixe esfriar
      Acrescente as passas e armazene em potes herméticos

      Vou tentar fazer… 🙂

      1. Avatar de Cris-sp

        Muito obrigada, Raquel ! Show de bola. Tb vou tentar fazer

  27. Avatar de Glenilene Resende

    Excelente post, adorei as sugestões

  28. Avatar de Raquel Delis

    Celisa, ótimas dicas!!! gostei do ítem da gordura trans e sobre a granola

  29. Avatar de Camila

    Pois é meninas eu também fui surpreendida com a granola, bom saber…
    puxa.. tenho mais fome a noite, vou ter que me policiar a respeito 🙁

  30. Avatar de Xuxa

    É muito bom ficar atento a tudo o que se vai comer… eu tb tenho essa impressão: que os fabricantes só querem enganar nós consumidores.

  31. Avatar de Israel

    20 dicas para uma alimentação saudável
    att
    Israel

  32. Avatar de Leolinda Filgueiras De Souza

    gostei muityo das dicas dos 7 mito sobre alimentaçao

  33. Avatar de Marta Maria Mendes Diniz

    Estava com saudade de BELEZA e SAÚDE. O comentário de alimentação foi Fantástico. Eu tenho 64 anos de idade, mais gosto muito de alguns alimentos considerados proíbidos a idosos: OVO cozido no molho temperado e depois o molho faço o pirão; e chocolate com bastante leite com farinha. Mais depois que conheci BEM-ESTAR da GLOBO e BELEZA e SAÚDE fiquei com alimentação mais organizada que me libertou de dores de cabeça e insonia e de falta de concentração, OBRIGADA!.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva