Anticoncepcional

Pílula Anticoncepcional

A pílula anticoncepcional é uma combinação de estrogênio e progesterona com a função de inibir o amadurecimento dos óvulos. Sem óvulos não há ovulação, sem ovulação não há fecundação, e sem fecundação não há gravidez.

Publicidade

Além de ser indicada como um dos melhores métodos para se evitar uma gravidez indesejada, a pílula anticoncepcional pode ser indicada para tratamentos de endometriose, ovários policísticos, tensão pré-menstrual, cólica menstrual, problemas com oleosidade e acne.

Aplicação da Pílula

A pílula anticoncepcional funciona através da ingestão diária de uma pequena quantidade dos mesmos hormônios que são produzidos nos ovários.

Esta ingestão diária de hormônios tem a função de “enganar” o sistema de regulação simulando uma gravidez.

Quando termina a cartela, a ingestão do hormônio cessa e ocorre a menstruação.

A pílula deve ser tomada sempre à mesma hora. Nas embalagens de 21 comprimidos, toma-se todos os dias sem parar, interrompe-se durante 7 dias e inicia-se uma nova embalagem no 8º dia. Nas embalagens de 28 comprimidos, não há necessidade de interrupção.

Efeitos Colaterais do Anticoncepcional

Os efeitos da pílula variam muito de mulher para mulher: há mulheres que são muito mais sensíveis aos componentes da pílula que outras. Por isso, é importante consultar um ginecologista para que ele indique qual a pílula mais adequada no seu caso.

Anticoncepcional

Podem ocorrer os seguintes sintomas:

  • Retenção de líquido e conseqüentemente aumento do peso.
  • Alterações no humor, como irritação, agressividade e até mesmo depressão.
  • Dores de cabeça fortes e incomuns.
  • Indisposição no estômago ou vômitos.
  • Sangramento intermenstrual.
  • Alteração na libido.
  • Seios doloridos.

Pílula do Dia Seguinte

A pílula do dia seguinte é uma medicação de emergência utilizada em até 72 horas após uma relação sexual sem proteção, e tem como objetivo evitar a gravidez.

Esta pílula só deve ser usada em caso de emergência e não como método anticoncepcional de rotina. A ênfase no uso esporádico se justifica porque a pílula do dia seguinte libera um nível de hormônios altíssimo, podendo trazer efeitos colaterais sérios. O uso excessivo também faz com que sua eficácia diminua, além de facilitar distúrbios hormonais.

A pílula do dia seguinte deve ser usada conforme prescrição. Com o uso correto, ela não traz riscos para a saúde e pode prevenir a gravidez com muita eficácia.

409 comentários para “Anticoncepcional”

  1. Avatar de Maiara

    Olá, eu tenho 16 anos e faz 1 ano que tomo neovlar me disseram que a cada um ano preciso parar de tomar por ao menos 3 meses para o organismo limpar isso é verdade? Queria saber também se alguem toma ele e como é a experiencia de vocês se ele fez mal ou se é um anti bom, obrigada.

    1. Avatar de Sandriane

      Eu tomo a 12 anos… Graças a Deus nunca me deu efeito colateral nenhum…. e essa parada de limpar o organismo…. pra vc que é novinha e bom da uma parada pois se vc quiser ter um filho isso não atrapalhe… pois quando parei pra ter minha filha demorou cerca de meses até que eu ficasse grávida dela…. após o nascimento voltei a tomar de novo.

  2. Avatar de Vitória A.

    Gostaria que me tirassem uma dúvida e posteriormente um peso na minha cabeça e na do meu namorado kk. Vamos aos fatos: Comecei minha cartela de anticoncepcional depois que minha menstruação foi embora, quando estava no 7º, 8º comprimido tive relação sexual com meu namorado e ele ejaculou dentro. Ficamos pensando depois se eu já estaria protegida contra gravidez, mas mesmo assim tomei a pilula do dia seguinte na segunda pela manhã (tivemos relação sábado à noite) e continuei tomando o anticoncepcional normalmente. Quando foi na quarta feira (dois dias depois de tomado a pilula), comecei a ter bastante enjoos, tonturas e cheguei a vomitar à tarde (não vomitei antes para não colocar a pilular pra fora :/), fui na farmacia e a farmaceutica mandou eu suspender o anticoncepcional e desde então parei no 12º ou 13º comprimido! Tenho chance de engravidar depois de tudo isso? kk Espero que não

  3. Avatar de Cristiane Pacheco

    Olá, bom dia, tomo Dayline todos os dias, e ao final de cada cartela aguardo a vinda da minha menstruação, mas esse mês, minha menstruação veio antes do fim da cartela o que eu faço? aguardo sete dias e começo uma nova? ou espero ate o mês que vem?

  4. Avatar de Karine

    Oi, bom tomei a cartela completa, minha menstruação ja venho. Antes de acaba os sete dias de pausa tive relação, mais faltava apenas um dia para acaba, então quero sabe se corro o risco de uma gravidez ?

  5. Avatar de Eliene

    Tenho 48 anos posso tomar anticoncepcional ?

  6. Avatar de Evelyn Almeida

    Ola! Tomo o anticoncepcional microvlar e quando acaba a cartela no terceiro dias já mestruo mais e bem pouco pouco mesmo e normal? E to cheia de cravos e espinha pode ser o remédio liberando hormônios isso e bom ou ruim?

    1. Avatar de Líli

      É bom você mudar de ac. Para outro que não agredida sua pele, e faz efeito contrário o Selene por exemplo é indicado, realmente o fluxo diminui bastante.

  7. Avatar de Nana

    Porque quem toma anticonsepcional continua mestruando?

1 5 6 7

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva