Como Deixar suas Unhas Bonitas

Como Deixar suas Unhas Bonitas

Quem não gostaria de ter unhas bonitas e bem cuidadas? Para isso, é necessário tomar alguns cuidados. Mesmo quem frequenta manicure enfrenta probleminhas como unha ressecada ou lascada, cutícula despelando e esmalte que descasca. Veja alguns cuidados para manter as unhas bonitas e saudáveis.

As unhas tem importância como órgão funcional e estético. A unha é formada basicamente de queratina, mas há também componentes como proteínas, enxofre e cálcio. Apresenta crescimento médio de 0,1 mm/dia nas mãos, sendo mais lento nos pés. Unhas em boas condições podem ser muito atraentes e refletem a saúde das mãos.

Cuidados com as Unhas

Como Deixar suas Unhas Bonitas
  • Mantenha a cutícula sempre hidratada. Para isso, esfolie semanalmente e hidrate diariamente.
  • A cutícula não deve ser retirada por completo. Ela forma uma barreira protetora contra a invasão de microorganismos causadores de doenças. Comece aplicando um creme específico para amolecer cutículas e, em seguida, empurre-as. Com a própria espátula, retire somente o excesso de pele. O que sobrar, retire com o alicate, mas sem eliminar toda a cutícula.
  • Para amolecer a cutícula, aplique um creme específico e coloque a mão de molho na água morna por cinco minutos. Depois, empurre com uma espátula e só se aventure com o alicate se tiver prática.
  • Na hora de lixar, o formato oval é ideal para unhas fracas, porque quebra com menos facilidade. O quadrado exige movimentos firmes e retos da lixa. Unhas redondas devem ser lixadas na diagonal. Uma vez por mês, lixe também a superfície das unhas com a parte mais fina da lixa para retirar as impurezas e as células mortas. Limpe qualquer eventual sujeirinha e Use a lixa de polimento para dar brilho nas unhas.
  • Mantenha todos os instrumentos (espátula e alicate) limpos e, se possível, desinfetados. Se você vai à manicure, verifique se ela desinfeta o material após utilizá-lo em cada cliente. Não tente reaproveitar esmaltes ressecados utilizando solventes, pois eles modificam sua composição química, comprometendo a qualidade do produto.
  • Aplique base, mesmo se for usar esmalte por cima, senão a unha pode ficar amarelada. Limpe os excessos com palito próprio de manicure.
  • Se a sua unha é fraca, use base fortalecedora e cremes específicos.
  • Para tornar sua unha mais comprida, deixe uma faixa bem fininha sem pintar nas laterais. Mas o efeito tem de ser sutil, para não ficar com ar de desleixo.
  • Para não ressecar as unhas, remova o esmalte com um produto que não contenha acetona na fórmula.
  • Evite usar acetona. Esse tipo de produto, quando usado em excesso, resseca as unhas, que se tornam frágeis e quebradiças. Use removedores de esmalte sem acetona.
  • Para o esmalte durar mais tempo, a dica é passar a ponta do dedo sobre a parte lixada da unha logo depois que ela for pintada. Isso ajuda a retirar o excesso de esmalte, o principal culpado pelas pontas das unhas descascarem rapidamente. O esmalte seca mais se você tirar limpar bem o pincel do esmalte ante de aplicá-lo. Depois disso mergulhe as mãos em um pote com água bem gelada ou use um óleo secante. Quando o esmalte começa a descascar, é hora de retirá-lo e aproveitar para caprichar na hidratação da área.

Como clarear unhas amareladas por ação de esmalte

Como Deixar suas Unhas Bonitas

Se suas unhas ficam amarelas de pois de usar muito tempo o esmalte, cuidado com a marca do seu esmalte. A maioria dos produzidos no Brasil tem chumbo na composição. Procure usar os hipoalergênicos ou marcas estrangeiras que não são agressivos como: Revlon, Opi, Mavala, Sally Hansen…

A receita é bem simples e baratinha:

Misture os ingrediente até formar uma pasta. Passe essa pasta nas unhas e deixe-a agir por uns 5 minutos. Depois desse tempo, lave as mãos para retirar a pasta. Bastam algumas aplicações para o amarelado das unhas desaparecer e elas ficarem bem branquinhas.

Manchas brancas e unhas quebradiças

Como Deixar suas Unhas Bonitas

Unhas quebradiças ou com manchas brancas são um sinal de alerta. As unhas têm a capacidade de revelar se sua alimentação está deficiente ou que há contato em excesso com produtos de limpeza.

Para melhorar a saúde das unhas é preciso ter uma alimentação rica em vitamina A, Vitaminas do complexo B, ferro, zinco e cálcio.

As unhas quebradiças podem decorrer da falta de vitaminas e nutrientes na dieta. Mas para quem quer testar uma solução mais rápida existem bases e óleos fortalecedores que prometem combater o problema.

Muitas mulheres não conseguem manter as unhas sem que lasquem ou quebrem. Para deixá-las mais fortes, o segredo é aplicar produtos fortalecedores com frequência.

As bases fortalecedoras ajudam melhorar a espessura da unha e melhorando a hidratação e o brilho, como acontece nas fórmulas com ureia. O óleo de cravo, um clássico para esse tipo de problema, é rico em minerais e ácidos graxos, além de vitamina A e C. Seu uso contribui para deixar as unhas mais fortes

Os fortalecedores, podem diminuir as manchas esbranquiçadas, tirar o amarelado, e tem até os que prometem promover o crescimento.

Como Deixar suas Unhas Bonitas
Como Deixar suas Unhas Bonitas

E você, se preocupa em manter suas unhas bonitas?

62 comentários para “Como Deixar suas Unhas Bonitas”

  1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Muito bom! preciso cuidar melhor das minhas unhas.

  2. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Eu que faço as minhas unhas em casa mesmo, eu adorooo esmaltes, gosto de coloridos, clarinhos… só não sou muito fã de vermelhos, apesar de lindos tambem hehehe

  3. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    adorei as informações, eu que gosto de fazer as unhas em casa, é bom saber sempre um pouquinho a mais.
    Adoro cuidar das unhas eu me sinto mal se minha unha não está pintada. Beijão

  4. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    as mãos é a parte do corpo que menos cuidamos e é por isso envelhece cedo, todo cuidado é pouco, adoro cuidar das mãos eu invisto em bons produtos na minha.

  5. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Adorei a dica pra clarear as unhas! Vou testar!

  6. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    obrigada e sempre bom saber de dicas precisava mesmo destas dicas :D

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Gostei muito de saber como tirar o amarelado da unhas, normalmente eu faço a polir as minhas unhas, mas gostei da matéria no todo parabéns!

  7. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    eu adoro cuidar minhas mãos, uso esfoliantes, cremes, faço as unhas… uma mão bonita para mim é essencial. Adorei o artigo, beijo

  8. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Amei o post Celisa, estou precisando dessas preciosas dicas.

  9. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Celisa,bom dia!
    Ótimas dicas.As mão estão sempre em vista, seja nos gestos ou função do trabalho.Mais que normal, manter as unhas bem cuidadas e bonitas.
    Eu adoro a cera nutritiva para cutículas, da marca GRANADO.Passo todas as noites e acho que acaba resultando nas cutículas assentadas e hidratadas. Dispensando o uso do alicate regulamente.
    E outro queridinho, é o extra brilho da Vefic “Espelho d’agua”. Trata-se de uma opção bem em conta financeiramente, além de cobrir bolinhas e imperfeições. O esmalte dura diassss e com o brilho extraordinário.

  10. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Amei as minhas sao muito secas

  11. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Essa matéria é muito interessante, há um tempo atrás as minhas unhas estavam fracas e descascando, aí comprei um óleo de cravo da índia e comecei a passar nas unhas, e obtive um bom resultado. ;)

  12. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Oi Celisa adorei o post :)
    Tenho as unhas ..como explicar :???: acho que são trincadas, lascadas..+/- isso ;)
    Mas a endocrinologista que tb tem hipo me passou a base de esmalte (Ligia Kogos) uso sempre essa base, deixa as unhas bonitas e brilhantes.
    Esmalte uso pouco, pq ele resseca d+ as unhas devido a hipo.
    E como faço as unhas quando vou sair fim de semana , na segunda feira tiro e passo a base, mas sempre fica as marquinhas e amareladas devido ao esmalte , e essa receitinha para clarear as unhas é tudibom :)
    Obrigada
    Bjs

  13. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Adorei!!!! :P

  14. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    As minhas descamam muito.
    Adorei as dicas.
    Beijos ;)

  15. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Adorei o post!!

    Sempre cuidei muito das minhas mãos e unhas.

    Quanto às manchas brancas, já verifiquei na dermato e ela falou que no meu caso é apenas um efeito de pequenos “traumas”, ou seja, batitinhas que damos com as unhas, muito comum pra quem usa o teclado do computador o dia todo.

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Hummm será mesmo? Sempre ouvi falar que as manchas brancas é por causa da saúde, falta de algum nutriente… enfim.

  16. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Gostei da matéria. Estou enfrentando um verdadeiro desafio. Estou há dois meses sem tirar as cutículas e os resultados estão sendo muito bons. As unhas estão mais fortes. Mais precisa de muita disciplina na hidratação.

  17. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    oii..to adorando as dicas de como cuidar das unhas.
    minhas unhas sao muito fracas e quebram com
    facilidade vi que a dica para esse tipo de unha é
    lixar oval,porém gosto quadrada

  18. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Olá meninas. Eu adoro cuidar das unhas, sempre estou pintando e elas ficam mesmo amarelas, vou testar essa receitinha tb, bjooo

  19. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Olá!!! Gostei muito das dicas, minhas unhas andam meio fracas, preciso fortificá-las…

  20. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Já fiz essa receita da base de alho, funciona mesmo, é ótima.

  21. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    O que mantém
    as minhas unhas
    firmes e fortes,
    é colágeno em pó.
    E sempre hidrato
    com um gelzinho
    da avon de vitamina C.

    Abraços Celisa ;)

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Tb tomo colágeno em pó ;)

    2. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Legal Lana, vou testar o colágeno em pó.

  22. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Legal, estou precisando fortalecer as minhas unhas… amei a dica para tirar o amarelo.

  23. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Minha dica para fortalecer as unhas é o óleo essencial de cravo, é só misturar umas 3 gotinhas na base.

  24. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Depois que comecei a parar de tirar as cuticulas e de passar muita acetona, minhas unhas melhoraram.

  25. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    O que me ajuda é o bepantol.
    Eu roía as unhas, mais por elas serem fraquinhas e acabar perdendo a paciência. Também por causa das pelinhas ressecadas q ficavam em volta e acabavam incomodando. Quando via já estava com a mão na boca.. rs. Depois que descobri o motivo pelo qual roía, foi fácil. Parei de cortar as cutículas e passei a apenas a empurrar com bepantol e dormia todas as noites com os dedos cheios de pomada. Resultado depois de uns dois meses:as cuticulas não cresceram mais, ficaram fininhas.. não tenho mais pele ressecada nas mãos, minhas unhas não são mais quebradiças e parei de roer.

  26. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    tinha esse problema de roer unha meu dermatologista recomendou pill food, uma vitamina que fortalece as unhas, colágeno em pó(toma uma colherinha com água) e usar um fortalecedor de unhas da avon.

  27. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Minhas unhas sempre ficam amarelas, desconfiava mesmo que pudesse ser do esmalte.

  28. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Estou fazendo tratamento das unhas com dermatologista que me receitou Betalfatrus, já estou vendo resultado. Hidrato as cuticulas com nail experts com vitamina C do Avon, e só posso usar esmalte sem tolueno pois sou extremamente alérgica. Adorei conhecer este site, pois tem muitas respostas para minhas dúvidas.
    Um grande abraço

  29. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Amei o artigo, vai me ajudar

  30. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Show!!!! Amei :lol: :lol: :lol:

  31. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Minhas unhas estão amarelas, vou fazer a receitinha.

  32. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Legal, minhas unhas estão amareladas mesmo.

  33. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Estava com minhas unhas, feias, quebradiças e esbranquiçadas, fui no dermato e eestou tomando um complexo vitaminico especial para unhas, e tb o colágeno em pó hidrolisado, agora está bem melhor, as bases tb ajudam.

  34. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    otimas dicas.

    :P

  35. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Maravilhoso Post!! Minhas unhas são super fracas, vou praticas as dicas!!
    Wleu!!!

  36. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Minhas unhas estão amarelas, mas não é por causa de esmaltes vermelhos, e também descolam do sabugo da unha, alguém sabe como tratar esse problema?

  37. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    gostei da receitinha para desama relamento, minhas unhas dos pés são muito escuras e isso me incomoda muito :( . vou passar a hidratar mais as mãos pois é uma parte do corpo que sempre deixo de lado.

  38. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Minhas unhas andam bem fracas, mas deve ser porcausa do esmalte, uso toda semana, não tiro nunca…e certamente esses esmaltes são uma porcaria, cheios de química.

  39. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Amei o artigo Celisa, vai em ajudar muito.

  40. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Como faço para tratar de 2 unhas das mãos, que estão: Uma não cresce desde a raiz, e é escurecida. Outra quebrou na metade, junto com a carne da unha, e uando cresce, cresce rachada ao meio? Aguardo resposta, obrigada!

  41. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Adorei as dicas. Minhas unhas são fracas devido ao trabalho em casa … mas mesmo assim, estão sempre feitinhas. Bjus e obrigada.

  42. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    ACHO ,MARAVILHOSOS OS CONTEÚDOS QUE RECEBO ,SEMPRE MUITO BEM EXPLICADO !
    VOCÊS ESTÃO DE PARABÉNS !
    OBRIGADA PELAS DICAS , ALIAS SÃO EXPLICAÇÕES ,ÚTEIS E MUITO BEM FÁCIL DE ENTENDER !

  43. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    ;) da linha premium da granado como foi citado o oleo existe tbem a cera pra unhas e cuticulas, experimentem faz muita diferença. eu uso

  44. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    eu gosto deste saite realmente se importa com a saude e bem estar sem visar um retorno
    financeiro .

  45. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    interessante ,não conhecia o meio de clarear as unhas vou fazer.

  46. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    :D amei as dicas

  47. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Gostei das dicas. Manter sempre as unhas limpas, hidratadas e esmaltadas é sempre o papel de uma pessoa capcrichosa, que cuida da sua aparência!
    ;)

  48. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Adoro e sempre tive as minhas unhas compridas, não consigo fazer nada com elas curtas.
    Esmaltes vermelhos ficam lindos nas minhas unhas, porém de tanto usar elas estão um pouco amareladas, portanto estou agora dando um tempo pra que saia esse amarelado .

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Que outro assunto você gostaria de buscar?